collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Eagle - a discussao do momento  (Lida 6831 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Eagle - a discussao do momento
« em: 21 de Janeiro de 2017, 19:57 »
Trago para aqui a "discussao do momento" relativamente as novidades do Eagle.

Apos a aquisicao pela Autodesk, esperava-se novidades a ver como ia ser o modelo de negocio que iam adoptar para o Eagle e aqui está a novidade:

http://www.autodesk.com/products/eagle/blog/the-new-eagle-subscription-has-landed/

O modelo passa a ser de subscricao anual.

Ha uma grande manifestacao de revolta um pouco por todos os foruns.

Qual a reaccao dos utilizadores deste forum?
Estao a usar o Eagle profissionalmente? Já discutiram este novo modelo na vossa empresa?
Vao mudar de software? Se sim para qual?


Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Eagle - a discussao do momento
« Responder #1 em: 21 de Janeiro de 2017, 20:03 »
Uso o Kicad, mas cheira-me que esta "revolta" nao vai ser só nas empresas... nas universidades também! Muito pessoal usa o eagle..
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Eagle - a discussao do momento
« Responder #2 em: 21 de Janeiro de 2017, 20:59 »
Uso o Kicad, mas cheira-me que esta "revolta" nao vai ser só nas empresas... nas universidades também! Muito pessoal usa o eagle..

Nao investiguei muito, porque tambem uso o KiCad, mas abrindo o site continua a haver uma versao free:
http://www.autodesk.com/products/eagle/free-download

e outra para educacao:
http://www.autodesk.com/education/free-software/eagle

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Eagle - a discussao do momento
« Responder #3 em: 21 de Janeiro de 2017, 22:57 »
I couldn't care less... (uso o KiCAD, sim). Acho que o KiCAD vai ter uma vaga de novos utilizadores.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Eagle - a discussao do momento
« Responder #4 em: 22 de Janeiro de 2017, 11:50 »
I couldn't care less... (uso o KiCAD, sim). Acho que o KiCAD vai ter uma vaga de novos utilizadores.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Eagle - a discussao do momento
« Responder #5 em: 22 de Janeiro de 2017, 14:45 »
A minha universidade tem uma parceria com a autodesk e temos todos os softwares deles grátis.

Quando soube da "venda" do eagle à autodesk esperei um pouco ((tinha acabado de instalar o lição).
É que eu uso fusion 360 para desenho 3D e provavelmente iriam integrar tudo e com a parceria da minha universidade deixava de recorrer a pirataria...

Ora a versão student não tem tudo, como por exemplo o autoroute...
E mesmo o ID3 ainda não está assim tão fácil de usar.
O que me prende ao eagle (a mim e a todos os outros que conheco que fazem PCB's, um deles já passou por proteus altium e acabou no eagle) é a quantidade de componentes já feitos.
Mas a gestão das livrarias existentes é um autêntico suplício e poderiam melhorar isso.

O kicad estou a ponderar experimentar depois da época de exames.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Eagle - a discussao do momento
« Responder #6 em: 22 de Janeiro de 2017, 16:39 »
E tambem não ter auto-route não é problema, porque ter hábito de usar essas desgraças só resulta em pcb's horriveis.
Avr fanboy

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Eagle - a discussao do momento
« Responder #7 em: 22 de Janeiro de 2017, 17:17 »
E tambem não ter auto-route não é problema, porque ter hábito de usar essas desgraças só resulta em pcb's horriveis.

+1
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Eagle - a discussao do momento
« Responder #8 em: 22 de Janeiro de 2017, 20:20 »
O que me prende ao eagle [...] é a quantidade de componentes já feitos.

A nocao que tenho, pelo que vi com as pessoas que trabalhei e o que vejo nos foruns, geralmente os hobistas / individuais / pequenas empresas é que dao mais valor a bibliotecas ja feitas.
Muitos outros e principalmente grandes empresas ou empresas que implementem as suas proprias regras, terminam por criarem as suas proprias bibliotecas internas e sempre que precisam, tem de criar um componente novo.
Nestes casos os softwares que permitem uma melhor gestao das bibliotecas sao mais valorizados.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Eagle - a discussao do momento
« Responder #9 em: 23 de Janeiro de 2017, 01:48 »
Até me escapou essa, as bibliotecas do Eagle são digamos que horriveis, e as tipicas da Adafruit, Sparkfun e Dangerous Prototypes tambem não são assim nada de especial, são uma óptima base, mas eu em pouco tempo estava a fazer os meus componentes/biblioteca pessoal, a minha do Eagle deve ter perto de 200 componentes e a do Altium já passou disso.
Avr fanboy

