collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes  (Lida 393355 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

StarRider

  • Visitante
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #390 em: 05 de Maio de 2015, 18:08 »
Confirma-se, enviar a fatura sem receber a carta não resulta:

Após a verificação do objeto, a Autoridade Tributária e Aduaneira indicará aos CTT que solicite a documentação necessária para o processo de desalfandegamento. Informamos que receberá na morada que consta como destino a informação relativa aos documentos a enviar. Deverá aguardar o aviso de desalfandegamento.

Nem de outra forma fazia sentido ... basta pensar um pouco antes de escrever.

...I rest my case.

Abraços,
PA

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #391 em: 05 de Maio de 2015, 19:56 »
Não é pensar, é ter-me acontecido repetidamente durante 2 anos, este ano ainda não me estacionou nada na alfandega, mas antes, era o prato do dia.

A unica encomenda que me chegou carta a casa para assinar foi uma que me esqueci que a tinha feito, apareceu para ai 3 meses depois da data de compra, de resto, nunca assinei um papel para ter de pagar taxas.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #392 em: 05 de Maio de 2015, 23:31 »
StarRider tens razão mas ao mesmo tempo não compreendo, nos dias que correm, com a tecnologia que há, com o guito que o estado nos tira todos os meses.. como é que em vez de melhorarem o processo pioram?! Se querem aumentar a fiscalização então têm de alterar os processos que têm.. é de facto só pensar um pouco mas neste ponto!

Para mim faz todo o sentido identificar num email a encomenda, anexar a fatura e alguém que receba o email criar de imediato 1 processo para aquela encomenda, mais à frente qdo um caramelo estiver a analisar a encomenda já pode abrir o processo e ver a fatura, se estiver Ok poupam no papel da carta que enviam pelos CTT e aceleram a entrega da encomenda (mas isto já não lhes interessa). O facto de terem a carta assinada de nada vale, não é prova de nada, se enviam para a morada de destino só a pessoa a pode levantar e é porque não há nada de errado com a encomenda. Se existisse IVA a pagar então sim, podiam enviar 1 doc (até por email).

A sério.. isto faz-me imensa confusão, se são só 4 caramelos a ver encomendas metam 15, se os CTT e eles são coisas diferente que se entendam... isto assim não pode continuar!! parece que moro num país de 3º mundo.. ridículo!

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #393 em: 05 de Maio de 2015, 23:57 »
Confirma-se, enviar a fatura sem receber a carta resulta:
O objeto em questão obteve despacho alfandegário, e irá ser enviado para a morada que consta como destino.
Mas isto tem a ver com o tempo que já estava na alfandega, atenção.
A minha já lá estava desde o dia 20 Abril.
No caso "esqueceram-se" de enviar a carta.  ;)


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #394 em: 06 de Maio de 2015, 01:55 »
Não é pensar, é ter-me acontecido repetidamente durante 2 anos, este ano ainda não me estacionou nada na alfandega, mas antes, era o prato do dia.

A unica encomenda que me chegou carta a casa para assinar foi uma que me esqueci que a tinha feito, apareceu para ai 3 meses depois da data de compra, de resto, nunca assinei um papel para ter de pagar taxas.
lol a mim era prato do dia às uns anos atrás! cada vez que havia qq coisa que parava na alfandega, mandavam cartas com docs pra assinar, até cheguei a fazer coleçao de envelope selados (envelopes que eles mandavam conjuntamente pra fazer o reenvio dos docs assinados pros gaijos)! depois deixaram de enviar o tais envelopes, e aproveitei os envelopes que ja tinha colectado.. mas acho que deviam mandar smp, pois um gaijo gastar selo pra enviar os docs pros gaijos é mais uma despesa..

Entretanto já nem sei qdo foi a ultima vez que a alfandega me enviou uma carta com doc pra assinar...tvz 4 ou 5 meses atrás, tb acho que comecei a controlar a minhas compras e fazê-las de menor valor por isso a alfandega nunca mais me chateou com isso...mas tenho recebido ultimanete encomendas abertas e com a fita-cola da alfandega... (ja podiam apostar numa maquina raio-x nao?!..)

Citar
StarRider tens razão mas ao mesmo tempo não compreendo, nos dias que correm, com a tecnologia que há, com o guito que o estado nos tira todos os meses.. como é que em vez de melhorarem o processo pioram?! Se querem aumentar a fiscalização então têm de alterar os processos que têm.. é de facto só pensar um pouco mas neste ponto!

