collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Volkswagen  (Lida 6152 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Volkswagen
« em: 09 de Outubro de 2015, 09:58 »
Gostava de abrir um topico de discussao e trazer este tema actual para aqui.

As ultimas actualizacoes do momento, a Volkswagen, comecam a dizer que foi por causa de uns "poucos programadores" que decidiram por eles alterar o software.

http://observador.pt/2015/10/08/lider-da-volkswagen-nos-eua-fraude-nao-foi-decidida-ao-nivel-da-administracao/

Na minha opiniao (como comento na noticia), isto nao pode ser feito/decidido "numa conversa de cafe" e durante mais de 6 anos desenvolverem estes e novos motores que milagrosamente estavam dentro dos limites.
A culpa que pode ser dado `e a falta de moral e etica a quem aceitou trabalhar para esta aldrabice.

Gostava de sabe o vosso ponto de vista relativo `a moralidade e etica no trabalho.
Se o vosso empregador disse "vamos ter de arranjar maneira de aldrabar nos testes da certificacao, se nao, nao vamos ter produto para vender" o que faziam?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Volkswagen
« Responder #1 em: 09 de Outubro de 2015, 10:58 »
Esse caso a mim parece-me um caso de gestão menos escrupulosa (do género "Temos de passar os testes sem aumentar os custos, safem-se senão arranjo quem consiga, temos de bater a concorrência"), e engenheiros mais concentrados na solução do que nas implicações (muito habitual)

E não ninguém me convence que o resto da indústria não saiba e que provavelmente faça o mesmo ou semelhante. Pelo que li (e faz sentido) quando sai um carro com qualquer coisa "diferente" a concorrência compra um modelo para desmontar e analisar. Se a VW conseguia carros mais económicos e performantes, nunca nenhum concorrente foi analisar como? E se analisou, não descobriu a marosca? E se descobriu, porque não bufou? Cheira a esturro por todo o lado.

E um carro é um projeto que envolve muita gente e muitas horas de trabalho. Mais gente tinha de saber, e teve de ter aprovação a um nível mais superior. Não digo administração, mas pelo menos gestores de projeto sem dúvida.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Volkswagen
« Responder #2 em: 09 de Outubro de 2015, 11:24 »
Se a VW conseguia carros mais económicos e performantes, nunca nenhum concorrente foi analisar como? E se analisou, não descobriu a marosca? E se descobriu, porque não bufou? Cheira a esturro por todo o lado.

Tambem acho, mas provavelmente nao disseram nada para "nao se andarem a queimar" uns aos outros ou a eles mesmos.
Talvez podessem ter sugerido a outras entidades para o fazerem.
Mas deve ser uma coisa complicada de fazer "politicamente correcta".

Talvez se quisessem queimar mesmo a VW, faziam algo escuro e pagavam por fora camufladamente a uma entidade que fosse fazer esses testes e publicassem (pode ter acontecido algo assim alguem pagou ah organizacao que fez os testes e publicou).

Por outro lado, tambem se calhar nao tinham nada a ganhar (alias, tem a perder, porque agora a industria esta toda em causa)
OU entao, tambem tem os seus podres e .. ja se sabe quando se agitam as aguas... vem o lixo todo ao "de cima".

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Volkswagen
« Responder #3 em: 09 de Outubro de 2015, 18:52 »
o problema é que as normais e leis obrigam a cada vez mais a redução de emissoes (ja pra nao falar em que alguns paises sao obrigados a normais mais restritas e outros simplesmente nao querem saber..), e os motores diesel ja estao de tal espremidos que nao ha milagres nem mesmo com as FAPs (filtros e ceramicas nos catalisadores, pra reduzir emissoes! Tb só reduzem se aquilo aquecer bem e nao é em modo estrada que vao activar o seu funcionamento e isto se ainda estiverem limpos (ah lembraram-se da urina pra limpar os filtros! daqui a pouco os carros veem com um urinol ao lado do bocal do deposito de combustivel! :P)! Depois acabam por entupir, dar problemas ao motor, perdas de potencia, pra compensar mais aceleraçoes, mais consumo e mais emissoes...até que o levam à oficina e lhes pedem pra remover a ceramica (e pelo que se fala e ja se viu na tv, nao ha oficina ao virar da esquina que nao tenha ja removido a ceramica dos catalisadores) depois claro, nos testes dá 5gramas, na realidade serão 10gramas e sem a ceramica serão 20 gramas de emissoes... depois fazem testes reais e afinal nada tem haver com os testes ou o que a marca vende. Mas a maior culpa é a da fiscalizaçao, todos sabiam que os ensaios/testes ou situaççao real nao tinham resultados parecidos, os testes eram realizados em modos desactualizados e pouco reais, fazem normais tao rigorosas mas depois nao ha leis que acompanham estas evoluçoes nem fiscalizaçao decente.

O caso volksvagen nem foi pelo facto de os carros/motores diesel deles serem mais poluentes que os outros, mas a marosca que fizeram para que nos testes o carro se comportasse num modo mais eco que o seu normal funcionamento.. (a bosch tb sacudiu agua do capote, mas pra mim tb devia ser castigada, ja que lhes tenham pedido isso e que isso seria uma marosca, entao que tivessem recusado ou acusado a situaçao. È que tao ladrao é quem vai à horta como quem fica à porta!)
Existe a pressao de se exigir coisas pra ontem ou reduzir custas e mais custas e depois as pessoas sao um pouco obrigadas a ir até ao limite, pois se nao o fazes é porque és incompetente., depois é do tipo, "ok faz mas n digas que eu disse pra fazeres ou que eu vi que fizeste.."

