collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Buzina com vários sons (ajuda)  (Lida 16868 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Buzina com vários sons (ajuda)
« em: 14 de Maio de 2012, 17:15 »
Pessoal tenho aqui uma buzina que estava num ex-carro da familia, só que na altura o carro teve uns problemas e o esperto do mecânico lembrou-se de arrancar os fios(cabo rede) do comando e partiu o comando...e como o meu pai não percebia nada da poda, e não sabia onde soldar o quê, tem estado encostada...

Desde então nunca mais ninguém lhe pegou e já está a uns 12~15 anos encostada, mas eu sei que a coisa de uns 6~7 anos liguei a a uma bateria de 12v e ela funcionava só faltava saber a ordem certa dos fios para que as buzinas ficassem a dar...

Então esta semana ela apareceu-me nas mãos e decidi ver se a ponho a funcionar...

Estive a abrir a caixa da placa, e aquilo tem uns componentes que não faço a minima para que servem, nem aparece nada na net...

-Integrado a dizer "picapau 022000"
-Outro integrado com o mesmo tamanho do anterior mas tem o autocolante apagado
-Integrado "DM74LS373N" - http://www.datasheetcatalog.org/datasheets2/90/90883_1.pdf
-SN74LS02N - Porta NOR, penso que isto deve ser para fazer a conjugação dos sons pois o comando tem 6 push buttons mas so tem 4 fios, e visto a porta NOR estar por baixo do integrado "picapau 022000", que penso que é o chip que armazena as melodias.
-Condensador 50v 10uF 85ºC - Está com "verdete" nas soldas, estará "morto"?
-Mosfets:
-L7805CV
-W32922 - TIP127
-9935 - TIP122
-9836 - TIP127
-Rele A1RC2-12VCC http://www.eletronicacentral.com/produto/10445/RELE_A1RC2_12VCC_10A/
E tem resistencias...

Agora é o seguinte, visto antigamente ela estar a funcionar, eu arranjei aqui um trasnformador que dá 12v e 1,5A, e liguei tudo mas a unica coisa que acontece é a coluna fazer ruido e ouço o rele a abrir e fechar quando encosto os fios VCC/GND no comando, mas buzinas nada...

Alguém sabe as vezes o que poderá ser?! será do condensador? ou será do transformador que não tem amperagem suficiente para alimentar a buzina?
 Alguém me pode dizer mais ou menos o que faz o resto dos componentes que nao tem datasheet e o DM74LS373N?

« Última modificação: 17 de Maio de 2012, 22:10 por zordlyon »
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335
Re: Buzina com vários sons
« Responder #1 em: 14 de Maio de 2012, 17:23 »
Datasheet: DM74LS373N
« Última modificação: 14 de Maio de 2012, 17:27 por poliveira1978 »

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Buzina com vários sons
« Responder #2 em: 14 de Maio de 2012, 17:28 »
Amigo o do DM eu sei que tem datasheet mas não percebo a datasheet, eu coloquei o link dele... ;)

Mas obrigado... ;)
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Buzina com vários sons
« Responder #3 em: 16 de Maio de 2012, 18:08 »
Pessoal depois de andar aqui a ver, descobri que estes 2 chips que aqui tenho um deles é:

- PIC16C57-RC/P (deve ser o que tem musicas penso eu)
este pic só é programavel 1x segundo me pareceu no datasheet... :/

- AT27C512R da Atmel...

Supondo que os chips não estejam queimados, como posso testar o Altifalante a ver se o problema é do altifalante, visto que com tudo ligado só dá ruido?!
O altifalante é deste estilo e a buzina também, tem o comando igual e o modulo onde tem a electronica toda e o altifalante:
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Buzina com vários sons
« Responder #4 em: 17 de Maio de 2012, 16:29 »
Pessoal depois de andar aqui a ver, descobri que estes 2 chips que aqui tenho um deles é:

- PIC16C57-RC/P (deve ser o que tem musicas penso eu)
este pic só é programavel 1x segundo me pareceu no datasheet... :/

- AT27C512R da Atmel...

Supondo que os chips não estejam queimados, como posso testar o Altifalante a ver se o problema é do altifalante, visto que com tudo ligado só dá ruido?!
O altifalante é deste estilo e a buzina também, tem o comando igual e o modulo onde tem a electronica toda e o altifalante:


Se a buzina for a que tens na imagem, tens aqui  o site com detalhes e explicaoes do manufacturer
http://www.pixtar.com.br/manualpix.htm

Pelo menos podes experimentar.

