collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Motor P/P+esasyDrive+Arduino  (Lida 6330 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sergio_Costa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Motor P/P+esasyDrive+Arduino
« em: 08 de Setembro de 2015, 10:23 »
Em primeiro lugar quero, agradecer a toda a equipa e membros por este fórum bem como a importância que tem para tornar a robótica mais facil de manejar.
Sei que para muitos a pergunta que vou fazer vai parecer uma pergunta de primária mas para mim que estou a iniciar neste hobby vai-me ajudar a resolver um problema!

Tenho um motor passo a passo 12V uma EsasyDrive e um Arduino Uno, e gostaria que o motor ficasse a trabalhar 24/24H com a mesma rotação para mexer um reator de dióxido de cálcio?

Tenho encontrado algum códigos mas quase todos eles tem em ciclos de rotação: start/stop/start/stop e eu gostaria de o meu motor estivesse sempre a girar com alguma lentidão!

Quem me poder ajudar nesta tarefa vou ficar bastante agradecido!

Sérgio Costa

Offline Hugo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 121
Re: Motor P/P+esasyDrive+Arduino
« Responder #1 em: 08 de Setembro de 2015, 10:29 »
Tens motores dc com rotaçoes bastante baixas a 12v ou podes colocar  uma gearbox e mais fiavel do que um arduino e a drive a trabalhar 24 sobre 24 :) 

StarRider

  • Visitante
Re: Motor P/P+esasyDrive+Arduino
« Responder #2 em: 08 de Setembro de 2015, 15:33 »
Em primeiro lugar quero, agradecer a toda a equipa e membros por este fórum bem como a importância que tem para tornar a robótica mais facil de manejar.
Sei que para muitos a pergunta que vou fazer vai parecer uma pergunta de primária mas para mim que estou a iniciar neste hobby vai-me ajudar a resolver um problema!

Tenho um motor passo a passo 12V uma EsasyDrive e um Arduino Uno, e gostaria que o motor ficasse a trabalhar 24/24H com a mesma rotação para mexer um reator de dióxido de cálcio?

Tenho encontrado algum códigos mas quase todos eles tem em ciclos de rotação: start/stop/start/stop e eu gostaria de o meu motor estivesse sempre a girar com alguma lentidão!

Quem me poder ajudar nesta tarefa vou ficar bastante agradecido!

Sérgio Costa


Boas Sérgio,

Bem vindo.

É uma tarefa mesmo muito simples, só falta mesmo dizer qual a velocidade de
rotação desejada (RPMs) e os passos desse motor (200? 48? )

Abraços,
PA

rotação do eixo

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Motor P/P+esasyDrive+Arduino
« Responder #3 em: 08 de Setembro de 2015, 18:40 »
O easydrive (e semelhantes) é controlado por 2 sinais: step e direction. Fazem o óbvio: direction escolhe a direção do próximo passo, e step dá um passo. Só tens de meter um sinal com a frequência apropriada no step e o motor roda de forma contínua.
Nem precisas do Arduino, até com um 555 te safas.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Motor P/P+esasyDrive+Arduino
« Responder #4 em: 08 de Setembro de 2015, 18:51 »
com a mesma rotação para mexer um reator de dióxido de cálcio?
gostaria de o meu motor estivesse sempre a girar com alguma lentidão!

Viva,

como @hugo sugeriu, acho que e' desnecessario um steper para essa aplicacao. O steper 'e indicado quando se pretende rodar uma quantidade, ex: "dar exactamente X voltas", "rodar X angulo graus", etc

Nesse caso, o indicado seria um motor normal DC e com gearboxes para teres aproximadamente a forca e velocidade de rotacao que pretendes. Se quiseres muito precisao na velocidade de rotacao, entao, sera necessario incluir um encoder, control de velocidade (ex:PWM) e fazer feedback (ex: PID)


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Motor P/P+esasyDrive+Arduino
« Responder #5 em: 08 de Setembro de 2015, 20:33 »
..para mexer um reator de dióxido de cálcio?
Que raio é isso?! lol

Para alem das rotaçoes, convinha saber o binario necessario pra saber a força necessaria para rodar esse coiso...

Aquele motores de micro-ondas nao serviria?...é só ligar ao 230VAC e aquilo é tipo 2-5 rpm's

