collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?  (Lida 23148 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« em: 26 de Agosto de 2016, 00:41 »
Abro este tópico para tentar reunir, com a vossa ajuda, as regras ou dicas que devemos ter em conta quando vamos desenhar uma PCB...

Que regras vocês têm em conta durante este processo?
(Postem com frases sucintas para eu ir enumerando as regras aqui neste post central)

1-
2-
3-
...
« Última modificação: 26 de Agosto de 2016, 00:45 por Hugu »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #1 em: 26 de Agosto de 2016, 09:57 »
1 - Selecionar um (tipo de) fornecedor servicos de PCBs e que "classe" vamos desenhar o PCB.
2 - Desenhar o PCB de acordo com as limitacoes desse(s) fornecedore(s). - Os fornecedores listam as limitacoes minimas/maximas que podemos usar no desenho do PCB - Configuramos o DRC do nosso software/projecto e vamos testando se cumprimos com essas regras.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #2 em: 26 de Agosto de 2016, 11:12 »
A mais importante e que me costumo esquecer: O primeiro passo é desenhar a placa com as dimensões máximas que queremos usar, colocar os furos de fixação da placa (porque não é suposto ficar segura pelos fios), e depois os conetores nas posições aproximadas que os vamos querer. Só depois é que colocamos componentes e se começa o routing.

O resto mais que regras são boas práticas que vejo muitas vezes quebradas em PCBs que vejo:

Condensadores de decoupling junto aos ICs, pista de alimentação entre condensadores e IC correspondente o mais curtas e diretas possíveis. O que implica que normalmente se deve fazer primeiro o routing das alimentações. Se usar Ground Plane numa face pode-se ignorar para o GND.
Pistas de alimentação mais grossas que as de sinal. O mesmo para as de potência (motores, etc).
Evitar ângulos retos e procurar manter as pistas curtas (evitar dar a volta à placa toda).
Tentar fazer o routing todo do mesmo lado, e se não for possível tentar minimizar a distância e o número de vias.
Agrupar componentes por blocos antes de começar a fazer routing: alimentação, microcontrolador, potência. Fazer routing dos blocos e deixar para o fim a sua interligação.
Há sinais mais importantes que outros, e devemos fazer o routing de acordo com essa importância: um exemplo as ligações a um cristal oscilador, devem ser o mais curtas e diretas possíveis.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2016, 11:20 por jm_araujo »

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #3 em: 22 de Janeiro de 2017, 20:10 »
Estou a entrar no mundo da electrónica, pelo menos de uma maneira mais a fundo, à coisa de 5 meses. Tenho aprendido bastante coisas mas ao ler este tópico fiquei com a sensação que afinal nada sei  ;D

O que devo estudar para chegar ao v/ nível e conhecimento? Entendo o que foi falado neste tópico mas se me pedirem para fazer obviamente que não sei.
Aguardo a vossas dicas :)

Obrigado

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #4 em: 23 de Janeiro de 2017, 00:17 »
Vê o trabalho dos outros. Desenha muitos PCBs :), e quando terminares uma PCB, olha para ela pensa o que poderás melhorar, "nunca" fiques contente com o que conseguiste até agora. Mostra o teu trabalho e pede sugestões de melhoria.

Há uma coisa que eu faço sempre, e tenho a minha própria biblioteca de componentes em parte por causa disso. Normalmente faço coisas para montar à mão, e as ilhas (pads) dos footprints que normalmente vêm com os programas de CAD, são demasiado pequenos, dificultando a soldadura. Para manter um bom espaço livre entre pads adjacentes (no caso de throughole), uso ilhas "ovais" em vez de redondas (não são bem ovais, são rectangulares com os extremos arredondados). Passa-se coisa similar com o afastamento de pinos de certos componentes como transístores.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #5 em: 23 de Janeiro de 2017, 01:43 »
Ou 100% dos footprints SMD que estão nas datasheets, são bons para solda via reflow, para soldar á mão á sempre que dar mais 1mm ao comprimento dos pads se não é bastante mais complicado de os soldar, depois tens coisas mais próprias/pessoais, a forma como marcas o pino 1, se metes um rectângulo á volta do componente se só uns traços, consoante a densidade de componentes podes querer ter diferentes silks que não interfiram uns com os outros, e muitas outras coisas.

