collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!  (Lida 27228 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #45 em: 12 de Março de 2014, 15:01 »
Eu acho que o ser humano tem uma tendência para o Bem, e que pode afastar o Mal. Portanto sou otimista que eventualmente o Bem vencerá!

Mas, a respeito de mbed, aconselho a Njay e outro a investigar o site de mbed. Um dos links que poderá ser interessante é:

https://mbed.org/cookbook/eclipse-for-building-and-debugging

O que é que o Tayeb ganha com isso? O meu objetivo aqui é mesmo ajudar a desmistificar o conhecimento e tenho feito isso ao longo dos anos. Sou totalmente altruista neste contexto.

O que ganha quem utiliza mbed? Conhecimento e perfil que pode ajudá-lo a mudar sua vida. Nós os humanos temos grandes capacidades de mudar as coisas e até o nosso próprio destino!


Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #46 em: 17 de Março de 2014, 11:22 »
O post anterior em que escrevo do Bem e do Mal são minhas opiniões pessoais, em resposta ao post de Njay. Não vou mais referir-me ao assunto que veio a causar o bloqueio do tópico.

Regressando ao tema, venho chamar a atenção ao apoio online do site sa mbed, em especial o Cookbook:

https://mbed.org/cookbook/Homepage

Podem interessar em particular interface com LabVIEW:

https://mbed.org/cookbook/Interfacing-with-LabVIEW

E o interface com DotNet:

https://mbed.org/cookbook/DotNET

e Weboscket para IoT (Internet of Things):

http://mbed.org/cookbook/Websocket-and-Mbed






Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #47 em: 17 de Março de 2014, 11:25 »
Só uma nota rápida: parece que o GCC e CooCox suportam estes KL25Z portanto não se está limitado às ferramentas on-line.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #48 em: 17 de Março de 2014, 11:53 »
O que me faz mais impressão de ferramentas de desenvolvimento online é que se perde o controlo da toolchain.
Só mexo em código de vez em quando (não sou programador mas sei programar) e já várias vezes tive problemas em compilar código alheio porque não estava a utilizar as versões certas das bibliotecas/IDE/maker/complilador/linker/etc.

Todas as ferramentas tem opções e bugs que vão mudando com as atualizações, e quando queremos fazer algo mais que pôr um led a piscar ou um "hello world" muitas vezes somos confrontados com workarounds e optimizações dependentes dessas mesmas ferramentas.
E se estamos limitados de recursos também estamos tramados: se mudam uma função das bibliotecas pode ser suficiente para deixar de caber no micro o nosso soft.

Com ferramentas online cedemos totalmente esse controlo, e podemos encontrar-nos numa situação em que os nossos programas deixaram de funcionar sem termos feito nada para isso.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #49 em: 17 de Março de 2014, 12:03 »
Só uma nota rápida: parece que o GCC e CooCox suportam estes KL25Z portanto não se está limitado às ferramentas on-line.

Exacto Njay! Porque há grande suporte e para inciação defendo mbed. Se quer trabalhar com GCC no plataforma mbed temos este fork no github:

https://github.com/SwimDude0614/mbed

Os nossos irmãos brasileiros até têm roadshows com KL25Z. Já os temos em stock na Aliatron. Vou já "brincar" com um deles que fica para mim. Está já em cima da minha mesa.

Sobre ARM Cortex-M0, talvez haja quem não saiba que a Placa Pioneer PSoC 4, também de baixo custo oferece também ARM Cortex-M0.

Se quiser criar softcore ARM Cortex-M0 pode fazê-lo num FPGA em placas tais como Digilent Nexys 2 e Nexys 3. O link seguinte mostra, passo a passo, como se implementa ARM Cortex-M0:

http://web.fi.uba.ar/~pmartos/publicaciones/ApplicationNoteCortexM0.pdf

Em Outubro do ano passado demonstrei a professores de um Instituto na Tunísia, aos quais fui dar formação ao abrigo de fornecimento feito pela minha empresa Aliatron, como se implementa ARM Cortex-M0 numa placa Nexys 3.

 

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #50 em: 17 de Março de 2014, 12:10 »
O que me faz mais impressão de ferramentas de desenvolvimento online é que se perde o controlo da toolchain.
Só mexo em código de vez em quando (não sou programador mas sei programar) e já várias vezes tive problemas em compilar código alheio porque não estava a utilizar as versões certas das bibliotecas/IDE/maker/complilador/linker/etc.

Todas as ferramentas tem opções e bugs que vão mudando com as atualizações, e quando queremos fazer algo mais que pôr um led a piscar ou um "hello world" muitas vezes somos confrontados com workarounds e optimizações dependentes dessas mesmas ferramentas.
E se estamos limitados de recursos também estamos tramados: se mudam uma função das bibliotecas pode ser suficiente para deixar de caber no micro o nosso soft.