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Motor P/P+esasyDrive+Arduino
« Responder #6 em: 08 de Setembro de 2015, 21:20 »
Bem vindo.
O stepper não é recomendado para essa tarefa Sérgio.
Tal como já foi falado, um motor DC com caixa redutora é a melhor solução.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Motor P/P+esasyDrive+Arduino
« Responder #7 em: 08 de Setembro de 2015, 21:31 »

sim serio, nunca tinha ouvido falar, pesquisei e acho que deve ser algo ligado aos aquarios, mas eu co n tenho nem estou dentro do assunto, e nunca ouvi esse palavrao aqui neste forum ou noutros sitios, por isso a pergunta.
Ok, podia ter pesquisado antes de perguntar, ido ao wikipedia e ler sobre isso e calar-me e fingir de conta que sabia bem o que era, mas n nasci ensinado e n me cai a piloca por perguntar! :P
E se tivesses explicado com duas palavras, tinha-te dado menos trabalho que pesquisar a foto gozona adequada..ou entao ja tens um biblioteca pronta a usar! :P
« Última modificação: 08 de Setembro de 2015, 21:33 por Hugu »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Motor P/P+esasyDrive+Arduino
« Responder #8 em: 09 de Setembro de 2015, 00:30 »
Se o stepper é ou não recomendado depende... um motor DC também serve, mas se por exemplo a rotação tiver que ser um valor mais ou menos certo e estável, já exige um encoder ou similar o que complica e encarece facilmente face a um stepper. Há vários factores a ponderar.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Motor P/P+esasyDrive+Arduino
« Responder #9 em: 09 de Setembro de 2015, 10:07 »
Se o stepper é ou não recomendado depende... um motor DC também serve, mas se por exemplo a rotação tiver que ser um valor mais ou menos certo e estável, já exige um encoder ou similar o que complica e encarece facilmente face a um stepper. Há vários factores a ponderar.

Foi o que sugeri, no entanto, nao concordo no que dizes relativamente ao stepper, o problema ia ser o mesmo: o stepper pode falhar steps (principalmente se nao tiver binario suficiente). Suponho que mesmo aplicacoes que usem stepper tenham encoders (ou pelo menos tem inicio/fim de curso para calibracao).
Mas.. sera que a aplicacao em causa necessita de tao grande controlo da velocidade de rotacao?!

StarRider

  • Visitante
Re: Motor P/P+esasyDrive+Arduino
« Responder #10 em: 09 de Setembro de 2015, 10:19 »

Irra .........

O Sérgio Costa TEM um stepper, TEM um esasyDrive e TEM um arduino, só lhe
falta mesmo UMAS SIMPLES 6 LINHAS DE CÓDIGO, que foi EXACTAMENTE a
ajuda que ele pediu.

Todos mandam palpites sobre o que ele DEVIA ou não ter .... todos debatem que
a solução devia ser esta e devia ser aquela, e que era melhor isto, era melhor aquilo
mas não existe uma única pessoa que se chegue à frente com as 6 linhas de código.

Caro Sérgio, diga qual a velocidade a que deseja que o eixo do motor rode e
tem o problema resolvido.

Abraços,
PA

Offline Hugo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 121
Re: Motor P/P+esasyDrive+Arduino
« Responder #11 em: 09 de Setembro de 2015, 10:30 »
Nao se trata de nao respoder a questao , trata se de tentarmos perceber qual a melhor soluçao para o problema ele ate pde ter motores em casa que possa usar sem estar a usar o stepper , o arduino e a drive ... Mas se for so isso que ele quer qalquer um de nos lhe da o codigo mas se ele perceber que a utilizaçao nao e tao aconcelhavel pode reconsiderar  apesar de funcionar igualmente bem :)

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Motor P/P+esasyDrive+Arduino
« Responder #12 em: 09 de Setembro de 2015, 11:11 »
@StarRider: thats true but.. Enquanto o Sergio vem e nao vem (responder as questoes)... temos que entreter aqui o forum e aproveitar o mote inicial para termos discussao :)

Os utilizadores regulares aqui do forum sao muito "intensos" e ja "todos" postamos mais do q uma vez nesta thread menos o author original :P

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Motor P/P+esasyDrive+Arduino
« Responder #13 em: 09 de Setembro de 2015, 11:25 »
@StarRider: Nem todos...  ;)

6 linhas de código? isso é muito, num arduino faço em 4 (respeitando a regras de identação e legibilidade)
Código: [Seleccione]
void setup() {
  tone (PIN, PULSOS_POR_SEGUNDO);
}
void loop() {}

É só substituir o PIN pelo pino do arduino onde está ligado o sinal Step do Easydriver, e o PULSOS_POR_SEGUNDO pelo valor apropriado à velocidade pretendida.
Direction poder ser direto ao GND ou ao +5V conforme o sentido pretendido (ou pode-se ligar a um interruptor).

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Motor P/P+esasyDrive+Arduino
« Responder #14 em: 09 de Setembro de 2015, 14:04 »
(...)
Foi o que sugeri, no entanto, nao concordo no que dizes relativamente ao stepper, o problema ia ser o mesmo: o stepper pode falhar steps (principalmente se nao tiver binario suficiente). (...)
Então arranja um stepper ou redução que forneça o torque suficiente, porque se estás a usar um stepper e não estás a usar uma das principais (se não a principal) vantagens dele, então algo de "base" está mal.

Star, então isto é só vir aqui pedir 6 linhas de código e nem se pode criar uma discussão mais interessante em torno disto? Então? :p