O que eu fazia(e faço), era pesquisar por um componente qualquer interessante, desde que não fosse SMD, sacava uma app-note e implementava o circuito de exemplo em esquema, assim entretinha-me a aumentar a minha biblioteca de componentes(com simbolo esquemático e footprint dedicado, modelo 3d, com informação decente, e com part number do fabricante, e part number para encomenda da Mouser no mínimo), depois fazia o layout, e no fim ia comparar com a devboard para ver o que o fabricante fez de diferente, em dc-dc's as devboards são sempre bom material de estudo para pensares em minimização de loop-area, interferência entre circuitos de baixa e de "alta" potência, como conseguir o melhor caminho para a pista de feedback e por ai fora.

Desenhar pcb's é para mim, uma arte, e para dominares essa arte nada melhor que praticar o máximo possivel.
Avr fanboy

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #6 em: 23 de Janeiro de 2017, 03:16 »
Para me situar,

O vocês fazem? Existe a categoria de "desenhador/projectista de pcb's" na segurança social? :)
Estou a tirar um curso de electrónica e estou interessado em saber que saídas profissionais existem.

Já agora, o que vocês fazem dá para ser feito em ambiente Linux?
Obrigado

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #7 em: 23 de Janeiro de 2017, 09:25 »
Para me situar,

O vocês fazem? Existe a categoria de "desenhador/projectista de pcb's" na segurança social? :)
Estou a tirar um curso de electrónica e estou interessado em saber que saídas profissionais existem.

Já agora, o que vocês fazem dá para ser feito em ambiente Linux?
Obrigado

Linux: http://kicad-pcb.org

Saidas profissionais:
se estudares muito para o curso, e estudares e trabalhares ainda mais em casa, dá para tudo.

"Já vi de tudo" a ser feito por pessoas com o curso de electronica, desde pessoas que tem uma loja/bar/restaurante/papelaria a gestor de empresa de água.
O Fernando Santos (treinador) tem o curso de Electronica e Telecomunicacoes.

Tenho exemplo de colegas que tiraram o meu curso de electronica e telecomunicacoes que sao cozinheiros, outros trabalharam na area de trading, outros sao "business developers".

Pessoas com curso de electronica a trabalhar em eletronica é que há muito poucas! :O

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #8 em: 23 de Janeiro de 2017, 10:37 »
Para me situar,

O vocês fazem? Existe a categoria de "desenhador/projectista de pcb's" na segurança social? :)
Estou a tirar um curso de electrónica e estou interessado em saber que saídas profissionais existem.

Já agora, o que vocês fazem dá para ser feito em ambiente Linux?
Obrigado

One man army por aqui...
Agarrar na ideia do dia, e pensar numa solução para o problema, desenhar esquema, pcb, BOM, tratar de encomendar tudo, assemblagem para pequenas quantidades ou cotar e mandar assemblar, se tiver micro, desenvolvimento de código, se não é board bring-up e siga.
Desenhar caixas em CAD, ir á sala do lado, destruir mais 3 fresas na CNC.
Rinse, repeat.

Mas eu não tenho curso  :-[
Avr fanboy

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #9 em: 23 de Janeiro de 2017, 15:21 »
Para me situar,

O vocês fazem? Existe a categoria de "desenhador/projectista de pcb's" na segurança social? :)
Estou a tirar um curso de electrónica e estou interessado em saber que saídas profissionais existem.

Já agora, o que vocês fazem dá para ser feito em ambiente Linux?
Obrigado
One man army por aqui...
Agarrar na ideia do dia, e pensar numa solução para o problema, desenhar esquema, pcb, BOM, tratar de encomendar tudo, assemblagem para pequenas quantidades ou cotar e mandar assemblar, se tiver micro, desenvolvimento de código, se não é board bring-up e siga.
Desenhar caixas em CAD, ir á sala do lado, destruir mais 3 fresas na CNC.
Rinse, repeat.

