collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Bateria LIPO - "factor C"  (Lida 23541 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Bateria LIPO - "factor C"
« em: 07 de Maio de 2010, 11:28 »
Boas pessoal!!!! antes de mais queria pedir desculpa se estou a postar no topico errado!!!!

seja como for alguem é capaz de explicar ao promenor o que é o "factor C" nas baterias de LIPO?!
soube recentemente da existencia destas baterias, conhecendo tambem o grau de responsabilidade que elas requerem devido ao nivel de perigo que elas conseguem apresentar com um simples carregamento mal feito, motivo este que me leva a ponderar o bastante ande de adquirir este produto se é que realmente elas satisfazem a minha necessidade....

se souberem tambem explicar com elas requerem tambem o carregamento agracedia toda a informação util possivel....

obrigado a todos, espero que muitos consigam aprender com esta minha duvida :)
« Última modificação: 07 de Maio de 2010, 11:32 por fre_deri_co »
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Bateria LIPO - "factor C"
« Responder #1 em: 07 de Maio de 2010, 12:03 »
O factor C significa quantos Amperes a bateria pode fornecer, sem demonstrar uma perda significante de Tensão.

Ou seja, se tivermos uma bateria de 2000mA/h, o 1C significa que podemos descarregar 2A durante uma hora. Com 10C podemos descarregar 20A durante 1/10 de hora. Com 50C podemos descarregar 100A durante 1/50 de hora.


Atencão à carga destas baterias LIPO. A carga tem que ser com tensão e corrente constante.
Já há muitos chips que controlam a carga com perfeição. Vale a pena gastar umtempinho a fazer um carregador com o chip, do que rebentar a bateria na cara. Maxim, Linear, Microchip, etc... são fabricantes de chips. E todos dão samples.


Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Bateria LIPO - "factor C"
« Responder #2 em: 07 de Maio de 2010, 16:18 »
Antes de mais obrigado pela explicação....
segundo os valores que deu de exemplo significa que o valor da corrente multiplica-se pelo factor obtendo o valor maximo da corrente que essa bateria consegue debitar durante o tempo que se calcula atravez de 1/pelo numero do factor, certo?!

quanto ao carregador tambem nao exitiste um factor de carregamento ou alguma condição que deva ter em expecial atenção assim como a tenção ou corrente que deva debitar conforme as caracteristicas das baterias?!

se for possivel dá para comentar as baterias e o carregador que a loja lusorobotica apresenta e/ou um possivel carregador caseiro?!

Grato pela atenção....
Cumps.
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Bateria LIPO - "factor C"
« Responder #3 em: 07 de Maio de 2010, 17:10 »
A parte dos C, já está explicada (e bem :D). Sobre os carregadores...

Eu uso estas baterias, mas no carro RC, onde sao necessarias descargas da ordem dos 150A... E o que dou bastante valor é a carga das baterias, uma vez que tambem influenciam bastante a vida util das mesmas.

Um factor que falta analisar é o "S", podes encontrar packs ipo 2s, 3s, etc, o que indicaquantas célilas em serie tem o pack. Numa boa carga, no final, a diferença entre as diferentes celulas deverá ser o minimo possivel, pelo que tenho lido, sempre abaixo dos 0.05v entre células. E, para isso o ideal é usar um balanceador.

Muitos dos carregadores actuais ja teem o balanceador integrado, sendo mesmo o ideal, e ja se encontram na net por uns 20€ ou pouco mais...

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Bateria LIPO - "factor C"
« Responder #4 em: 07 de Maio de 2010, 21:50 »
humm... ja começo a ficar um pouco mais culto... mas ainda muito longe de ficar pro.....
 ;D

ou seja "factor S" é um factor que devo de ter em atenção num carregamento fazendo com que o um balaceamento de uma bateria com mais de uma celula (maior que 2s) nao tenha uma diferença superior do que 0.05V, então numa bateria de LIPO com varias celulas tenho os dois fios por cada dando para fazer ligação em serie ou paralelo como se fossem pilhas?!

peço desculpa pela minha ignorancia ou pela minha falta de compreenção mas quando estudo algo gosto de saber todos os promenores  ;D

que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Bateria LIPO - "factor C"
« Responder #5 em: 08 de Maio de 2010, 04:46 »
Nas baterias lipo, ou compras as celulas independentemente, ou compras packs feitos de varias celulas... estes ultimos, geralmente possuem os dois cabos de descarga (o "final" das celulas ligadas em série) e uma ficha de balanceamento, que tem um fio por cada terminal, quer sejam os extremos, ou as ligaçoes entre o + e o - de duas celulas...



