collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Máquina CNC Router PCB  (Lida 11748 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Máquina CNC Router PCB
« em: 29 de Dezembro de 2013, 15:58 »
Boa tarde,

Decedi voltar ao mundo da electronica, mas desta vez em grande.

Estou com ideias de adquirir uma CNC para o fabrico das placas, uma vesz que nunca consegui acertar a 100% com a revelação tradicional (luz ultra-violeta, soda caustica e percloreto de ferro), mas para esta aquisição confesso que quase nada sei sobre o tema para alem de saber que são caras =) , no entanto estou empenhado para conhecer e evoluir neste ramo.

Alguem me consegue dar sugestões de onde possa adquirir ou infomar-me, marcas, preços de novas ou usadas?

Obrigado a todos pela atenção, qualquer dica é bem-vinda ^^
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Máquina CNC Router PCB
« Responder #1 em: 29 de Dezembro de 2013, 22:30 »
Fala com o Luís (Velho Gordo aqui do fórum), podes ver alguns trabalhos dele no recreio criativo:

http://www.recreiocriativo.com/luis/index.php?option=com_content

Ou fazes uma tu próprio como alguns dos colegas tem feito.
PDI

StarRider

  • Visitante
Re: Máquina CNC Router PCB
« Responder #2 em: 30 de Dezembro de 2013, 00:16 »
Boas,

Para uso pessoal (fazer umas placas para uso próprio) ou para uso industrial (para fabricar PCBs comercialmente) ?

Abraços,
PA
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2013, 00:25 por StarRider »

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Máquina CNC Router PCB
« Responder #3 em: 30 de Dezembro de 2013, 15:38 »
Boa tarde,
Antes de mais obrigado pela atenção de todos.

O objectivo da maquina é para uso pessoal,  não tenho como objectivo comercial.
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Máquina CNC Router PCB
« Responder #4 em: 30 de Dezembro de 2013, 21:16 »
Uma cnc para fazer placas não é das melhores soluções, acho um modo muito agressivo e pouco preciso quando se quer pistas estreitas ou muito encostadas.

Realizar pcbs para uso pessoal só posso aconselhar as foto-sensíveis, não é preciso lâmpadas xpto UV, desde que seja uniforme a luz qualquer uma funciona, uso fluorescentes a 17min e dá até 0.1mm de largura de pista.

Claro que se houverem erros de tempo na insolação, opacidade da impressão, má mistura da soda caustica ou temperatura do percloreto baixa, o resultado também não é bom.

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Máquina CNC Router PCB
« Responder #5 em: 30 de Dezembro de 2013, 23:21 »
Pois, o meu problema é exactamente esse, não me dou com os químicos ^^.

Eu tenho uma caixa fechada com 2 lâmpadas de UV de 15w cada... inicialmente estavam encostadas ao vidro (penso que este era um dos meus problemas,  queimava de mais por estar tão perto) mas este fim de semana fir uma caixa nova que distância as lâmpadas quase 20 cm do vidro.
Quanto aos químicos a única coisa que faço com qualidade é pintar tudo de amarelo que me rodeia xD

Um dos objectivos que também pretendo com a cnc é poder máquina alguns materiais mois tais como pcb (material que uso para conatruir).
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

StarRider

  • Visitante
Re: Máquina CNC Router PCB
« Responder #6 em: 31 de Dezembro de 2013, 00:12 »
Boas,

Tudo depende dos euros que tiveres para investir na tua CNC caseira, desde que uses materiais em condições de forma a
obter uma boa precisão podes fabricar PCBs muito complexas.

Tenho algumas com traços de 8miils, o que é estupidamente fino, mas como disse, tem que existir algum cuidado na
construção e nos materiais/componentes usados na CNC.

Existem alguns truques e cuidados a ter, nomeadamente a placa tem que estar perfeitamente horizontal com o plano de
corte e a ferramenta de corte (bit) geralmente não dura mais do que 3 placas.

Os resultados, quando todas as condições são favoráveis, são muito satisfatórios, as pistas e os furos ficam perfeitos
e exactamente onde deviam estar, e com alguma pratica é possível fabricar PCBs de dupla face.

Esta PCB (por exemplo) tem pistas de 8miils:


Esta outra é de dupla face:


Um video efectuado durante o corte da anterior:


Se estiveres interessado em continuar vai "postando" as tuas questões que certamente vais ter ajuda.

Abraços,
PA

Offline velhogordo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 41
Re: Máquina CNC Router PCB
« Responder #7 em: 31 de Dezembro de 2013, 00:17 »
boas

seria possível mostrar a fresa em pormenor e onde foi adquirida?

o acabamento fica sem rebarbas?

muito bem, parabéns

abraço

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Máquina CNC Router PCB
« Responder #8 em: 31 de Dezembro de 2013, 01:44 »
Ehh lá, depois ainda dizem que a minha e que vai ficar boa? Sr. Luís olhe lá, andam aqui coisas engraçadas a malta não solta é a "franga"...eheh...

StarRider se pudesses depois dizer a ferramenta realmente agradecia...Parabéns :)

Cumps,
André.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Máquina CNC Router PCB
« Responder #9 em: 31 de Dezembro de 2013, 02:11 »
Ganda máquina StarRider!

Podes-me dizer quanta tensão e corrente forneces aos motores para conseguires essas velocidades?
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Máquina CNC Router PCB
« Responder #10 em: 31 de Dezembro de 2013, 12:01 »
Sim sem duvida, essa CNC mostra um resultado muito bom a meu ver.

Essa CNC foste tu que a fizes-te?

