collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Pioneer 3DX - Já usaram?  (Lida 11609 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Pioneer 3DX - Já usaram?
« em: 01 de Outubro de 2012, 17:37 »
Ora boas pessoal, venho aqui perguntar se existe alguém com experiência neste robo: pioneer 3DX.
Eu tenho agora uma cadeira na qual tenho um projecto de fastSLAM para ser feito com esse robô (até ja pedi aqui por bibliografia de fastSLAM e já comecei a ler algumas das dicas), contudo eu não sei muito disto e então nem estou bem a ver como pegar neste problema e como começar a testar coisas com o Pioneer 3DX. Já alguém tem alguma experiência e quer dar aí umas dicas? (até mesmo tutoriais sobre este robô). Espero que me possam ajudar!

Obrigado


Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Pioneer 3DX - Já usaram?
« Responder #2 em: 02 de Outubro de 2012, 09:51 »
Boas! Tenho um Pioneer 3DX no lab mas sinceramente ainda não mexi muito nele. O conselho que posso dar-te é dares uma vista de olhos no ROS (Robot Operating System) que já tem packages para utilizar esse robo :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Pioneer 3DX - Já usaram?
« Responder #3 em: 02 de Outubro de 2012, 11:38 »
Aqui na ESTG temos um robot desses, e tenho uns colegas que já trabalharam nele. Manda-me PM que eu envio.te o mail deles
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Pioneer 3DX - Já usaram?
« Responder #4 em: 02 de Outubro de 2012, 12:00 »
Boas! Tenho um Pioneer 3DX no lab mas sinceramente ainda não mexi muito nele. O conselho que posso dar-te é dares uma vista de olhos no ROS (Robot Operating System) que já tem packages para utilizar esse robo :)

Desculpa ser tão leigo, mas como funciona isso ROS? Tem uma ligação directa com o interface do pioneiro 3DX? Eu não percebo mesmo nada disto, portanto desculpa de estou a fazer perguntas que deviam envolver alguma pesquisa antes.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Pioneer 3DX - Já usaram?
« Responder #5 em: 02 de Outubro de 2012, 14:32 »
O ROS (http://www.ros.org/wiki/) é um "sistema operativo" para robôs que se instala em cima de uma distribuição de linux (por ex: ubuntu). O que o ROS faz é distribuir os componentes de operação do robô em nós e permitir a troca de mensagens específicas entre esses nós. Por exemplo tens um nó que trata dos comandos de movimento das rodas, outro que trata da aquisição de imagem, outro que trata da leitura dos sensores, etc etc. Alguns dos nós podem estar sempre a publicar dados num tópico (por exemplo o dos sensores IR/Ultrasons/Laser ou câmaras) e depois tens outro nó que vai subscrever esse tópico para receber os dados. Esse nó processa os dados e publica noutro tópico os comandos de movimento que vão ser lidos pelo nó responsável pela movimentação do robô. Desta maneira ficas com uma arquitectura distribuída e com blocos independentes uns dos outros. Além disso, existem já montes de nós/packages que fazem montes de tarefas em robótica. Não me admiro que haja já algum nó para FastSLAM. O de controlo do movimento do Pioneer 3DX sei que há.

Já agora, vais precisar de algum tempo para te ambientares com o ROS e seguir os tutoriais deles
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Pioneer 3DX - Já usaram?
« Responder #6 em: 02 de Outubro de 2012, 19:33 »
O ROS (http://www.ros.org/wiki/) é um "sistema operativo" para robôs que se instala em cima de uma distribuição de linux (por ex: ubuntu). O que o ROS faz é distribuir os componentes de operação do robô em nós e permitir a troca de mensagens específicas entre esses nós. Por exemplo tens um nó que trata dos comandos de movimento das rodas, outro que trata da aquisição de imagem, outro que trata da leitura dos sensores, etc etc. Alguns dos nós podem estar sempre a publicar dados num tópico (por exemplo o dos sensores IR/Ultrasons/Laser ou câmaras) e depois tens outro nó que vai subscrever esse tópico para receber os dados. Esse nó processa os dados e publica noutro tópico os comandos de movimento que vão ser lidos pelo nó responsável pela movimentação do robô. Desta maneira ficas com uma arquitectura distribuída e com blocos independentes uns dos outros. Além disso, existem já montes de nós/packages que fazem montes de tarefas em robótica. Não me admiro que haja já algum nó para FastSLAM. O de controlo do movimento do Pioneer 3DX sei que há.