As coisas por norma tendem a estoirar qdo nao seguem novos rumos, o diesel ja nao dá pra fazer mais com ele, tvz com este escandalo os fabricantes começam a apostar mais em energias alternativas, hibridos, gasolina/electrico, electricos, hidrogenio..


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Volkswagen
« Responder #4 em: 09 de Outubro de 2015, 19:09 »
Mas a maior culpa é a da fiscalizaçao, todos sabiam que os ensaios/testes ou situaççao real nao tinham resultados parecidos, os testes eram realizados em modos desactualizados e pouco reais, fazem normais tao rigorosas mas depois nao ha leis que acompanham estas evoluçoes nem fiscalizaçao decente.

Tambem acho que haja falhas na fiscalizacao e testes.
Testes porque so consideram o carro "num dia de sol sem nuvens" isto eh, em condicoes no laboratorio e nao medirem em condicoes de estrada.

Depois a fiscalizacao, pressuponha que iam analisando os carros ah medida q sao produzidos.
Eles podem ate fazer um motor especial para o teste e depois produzem todos de outra forma. Tem de haver acompanhamento. (talvez haja.. nao sei)


(a bosch tb sacudiu agua do capote, mas pra mim tb devia ser castigada, ja que lhes tenham pedido isso e que isso seria uma marosca, entao que tivessem recusado ou acusado a situaçao. È que tao ladrao é quem vai à horta como quem fica à porta!)

Tens referencias relativas a essas afirmacoes?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Volkswagen
« Responder #6 em: 09 de Outubro de 2015, 20:08 »
(a bosch tb sacudiu agua do capote, mas pra mim tb devia ser castigada, ja que lhes tenham pedido isso e que isso seria uma marosca, entao que tivessem recusado ou acusado a situaçao. È que tao ladrao é quem vai à horta como quem fica à porta!)

Tens referencias relativas a essas afirmacoes?
como assim? se foi a bosch quem tratou da electronica e do tal programa do chip manhoso? ou deles saberem se aquilo era uma marosca manhosa?
ja vi a noticia de a bosch dizer que nao era nada com eles.. pra dizerem isso é porque foram apontadas tb no caso VW..

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Volkswagen
« Responder #7 em: 09 de Outubro de 2015, 20:49 »
como assim? se foi a bosch quem tratou da electronica e do tal programa do chip manhoso? ou deles saberem se aquilo era uma marosca manhosa?
ja vi a noticia de a bosch dizer que nao era nada com eles.. pra dizerem isso é porque foram apontadas tb no caso VW..

Sim se alguma noticia liga a bosch ao caso.
Penso que isso era relacionado com o facto de usarem sensores da Bosch, mas que o problema nao estava nos sensores.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Volkswagen
« Responder #8 em: 09 de Outubro de 2015, 21:54 »
Era e é um modo de testes, segundo o que Bosch disse, já no outro post sobre isso linkei noticias sobre isso..
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Volkswagen
« Responder #9 em: 10 de Outubro de 2015, 00:31 »
sensores e toda a electronica/boards, bem como o desenvolvimento do programa do chip manhoso que permitia verificar condiçoes de teste e por sua vez comandar o carro todo de modo a conduzir o teste em modo ecologico.
A bosch é a empresa que fabrica e vende toda a electronica existente na VW bem como em outras marcas.
Acho que foram eles que "construiram" e desenvolveram o tal chip manhoso à VW.. pelo que entendi..

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Volkswagen
« Responder #10 em: 10 de Outubro de 2015, 11:04 »
Nao sei detalhes nenhuns, mas acho que estas a extrapolar muito :) Referencias de noticias para isso?
O fabricante de uma arma, nao pode ser responsabilizado pelo disparo acidental ou propositado da mesma!

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Volkswagen
« Responder #11 em: 10 de Outubro de 2015, 12:08 »
O fabricante de uma arma, nao pode ser responsabilizado pelo disparo acidental ou propositado da mesma!

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Volkswagen
« Responder #12 em: 10 de Outubro de 2015, 17:43 »
Nao sei detalhes nenhuns, mas acho que estas a extrapolar muito :) Referencias de noticias para isso?
O fabricante de uma arma, nao pode ser responsabilizado pelo disparo acidental ou propositado da mesma!
nao estavam a fabricar algo para ir caçar coelhinhos...

eles estavam a fazer um programa/chip de prepositivo para uma aldrabice, se alguem te chegasse ao pé de ti e te pedisse um programa para meterem num sistema bancário onde o programa ia tirar centimos às transaçoes que eram feitas nesse banco para alguma offshore, e se fosse descoberto esse programa pirata no banco, só quem instalou é que era responsavel? o programador que sabia que estava a fazer algo que em nenhum circunstancia era legal nao teria de ser chamado à responsabilidade por facilitar ou produzir ferramentas ilegais para ele ou terceiros?!

entao segundo a tua ideia, um produtor droga tb nao pode ser acusado por "mau uso" que deem à droga...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Volkswagen
« Responder #13 em: 10 de Outubro de 2015, 18:04 »
Modo de testes da centralina, ninguem os mandou deixar aquilo activado, está difícil de lá chegares.
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Volkswagen
« Responder #14 em: 10 de Outubro de 2015, 18:21 »
Hugo, eu so estou a pedir para mostrares as tuas referencias / ou dizeres as tuas fontes. Gostava de ler sobre o assunto, se for verdade o que dizes, ler de outras fontes sem ser pelas tuas palavras.
Por outras palavras "Onde les-te isso que tambem quero ir la ler?"