collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Sensor de corrente em motor com 3 fases  (Lida 7178 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline FET_Destroyer

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 213
    • Fet Destroyer
Sensor de corrente em motor com 3 fases
« em: 12 de Fevereiro de 2014, 22:54 »
Boa noite pessoal,

Estou de volta de um projeto de um portao automatico. A placa antiga queimou e redesenhei a placa com um pic18 e meia duzia de relés. So tenho uma questão, precisava de um circuito de sensing de corrente de um motor através de uma resistência, uma coisa simples mas não estou muito à vontade com isso. O motor têm 3 fases, só duas são alimentadas ao mesmo tempo para mudar o sentido do motor. Eu pensei em por uma resistência de sensing a saída de cada uma das bobines, só não sei como fazer isso, sei que se faz mas não sei como. Podem me dar uma ajuda nisto?


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensor de corrente em motor com 3 fases
« Responder #1 em: 12 de Fevereiro de 2014, 23:01 »
Diria que te basta ter uma resistência, no primeiro ramo, que é comum aos dois sentidos de rotação.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Sensor de corrente em motor com 3 fases
« Responder #2 em: 13 de Fevereiro de 2014, 02:34 »
è isto que queres?


« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2014, 02:45 por Hugu »

Offline FET_Destroyer

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 213
    • Fet Destroyer
Re: Sensor de corrente em motor com 3 fases
« Responder #3 em: 13 de Fevereiro de 2014, 21:43 »
Boas Hugo,

Isso é o esquema de ligação. Eu queria uma maneira de ler a corrente do motor sem ser por sensores de corrente xpto, mas sim por resistencias mas nao estou a ver como se faz.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensor de corrente em motor com 3 fases
« Responder #4 em: 13 de Fevereiro de 2014, 21:55 »
A circuito é relativamente simples, é uma resistência de baixo valor e um op-amp, presumo que o motor funcione a 230v AC, certo?
Nesse caso é algo mais chato pelas voltagens envolvidas e pelo facto de a corrente não andar a passear só num sentido.
Se queres simplicidade, o melhor a usar seria um medidor do estilo garra/clamp, é isolado e é de facil utilização.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Sensor de corrente em motor com 3 fases
« Responder #5 em: 14 de Fevereiro de 2014, 00:54 »
é co o senso diz, ha multimetros ou amperimetros em forma de garra e tens a leitura da corrente que passa no cabo... eu arranjo-te um por 10 ou 15€..

agora se queres receber os dados ou de modo a poderes usá-lo ou lê-los para algum sistema de feedback ou de ajusto, so mm um comparador, tipo sabendo 2 incognitas das 3 na equaçao de ohm (v=RI), sabendo a queda de tensao e a resistencia, ficas a saber a corrente... podes meter um circuito medidor de tensao, e tratas o sinal de modo a teres a resposta em mili amperes.. tb depende da precisao que queres saber, porque pode haver perdas no cabo...e resistencia interna dos enrolamentos, dissipaçao por calor e essas coisas estranhas que acontecem em elementos indutores..

Mas tenta explicar o engodo que queres fazer e para quê, para enteder a situaçao. Ou qto podes gastar ou material arranjar, e tb o tipo de outputs que queres ler e co queres usá-los?

Algo daqui n serve?
https://www.google.pt/search?q=current+sense+resistor&client=firefox-a&hs=95n&rls=org.mozilla:en-GB:official&channel=sb&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=NWr9UpLgC-HjywOs-4KoAg&sqi=2&ved=0CDgQsAQ&biw=1280&bih=661

http://www.imsolidstate.com/archives/561
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2014, 01:05 por Hugu »

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Sensor de corrente em motor com 3 fases
« Responder #6 em: 14 de Fevereiro de 2014, 12:53 »
O problema aqui é mesmo serem correntes AC. Tens depois de fazer alguns "cálculos" para teres o valor RMS ou pseudo RMS.

