collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Reparar placa gráfica (condensadores)  (Lida 10559 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Reparar placa gráfica (condensadores)
« em: 27 de Outubro de 2016, 15:37 »
Viva, ontem quando fui procurar por um cabo SATA deparei-me com mais uma "tarefa" que tenho na minha lista de coisas a fazer.

Tenho uma placa gráfica já há alguns anos parada porque avariou. Um dia estava a utilizar esse PC, ouvi um estrondo e quando fui ver o que se passava no interior, deu para ver logo que os condensadores da placa gráfica tinham explodido.

A placa gráfica já é bem velhinha, e de certa forma não é imprescindivel, nos últimos anos, utilizava-a num desktop que servia de HTPC para ver TDT/servidor de Backup. No entanto, tenho alguma "ligação emocional" com esta placa visto que na altura consegui a comprar por cerca de 150 eur o que exigiu andar a poupar muito (vida de estudante universitário)  :P

Por isso, não queria já desistir desta placa/deitá-la para o lixo. No entanto, sei que o valor comercial da placa é insignificante e não faz sentido investir muito dinheiro nela.

A minha questão é:

Segundo dá para ver nas fotos, rebentaram diversos condensadores electrolíticos, uns de 6.3V e um de 16V. Sei que isso não se derivou a um excesso de temperatura ou a um problema com a fonte (o computador é muito bem ventilado, a fonte é de qualidade e o computador ainda trabalha). No entanto, foram muitos condensadores a rebentarem! Será que compensa tentar substituir os condensadores (reparação mais simples que eu conseguiria fazer) ou acham que pela vossa experiência há outros componentes envolvidos e o mais provável é rebentar os novos condensadores quando ligar a placa novamente?

Obrigado desde já

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Reparar placa gráfica (condensadores)
« Responder #1 em: 27 de Outubro de 2016, 16:09 »
Será que compensa tentar substituir os condensadores (reparação mais simples que eu conseguiria fazer)
Só tu é que sabes o valor sentimental. O valor dos condensadores é irrisório quando comparado com o do tempo que se perde.

Citar
ou acham que pela vossa experiência há outros componentes envolvidos
Impossível dizer como os semicondutores reagiram ao ripple por falta da capacidade nas alimentações. Mas há uma boa probabilidade de estar tudo bem.

Citar
e o mais provável é rebentar os novos condensadores quando ligar a placa novamente? [/b]
Muito improvável, quando estouram nesses casos é porque secaram, duvido que numa gráfica houvesse problemas de sobretensão ou inversão de polaridade (as outras razões para estourarem) sem queimar mais nada de forma visível.
(isto assumindo que já testaste o PC e está a funcionar).
« Última modificação: 27 de Outubro de 2016, 16:12 por jm_araujo »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Reparar placa gráfica (condensadores)
« Responder #2 em: 27 de Outubro de 2016, 16:33 »
depois diz-nos como correu a reparação :)

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Reparar placa gráfica (condensadores)
« Responder #3 em: 27 de Outubro de 2016, 18:05 »
Sei que isso não se derivou a um excesso de temperatura ou a um problema com a fonte (o computador é muito bem ventilado, a fonte é de qualidade e o computador ainda trabalha).

Os condensadores nao arrebentaram por "estarem ao fresco" :)
Eh muito estranho isso ter estoirado como pipocas, por isso eu suspeitava que outras coisas podessem estar mal.

No entanto a olhar melhor para as fotos, reparo num erro de design incrivel nessa placa: A saida do ventilador/dissipador, esta a mandar o ar quente directamente para os condensadores :O


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Reparar placa gráfica (condensadores)
« Responder #4 em: 27 de Outubro de 2016, 18:08 »
Realmente muito estranho, mas se a ventoinha suga ar em vez de empurrar, então sim, está a mandar calor para os condensadores, e sabemos muito bem que os condensadores electrolíticos não gostam de calor, pelo que será a causa provável.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Reparar placa gráfica (condensadores)
« Responder #5 em: 27 de Outubro de 2016, 18:20 »
No entanto a olhar melhor para as fotos, reparo num erro de design incrivel nessa placa: A saida do ventilador/dissipador, esta a mandar o ar quente directamente para os condensadores :O

Bom.. se calhar foi um design de proposito para baixar a vida a essas placas.
Googlei uma pesquisa rapida e ha muitos reports e videos para reparar as placas.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Reparar placa gráfica (condensadores)
« Responder #6 em: 27 de Outubro de 2016, 18:22 »
O mais provável é terem estourado um de cada vez, certas linhas de alimentação têm tanta capacidade distribuída que só em casos extremos (mais corrente=mais ripple) é que se nota a falta de um eletrolítico. E infelizmente estamos "habituados" a que certos PC's mandem um blue screen só porque sim, quando na realidade pode dever-se a um problema do género.

O último a falhar podia estar num conversor DC/DC e só aí é que a placa arreou.




 

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Reparar placa gráfica (condensadores)
« Responder #7 em: 27 de Outubro de 2016, 20:53 »
Acredito que o problema seja apenas dos condensadores.
A XFX tem excelentes placas gráficas, já tive uma e avariou juntamente com a fonte, depois procurei outra idêntica mas não encontrei por causa da idade do PC.

Como o KammutierSpule e o TigPT referiu, o design está mau para a saúde deste condensadores, por vezes o dissipador apanha a GPU e as memórias, estas aquecem bastante e a performance baixa com o calor, para pouparem no alumínio resolveram deixar as memórias descobertas e dirigir o ar para elas, de seguida estão os bichos a levar com o calor resultante, bela mé...

Os melhores condensadores são japoneses, a motherboard actual tem referenciado na caixa da origem dos condensadores, se bem que o restante é "made in china".

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Reparar placa gráfica (condensadores)
« Responder #8 em: 28 de Outubro de 2016, 15:41 »
Um obrigado sincero a todos pelas respostas. Sendo assim vou optar por reparar a gráfica, vou ter de depois esperar por uma encomenda colectiva para comprar os condensadores que explodiram:

3x - 1500uF 6.3V
3x - 470uF 16V
1x - 1000uF 6.3V


Quanto à questão do aquecimento, não posso dar certezas que isso não aconteceu, mas não parece provável porque a placa andava a trabalhar já há muito tempo sem carga (servia esporadicamente de HTPC com o "clássico" Windows Media Center) e a caixa é bem ventilada, tem uma ventoinha de 120 mm da Arctic Cooling na lateral (estou muito satisfeito com essa ventoinha) mesmo perto da gráfica.
Mas estive a ver e realmente o dissipador da gráfica está com as alhetas direcionadas para os condensadores... bem observado!


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Reparar placa gráfica (condensadores)
« Responder #9 em: 29 de Outubro de 2016, 20:53 »
Quanto à questão do aquecimento, não posso dar certezas que isso não aconteceu, mas não parece provável porque a placa andava a trabalhar já há muito tempo sem carga (servia esporadicamente de HTPC com o "clássico" Windows Media Center) e a caixa é bem ventilada, tem uma ventoinha de 120 mm da Arctic Cooling na lateral (estou muito satisfeito com essa ventoinha) mesmo perto da gráfica.
Mas estive a ver e realmente o dissipador da gráfica está com as alhetas direcionadas para os condensadores... bem observado!

A minha suspeita neste caso com a temperatura, e mesmo tu dizendo que a placa trabalhava "sem carga", o que acontece e' que a as ventoinhas costumam trabalhar num sistema "adaptive", se estiver com pouca "carga" entao, rodam menos, para fazer menos barulho.

Ora nesse caso, acontece 'e que a pequena (grande) quantidade de calor, e' pouco ventilada (menos fluxo de ar), logo e como os condensadores estao mt perto da saida, vao apanhar com esse fluxo de ar (lento) mas que vem com a temperatura do dissipador (talvez ah volta de 40 graus)

O proprio condensador aquece tambem um pouco.

Se calhar das vezes que usaste mesmo com carga, ajudou a baixar mt a vida.
Esse condensadores "tipicamente" tem uma vida 3000h@105graus.

Este site da para fazer as contas:
http://www.illinoiscapacitor.com/tech-center/life-calculators.aspx

Pelas minhas contas, no caso quando foi usado com carga( digamos, que o GPU aquecia a 80graus)
O condensador ia ficar com uma vida de ~17000 horas. == ~2anos.

