collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Gravação a laser  (Lida 11175 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dark.flame

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
Gravação a laser
« em: 15 de Janeiro de 2012, 04:07 »
Boas. ;)
Desde já peço desculpa se este não será o sitio ideal para colocar este tópico.

Tenho andado a magicar uma solução para fazer pequenas gravações a laser em metal.

Tenho andado a vasculhar na net e reparei que normalmente isso é feito com cnc a laser.
Já encontrei alguns tutoriais, mas são um bocado complicados de perceber, sobretudo o modo como são controlados os step motors.

Alguem que tenha construído uma destas cncs e que possa dar uma ajudinha?

A area de trabalho que necessito seria algo pequena de apenas alguns cms (talvez uns 10x10 ou 15x15)

Tambem de deparei com outro projecto na net: http://www.instructables.com/id/Laser-Image-Projector/
e pensei que isto tambem poderia ser usado para gravar em metal, usando um laser mais potente claro.

Que acham? cnc ou projector?

Fico a espera pelas vossas opinião e ajuda com bastante entusiasmo.

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Gravação a laser
« Responder #1 em: 15 de Janeiro de 2012, 09:45 »
Boas, creio que o mais facil será com uma cnc, procura pelo forum que que existem já muitos tópicos a abordar isso. Mas agora outra questão, onde pensas arranjar esse laser? isso precisa de uma espécie de licensa, pelo menos se for importado...


Abraço

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Gravação a laser
« Responder #2 em: 15 de Janeiro de 2012, 12:13 »
Por acaso já há muito tempo que procuro um laser para cortar balsa e contraplacado fino... mas encontrar isso não me parece nada facil, pelo menos eu nc encontrei.

Gostava de fazer uma CNC para cortar os meus modelos de avioes RC. O que me parece mais dificil aqui é mesmo o laser.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Gravação a laser
« Responder #3 em: 15 de Janeiro de 2012, 13:54 »
Precisas de um super laser, para gravar metal, deves precisar para ai de um laser de 50W, aponta lá para os 500/600€ só o laser, depois precisas de sistema de refrigeração, fonte de corrente para o laser, e as flying optics, porque um laser de 50w não anda pendurado numa gantry, quanto ao resto qualquer cnc que tenha uma dremel pendurado pode ter os espelhos em vez do dremel, o controlo dos steppers é sempre o mesmo, usas EMC aka linux ou então Mach3 num pc com windows e com a porta paralela controlas os steppers, depois é G-code.
Avr fanboy

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Gravação a laser
« Responder #4 em: 15 de Janeiro de 2012, 14:09 »
E esse arsenal todo encontra-se a vender onde?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Gravação a laser
« Responder #5 em: 15 de Janeiro de 2012, 14:16 »
Lasers no ebay, steppers no ebay, controlador dos steppers ainda á pouco tempo postaram aqui desenho de um, steppers ebay, depois tens de fazer a estrutura, com aluminio ou ferro, opticas decentes terás de procurar, mas tens forums só sobre essas coisas, mas podes comprar coisas baratas no ebay, mas não penses que é algo barato, os lasers mais baratos tirar do caixote e usar começam nos 10 mil € e provavelmente nem sequer marcam metal.

EDIT:
Aqui tens, quase 3000$, mas este corta ferro, mas mesmo assim...

http://www.instructables.com/id/CO2-laser-that-cuts-sheet-metal/
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2012, 14:18 por senso »
Avr fanboy

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Gravação a laser
« Responder #6 em: 15 de Janeiro de 2012, 14:34 »
se não fosse pelas taxas de alfandega já tinha mandado vir uma destas: http://www.ebay.com/itm/CO2-LASER-CNC-ROUTER-ENGRAVING-CUTTING-MACHINE-CUTTER-ENGRAVER-USB-ECPUR-COM-US2-/250926631530?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a6c648a6a

pelas review que tenho lido a qualidade de construção e bastante razoável, corta acrilico e madeira até uns 15mm, os unicos problemas são a controladora que não é nada de especial e o software compativel também não é grande coisa, mas isso pode ser facilmente substituido...
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2012, 15:20 por CBX »

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Gravação a laser
« Responder #7 em: 15 de Janeiro de 2012, 15:02 »
Ui... CBX por esse preço isso é mto tentador... 15mm de madeira chega e sobra-me para cortar a minha balsa...

