collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Que fonte de alimentação de bancada comprar?  (Lida 14259 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Que fonte de alimentação de bancada comprar?
« Responder #15 em: 22 de Janeiro de 2017, 18:36 »
CV - Constant voltage,ou seja em modo de fonte de tensão tem X ripple em Volts/Milivolts.
CC - Constant current, ou seja em modo de fonte de corrente tem X ripple em Amps/miliAmps.

Porque que estes valores são importantes?
A minha definição de ripple está correcta? :)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Que fonte de alimentação de bancada comprar?
« Responder #16 em: 23 de Janeiro de 2017, 01:13 »
Vamos lá ver se consigo baralhar um bocadinho :D

O ripple é qualquer ondulação relativamente periódica em cima de um sinal que nos interessa. Ou seja, podemos dizer que é uma espécie de "ruído", mas normalmente periódico, algo que nos "estraga" o sinal de interesse; do tipo, queríamos ter 5V certos, mas temos 5V mais uma ondulaçãozinha, os 5V variam periodicamente entre por exemplo 4.95V e 5.07V. Também pode ser tipo, queríamos ter uma onda em rampa de 0V a 4V, mas em cima da nossa rampa aparece uma ondulação de 85mV - esta ondulação é um ripple, que nos reduz a qualidade do sinal (a qualidade da rampa, que assim já não é uma "rampa tão perfeita").

Porque é que são importantes? Queres 5V à saída da fonte, não queres a tensão da saída a variar entre 4.6V e 5.3V. No caso de circuitos digitais a tolerância é relativamente grande (uns 10%, ou seja, para os chips digitais a 5V, 5V certos ou ondulação de 4.5V a 5.5V não afecta o funcionamento), mas para circuitos analógicos o impacto é maior. Se estás a amplificar um sinal com um transístor e a alimentação do transístor tem um ripple, esse ripple vai aparecer na saída do teu amplificador, sobreposto ao teu sinal, a "estragá-lo". Portanto, idealmente, queres um ripple nulo. Só que haverá sempre um ripple, porque é difícil livrar-mo-nos dele sem um circuito muito complexo e logo mto caro, mas também não precisamos de o eliminar completamente, basta reduzi-lo ao ponto de não causar problemas nos nossos circuitos. Se tens por exemplo um sinal de 1V de amplitude, 0.5V de ripple em cima desse sinal normalmente é muito, mas 10mV se calhar já passa despercebido - mas depende sempre da aplicação.

Nas fontes (de alimentação) lineares o ripple vem do ondular da tensão da rede eléctrica (que é uma sinusóide).
Penso que as especificações de ripple dessa fonte estão dentro do que é "normal".

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Que fonte de alimentação de bancada comprar?
« Responder #17 em: 23 de Janeiro de 2017, 03:28 »
Vamos lá ver se consigo baralhar um bocadinho :D

O ripple é qualquer ondulação relativamente periódica em cima de um sinal que nos interessa. Ou seja, podemos dizer que é uma espécie de "ruído", mas normalmente periódico, algo que nos "estraga" o sinal de interesse; do tipo, queríamos ter 5V certos, mas temos 5V mais uma ondulaçãozinha, os 5V variam periodicamente entre por exemplo 4.95V e 5.07V. Também pode ser tipo, queríamos ter uma onda em rampa de 0V a 4V, mas em cima da nossa rampa aparece uma ondulação de 85mV - esta ondulação é um ripple, que nos reduz a qualidade do sinal (a qualidade da rampa, que assim já não é uma "rampa tão perfeita").

Porque é que são importantes? Queres 5V à saída da fonte, não queres a tensão da saída a variar entre 4.6V e 5.3V. No caso de circuitos digitais a tolerância é relativamente grande (uns 10%, ou seja, para os chips digitais a 5V, 5V certos ou ondulação de 4.5V a 5.5V não afecta o funcionamento), mas para circuitos analógicos o impacto é maior. Se estás a amplificar um sinal com um transístor e a alimentação do transístor tem um ripple, esse ripple vai aparecer na saída do teu amplificador, sobreposto ao teu sinal, a "estragá-lo". Portanto, idealmente, queres um ripple nulo. Só que haverá sempre um ripple, porque é difícil livrar-mo-nos dele sem um circuito muito complexo e logo mto caro, mas também não precisamos de o eliminar completamente, basta reduzi-lo ao ponto de não causar problemas nos nossos circuitos. Se tens por exemplo um sinal de 1V de amplitude, 0.5V de ripple em cima desse sinal normalmente é muito, mas 10mV se calhar já passa despercebido - mas depende sempre da aplicação.

