collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Seguidor de Linha "dropes"  (Lida 35555 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Seguidor de Linha "dropes"
« Responder #60 em: 03 de Junho de 2016, 21:37 »
Agora que me abriste o apetite tenho de ressuscitar o meu, para dizer a verdade nunca lhe cheguei a dar vida por dificuldades no desenho da PCB, mas a ver se agora vai...
Alguma duvida podes colocar aqui, este também foi meu 1º carro funcional, já tinha começado alguns e ficaram pelo caminho...

Até agora a mecânica foi o maior problema, decidi fazer com peças de sucata e para ajudar sensores que nem são para o propósito, perde-se um pouco mais de tempo mas chega-se a algum lado. depois de muito insistir   ::)
« Última modificação: 07 de Junho de 2016, 14:49 por dropes »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Seguidor de Linha "dropes"
« Responder #61 em: 20 de Junho de 2016, 23:01 »
Depois de desgostar pela 2ª vez destas engrenagens, fui para a 3ª versão:



Os colares são de grupos ópticos em cobre, pelo que consegui serrar e remover sem estragar, as anilhas bloqueadoras também resolvi criar com aço de mola em vez de plástico.



Na dúvida de como iria fixar os motores resolvi soldar, sei que não se deve fazer isto mas pelo menos já não se movem, para soldar abri uns furos numa chapa de forma a que não aquecesse tanto e parece que funcionou.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Seguidor de Linha "dropes"
« Responder #62 em: 02 de Julho de 2016, 21:34 »
Acabei o conversor DC-DC que tinha planeado desde o inicio.
O rendimento é razoável e a corrente de saída também, o IC que usei já deve ter mais de 20 anos, era de um portátil 386. LT1170
A PCB é de dupla face e não correu lá grande coisa, as pistas ficaram boas mas o alinhamento nem por isso, de qualquer forma passa (não tem componentes nem terminais em baixo).



Não aquece muito e a dissipação pelo cobre foi facultativa, a bateria que se encontra por baixo não vai sofrer...  ::)

Partilho os ficheiros para quem quiser tirar ideias, como sempre não segui o circuito do PDF e após algumas simulações em breadboard, resolvi alterar o feedback, a bobine foi construída com fio de 0.8mm (100uH):
https://drive.google.com/open?id=0BxNibfY152O9Qml5aF9SS1RQalk
(Não aconselho ninguém a seguir este circuito, existem melhores stepu-ps para o efeito a 400kHz)

obs: Os 12V estão sempre assegurados e esta placa foi pensada desde o inicio para que não tivesse de fazer alterações na principal, assim consigo ter dois tipos de alimentação (3.7 & 7.4) or (3.7 & 12) V.
Ainda não tenho código para esta potência, com a anterior conseguia ir ao máximo, talvez ainda consiga este ano :P

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Seguidor de Linha "dropes"
« Responder #63 em: 02 de Julho de 2016, 21:41 »
O rendimento é razoável e a corrente de saída também, o IC que usei já deve ter mais de 20 anos, era de um portátil 386. LT1170

"Nota-se que ha ai um treino"! Ou melhor.. muito trabalho, bom trabalho!

Os condensadores coloridos, tambem foram reutilizados? :P

Duvida: podias explicar a caixa metalica que tens para alimentacao e aqueles conectores que estas a usar?
Nao estou certo de ter visto alguma coisa assim alguma vez.
Parece ser algo "de antigamente" ? :)

Se poderes tirar uma foto do pormenor da alimentacao de entrada / conector..

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Seguidor de Linha "dropes"
« Responder #64 em: 02 de Julho de 2016, 22:50 »
Os condensadores foram aproveitados de motherboards e placas gráficas, depois de testados deram para se aproveitar, nem sempre estão em condições então em hardware é preciso algum cuidado.

Os conectores às baterias foram aproveitados dos 3310 (conexão à antena), têm mola e um banho de ouro, ainda duvidei se suportariam a corrente (+-2A) mas até agora ainda não se queixaram.

A ligação da alimentação é simples:


Embora apareça uma ficha branca na foto esta pode ser removida, ainda testei com 3 conversores 0509 em paralelo com esta ficha, o rendimento era baixo mas ainda conseguia uns 10V.

Citar
Nao estou certo de ter visto alguma coisa assim alguma vez.
Parece ser algo "de antigamente" ? :)
Verdade, então esta última placa ficou um pouco pró escuro.

Para a próxima faço um comboio a vapor ou um submarino ;)