collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Ontem pequei...  (Lida 23309 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Ontem pequei...
« Responder #15 em: 21 de Setembro de 2016, 09:40 »
Ya é daquelas ideias interessantes como prova de conceito mas pouco viáveis depois a nível comercial
http://www.logitech.com/en-us/product/k750-keyboard
No caso de um teclado o consumo energético é sempre baixo e a energia fotovoltaica é uma alternativa. No caso de um rato, o consumo é mais elevado e existiria o desafio do sistema que convertesse a energia cinética em eletricidade não interferisse com a experiência de utilizador no manuseamento típico de um rato. Mas novamente era uma ideia interessante de se ver concretizada pelo desafio e "conceito da coisa", isto porque sabemos que comercialmente seria difícil fazer algo competitivo (aliás esse sistema teria de ter uma bateria de apoio, por mais uns cêntimos aumenta-se a capacidade da bateria e coloca-se um ic para controlar o carregamento e uma ficha USB e está um rato sem fios feito com autonomia para mais de um mês).

Mas voltando ao tópico, já me ri bastante com o que li aqui, depois tenho de comentar esse sacrilégio do njay

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ontem pequei...
« Responder #16 em: 22 de Setembro de 2016, 23:01 »
Quanto ao teclado e rato sem fios, estão mesmo a pedir um mecanismo que gere a energia com a utilização, afinal tamos sempre ali a martelar nas teclas e fazer mexer o rato para um lado e para o outro! Se alguém fizer quero uma pequena comissão pela ideia :P
isso é facil, basta meter um piezzo em cada tecla e qto mais teclares mais carregas o teclado..tb nao sei porque nao ainda nao inventaram teclados assim!? ah é o lobby das pilhas! :P
p.s.: nos ratos era facil, era meter aquele sistema dos relogios sem pilhas.. (esta ideia é minha!  8))

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Ontem pequei...
« Responder #17 em: 22 de Setembro de 2016, 23:47 »
No caso de um rato, o consumo é mais elevado

Nunca usaste um Logitech.
Tenho um M705 apropriadamente chamado Marathon, 3 anos com 2 AA em paralelo (funciona só com 1).

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ontem pequei...
« Responder #18 em: 23 de Setembro de 2016, 02:33 »
Um rato é basico, um rato de bola, numa ponta tem os encoders e na outra ponta dos veios leva um micro-motor a fazer de gerador.
O teclado, se for por piezos, seriam bem mais simples usar dois, onde?
Patas traseiras para o levantar, o piezo faz de pé.
Avr fanboy

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Ontem pequei...
« Responder #19 em: 23 de Setembro de 2016, 08:05 »
Por acaso o rato que estou a usar de momento é um rato Bluetooth barato (já que o meu rato com fios está com um comportamento errático - perde a seleção esporadicamente quando mexo o rato o que é muito chato quando quero selecionar um bloco de texto) e preciso de carregar as pilhas AAA velhinhas muito frequentemente (menos de 1 mês). Já com um Apple Magic Mouse as pilhas não duravam muito tempo.
Mas é sempre bom saber que os Logitech são diferentes!

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Ontem pequei...
« Responder #20 em: 23 de Setembro de 2016, 10:51 »
perde a seleção esporadicamente quando mexo o rato o que é muito chato quando quero selecionar um bloco de texto

É o microswitch do botão que está sujo. Os que conheço dão para abrir sem os retirar da placa, fazes umas tiras de papel finas (de um A4 limpo), metes no meio dos contactos, fechas os mesmos e puxas o papel para limpar e repetes com tiras diferentes 2 ou 3 vezes ou até sair sem resíduos. Tudo com muita delicadeza!!!
Depois é só fechar e ficas com um rato novo ;)
Aspeto da coisa:

« Última modificação: 23 de Setembro de 2016, 10:53 por jm_araujo »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ontem pequei...
« Responder #21 em: 23 de Setembro de 2016, 14:27 »
Ou compras switches omron super gaming do ebay por 2-3€ trocas os switchs todos e siga.
Avr fanboy

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Ontem pequei...
« Responder #22 em: 23 de Setembro de 2016, 16:16 »
Ou compras switches omron super gaming do ebay por 2-3€ trocas os switchs todos e siga.
Aí saímos deste offtopic e voltávamos ao tema original... Era um "pecado" meter esses switches num rato que me custou 2.9 $ USD  :P



Muito obrigado jm_araujo, tenho de te pagar um café  ;)

Limpei os contactos com lixa 900 e para já parece funcionar... só dá para ter certeza após algum tempo de teste já que isto só acontecia talvez em 1 de cada 20 vezes que selecionava texto (dependendo dos dias)!