Para mim faz todo o sentido identificar num email a encomenda, anexar a fatura e alguém que receba o email criar de imediato 1 processo para aquela encomenda, mais à frente qdo um caramelo estiver a analisar a encomenda já pode abrir o processo e ver a fatura, se estiver Ok poupam no papel da carta que enviam pelos CTT e aceleram a entrega da encomenda (mas isto já não lhes interessa). O facto de terem a carta assinada de nada vale, não é prova de nada, se enviam para a morada de destino só a pessoa a pode levantar e é porque não há nada de errado com a encomenda. Se existisse IVA a pagar então sim, podiam enviar 1 doc (até por email).

A sério.. isto faz-me imensa confusão, se são só 4 caramelos a ver encomendas metam 15, se os CTT e eles são coisas diferente que se entendam... isto assim não pode continuar!! parece que moro num país de 3º mundo.. ridículo!

isso é verdade, a mim tb me faz confusao...quase assemelho à evoluçao dos computadores..eles teem processadores cada vez mais rapidos, mas cada vez demoram mais tempo a arrancar o windows! :P

o correio normal, que levava 3 dias..agora pode levar 2 semanas a entregar!.. e ja agora em off-topic: nao se pode fotografar um encomenda no ctts depois de selada? Hoje fiz um envio normal pro estrangeiro e pedi pra tirar fotografia e a gaija nao me deixou! disse que podia tirar antes de meter os selos, depois dos selos nao se pode tirar fotos! grande baca! os gaijos n se responsabilizam pelos extravios das encomendas enviadas em correio normal ou sem registo (inclui os envios verdes) e depois um gaijo n pode fazer prova de despacho com uma merda duma foto?!
Se fosse um gaijo qq, pegava no tlm tirava foto da encomenda e das bentas da gaija sem pedir e pronto..ou entao tenho de começar a levar uma go pro na cabeça disfarçada de lanterna de mineiro!.. Mas os ctts cada vez sao uma bosta, e ja por varias vezes perdi encomendas por n ter enviado com tracking number... Tb ja me passou pela cabeça deixar a electronica (ou consiliar) e dedicar-me à distribuiçao de encomendas e fazer concorrencia aos gaijos pra ver se melhoravam os serviços, pois com o dinheiro que cobram e com as tecnologias que ha, até pra controlo dos funcionarios, evitar encomendas irem parar aos bolsos dos carteiros ou funcionario, todos os envios deviam ter um tracking number, porque se ha extravios de encomendas é porque alguem a meteu ao bolso, pois senao só se a carrinha/camiao de distribuiçao cair numa ribanceira a baixo, explodir e arder completamente todas as encomendas e isso dáva logo nos telejornais do dia seguinte! Pois de outra forma n vejo co podem ocorrer extravios..
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 01:58 por Hugu »

StarRider

  • Visitante
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #395 em: 06 de Maio de 2015, 10:38 »
Boas,

Quando uma encomenda chega à estação da Marechal Gomes da Costa pode estar sujeita
a duas situações:
- Passa para controlo aduaneiro
- Não passa para controlo aduaneiro e segue directamente para o destino

Se alguém enviar qualquer tipo de documentação por email para uma encomenda que
não esteja destinada a controlo aduaneiro é óbvio que a pessoa vai receber essa encomenda,
e pode ficar com a ideia de que o envio dos documentos teve algum tipo de efeito.

Encomendas pequenas, principalmente em alturas de maior aperto para os serviços, passam
sem controlo, e mesmo que estejam a enviar documentos sem serem solicitados e sem
número local ou de tracking da origem EM NADA influência as procedimentos dos serviços.

Agora, muitas das encomendas que "levantam suspeitas", quer pela dimensão quer pelo
peso, entram para controlo aduaneiro e TODAS SÓ podem ser levantadas mediante a
assinatura do Aviso de Desalfandegamento !

Quando recebem uma encomenda sujeita a controlo aduaneiro a mesma vem acompanhada
de um documento emitido pela alfandega onde vem descrito os valores das taxas, IVA e
valores afins a pagar, o que eu pergunto é se alguém alguma vez recebeu uma encomenda
com direitos a pagar sem que tenha primeiro recebido o Aviso de Desalfandegamento (ou lhe
tenha sido comunicada essa informação) ?

É que se assim for, gostava de perguntar aos senhores dos CTT porque é que existe este
tratamento diferenciado e que não segue as regras estabelecidas por eles mesmos.

Abraços,
PA

edit: correcção ortográfica.
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 11:07 por StarRider »

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #396 em: 06 de Maio de 2015, 10:49 »
Encomenda suspeitas pelo peso ou tamanho? Ja me fizeram ir la por causa de um envelope (daqueles com a bolhinhas por dentro claro) com uma pcb e uns pin headers e a pcb era de 5x5cm.
Só se pesassem que fosse uma barra de ouro ou assim. Mas por acaso ja levantei encomendas da alfândega algumas seladas com a fita eles (tinha sido aberta lá concerteza) e outras não, e isso sim é completamente aleatorio
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #397 em: 06 de Maio de 2015, 10:54 »
...o que eu pergunto é se alguém alguma vez recebeu uma encomenda
com direitos a pagar sem que tenha primeiro recebido o Aviso de Desalfandegamento (ou lhe
tenha sido comunicada essa informação) ?...
Quando a minha chegar a casa, é que vou ver se vou pagar ou não alguma coisa, mas pelo o que o pessoal fala, quando diz com franquia não têm pagado nada.
Se pagar, e não ter recebido primeiro a carta, é como tu dizes.
Até hoje tudo o que paguei, recebi primeiro a carta.

