collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Sensores Wireless - Que material utilizar?  (Lida 10616 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline delphi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 217
Re: Sensores Wireless - Que material utilizar?
« Responder #15 em: 08 de Dezembro de 2008, 23:10 »
Olá,

Há uns dias comprei o livro Making Things Talk: Practical Methods for Connecting Physical Objects http://www.amazon.co.uk/exec/obidos/ASIN/0596510519, que dá umas ideias das diversas forma de comunicação e de vários protocolos, com exemplos simples (entre outras ideias engraçadas).

O livro tem um exemplo de como obter a distância de um emissor XBee com o arduino, em que esta basicamente é um valor recebido no pacote da transmissão. Penso que basta ligar um Xbee a uma bateria para que estes emitam. Existem tambem uns módulos prontos a ligar ao PC (para os XBee, quando encontrar o link coloco-o).

Penso que, por ex. se tiveres 4 módulos XBee numa sala em cada um dos cantos( vou chamar de "policias"), quando estes recebem uma mensagem de um dos "peões" (são os XBee no meio da sala e que se "deslocam" livremente), cada policia sabe a distância de cada peão. Os policias tem um comando (tipo apito) que quando o accionam, todos os peões respondem. Posteriormente à resposta dos peões, cada policia envia as distâncias para a esquadra (PC) e esta matemáticamente consegue calcular onde cada peão se encontra.

Com os Xbee também é possível criar várias redes, no mesmo espaço, não se interferindo entre elas.

Não tenho nenhum módulo desses, mas se calhar um dia destes lá vão ter de ser uns 2 ou 3... já andam a aparecer muitas vezes na minha "literatura"  ;)

Caso necessites de alguma ajuda, está não hesites em "apitar", e parece-me um projecto muito interessante.

Cumprimentos,
Álvaro Santos
www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos

Offline defer

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 57
Re: Sensores Wireless - Que material utilizar?
« Responder #16 em: 09 de Dezembro de 2008, 00:19 »
Podem mandar vir samples de módulos Xbee da Freescale, eles pagam shipping e tudo, mas não vêm em breakout boards, portanto vão ter mais algum trabalho a ligar.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Sensores Wireless - Que material utilizar?
« Responder #17 em: 09 de Dezembro de 2008, 01:06 »
Obrigado pela dica ;) vou investigar