Não coloquei WD-40, mas aproveito este tópico para fazer a questão: qual é a vossa opinião sobre colocar WD-40 nos contactos eléctricos de um switch?
« Última modificação: 23 de Setembro de 2016, 16:18 por samc »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ontem pequei...
« Responder #23 em: 23 de Setembro de 2016, 16:45 »
WD40 tem óleo, óleo não é de todo um bom condutor elétrico.
WD40 é bom é para meter parafusos e porcas de molho e mesmo assim á óleos penetrantes mil vezes melhores.
Não é um desengordurante porque tem gordura, não é lubrificante porque tem pouca gordura/óleo para servir para isso.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Ontem pequei...
« Responder #24 em: 23 de Setembro de 2016, 17:21 »
O WD de WD40 vêm de "Water Displacement". É apregoado como um produto milagroso, mas com a experiência acho que a única utilidade que têm é para lavar peças com óleo e massas consistentes velhos e vestígios de autocolantes. "Derrete" tudo e por causa da sua função original deixa um filme gorduroso que dá alguma (pouca) proteção. Também serve como óleo penetrante, mas prefiro força e/ou calor para essa finalidade.

Para outros usos, principalmente lubrificante, tens 1001 produtos melhores dependendo da aplicação.

Para contactos nem pensar, o filme oleoso que deixa vai agarrar qq poeira ou lixo que por lá passar!

Limpei os contactos com lixa 900 e para já parece funcionar.

Lixa não :( !!! Tira o banho dourado (ou lá do que é) que tinha o contacto, e diminui em muito a sua longevidade (=tempo até voltar a ter de limpar). No meu post original recomendei papel porque agarra bem o lixo e vê-se a sujidade que saí, e é o suficientemente abrasivo para esse género de limpezas. E sim, sei o que disse, o papel normal é abrasivo (mas pouco, o que por vezes é desejável)  ;)


Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Ontem pequei...
« Responder #25 em: 23 de Setembro de 2016, 20:15 »
Obrigado pelas respostas, nunca coloquei wd 40 por ter essas reservas sobre esse produto, mas sempre tive curiosidade em saber se as propriedades "milagrosas" do produto eram boas para limpar contactos elétricos.

Pois jm_araujo... já fui  :'( para a próxima já vou ter outros cuidados ao limpar contactos elétricos.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ontem pequei...
« Responder #26 em: 24 de Setembro de 2016, 03:01 »
Obrigado pelas respostas, nunca coloquei wd 40 por ter essas reservas sobre esse produto, mas sempre tive curiosidade em saber se as propriedades "milagrosas" do produto eram boas para limpar contactos elétricos.

Pois jm_araujo... já fui  :'( para a próxima já vou ter outros cuidados ao limpar contactos elétricos.
tenho uma coleção grande de micro switches de ratos dos grandes e dos pequenos..qdo precisares algum apita :P
Pra limpar contactos electricos: alcool isopropilico com ar comprimido ou sem :P

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ontem pequei...
« Responder #27 em: 24 de Setembro de 2016, 19:37 »
O WD de WD40 vêm de "Water Displacement". É apregoado como um produto milagroso, mas com a experiência acho que a única utilidade que têm é para lavar peças com óleo e massas consistentes velhos e vestígios de autocolantes. "Derrete" tudo e por causa da sua função original deixa um filme gorduroso que dá alguma (pouca) proteção. Também serve como óleo penetrante, mas prefiro força e/ou calor para essa finalidade.

Para outros usos, principalmente lubrificante, tens 1001 produtos melhores dependendo da aplicação.