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Eagle - a discussao do momento
« Responder #10 em: 25 de Janeiro de 2017, 17:45 »
Parece-me bem!
Continua a existir uma versão free, até com mais uma schematic sheet disponivel (2).
O EagleCAD estava estagnado ha uns bons anos e com a aquisição e novo pricing parece-me haver condições para novas features, ha muito desejadas. É bom para eles porque entra mais guito, é bom para o cliente que tem updates gratuitos e o valor da subscrição para quem usa profissionalmente parece-me bem razoavel (principalmente da versão Standard). No fundo, um modelo mais sustentável.

Também gosto do KiCAD principalmente por ser uma ferramenta open source e ter a qualidade que tem. Porém, lá está, não havendo guito, novas features ficam à mercê da boa vontade dos utilizadores (como é o caso do KammutierSpule, props para ti!! :D)

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Eagle - a discussao do momento
« Responder #11 em: 25 de Janeiro de 2017, 20:30 »
Parece-me bem!
Continua a existir uma versão free, até com mais uma schematic sheet disponivel (2).
O EagleCAD estava estagnado ha uns bons anos e com a aquisição e novo pricing parece-me haver condições para novas features, ha muito desejadas. É bom para eles porque entra mais guito, é bom para o cliente que tem updates gratuitos e o valor da subscrição para quem usa profissionalmente parece-me bem razoavel (principalmente da versão Standard). No fundo, um modelo mais sustentável.

Faz sentido o teu raciocinio, .. se o Eagle (Autodesk) quiser ir para o mercado mais "profissional", teria de melhorar o seu modelo de negocio (e aumentar o preco que tinha talvez)
Nota: nao conheco o Eagle, à mais de 10 anos que nao o uso para fazer algo, por isso nao sei que features ainda lhe faltarao, nao posso comentar.

Também gosto do KiCAD principalmente por ser uma ferramenta open source e ter a qualidade que tem. Porém, lá está, não havendo guito, novas features ficam à mercê da boa vontade dos utilizadores (como é o caso do KammutierSpule, props para ti!! :D)

Obrigado!

Nao sou conhecedor aprofundado no desenho e fabrico de PCBs, mas imagino que pouca coisa tenha mudado no essencial desde que se desenham PCBs.
Digo isto no sentido que para a maioria das pessoas, e por todos os sitios que vi onde se desenvolvia hardware, o KiCad mais do que servia os propositos do que se fazia, apesar de as empresas insitirem em usar os softwares (piratados ou) com 1 licencas para a empresa partilhada (usar à vez) e sem updates com SW sempre a crashar...

A maioria das novas features que aparecerem IMO serao acessorias (ao desenho de PCBs) ou serao do ponto de vista de melhorar a utilizacao / servicos web, etc.
Ha coisas que acho que o KiCad nunca vai ter (eg: desenho PCBs flexivel, validacao 3D mecanica.. outras coisas que pode ter mas mais dificilmente: integracao com base de dados para gestao de bibliotecas... ou outras coisas que desconheco), mas se calhar os outros Softwares que existem no mercado tambem nao irao ter, devido ao enorme esforco de desenvolvimento necessario.

O KiCad, como dizes (mas tirando 1 ou 2 excepcoes: quem trabalha no CERN é um trabalho full time), apenas é desenvolvido pela boa vontade (ou interesse, melhor dizendo) das pessoas, as coisas aparecem porque alguem precisava ou lhe apeteceu fazer.
Existem varios updates no codigo diariamente:
https://code.launchpad.net/~kicad-product-committers/kicad/+git/product-git/+ref/master
É possivel que a nivel de desenvolvimento o resultado seja identico a outros softwares (com equipas fulltime fixas).

O que o KiCad nao tem é gestao do producto e "customer support".
O team leader controla apenas um roadmap de desenvolvimento, mas nao ha nenhuma preocupacao com o que os "clientes" querem ou se chateiam (a nao ser bugs) ou preocupacao com coisas basicas como "interface com o utilizador" que nao fazem sentido e assustam utilizadores.
.. assim ha coisas no KiCad que "metem medo ao susto" e afastam utilizadores.

Pessoalmente falando, se nunca tiverem usado (convenientemente e regularmente) outro software de PCBs, dificilmente vao encontrar algum problema no KiCad! :D