A mim o que mais me mete confusão é depois de desenhar a placa (por exemplo no Eagle) com as pistas como se quer, o que se tem que fazer (ou que softwares é necessario) para que seja convertido esse desenho para coordenadas para depois os Servos receberem as ordens exatas?
Tenho a noção que terá de haver algo pelo meio, mas ainda hoje não faço a menor ideia o que seja. =)
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

StarRider

  • Visitante
Re: Máquina CNC Router PCB
« Responder #11 em: 31 de Dezembro de 2013, 13:06 »
Boas,

Construí esta CNC/Router já é 2008 ... anda por ai um tópico antigo com a descrição da mesma, dai até hoje já teve
algumas alterações, nomeadamente a substituição dos veios trapezoidais por ball screw, mas este video ainda está
a funcionar com os trapezoidais.
Com o grande volume que tópicos sobre o tema que entretanto têm surgido no forum, penso que seria útil criar uma
pasta/subforum somente para os mesmos, e mover os existentes para esta de forma a centralizar toda a informação.

Em relação a esta maquina, e sem querer ficar offtopic, os motores são uns ESM.6088.42,  estão a funcionar a 24 volts
e 2,5 amps com base nos drivers SLA7044M.

No que toca ao corte de PCBs, uso o Eagle normalmente para desenhar as mesmas tendo somente em conta que
se deve evitar os "ground plane" uma vez que na CNC somente a divisão entre pistas é retirada, ficando o restante
cobre já por si como um "ground plane" por defeito.
Depois de ter o esquema pronto, recorro a um script para o Eagle que dá pelo nome de PCB GCode. Este script é
executado dentro do Eagle e vai gerar o G-Code necessário para ser usado com o interpretador (Mach3 no meu caso).

O PCB GCode tem que ser configurado/ajustado à vossa CNC, possivelmente vão necessitar de efectuar algumas
experiências até encontrarem os parâmetros exactos para a obtenção dos melhores resultados em função da vossa
maquina. Se for necessário posso fornecer os parâmetros que uso que de um modo geral são validos para a generalidade
das CNC.

Em termos de ferramenta de corte, uso um "bit" cónico de carbide com uma ponta de 0.1mm ou 0.2mm a a 30º que podem
facilmente encontrar, por exemplo neste link.

O segredo está em conseguir que a placa de cobre fique EXACTAMENTE plana com a cabeça de corte e ter em atenção que
os bits sofrem um grande desgaste cada vez que são usados, o que vai aumentando o diâmetro da ponta , o que por sua
vez leva a que o corte entre as pistas fique demasiado grosso. A fim de evitar erros na espessura das pistas devemos
substituir o bit frequentemente, e inspeccionar a ponta do mesmo com uma lupa antes de cada trabalho.

Quando o BIT está em boas condições (quando é novo ou com pouco uso) o corte fica perfeito e sem "rebarba", por vezes
quando o bit já tem algum uso, ou a velocidade de corte versus rotação do spindle não está 100% correcta pode surgir
alguma rebarba ligeira que facilmente é removida com uma simples passagem de uma lixa fina.

... não sei se me fiz explicar, mas desde que seja algo que eu possa ajudar estão à vontade.

Abraços,
PA
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2013, 13:20 por StarRider »

Offline velhogordo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 41
Re: Máquina CNC Router PCB
« Responder #12 em: 31 de Dezembro de 2013, 13:32 »
boas

da minha parte estou esclarecido, obrigado!

tenho ca dessas fresas aos montes heheh nunca me tinha lembrado de usar.

das poucas vezes que usei a cnc para fazer pc´s foi esta!
http://www.cnc-plus.de/Fraeser---Bohrer/Single-Flute-Engraving-Router-Bits.html
abraço
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2013, 13:35 por velhogordo »

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Máquina CNC Router PCB
« Responder #13 em: 31 de Dezembro de 2013, 13:56 »
Uma vez mais obrigado StarRider pelas respostas bastantes uteis assim como o teu apoio.

Tomo como preferencia que alguem me venda uma, uma vez que não terei tempo para fazer uma assim como não tenho qualquer conhecimento, dai estar aberto a sugestões e orçamentos.

Contudo, no caso de não conseguir arranjar uma ou se o preço que me proporcionarem não forem de encontro ao que possuo para investir aí tomarei como opção (será um projecto que terei de fazer ao longo de 2014) arriscar uma Homemade por mim, ai certamente terei de te extrair toda a informação quanto possa. =)

Até lá terei de voltar ao tradicional...   ;D

Só mais uma questão se me permites, qual o valor que investistes na tua CNC, ou seja, por quanto ficou toda a solução (CNC, softwares, placas de controlo para os servos, etc)?
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Máquina CNC Router PCB
« Responder #14 em: 31 de Dezembro de 2013, 23:46 »
O segredo está em conseguir que a placa de cobre fique EXACTAMENTE plana com a cabeça de corte e ter em atenção que
os bits sofrem um grande desgaste cada vez que são usados, o que vai aumentando o diâmetro da ponta , o que por sua
vez leva a que o corte entre as pistas fique demasiado grosso. A fim de evitar erros na espessura das pistas devemos
substituir o bit frequentemente, e inspeccionar a ponta do mesmo com uma lupa antes de cada trabalho.

Quando o BIT está em boas condições (quando é novo ou com pouco uso) o corte fica perfeito e sem "rebarba", por vezes
quando o bit já tem algum uso, ou a velocidade de corte versus rotação do spindle não está 100% correcta pode surgir
alguma rebarba ligeira que facilmente é removida com uma simples passagem de uma lixa fina.

Existe umas fresas dessas de tungsténio, duram mais.