collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: sensor IR sharp GP2Y0A21YK  (Lida 5642 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline cpalha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
sensor IR sharp GP2Y0A21YK
« em: 25 de Fevereiro de 2010, 21:51 »
Ola amigos

Sou recem chegado por estas bandas. Estou ligado à area da Eng. Civil (Investigação) e apaixonado por electronica (sensores). Descobri recentemente a lusorobotica e estou deslumbrado.
Recentemente adquiri o sensor IR da sharp para tentar medir distancias. Apos alguns testes descobri que este sensor mede entre ele e uma superficie. O que eu pretendia era tentar alterar o sensor para que medisse entre ele e um ponto mais pequeno, assim estava a pensar adaptar uns pequenos tubos junto do emissor e receptor do sinal infravermelho, acham que iria funcionar? Pretendia aplicar este sensor num carrinho aplicado numa barra e este carrinho ao deslocar-se sobre a barra, media o perfil entre a barra e o chao. Imaginem medir um chao de tijoleira, queria medir de forma a ser percetivel a junta das tijoleiras.
Grato pela atenção
Saudacoes

CPalha

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: sensor IR sharp GP2Y0A21YK
« Responder #1 em: 26 de Fevereiro de 2010, 12:32 »
bom dia..

antes de mais, bem-vindo ao fórum..

quanto à modificação que quer experimentar no sensor, é capaz de funcionar, se quiser dê uma vista d'olhos neste tópico.

de qualquer forma, acho que seria mais funcional usar sensores laser, dado que a distancia entre tijoleiras é variável e pode ser mínima. não sei até que ponto a (im)precisão dum sensor infravermelhos serve para esse projecto.

Offline cpalha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: sensor IR sharp GP2Y0A21YK
« Responder #2 em: 26 de Fevereiro de 2010, 13:59 »
Olá Ricardo

Muito obrigado pela dica do outro post, esta excelente!
Ja agora sabes dizer-me se esses sensores a laser medem a distancia entre o sensor e um ponto ou mede entre sensor e uma superficie? E onde posso encontrar estes sensores a laser (low cost :))


Saudacoes

CPalha

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: sensor IR sharp GP2Y0A21YK
« Responder #3 em: 26 de Fevereiro de 2010, 14:48 »
o que entendes tu por medir entre sensor e ponto? o ponto é uma superfície, se bem me parece.. pelo menos do ponto de vista do que o sensor lê.. com infra-vermelhos n te conseges limitar a um unico ponto a menos k os tubos k krias pôr obriguem o sensor a ler apenas o ponto do orifício dos tubos (o que até pode funcionar), com o sensor de laser a história é quase a mesma só que sendo o laser uma 'luz direccionada' é provável que consigas melhores resultados e com um aspecto e funcionalidade final mais profissionais..

talvez te possa interessar este link..

Offline cpalha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: sensor IR sharp GP2Y0A21YK
« Responder #4 em: 26 de Fevereiro de 2010, 15:29 »
Exactamente isso Ricardo

Se eu medir a distancia entre o chao e o sensor queria que fosse percetivel as juntas do azulejo.
O problema é que o sensor emite um "raio de luz" que ao projectar-se no chao corresponde a um circulo considerado, eu queria reduzir esse circulo no chao, de preferencia a 2 ou 3mm de diametro entendes? Estou à espera de uma placa de aquisicao de dados e quando a receber irei fazer experiencias com diversos tubos (estreitos, conicos, etc..)
Vi neste site que usam o mesmo sensor e com precisao a 0.1mm, podes ajudar-me a construir um circuito que melhore as leituras. Pela experiencia que fiz estes dias, so consegui ter precisao ao mm.
http://www.toradex.com/@api/deki/files/64/=Oak_Dist_Datasheet_V0100.pdf
Saudacoes
CPalha


Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: sensor IR sharp GP2Y0A21YK
« Responder #5 em: 26 de Fevereiro de 2010, 16:00 »
ao k me parece eles conseguem a precisão milimética mas continuam a medir superfícies, o que não te interessa, ou interessa em parte.. se conseguisses ter os tais tubos a reduzir a superficie ao ponto, era capaz de ser funcional.. mas a meu ver isso implica tubos ks entre o 'carro' e a superfície da qual queres medir a distancia.. o que n me parece uma boa opção..

por outro lado, se conseguisses arranjar o circuito de filtro de sinal (que apresentaste para o sharp) que fosse aplicável a um circuito de medição a laser, acho que seria a melhor opção em todos os aspectos. pk podias usar o teu dispositivo quase para fazer medições das 4 (dado k 2 seriam sempre prependiculares ao eixo em que o teu carro se movimenta, imaginando uma sala cubica) ao mesmo tempo..

Offline cpalha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: sensor IR sharp GP2Y0A21YK
« Responder #6 em: 26 de Fevereiro de 2010, 17:20 »
Ricardo

Deixo abaixo o esquema que pretendo, irei tentar com os tubos que posso coloca-los ate ficarem rente ao chao, falta saber é se nao vai interferir na medicao. Achas que deva colcar tubo num so ou nos dois sensores (emissor receptor)? Se for nos dois, terei que inclinar um pouco os tubos de forma a encaminharem a emissao/recepcao ao mesmo ponto no chao.

Saudacoes

CPalha

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: sensor IR sharp GP2Y0A21YK
« Responder #7 em: 26 de Fevereiro de 2010, 17:30 »
se o tubo for preto matte não deve interferir nas medições..

penso k só precisas de pôr no receptor, pra 'direccionar' a leitura.. o tubo no emissor é um bocado irrelevante dado que ele emite a mma luz, quer o tenhas quer não.. acho que o tr3s, no tutorial dele, usou tubos de canetas de filtro (aquelas pretas de escrever nos cd's)..

Offline cpalha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: sensor IR sharp GP2Y0A21YK
« Responder #8 em: 26 de Fevereiro de 2010, 18:34 »

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: sensor IR sharp GP2Y0A21YK
« Responder #9 em: 26 de Fevereiro de 2010, 19:23 »
basicamente o emissor iv funciona mais ou menos como um led de alto brilho.. se o apontares a uma superficie, kt mais perto estiveres dela, mais pequeno e definido é o 'ponto' desenhado na parede, kt mais longe estiveres maior e menos definido esse ponto fica..