Nas fontes (de alimentação) lineares o ripple vem do ondular da tensão da rede eléctrica (que é uma sinusóide).
Penso que as especificações de ripple dessa fonte estão dentro do que é "normal".

Vamos lá ver se fiquei bem baralhado :)
"Ripple e ruído: CV < 1 mV (mS), CC < 3mA (mS)"
Isto significa que esta fonte tem um ruído, ripple ou ondulação do sinal de saída de 1mV e 3mA, no caso da corrente. Isto tudo em 1mSegundo?

Se T=1/F, onde T é período e F a frequência. Isto significa que vamos ter esta variação na saída da tensão e corrente 1000 vezes por segundo. Por exemplo, se a saída for de 5V, teremos na verdade 5.001V ou 4.999V.

Obrigado pela excelente explicação :)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Que fonte de alimentação de bancada comprar?
« Responder #18 em: 26 de Janeiro de 2017, 15:53 »
"Ripple e ruído: CV < 1 mV (mS), CC < 3mA (mS)"
Isto significa que esta fonte tem um ruído, ripple ou ondulação do sinal de saída de 1mV e 3mA, no caso da corrente. Isto tudo em 1mSegundo?
Não sei o que é esse mS, mas "segundo" não é, porque a abreviatura da unidade segundo é um "s" minúsculo. Um "S" maiúsculo é outra unidade, o Siemens, que não faz sentido neste contexto. Pelas especificações dadas só sabes que a oscilação, o desvio da tensão de saída (normalmente quando a corrente é relativamente constante) não excede esse valor (1mV de amplitude, pode ser para baixo ou para cima relativamente ao valor desejado).
Existe uma relação do ruído com frequência, mas é algo que não estou habilitado a comentar, tem a ver com a largura de banda contida no ruído. Em termos muito simples, a duração mínima dos "pulsos" de ruído. Eles teriam que especificar qual é a largura de banda utilizada na medição do ripple/ruído (embora o ripple neste caso provavelmente se refira apenas ao ripple de 100Hz derivado da rede eléctrica). De qualquer forma não tens que te preocupar com isso; quando tiveres, saberás.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2017, 15:55 por Njay »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Que fonte de alimentação de bancada comprar?
« Responder #19 em: 07 de Julho de 2017, 07:28 »
Desculpem lá voltar aqui mas, no mês passado ia finalmente comprar a KA3005D na reichelt mas ficou esgotada, agora só no final deste mês. Entretanto vi que existe outra loja na Suiça mais ou menos o mesmo preço (os portes são mais baratos ligeiramente): https://www.distrelec.biz/en/laboratory-power-supply-ch-30-vdc-rnd-lab-rnd-320-ka3005d/p/30061863

Alguém conhece ou já comprou nesta loja?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Que fonte de alimentação de bancada comprar?
« Responder #20 em: 07 de Julho de 2017, 08:25 »
Acho que a Suíça paga alfândega!

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Que fonte de alimentação de bancada comprar?
« Responder #21 em: 07 de Julho de 2017, 21:52 »
mS nao é uma abreviatura pra VRMS e ARMS?

mas pesquisando melhor parece que é como o njay diz, condutância electrica siemens que é o inverso da resistencia eléctrica=A/V [ohm-1]
"The conductance of a resistor with a resistance of five ohms, for example, is (5 Ohm)-1, which is equal to 200 mS."
« Última modificação: 07 de Julho de 2017, 21:55 por Hugu »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Que fonte de alimentação de bancada comprar?
« Responder #22 em: 07 de Julho de 2017, 22:42 »
Acho que acertaste Hugo, mas depois escorregaste ao dar o teu golpe de google-fu.

Vendo uma specsheet da net: http://www.powersafe.it/pdf/NG-1620BL.pdf
Citar
 
Restwelligkeit: CV = < 1 mV(rms) CC = < 5 mA (rms)


Restwelligkeit é ripple em alemão.

Quem meteu isso na Castro era sopinha de massa e comeu os RR  ;D
« Última modificação: 07 de Julho de 2017, 22:50 por jm_araujo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Que fonte de alimentação de bancada comprar?
« Responder #23 em: 08 de Julho de 2017, 10:32 »
Sobre a RND 320-KA3005D, há este site alternativo na Alemanha. Se a fonte vier da Alemanha não haverá encrencas alfandegárias.

https://www.distrelec.de/en/laboratory-power-supply-ch-30-vdc-rnd-lab-rnd-320-ka3005d/p/30061863?no-cache=true

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Que fonte de alimentação de bancada comprar?
« Responder #24 em: 01 de Agosto de 2017, 10:52 »
Eu estou a pensar arranjar uma fonte ATX aí com uns 300W.
Como tenho algum receio de embarcar no corte e costura necessário para separar as várias voltagens estou a pensar usar uma plaquinha onde se liga diretamente a ficha ATX (24 pinos) e já se obtém os 3.3v, +12v e -12v (bom para os opamps).
Adicionalmente estava a pensar agarrar uma das linhas de 12V (provavelmente na ficha de 4 pinos que num PC seria ligada ao CPU) e ligar a um buck/boast converter para ter voltagem regulável a até CV e CC.

Como não me apetece pegar fogo à casa e eu não percebo muito disto estava a pensar meter fusíveis no máximo de 5A para os 3.3V e +12V.
A parte complicada é depois arranjar uma caixa onde montar isto. Estava a pensar numa caixa de vinhos (madeira) mas não sei se consigo fazer alguma coisa decente.
É claro que cada fonte têm características próprias relativamente ás correntes disponíveis em cada circuito, mas para o que eu quero não devo ter grande dificuldade em encontrar qq coisa aí pelos 30€.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Que fonte de alimentação de bancada comprar?
« Responder #25 em: 01 de Agosto de 2017, 11:00 »
Eu fiz umas placas para usar com fontes ATX de PC: https://sites.google.com/site/grcbyte/electronica/benchtop-ps

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Que fonte de alimentação de bancada comprar?
« Responder #26 em: 01 de Agosto de 2017, 13:00 »
Eu fiz umas placas para usar com fontes ATX de PC: https://sites.google.com/site/grcbyte/electronica/benchtop-ps

Têm bom aspeto.
Provavelmente melhores que aquela que estou a pensar comprar, que é http://www.ebay.com/itm/142290714154
Mas, em ambos os casos gostaria que as saídas fossem em terminais com parafusos para dar mais liberdade relativamente ao posicionamento dos terminais de banana.

Posso perguntar se estás a vender essas placas já montadas e se sim, por quanto ?

Obrigado
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Que fonte de alimentação de bancada comprar?
« Responder #27 em: 01 de Agosto de 2017, 15:26 »
@Vasco, a fonte ATX fica-te a custo zero ou quase perto disso?
É que se tiveres de comprar uma fonte ATX, aí já compensa veres outras alternativas pois ficas mais bem servido (ex.: fontes lineares com CC/CV). A desvantagem é que tipicamente terás uma corrente de saída mais limitada (3-5A) se não aumentares o orçamento, mas para quem tem como hobbie a electrónica, raramente precisa de uma corrente maior do que essa nos seus circuitos.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Que fonte de alimentação de bancada comprar?
« Responder #28 em: 01 de Agosto de 2017, 23:02 »
@Vasco, a fonte ATX fica-te a custo zero ou quase perto disso?
É que se tiveres de comprar uma fonte ATX, aí já compensa veres outras alternativas pois ficas mais bem servido (ex.: fontes lineares com CC/CV). A desvantagem é que tipicamente terás uma corrente de saída mais limitada (3-5A) se não aumentares o orçamento, mas para quem tem como hobbie a electrónica, raramente precisa de uma corrente maior do que essa nos seus circuitos.

Tenho por aqui umas quantas ATX e ainda algumas mais antigas. Mas já têm todas tantas horas de voo que estava a pensar comprar uma nova, até porque certamente as de hoje devem ser (digo eu) mais eficientes que as de há 10 anos.
A grande vantagem que vejo neste tipo de solução é que posso ter as várias voltagens disponíveis ao mesmo tempo. Se fosse usar uma fonte linear + buck/boost converter só teria a saída do converter (mais a voltagem incial, eventualmente).
Com uma destas teria 3.3v 5v, +12V e -12V tudo ao mesmo tempo mais um circuito de 12V para meter num buck/boost, algo como este: http://www.ebay.com/itm/400873719224 se bem que este não tem lá muito bom aspeto, este já parece melhor: http://www.ebay.com/itm/331681031930
Ou mesmo um daqueles que têm um display OLED como o http://www.ebay.com/itm/182462594377, se bem que esse já ía custar mais que a fonte ATX. :-)

Por outro lado, julgo que as fontes lineares têm menos ruído elétrico que as comutadas mas também aquecem mais.
É tudo uma questão de decidir o que é mais importante para cada um. No nível de conhecimento em que estou (rasteirinho) é mais importante a flexibilidade. Quanto ao power... só se for para brincar com leds :-D

Obrigado
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.