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Gravação a laser
« Responder #8 em: 15 de Janeiro de 2012, 15:21 »
infelizmente é grande demais para escapar à alfandega

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Gravação a laser
« Responder #9 em: 15 de Janeiro de 2012, 16:05 »
Portanto a Alfandega iria cobrar os 23% do IVA, certo?

ou seja... a maquina custa 300 euros mais ou menos, ficaria a 370 mais coisa menos coisa... mesmo assim vale a pena...

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Gravação a laser
« Responder #10 em: 15 de Janeiro de 2012, 16:40 »
Portanto a Alfandega iria cobrar os 23% do IVA, certo?
Não sei bem, a mim já ficaram com um destes (http://wickedlasers.com/lasers/Spyder_III_Pro_Arctic_Series-96-37.html) que ganhei num concurso do Instructables.
Nem me deram hipótese de pagar o IVA, disseram só que a importação era ilegal e que portanto ia ser destruído  :-\

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Gravação a laser
« Responder #11 em: 15 de Janeiro de 2012, 16:42 »
Ia ser destruido ou aproveitado para alguem ganhar uns cobres com o produto...

Offline im2geek4you

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
    • GeekProjects
Re: Gravação a laser
« Responder #12 em: 15 de Janeiro de 2012, 16:54 »
Portanto a Alfandega iria cobrar os 23% do IVA, certo?
Não sei bem, a mim já ficaram com um destes (http://wickedlasers.com/lasers/Spyder_III_Pro_Arctic_Series-96-37.html) que ganhei num concurso do Instructables.
Nem me deram hipótese de pagar o IVA, disseram só que a importação era ilegal e que portanto ia ser destruído  :-\

Infelizmente bem podem esquecer comprar laser's mandados vir do ebay... Existe legistação especifica só para a importação desses artigos, (acho que desde que houve ai um incidente com um avião porque um miúdo lhe estava a apontar um laser).
Pelo que percebi de já ter lido alguns documentos é necessário uma declaração de conformidade do vendedor e mais uma série de burocracias, coisa que nunca vão ter se comprarem no ebay..
Se já receberam alguma vez uma carta de alfândega pra declararem qualquer coisa, sabem que tem lá alguns campos pra preencher para os "ponteiros laser"... há coisas que eles não deixam escapar... este é um deles :(

Fica aqui alguma documentação que esta no site da dgai sobre isto.
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=dgaiec+lasers&source=web&cd=2&ved=0CCgQFjAB&url=http%3A%2F%2Fpauta.dgaiec.min-financas.pt%2Fdgita-apps%2Fredirectpauta%2Fredirect.aspx%3FG%3DPARTESPAUTA%2FPARTESANEXOS%26R%3DP17_IC051.pdf&ei=AwITT6-kJoqr8APcuKXjAw&usg=AFQjCNGiAAoRbhmWD3Kun9m8OzpT9CArZw&sig2=THkyTMnlhMPavE5g2fMcNg

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Gravação a laser
« Responder #13 em: 15 de Janeiro de 2012, 19:16 »
é possivel que haja também para este tipo de equipamentos, esse decreto de lei fala em ponteiros laser, isto é um bocado diferente, não podes propriamente pegar num laser CO2 de 40W e apontontar para o ar   ;D

as taxas alfandegarias são sobre o valor total, custo do produto + portes de envio, nestes valores já não se paga só IVA, há mais uns impostos de importação.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Gravação a laser
« Responder #14 em: 15 de Janeiro de 2012, 19:23 »
Ia ser destruido ou aproveitado para alguem ganhar uns cobres com o produto...

Quase decerteza, ou para oferecer ao sobrinho no natal.