Mas eu não tenho curso  :-[

 :D 8) gostei da parte " destruir mais 3 fresas na CNC."  :D ;)

O que estudas-te, para saber fazer isso tudo?
Quero começar a construir uma placas, com um circuitos que tenho no papel. Mas não sei por onde começar. Já estive a pesquisar, sobre como fazer placas manualmente e coisas do género mas fico um pouco perdido. Não pretendo fazer na mão a impressão da placa, prefiro enviar para alguém/empresa e comprar já feito. Mas a parte do nasting e furação e assemblagem pretendo saber e fazer!

Obrigado

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #10 em: 23 de Janeiro de 2017, 15:23 »
Andei perdido uns anos pela Universidade de Aveiro, mas ...  ::) :(
E sempre tive queda para inventar.
Mas o "isso tudo" que referes não conta metade do que sei fazer, que a vida é mais que fibra de vidro e ferros de soldar.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #11 em: 26 de Janeiro de 2017, 16:00 »
Para me situar,

O vocês fazem? Existe a categoria de "desenhador/projectista de pcb's" na segurança social? :)
Estou a tirar um curso de electrónica e estou interessado em saber que saídas profissionais existem.

Já agora, o que vocês fazem dá para ser feito em ambiente Linux?
Obrigado
Eu mexo em electrónica essencialmente como hobby, a minha área de formação e praticamente onde sempre trabalhei é software.

Existe a "categoria" de "desenhador de PCBs" (no sentido de alguém que só faz layout de PCBs), mas acho que tipicamente só em grandes empresas. Por exemplo a Siemens cá tem, ou tinha. Mas penso que tens que ser licenciado. Com um "curso de electrónica" o que deves encontrar mais é reparação. Se queres desenhar (criar), provavelmente só trabalhando por conta própria.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #12 em: 26 de Janeiro de 2017, 19:32 »
Citar
Existe a "categoria" de "desenhador de PCBs" (no sentido de alguém que só faz layout de PCBs), mas acho que tipicamente só em grandes empresas. Por exemplo a Siemens cá tem, ou tinha. Mas penso que tens que ser licenciado. Com um "curso de electrónica" o que deves encontrar mais é reparação. Se queres desenhar (criar), provavelmente só trabalhando por conta própria.

mesmo. se nao fores engenheiro de electronica nao te safas a entrar para uma empresa como desenhador de pcbs exclusivamente. a menos que ja tenhas varios anos desse trabalho e tenhas uma boa cunha para entrar na empresa.

de qualquer maneira pela minha experiencia pratica cá no burgo, deverao ser muito raras as empresas que tenham pessoal exclusivamente a desenhar pcbs. a regra geral é ser engenheiro de electronica e em cada projecto desenhar tudo, o circuito electrico, o pcb, a lista de componentes a comprar, toda a parte de engenharia em torno da criaçao dum qualquer projecto.

Para se conseguir entrar nessa area de forma exclusiva sendo menos que engenheiro so mesmo por conta propria, mas ai o registo de actividade é preferivel ser o de prestaçao de serviços tecnicos. e isso é com as finanças e nao com a segurança social.

a segurança social so paga os apoios obtidos. se entrares por tua conta e risco neste mercado tens que tratar de tudo nas financas. na segurança social é so para ires la pagar o PEC ;)
se estas a pensar começar a partir do centro de emprego podes ter outros apoios.

Que é o que eu estou a fazer agora e depois de entregar toda a papelada exigida nos ultimos 4 meses, ainda me disseram ontem que a partir de agora com tudo entregue e sem nada a impedir vai demorar no maximo ate 90 dias para obter o financiamento.

;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #13 em: 26 de Janeiro de 2017, 21:10 »
mesmo. se nao fores engenheiro de electronica nao te safas a entrar para uma empresa como desenhador de pcbs exclusivamente. a menos que ja tenhas varios anos desse trabalho e tenhas uma boa cunha para entrar na empresa.