Tens aqui mais explicacoes de alguem a tentar construir o mesmo circuito
http://forum.clubedohardware.com.br/circuito-buzina-sons/1040530
« Última modificação: 17 de Maio de 2012, 16:36 por iyahdub »
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Buzina com vários sons
« Responder #5 em: 17 de Maio de 2012, 18:19 »
Obrigado, iyahdub mas infelizmente não é essa a buzina penso eu, os autocolantes já estão apagados, e não tem mais referencias nenhumas...

Eu tenho um condensador todo cheio de verdete e umas resistencias tambem...vou troca-las hoje e ver se é disso que ela se está a queixar...

Mas fiquei curioso, alguém sabe como posso por Wav ou sons por exemplo num PIC ou num Arduino(Atmega) de maneira a fazer umas buzinas personalizaveis assim?

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Buzina com vários sons
« Responder #6 em: 17 de Maio de 2012, 19:38 »
Um desses links tem essa mesma explicacao, incluindo um programa para passar wavs de 8 bits para hex( tens que usar possivelmente memoria ?!?)
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Buzina com vários sons
« Responder #7 em: 17 de Maio de 2012, 19:42 »
Pois provavelmente será isso...

New, era o condensador, já faz barulho  ;D ;D

Agora tou com um problema, o cabo que vai ao comando tem 4 fios, é um cabo de telefone...

Só que não sei a ordem e estou a tentar descobrir a ordem, portanto resolvi fazer a montagem do circuito numa breadboard para testar...

Mas queria saber para que serve estes "diodos"?? entre os butoes? são mesmo necessários? é que para testar na breadboard nao tenho diodos...nem nunca usei disto..

A unica coisa que consigo ver neles é N48 ...



Uploaded with ImageShack.us
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Buzina com vários sons
« Responder #8 em: 17 de Maio de 2012, 20:06 »
1n4148 sao diodos de sinal.
Bastante usados em circuitos de audio e digitais, porque sao bem rapidos e tendem a ser discretos
Nesse caso ai e capaz de ser para atenuar o sinal durante switch debouncing... claro q estou adivinhar um bocado, mas deve ter sido para usar menos pins ?
« Última modificação: 18 de Maio de 2012, 00:12 por iyahdub »
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Buzina com vários sons
« Responder #9 em: 17 de Maio de 2012, 20:12 »
Nao podes tirar fotos do resto( lado frwente e tras da placa tb) ?
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Buzina com vários sons
« Responder #10 em: 17 de Maio de 2012, 20:48 »
ora bem aqui está...




Ora aqui eu fiz o esquema....

Por cores ca vamos...
AZUL -> Pinos dos diodos
Vermelho -> Pino dos push button
Verde -> Onde aparenta ter tido fios soldado
Verde/Amarelo -> Não tem lá nada soldado mas é estranho estar assim "sozinho" sem nada...

Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Buzina com vários sons
« Responder #11 em: 17 de Maio de 2012, 22:10 »
Bem já as tenho todas a funcionar...  8) 8) 8)


Espectaculo...

Agora vem a parte que eu tinha em mente que não sei se é fácil e barato de se fazer...

Há possibilidade de eu trocar este Comando de fio, e pô-lo como comando á distância?!...

Será que com 2 transmissores RF ou coisa do genero?...

Não sei não percebo muito de electronica, gostava que os entendidos me ajudassem sff...

Obrigado...

Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Buzina com vários sons (ajuda)
« Responder #12 em: 17 de Maio de 2012, 23:25 »
Tipo comando de tv, sim..
Se usas o arduino, existem varios esquemas, e opcoes na net. Tem aqui um tutorial em espanhol , com implementacao basica. No teu caso acho que a fiuncao sera simplesmente abrir im switch ( talvez atraves de um 555 ?!?) e usar o aruino so para controlo do IR e abrir o switch no 555... Uma ideia simples e facil de implementar.
Apenas os meus 5 centimos( nao tenho trocado lol)


Ele tem la um blog.
« Última modificação: 17 de Maio de 2012, 23:38 por iyahdub »
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Buzina com vários sons (ajuda)
« Responder #13 em: 17 de Maio de 2012, 23:27 »
Infravermelho não devia de dar, porque isto num carro, com comando a distancia tenho que estar a apontar para o receptor infravermelho certo??

Logo a placa receptora estaria debaixo do capô....



Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Buzina com vários sons (ajuda)
« Responder #14 em: 18 de Maio de 2012, 00:11 »
Nao necessariamente...Podes por no espelho por exemplo, como muitos alarmes tem ?!? Podes fazer por RF mas vai-te sair muito mais caro...
O ardino, etc mnao precisa estar perto, ja que podes passar os cabos ate la ( e criar um buffer se necessario).
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!