Para contactos nem pensar, o filme oleoso que deixa vai agarrar qq poeira ou lixo que por lá passar!

Limpei os contactos com lixa 900 e para já parece funcionar.

Lixa não :( !!! Tira o banho dourado (ou lá do que é) que tinha o contacto, e diminui em muito a sua longevidade (=tempo até voltar a ter de limpar). No meu post original recomendei papel porque agarra bem o lixo e vê-se a sujidade que saí, e é o suficientemente abrasivo para esse género de limpezas. E sim, sei o que disse, o papel normal é abrasivo (mas pouco, o que por vezes é desejável)  ;)

Finalmente alguem com a mesma ideologia..
wd40 para mim só serve para lavar peças..
E para regar as fresas quando ando a escavar aluminio, para isso serve muito bem, agora lubrificar nunca na vida, e mesmo para o suposto uso dele, é meh..
Vale a pena por ser baratucho na aldeia.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ontem pequei...
« Responder #28 em: 25 de Setembro de 2016, 16:19 »
Finalmente alguem com a mesma ideologia..
wd40 para mim só serve para lavar peças..
E para regar as fresas quando ando a escavar aluminio, para isso serve muito bem, agora lubrificar nunca na vida, e mesmo para o suposto uso dele, é meh..
Vale a pena por ser baratucho na aldeia.
tb nem oito nem oitenta, se fosse tao meh nao o usavas nem o tinhas comprado :P
n entrando em polémica ou a querer defender o diabo, mas o produto é um recordista de vendas, pode servir pra muita coisa ou nem servir pra nada, claro que ha mil produtos proprios e mais indicados para as varias aplicações ou usos que as pessoas dão ao WD40, mas como produto patenteado (claro que isso nao quer dizer que é bom) é um recordista de vendas e eu só tenho pena nao ser um sócio da empresa! :P Claro que la por ter vendas nao quer dizer que seja bom, os americanos sabem publicitar bem os produtos deles.. pode nao ser bom para muitas coisas, mas as pessoas compram e usam-no pra mtas coisas.. e pelo que sei, aquilo teve mta investigação e só à 40ª tentativa é que acharam ter encontrado a formula secreta.. é como o canivete suiço, aquilo é uma porcaria para as funçoes que é suposto servir, mas pronto dá pra desenmerdar em qq situação, porque ninguem anda sempre com as ferramentas atrás das costas..
Eu por acaso tenho, alem de outros, uso-o pra afrouxar parafusos quando estao muito perros e onde outras soluções alternativas de desaperto nao sao hipoteses validas (calor, corrosivos..), pra situações de ligeira lubrificação, anti-oxidações e repelente de agua.. Em trabalhos mais tecnicos ou profissionais, ha sprays melhores e mais indicados, e tb bem mais caros.

Limpei os contactos com lixa 900 e para já parece funcionar... só dá para ter certeza após algum tempo de teste já que isto só acontecia talvez em 1 de cada 20 vezes que selecionava texto (dependendo dos dias)!
essa parte foi uma asneira, deste cabo do revestimento que evita oxidações dos contactos, agora vais ter "avarias" com mais frequencia e serás obrigado a lixar cada vez mais os contactos porque agora vao ganhar oxidações, na vez de pó..
« Última modificação: 25 de Setembro de 2016, 16:26 por Hugu »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Ontem pequei...
« Responder #29 em: 27 de Setembro de 2016, 14:45 »
Tudo o que é contacto não leva químicos, desde escovas do motor assim como interruptores, potenciómetros e afins, se há um spray para limpar os contactos, depois deverá ser removido qualquer vestígio para que não isole.

Os platinados e bornes de bateria dos carros também não levam nada e o que levar será para evitar a corrosão.

Já experimentei colocar spray em motores e a seguir ter de os abrir para limpar, os potenciómetros de som também se conseguem limpar temporariamente com um spray desses, funcionam bem por uns tempos e voltam ao mesmo.

ps: Njay... shame on you  :P
se o temporizador é para precisão então um attiny fica aprovado, de outra forma temos o 555