Acho que por essa imagem ja consegues perceber. Nesse caso é um pack lipo 3s

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Bateria LIPO - "factor C"
« Responder #6 em: 09 de Maio de 2010, 14:58 »
Tambem existe um factor denominado por  "P"?!  :-\
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Bateria LIPO - "factor C"
« Responder #7 em: 09 de Maio de 2010, 15:07 »
Tanto o S como o P, não sao considerados factores...

Apenas te indicam como sao constituídos os packs no seu interior. Por exemplo, um pack 5s2p 15c, indica que é constituido por 10 celulas: 5 em serie e 2 em paralelo.

Supondo que cada celula é de 3.7v e 1500mah e 15c, no final vais ter um pack com um tensao de 3.7x5=18.5v, uma capacidade de 1500x2=3000mah e uma descarga de 15x3=45A... Certo?

Qualquer dúvida, estás a vontade...

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Bateria LIPO - "factor C"
« Responder #8 em: 09 de Maio de 2010, 15:34 »
Hummm... ja percebi entao o porque de umas baterias terem por vezes a mesma capacidade mas com dimensões diferentes...

se eu, por exemplo, comprar celulas individuais por exemplo, duas celulas de 3.7v de 2000mAh eu poderei ligá-las em serie como se fossem pilhas com o objectivo de obter 7.4v 2000mAh?! ou tera mesmo de ser de origem?!


Uma vez mais Obrigado ;)
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Bateria LIPO - "factor C"
« Responder #9 em: 09 de Maio de 2010, 16:03 »
Sim, isso podes ligar, mas geralmente sai mais barato comprar o pack já feito, uma vez que traz logo as fichas todas e assim... mas tudo depende dos preços a que consegues comprar as coisas... Nao te esqueces que os packs devem ser balanceados para que tenham a mesma tensao em todas as celulas, e sendo homemade, as diferenças entre as células vão acentuar-se. Nos packs ja feitos, eles costumam juntar celulas com as mesmas carateristicas.

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Bateria LIPO - "factor C"
« Responder #10 em: 09 de Maio de 2010, 16:12 »
pergunto isto derivado das baterias qua a loja lusorobotica apresenta...
ja agora da para aconcelhar um carregador com balancedor?!
pois encontra-se numa mesma loja varios carregadores com balanceador com preço completamente destintos  :-\
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Bateria LIPO - "factor C"
« Responder #11 em: 09 de Maio de 2010, 17:30 »
Se queres algo mesmo barato, tens este:

http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7637&Product_Name=Turnigy_balancer_&_Charger_2S-3S

Se preferires algo melhor:

http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7898&Product_Name=Turnigy_420_Balancer/Charger_2S~4S mas este apenas te permite carregar packs com, pelo menos, 2 celulas

Depois é sempre a subir ate chegar a cerca de 200€

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Bateria LIPO - "factor C"
« Responder #12 em: 09 de Maio de 2010, 17:49 »
o que procuro é algo que ajude a durar a bateria, que nao faça com que ela expluda mesmo me esquecendo de a desligar quando carregada, para uma bateria que possivelmente sera
 http://www.aerokit.net/store/product_info.php?products_id=2664
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Bateria LIPO - "factor C"
« Responder #13 em: 09 de Maio de 2010, 18:05 »
é obrigatorio ser em Portugal?

Se nao for, procura em www.giantcod.co.uk ou em www.hobbyking.com

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Bateria LIPO - "factor C"
« Responder #14 em: 09 de Maio de 2010, 20:41 »
nao, nao obrigatorio, pois sou cliente do UK  ;D
simplesmente so encontrei na america, nao gosto de la encomendar devido a alfandega  :-X
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira