collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: U3-X Personal Mobility Prototype  (Lida 11582 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
U3-X Personal Mobility Prototype
« em: 31 de Março de 2010, 14:13 »
O Honda U3-X representa o conceito de mobilidade pessoal, permitindo o condutor movimentar-se em qualquer direcção, desde para trás, para a frente, para os lados e até na diagonal. Para tal, basta inclinar-se ligeiramente na direcção desejada.

O dispositivo possui uma leve e compacta roda, mas também um braço extensível e apoios para os pés e para nos sentarmos-nos.

A Bateria de polimeros de lítio fornece energia para uso até uma hora e pode ser carregada numa tomada convencional do escritório.

Pesa cerca de 22kg e o U3-X aproveita o equilíbrio desenvolvido pela Honda no estudo do ASIMO (robot bipede humanoide).

Para realizar toda a liberdade de movimentos, a Honda criou uma roda motriz omnideirecional especial, com motores no sentido normal de deslize (Honda Omni Traction Drive System).

Os movimentos na diagonal são concretizados por uma excelente coordenação desta roda única.

Alem do compacto tamanho e de uma roda inovadora, o U3-X é também muito simples de utilizar e o banco está de tal forma que coloca o olhar do condutor mais ou menos ao nível de uma pessoa que esteja de pé.


Offline marcopinheiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Re: U3-X Personal Mobility Prototype
« Responder #1 em: 31 de Março de 2010, 16:28 »
Isto é tão à frente que até assusta...  :o

Offline Ricardo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 110
Re: U3-X Personal Mobility Prototype
« Responder #2 em: 31 de Março de 2010, 16:59 »
A tecnologia é fantástica!

E realmente parece ter uma utilização muito natural (ja o segway parece ser assim)

Mas caramba... até para circular dentro do escritório precisamos de um veiculo!???  ;D

A humanidade está a ficar muito preguiçosa... :)

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: U3-X Personal Mobility Prototype
« Responder #3 em: 31 de Março de 2010, 17:12 »
Só incentivos para o sendentarismo  ;D ai ai
Podiam fazer algo do genero mas a pensar mais nos que nem andar conseguem...

Outra coisa: o calçado dos homens em geral não tem aquele "calço" dos sapatos das senhoras para prender no apoio dos pés. E não sobe escadas :(

O produto em si tem optimo aspecto!

Offline Pauleta

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 174
Re: U3-X Personal Mobility Prototype
« Responder #4 em: 31 de Março de 2010, 17:49 »
Excelente conceito. O sistema da roda omnidirecional está muito bem concebido.
Cumprimentos,
Tiago Oliveira

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: U3-X Personal Mobility Prototype
« Responder #5 em: 31 de Março de 2010, 17:55 »
Realmente pensei logo no mesmo... Qualquer dia somos uns cérebros em corpos ou raquíticos que mal aguentam o nosso peso, ou completamente obesos.

Mas embora seja um conceito de mobilidade que em muitos aspectos pode ser repreendido, a tecnologia em si pode ser futuramente aplicada a outras aplicações e vejo este robot a servir de assistente de bordo em aviões sem grande custo, (vá vêm dizer que rouba postos de trabalho) ou assistente pessoal para traduzir e informar visitantes dentro de um museu.

Realmente o que mais me surpreendeu foi a simplicidade e eficácia da roda omidirecional que supera completamente o conceito da esfera.

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: U3-X Personal Mobility Prototype
« Responder #6 em: 31 de Março de 2010, 18:01 »
A simplicidade da roda também me supreendeu. Mas eu ainda não percebi como é que ele pode girar sobre ele próprio com aquele sistema...

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: U3-X Personal Mobility Prototype
« Responder #7 em: 31 de Março de 2010, 18:10 »
Essa roda é demais :O será que vamos ver dessas em carros? talvez a pergunta seja mais "quando é que vamos ver dessas em carros?" :P

deve ter um preço...

Fico-me pelas minhas duas pernas  ;D

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: U3-X Personal Mobility Prototype
« Responder #8 em: 31 de Março de 2010, 18:11 »
Realmente, para rodar sobre ele próprio era necessário que 2 semi rodas em contacto com o chão rodassem em sentido oposto.

Talvez seja uma combinação de micro movimentos de diagonal trocados que fazem com que ele pareça rodar sobre ele próprio.

Se repares no vídeo ele não roda com raio 0 mas sim com uma curva pequena.

Offline Afonso

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 157
  • Afonso Cunha
Re: U3-X Personal Mobility Prototype
« Responder #9 em: 31 de Março de 2010, 18:30 »
Sim , sem dudiva que é uma óptima engenhoca , mas e se nós formos ás compras com uma daquelas engenhocas?
 O que iria acontecer quando estivéssemos a utilizar um carrinho de compras quando ele estivesse cheio e nós a deslocarnos numa daquelas engenhocas o que iria acontecer era que não haveria tracção suficiente para empurrar o carrinho. :o ::) :P
Dizem que eu sou ninguem , ninguem é perfeito por isso eu sou perfeito

Offline norbanvs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 236
Re: U3-X Personal Mobility Prototype
« Responder #10 em: 31 de Março de 2010, 20:39 »
Os primeiros minutos do vídeo com a morena e a loira fazem-me lembrar um filme em que as duas... ah... esqueçam...!

Assim de repente, do meu ponto de vista (a HONDA que me perdoe), não encontro nenhuma aplicação prática para o monociclo em sí... ou banco motorizado ou seja lá o nome que lhe queiram pôr...
APESAR disso, uma aplicação para a roda omnidirecional poderia ser por exemplo num robô que sirva à mesa de um restaurante fast-food (daqueles em que demora o atendimento mas o pagamento é rápido!). Num carro, no meu entender, facilitaria a manobra de estacionamento.

Mais sugestões?

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: U3-X Personal Mobility Prototype
« Responder #11 em: 31 de Março de 2010, 21:07 »
Os primeiros minutos do vídeo com a morena e a loira fazem-me lembrar um filme em que as duas... ah... esqueçam...!

Assim de repente, do meu ponto de vista (a HONDA que me perdoe), não encontro nenhuma aplicação prática para o monociclo em sí... ou banco motorizado ou seja lá o nome que lhe queiram pôr...
APESAR disso, uma aplicação para a roda omnidirecional poderia ser por exemplo num robô que sirva à mesa de um restaurante fast-food (daqueles em que demora o atendimento mas o pagamento é rápido!). Num carro, no meu entender, facilitaria a manobra de estacionamento.

Mais sugestões?

Esse filme eu também já vi. ::) ::) ::) :P :P :P
Em relação a utilização, pode derivar uma excelente cadeira de rodas, e eu pensei logo, como dava jeito naquelas feiras que um tipo vai depois do trabalho e não consegue vela toda pois já fartou-se de subir escadas.
As rodas já tinha visto em qualquer lado umas que faziam algo parecido, vou tentar ver se encontro, mas a utilização em automóveis acho pouco provável.

Edt. Lembrei-me agora, um tipo esta em cima disso e fica sem bateria, deve ser giro.
« Última modificação: 31 de Março de 2010, 21:12 por PDI »
Alfredo Garcia

Offline Afonso

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 157
  • Afonso Cunha
Re: U3-X Personal Mobility Prototype
« Responder #12 em: 31 de Março de 2010, 21:51 »
Os primeiros minutos do vídeo com a morena e a loira fazem-me lembrar um filme em que as duas... ah... esqueçam...!

Assim de repente, do meu ponto de vista (a HONDA que me perdoe), não encontro nenhuma aplicação prática para o monociclo em sí... ou banco motorizado ou seja lá o nome que lhe queiram pôr...
APESAR disso, uma aplicação para a roda omnidirecional poderia ser por exemplo num robô que sirva à mesa de um restaurante fast-food (daqueles em que demora o atendimento mas o pagamento é rápido!). Num carro, no meu entender, facilitaria a manobra de estacionamento.

Mais sugestões?

Esse filme eu também já vi. ::) ::) ::) :P :P :P
Em relação a utilização, pode derivar uma excelente cadeira de rodas, e eu pensei logo, como dava jeito naquelas feiras que um tipo vai depois do trabalho e não consegue vela toda pois já fartou-se de subir escadas.
As rodas já tinha visto em qualquer lado umas que faziam algo parecido, vou tentar ver se encontro, mas a utilização em automóveis acho pouco provável.

Edt. Lembrei-me agora, um tipo esta em cima disso e fica sem bateria, deve ser giro.
Se não me engano o monociclo não funciona a eletricidade . ;)
Dizem que eu sou ninguem , ninguem é perfeito por isso eu sou perfeito

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: U3-X Personal Mobility Prototype
« Responder #13 em: 31 de Março de 2010, 22:17 »
Se não me engano o monociclo não funciona a eletricidade . ;)

Então funciona a que?
Alfredo Garcia

Offline Afonso

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 157
  • Afonso Cunha
Re: U3-X Personal Mobility Prototype
« Responder #14 em: 31 de Março de 2010, 22:30 »
Ao que me pareceu ele utiliza uma omi-roda e duas pequenas rodas de lado quando se está em cima dele e nos inclinamos o seu conjunto de rosdas irá começar a funcionar a partir da fricção a omi-roda irá começar rodar para onde tu te inclines.
Dizem que eu sou ninguem , ninguem é perfeito por isso eu sou perfeito