collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Veiculo seguidor de linha  (Lida 4298 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andremendes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Veiculo seguidor de linha
« em: 21 de Setembro de 2012, 14:23 »
Boas.

Para reutilizar um pequeno veiculo que tinha feito há algum tempo, resolvi colocar no mesmo 2 LDR de forma a poder fazer com que o mesmo se move-se seguindo uma linha preta. Fica a imagem com o veiculo e o conceito que tenho para os 2 LDR.

Mas não consigo que o mesmo ande como pretendia. Não sei estarei a utilizar erradamente os 2LDR para o que pretendo ou se será no próprio código que deixo em anexo.

Agradeço todo e qualquer contributo que possam dar.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Veiculo seguidor de linha
« Responder #1 em: 03 de Novembro de 2012, 21:57 »
os ldr precisam de umas resistencias e nao as vejo ai. acho que não funciona bem sem elas. ou queima o ldr ou os pins.

qual é exatamente o problema? a informação não vem correcta?

no codigo não me parece muito bem para seguir uma linha. tenta assim um muito simples (é so logica não o codigo mesmo):

primeiro tenta diferenciar o preto do branco com os ldr. (tipo se preto é o mais perto do 0 e o branco mais perto do 250 ou 1023)

depois faz com que o robô quando o ldr da direita detecta preto vire para a direita. quando o ldr da esquerda detecta preto o robô vira para a esquerda.

tenta juntar mais os ldr um do outro para não andar a dançar aos zigue-zagues muito.

« Última modificação: 03 de Novembro de 2012, 22:03 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline andremendes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Veiculo seguidor de linha
« Responder #2 em: 06 de Novembro de 2012, 20:37 »
os ldr precisam de umas resistencias e nao as vejo ai. acho que não funciona bem sem elas. ou queima o ldr ou os pins.

qual é exatamente o problema? a informação não vem correcta?

no codigo não me parece muito bem para seguir uma linha. tenta assim um muito simples (é so logica não o codigo mesmo):

primeiro tenta diferenciar o preto do branco com os ldr. (tipo se preto é o mais perto do 0 e o branco mais perto do 250 ou 1023)

depois faz com que o robô quando o ldr da direita detecta preto vire para a direita. quando o ldr da esquerda detecta preto o robô vira para a esquerda.

tenta juntar mais os ldr um do outro para não andar a dançar aos zigue-zagues muito.

Se reparares estão lá as resistências, pelo menos à esquerda dá para ver a outra está por detrás dos fios. O código está a funcionar bem, quando o coloco num percurso para percorrer normalmente só lê bem para um dos lados...

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Veiculo seguidor de linha
« Responder #3 em: 06 de Novembro de 2012, 21:19 »
um dos lados não lê bem? tentaste trocar os ldr um com o outro para ver se é o ldr que não esta bom? simplesmente trocar o que esta ligado no lado direito da placa para a esquerda e vice versa.

eu com os ldr que tenho aki meto tambem no codigo "pinMode(A0,INPUT);" sem as aspas.
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/