Com ferramentas online cedemos totalmente esse controlo, e podemos encontrar-nos numa situação em que os nossos programas deixaram de funcionar sem termos feito nada para isso.

Concordo que há sempre o risco. mbed e outros futuros plataformas que certamente nascerão no Cloud terão que se precaver. Mas acontece o mesmo com as atualizações de compiladores residentes em PC. Código alheio muitas vezes não é compilado ou os erros acontecem por coisas tão simples como onde está o ficheiro temporário em ambientes de OS de línguas como a nossa com caracteres ç, ã etc.

Havendo uma grande comunidade de suporte online, os problemas são minimizados, tal como acontece com mbed.  Pode em casa estar num MAC e no trabalho num PC. E compila e programa com mbed nestas situações diversas de OS.

Com os crípticos erros que vemos no Arduino, é pior. Para exemplificar com algo tão simples como compilar e programar com um "sketch", durante algum tempo não conseguia programar no meu PC sem ser modo Adminstrador. Afinal a solução era simples.
« Última modificação: 17 de Março de 2014, 12:19 por Tayeb »

Offline zedlav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #51 em: 17 de Março de 2014, 14:13 »
Boas.
O arm-gcc que tenho na versão 4.8.2 suporta estes cores.

arm1020e arm1020t arm1022e arm1026ej-s arm10e arm10tdmi arm1136j-s arm1136jf-s arm1156t2-s arm1156t2f-s arm1176jz-s arm1176jzf-s arm2 arm250 arm3 arm6 arm60 arm600 arm610 arm620 arm7 arm70 arm700 arm700i arm710 arm7100 arm710c arm710t arm720 arm720t arm740t arm7500 arm7500fe arm7d arm7di arm7dm arm7dmi arm7m arm7tdmi arm7tdmi-s arm8 arm810 arm9 arm920 arm920t arm922t arm926ej-s arm940t arm946e-s arm966e-s arm968e-s arm9e arm9tdmi cortex-a15 cortex-a5 cortex-a7 cortex-a8 cortex-a9 cortex-m0 cortex-m0plus cortex-m1 cortex-m3 cortex-m4 cortex-r4 cortex-r4f cortex-r5 ep9312 fa526 fa606te fa626 fa626te fa726te fmp626 generic-armv7-a iwmmxt iwmmxt2 marvell-pj4 mpcore mpcorenovfp native strongarm strongarm110 strongarm1100 strongarm1110 xscale

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #52 em: 17 de Março de 2014, 15:19 »
Obrigado zedlav. Já aogra poderá colocar aqui link de descarga recomendada do GCC e talvez de tutorial, caso exista?

Offline zedlav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #53 em: 17 de Março de 2014, 17:12 »
Boas mais uma vez.

Para se ter o gcc http://gcc.gnu.org/ tem que se ter tambem o binutils http://www.gnu.org/software/binutils/, o primeiro transforma c/c++ em assembly e o segundo é assembler e linker, e para quem não gosta de escrever a sua libc ou libm podem usar a newlib http://sourceware.org/newlib/ ficando a faltar os startfiles e script para o linker para o respectivo microcontrolador, os datasheets têm informação para estes dois.

Na verdade não aconselho ninguém a usar desta forma, tendo em conta que há ide's (MBED um deles e o CooCox que usa o gcc por baixo e outros) por aí, que nos facilitam o trabalho para quem não quer ler datasheets e para quem não quer perder tempo a saber como funciona a sua toolchain.

O mais lindo destes microcontroladores (arm) é poder correr codigo na ram e usar a flash para a libc ou outras libs e fazer o uso da system call "SVC".






Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #54 em: 17 de Março de 2014, 17:21 »
Obrigado de novo. E sobre CooCox? Já utilizou?

Offline zedlav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #55 em: 17 de Março de 2014, 18:32 »
Não nunca usei. Apenas uso Makefile, Gcc e um editor de texto, concretamente o Kate.
 

 

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #56 em: 17 de Março de 2014, 18:34 »
Espero que participe no novo sub-forum de mbed! A sua experiência poderá motivar outros a aprenderem mais.

Offline zedlav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #57 em: 17 de Março de 2014, 18:56 »
Dificilmente vou ser uma ajuda em mbed (ide), tendo em conta que não uso pode se dizer que sou um prefeito ignorante nessa matéria.



Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #58 em: 17 de Março de 2014, 18:59 »
Assumi que tivesse utilizado. Mas a sua experência com GCC poderá ser útli a outros membros que venham a evoluir através de mbed ou diretamente de Arduino.