Em idle, o GPU deve aquecer uns 45 graus, que da umas 190000horas == 21 anos.

Por isso eh fazer um calculo do uso que lhe deste e ver se bate certo com esta teoria.

Se os condensadores forem de 85graus, entao piora muito mais estes valores.



Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Reparar placa gráfica (condensadores)
« Responder #10 em: 31 de Outubro de 2016, 11:12 »
Moral da história: Compra uma Sapphire HD  :P

Eu sinceramente não perdia muito tempo com essa placa, pois se está mal construída.. mais tarde ou mais cedo vai acabar por acontecer novamente. De todas a placas que já passaram pelo meu PC nenhuma delas estourou, a última que tenho (já velhina) é a Sapphire HD7870 e a bombar em tempos no Batlefield 3 sempre se portou lindamente.

Antes dessa tive uma Sapphire HD4870 e a única coisa que tive de fazer foi um flash à BIOS (com uma Bios martelada) porque a original metia a ventoinha no máximo e parecia uma turbina de um avião.

Condensadores nunca rebentaram.. só das Motherboards mais antigas. Vê lá se compensa o €+trabalho a mudar isso VS uma placa nova (barata, pois se já não jogas).

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Reparar placa gráfica (condensadores)
« Responder #11 em: 31 de Outubro de 2016, 15:38 »
irra e foram quase todos! lol
às tantas foi porque um deu o berro, colocou os outros em maior stress e acabou por rebentar em cadeia.. por acaso nao tiveste o computador desligada por um tempo e quando o ligaste, teve um fluxo muito forte de uso de repente?

Mas é como disseram os outros...nao custa nada comprar e substituir os condensadores e como o kamu revela uma possivel fim de vida dos condensadores, às tantas é substituir todos, mesmo os que nao rebentaram (tb só restaram 3 ou 4 :P)... e na ventoinha às tantas trocar a polaridade pra colocá-la a rodar ao contrário ...mas aí a eficiencia de arrefecimento nao deve ser tao boa (tenta sondar isso com programas que analisam a temperatura caso essa board tenha um ntc (algumas costumam ter) ou metendo um sensor de temp para ensaiar a eficiencia de arref. com a ventoinha a puxar ou a empurrar o ar)

Ja agora, verifica a ventoinha, será que estava a funcionar? os rolamentos/ventoinhas tb tempo de vida util curta..e as actuais nao teem nada haver com as antigas.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2016, 15:39 por Hugu »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Reparar placa gráfica (condensadores)
« Responder #12 em: 31 de Outubro de 2016, 15:56 »
e na ventoinha às tantas trocar a polaridade pra colocá-la a rodar ao contrário


 ;D ;D ;D LOLOL  ;D  ;D ;D
Só se quiseres trocar a ventoinha também  :D :D

As ventoinhas de PC são todas comutadas, se inverteres a polaridade o único que consegues é queimá-la.

Inverter polaridade só funcionaria se tivesse um motor de escovas, e mesmo esses costumam ter um sentido de rotação preferencial, diminuindo o tempo de vida se forem usados em sentido contrário.

E só refiro o fato das lâminas das ventoinhas também serem otimizadas para o sentido normal de funcionamento.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Reparar placa gráfica (condensadores)
« Responder #13 em: 31 de Outubro de 2016, 19:11 »
 ::) entao virá-la ao contrario lol às tantas tb nem deve dar pra montar ao contrario.. co falou em grafica antiga, podia ainda ser uma ventoinha das antigas com motor com escovas..

Mas tb nao é coisa que nao seja impossivel a um motor brushless:

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Reparar placa gráfica (condensadores)
« Responder #14 em: 31 de Outubro de 2016, 22:41 »
::) entao virá-la ao contrario lol às tantas tb nem deve dar pra montar ao contrario.. co falou em grafica antiga, podia ainda ser uma ventoinha das antigas com motor com escovas..

Mas tb nao é coisa que nao seja impossivel a um motor brushless:


Nunca vi uma ventoinha de motor de escovas, muito menos numa gráfica, mas também só tenho computadores desde os 1980's  ;D ;D ;D

Ninguém disse que era impossível por um BLDC a rodar ao contrário. Só disse que era impossível "trocar a polaridade pra colocá-la a rodar ao contrário" ::)