Já agora, vais precisar de algum tempo para te ambientares com o ROS e seguir os tutoriais deles

Ah, ok. Vou então tratar de investigar bem isso.
Obrigado pela boa resposta ;)
Quaisquer dúvidas acrescidas vou postando aqui a ver se o pessoal me pode dar uma mãozinha.

Cumprimentos

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Pioneer 3DX - Já usaram?
« Responder #7 em: 03 de Outubro de 2012, 07:59 »
Bem pessoal, alguém sabe de uma imagem de ubuntu já com o ROS instalado? E até com o ARtoolkit (que deve ser o que vou usar para reconhecimento de landmarks)? É que estou com grandes dificuldades na instalação :S (existe uma imagem lá no site deles, será o melhor?)

Obrigado

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Pioneer 3DX - Já usaram?
« Responder #8 em: 03 de Outubro de 2012, 10:18 »
Epa eu já tive que instalar o ROS várias vezes em diversos computadores e nunca tive problemas.. seguiste o tutorial de instalação?
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Pioneer 3DX - Já usaram?
« Responder #9 em: 03 de Outubro de 2012, 23:50 »
Epa eu já tive que instalar o ROS várias vezes em diversos computadores e nunca tive problemas.. seguiste o tutorial de instalação?

Bem eu tou a usar o virtualbox e pelos vistos eles já tinham lá uma imagem com o ROS instalado, pelo que está tudo direitinho (à priori). Agora tenho de ler lá os tuturiais para aprender a trabalhar com o ROS. Já agora, algum de vocês já usou o ARtoolkit com o ROS?

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Pioneer 3DX - Já usaram?
« Responder #10 em: 04 de Outubro de 2012, 02:29 »
Epa eu já tive que instalar o ROS várias vezes em diversos computadores e nunca tive problemas.. seguiste o tutorial de instalação?

Bem eu tou a usar o virtualbox e pelos vistos eles já tinham lá uma imagem com o ROS instalado, pelo que está tudo direitinho (à priori). Agora tenho de ler lá os tuturiais para aprender a trabalhar com o ROS. Já agora, algum de vocês já usou o ARtoolkit com o ROS?

Isso nunca experimentei.. mas o ROS deve ter algum package para fazer alguma coisa parecida com isso. É comum usar-se tags para SLAM em robótica.
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Pioneer 3DX - Já usaram?
« Responder #11 em: 08 de Outubro de 2012, 12:47 »
Bem, com o virtualbox tenho grandes problemas em aceder à webcam do mac =S não sei realmente o que se passa... Reparei que existe um homebrew para instalar o ROS directamente no macOS, já alguem usou/recomenda? Caso contrário acho que vou ter de instalar o Ubuntu numa partição à parte, porque pelo VirtualBox parece que não está a funcionar como preciso..

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Pioneer 3DX - Já usaram?
« Responder #12 em: 08 de Outubro de 2012, 13:14 »
Podes sempre tentar instalar o Ubuntu numa pen USB :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Pioneer 3DX - Já usaram?
« Responder #13 em: 08 de Outubro de 2012, 15:01 »
Podes sempre tentar instalar o Ubuntu numa pen USB :)
Eu de momento não tenho uma pen USB portanto isso não é uma opção.
Eu já fiz foi asneiras ao tentar instalar o ubuntu 12.04 no macbook pro e acabei perdendo o windows que tinha instalado com bootcamp... Culpa minha provavelmente.. Ninguem aqui tem um macbookpro e que use ubuntu nele? quer por VM ou instalação directa? é que se eu conseguisse solucionar o meu problema de instalar a Facetime HD (camera do macbook) acho que bastava me a VM.. o problema é que eu dentro do ubuntu embora aqui esteja em teoria a aceder à camera (a luz ao lado da camera até acende) não estou a receber qualquer imagem, e para testar a parte de detecção de landmarks eu preciso de usar a camera =/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Pioneer 3DX - Já usaram?
« Responder #14 em: 08 de Outubro de 2012, 15:09 »
Uma pen de 4Gb custa para ai 5€..
Avr fanboy