StarRider

  • Visitante
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #398 em: 06 de Maio de 2015, 11:13 »
Encomenda suspeitas pelo peso ou tamanho? Ja me fizeram ir la por causa de um envelope (daqueles com a bolhinhas por dentro claro) com uma pcb e uns pin headers e a pcb era de 5x5cm.
Só se pesassem que fosse uma barra de ouro ou assim. Mas por acaso ja levantei encomendas da alfândega algumas seladas com a fita eles (tinha sido aberta lá concerteza) e outras não, e isso sim é completamente aleatorio

Sim, mas as "grandes" são logo "apanhadas" ... é normal.

Também já recebi um Aviso para um envelope desses, no meu caso era um filtro com 50mm
de diâmetro para um equipamento astronómico que custou "somente" 278 euros ... as
pessoas na triagem dos CTT já tem "muito calo" e sabem que por vezes em pequenos
envelopes vêm coisas de alto valor, mas como é normal também comentem erros.

Abraços,
PA

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #399 em: 06 de Maio de 2015, 11:24 »
O que verifico é que agora com encomendas pequenas, basta ter umas 10x pcbs (10cm por 8cm) que eles pensam que foi uma fortuna.. mas vá, vamos esperar pela bela da carta, lá para junho devo ter a encomenda em casa.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #400 em: 06 de Maio de 2015, 11:28 »
Eu acho que é muito hit and miss..
A ultima coisa estranha foi pagar 7€ de portes da alfandega para minha casa, mais 14€ de taxas, nunca paguei portes, nem entendi o porquê de ter de pagar portes adicionais..
Aliás, paguei mais de portes de Lisboa para Coimbra que dos Estados Unidos para Portugal..
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #401 em: 06 de Maio de 2015, 11:33 »
 :'( só da vontade de chorar ao ver tanta estupidez junta..  cada testemunho cada horror. Portes?! Eu sei que eles não gostam de encomendas vindas dos EUA, sabe-se lá porquê.. mas daí a cobrarem coisas só porque sim..!


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #402 em: 06 de Maio de 2015, 12:11 »
Uma vez há uns anos recebi uma encomenda directamente, tinha valores a pagar e a alfandega enviou à cobrança, nunca recebi nenhuma carta antes.

A forma como vejo que a coisa funciona é a seguinte. Quando a encomenda fica entra no estado de "para verificação aduaneira" quer dizer que eles a selecionaram para verificação, e tencionam enviar a tal carta a a perguntar o que é e a pedir o valor, depois recebemos e respondemos etc etc. Quando contactamos os CTT e fornecemos logo esses dados, eles já não chegam a enviar a carta, pois já têm esses dados, e o processo é assim acelerado. Aliás, tanto quanto me lembro, a resposta à tal carta pode ser dada da mesma forma, ou seja enviando os dados por email - mas se ligarmos logo para lá a pedir o nº local e enviarmos os dados poupa-se tempo (até arrisco dizer que eles ao receber os dados por email tratam logo de despachar essa encomenda, que assim sai de lá mais rapidamente e não lhes ocupam espaço, mas pode ser só "wishful thinking").

Na experiência até hoje são cerca de 2 a 4 dias desde que envio os dados até que o estado da encomenda avança, mas já não compro nada fora há uns 2 anos.
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 12:15 por Njay »

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #403 em: 06 de Maio de 2015, 16:48 »
Eu acho, mas não tenho a certeza, que se vier com factura colada no exterior, ou por vezes no interior eles baseiam-se nessa factura e nunca te chegam a pedir documentos nenhuns
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #404 em: 06 de Maio de 2015, 20:08 »
A minha ultima que veio com verificaçao aduaneira, foi uma encomenda dos states com o valor apresentado no ext da caixa (149$) e n me enviaram carta avisar nada, porque vinha factura la dentro, e paguei 39.66€.. ora bem, fazendo as contas, paguei o iva (ja agora o iva que tenho de pagar sao o iva dos states ou o iva português?) são 30.19€ - 39.66€ = 9.47€ ... nao faço ideia o que é suposto ter pago mais.. (a ver se encontro a factura deles, pra reclamar! porque ter de pagar mais portes é gatunice!)
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 20:51 por Hugu »