Em empresas que trabalhei, as pessoas com mais experiencia nessa area de hardware, nao tinham curso. "Tipicamente" estavam a tirar o curso, comecaram a fazer trabalhos para empresas.. e acabaram por la ficar ou serem contratadas.
Se for uma empresa pequena "familiar" (tipica PME Portuguesa) ter ou nao ter curso é pouco relevante.
Ja nas empresas maiores ja sao mais esquesitos e concordo com o LVirtual, menos na parte da "cunha" que nao conheco felizmente nenhum caso desses. Ja "networking" e saberes mostrar o que vales é outro assunto...

Nota: apesar da minha posicao é nao desvalorizar quem tem ou nao tem curso, acho importantissimo ter curso! Por favor! Acabem la o curso! :P

de qualquer maneira pela minha experiencia pratica cá no burgo, deverao ser muito raras as empresas que tenham pessoal exclusivamente a desenhar pcbs. a regra geral é ser engenheiro de electronica e em cada projecto desenhar tudo, o circuito electrico, o pcb, a lista de componentes a comprar, toda a parte de engenharia em torno da criaçao dum qualquer projecto.

Eu tambem acho que nunca vi ninguem que so "desenhasse as pistas dos PCBs", geralmente quem "desenha/faz o hardware" faz isso tudo que disseste e ainda muitas mais coisas (como por exemplo o Senso)

Ha empresas contudo que separam "so pessoas que fazem hardware" de "so pessoas que fazem firmware".
IMO nao é boa politica a nivel pessoal, em Portugal nao ha grande mercado para especializar apenas em "fazer hardware", por isso é bom que se aprenda (e bem) tambem a escrever Software!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Que regras devemos ter em conta no desenho duma PCB?
« Responder #14 em: 26 de Janeiro de 2017, 21:37 »
Acho que ter separação entre hardware e software é algo que pode ser "complicado"..
hardware e software de um sistema embedido, ou um sensor, ou um controlador/actuador de um qualquer motor, etc,etc,etc, a coisa anda sempre interligada, por vezes trocar pinos é vantajoso para simplificação da coisa, podes ter N coisas que um micro actual pode fazer com pouco ou nenhum hardware passivo adicionado sem andar a adicionar ic's especializados mais caros que requerem mais uma duzia de traços, mais uns passivos e por ai fora, separação total da coisa torna os designs rigidos e provavelmente ao fim do dia só gera sistemas mais caros e mais complexos, e depois é a integração do sistema em si, tens limitações impostas tanto pelo lado do software, como pelo lado do hardware..

Um exemplo bem simples, uns sensores sem fios que desenvolvi precisam de deep sleep para prolongar tempo de vida da bateria, e o micro tecnicamente até pode acordar por via de uma duzia de interrupts e por um timer alimentado por um clock externo, só que os pinos de interrupt que o acordam são partilhados com i2c e seriam, que por acaso até são precisos(tecnicamente podia perder uma porta uart, mas dá jeito ter uma dedicada para debug e puder pendurar mais sensores nas outras sem estar a alterar o sistema quando é preciso debug(afinal, o problema pode ser precisamente do sensor que acabámos de retirar..), portanto, sobra o timer, que é meio esquesito com os clocks, depois de um monte de pistas cortadas e meia duzia de green-wires o micro levou com o clock do rtc externo que tenho na placa, e o rtc faz-me prescale do clock, juntamente com o prescale do timer, tenho um sleep que sem andar a acordar N vezes, pode dormir sem qualquer wake-up para ir incrementado o tempo de sleep entre 100mS e meia duzia de dias.

Não acho que tenha grande sentido meter alguem literalmente a desenhar só e apenas pcb's, sem que seja uma equipa bem oleada, e que basicamente tem de saber tudinho sobre o sistema, não digo que não se faça, mas dá-me ideia que tempo perdido a fazer/receber ECO's seja prato do dia.
Avr fanboy