Esta application note é muito fixe para perceberes como é que se faz medições de corrente usando uma resistência.

http://ww1.microchip.com/downloads/en/AppNotes/01332B.pdf

A parte high-side é a que te interessa. Penso que existem componentes integrados que já façam isto tudo até calculam logo o valor RMS. Quando tiver tempo tento pesquisar isso melhor.

Utilizar um sensor de efeito de hall, como já foi sugerido, também é uma ideia. É normalmente um pouco mais caro mas mais fácil de utilizar.

(Nem vou mencionar a LEM porque isso é para ricos :p)

PS: Já agora o pessoal da robótica costuma usar este http://www.digikey.com/catalog/en/partgroup/acs712/10334
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2014, 12:55 por jmiguelff »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensor de corrente em motor com 3 fases
« Responder #7 em: 14 de Fevereiro de 2014, 14:36 »
314 Vpk é algo curto para usar em 230v AC em aplicações inductivas, está sujeito a queimar o sensor.
Um sensor inductivo de meia duzia de € do ebay com calibração manual deve servir perfeitamente.
Avr fanboy

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Sensor de corrente em motor com 3 fases
« Responder #8 em: 14 de Fevereiro de 2014, 16:09 »
314 Vpk é algo curto para usar em 230v AC em aplicações inductivas, está sujeito a queimar o sensor.
Um sensor inductivo de meia duzia de € do ebay com calibração manual deve servir perfeitamente.

Sim, claro era só uma sugestão.

Offline FET_Destroyer

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 213
    • Fet Destroyer
Re: Sensor de corrente em motor com 3 fases
« Responder #9 em: 14 de Fevereiro de 2014, 19:59 »
Boas pessoal,

O facto de eu querer usar uma resistencia shunt é porque tenho de ter isso pronto com rapidez e os CT do ebay demoram uma vida a chegar. Vou usar um sensor de corrente da allegro http://www.allegromicro.com/~/media/Files/Datasheets/ACS712-Datasheet.ashx
Obrigado pelas sugestões.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensor de corrente em motor com 3 fases
« Responder #10 em: 14 de Fevereiro de 2014, 20:38 »
Uma bobine toroidal de uma fonte ATX se calhar até dá, mas já estamos a entrar na parte do duvidoso e não seria de todo chegar e montar.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Sensor de corrente em motor com 3 fases
« Responder #11 em: 14 de Fevereiro de 2014, 21:56 »
pedro:
http://pt.mouser.com/ProductDetail/GHI-Electronics/CRASC-GM-390/?qs=%2fha2pyFadugLa66NhJY0bNhBn%2f7gz6QxsR%252bQLwNw9d0%3d
se tivesses pedido antes, ainda poderia ter pedido à mouser nesta encomenda que fiz à dias, mas co ja veem a acaminho ja nao poderei pedir pra adicionarem..

Ou pede samples à microchip (em menos duma semana recebes):
http://www.microchip.com/stellent/idcplg?IdcService=SS_GET_PAGE&nodeId=1824&appnote=en551198
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2014, 22:03 por Hugu »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Sensor de corrente em motor com 3 fases
« Responder #12 em: 15 de Fevereiro de 2014, 21:32 »
pedro:
http://pt.mouser.com/ProductDetail/GHI-Electronics/CRASC-GM-390/?qs=%2fha2pyFadugLa66NhJY0bNhBn%2f7gz6QxsR%252bQLwNw9d0%3d
se tivesses pedido antes, ainda poderia ter pedido à mouser nesta encomenda que fiz à dias, mas co ja veem a acaminho ja nao poderei pedir pra adicionarem..

Ou pede samples à microchip (em menos duma semana recebes):
http://www.microchip.com/stellent/idcplg?IdcService=SS_GET_PAGE&nodeId=1824&appnote=en551198
Atenção que mandei vir samples da microchip no fim de janeiro e demoraram cerca de duas semanas, e um colega mandou no mesmo dia e ainda não chegaram

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensor de corrente em motor com 3 fases
« Responder #13 em: 15 de Fevereiro de 2014, 22:36 »
Provavelmente foram recusadas.
Avr fanboy