collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Kicad - Modelos 3D  (Lida 7981 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Kicad - Modelos 3D
« em: 22 de Janeiro de 2017, 15:47 »
Ora viva,

Para quem está a começar no KiCAD, que conselhos deixam? E quanto aos modelos 3D, costumam usar alguns repositórios para importar a bonecada?

thanks
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2017, 15:50 por beirao »
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Kicad - Modelos 3D
« Responder #1 em: 22 de Janeiro de 2017, 16:38 »
Para modelos 3d, primeira paragem é o 3dcontentcentral, é fazer conta e podes fazer downloads livremente em 20 e tal formatos diferentes para cada modelo.
Depois, fichas, conectores, suportes de pilhas e afins, se usares de marcas tipo Tyco/TE, Molex, e por ai fora têm modelos 3d de todo o catalogo para download.
Avr fanboy

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Kicad - Modelos 3D
« Responder #2 em: 22 de Janeiro de 2017, 17:16 »
Também já conhecia o 3dcontentcentral, sem dúvida é um repositório sem fim :)

Outra dúvida.. porquê que quando tento modificar um footprint ele diz que nao é possivel e indica um caminho do github? Teoricamente ao instalar o software ele descarrega as bibliotecas e a partir daí trabalho nos ficheiros locais, porquê que ele aponta para o github (onde estão todas as bibliotecas) ? Tenho de ir às definições e alterar o path das mesmas?
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Kicad - Modelos 3D
« Responder #3 em: 22 de Janeiro de 2017, 20:33 »
Eu uso a versao "build from source" do KiCad.
Recomendo que uses a versao de desenvolvimento para teres a mais recente versao do 3D-Viewer que tem suporte para STEPs.

Se usares o Windows, podes instalar uma "Nightly build":
http://downloads.kicad-pcb.org/windows/nightly/

Se vais trabalhar com 3D, recomendo tambem dares uma olhada nesta tool:
https://sourceforge.net/p/kicadstepup/wiki/Home/
https://sourceforge.net/projects/kicadstepup/files/latest/download

...principalmente se quiseres converter STEPs em WRLs.. ou usar a versao antiga do KiCad.

Outros repositorios de componentes 3D para o KiCad:
https://github.com/easyw/kicad-3d-mcad-models
http://smisioto.no-ip.org/elettronica/kicad/kicad-en.htm

O proprio KiCad tem uma biblioteca (algumas copiadas do sites acima) de componentes 3D, mas eu nao recomendo porque os materiais nao estao correctos o que da maus resultados com o render.


Também já conhecia o 3dcontentcentral, sem dúvida é um repositório sem fim :)

Outra dúvida.. porquê que quando tento modificar um footprint ele diz que nao é possivel e indica um caminho do github? Teoricamente ao instalar o software ele descarrega as bibliotecas e a partir daí trabalho nos ficheiros locais, porquê que ele aponta para o github (onde estão todas as bibliotecas) ? Tenho de ir às definições e alterar o path das mesmas?

Eu so experimentei essa feature uma vez, como eu nao uso as bibliotecas do KiCad e uso as minhas nunca tive esse problema.
Mas parece-me a mim que, ele nao te deixar editar os ficheiros, porque isso é um repositorio ?

A minha recomendacao é que cries e uses as tuas proprias bibliotecas, mais tarde ou mais cedo é o que vais fazer.
Se nao quiseres, podes sempre criar a tua pasta de bibliotecas e copiar de outras (online) para a tua pasta em vez de usar bibliotecas inteiras de outros.


Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Kicad - Modelos 3D
« Responder #4 em: 23 de Janeiro de 2017, 07:51 »
Na minha opinião, o melhor que podes fazer é fazeres a tua própria biblioteca.
Para os modelos 3D, se quiseres perder algum tempo, usa o wings3d para fazeres a tua biblioteca 3D ou para alterares modelos já feitos (deve haver mais programas que possas usar mas, de momento,desconheço), por exemplo, neste site http://smisioto.no-ip.org/elettronica/kicad/kicad-en.htm tens modelos já feitos em formato .wings que podes importar para o wings3d e alterares ao teu gosto.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Kicad - Modelos 3D
« Responder #5 em: 23 de Janeiro de 2017, 21:06 »
Obrigado pelas respostas!

Mais uma pergunta: porquê que quando importo um modelo 3D (vrml) do 3dcontentcentral e uso no KiCAD, tenho de usar uma escala meio esquisita? (380 ou algo parecido)... é que nem vejo grande relação desse numero com nada.... :/
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Kicad - Modelos 3D
« Responder #6 em: 23 de Janeiro de 2017, 22:12 »
Será 394?
Se for eu sei de onde deve vir.

1" = 25.4mm
1mm= 0.03937"

A ordem de grandeza vêm do multiplo dessas unidade que foi usado...

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Kicad - Modelos 3D
« Responder #7 em: 23 de Janeiro de 2017, 22:19 »
E' o que diz o @jm_araujo
O formato VRML nao tem unidades, entao foi estabelicido "historicamente no kicad" que as unidades eram 1 inch (ou mils? ou nao sei agora ao certo a conversao.)

De qualquer das formas, nao recomendo usar os ficheiros VRML que o 3dcontentcentral exporta, pois nao vem com "qualidade" (a culpa nao é do KiCad neste caso, é do exporter do site).
A melhor maneira (fluxo) para mim será tira-los em STEP e usar a StepUp tool (+ o FreeCad) para ter a melhor qualidade e ajustares os materiais do modelo (ele faz logo a conversao para essa escala tambem, por isso nao precisas depois de colocar à mao)

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Kicad - Modelos 3D
« Responder #8 em: 23 de Janeiro de 2017, 22:22 »
Hum bem visto esse valor ;) Só tinha pensado nos 2.54 e afins...  :o

Do que usei os ficheiros VRML ainda são bons o suficiente...mas vou experimentar essa solução que indicas ;)

Thanks!
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Kicad - Modelos 3D
« Responder #9 em: 24 de Janeiro de 2017, 08:54 »

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Kicad - Modelos 3D
« Responder #10 em: 08 de Abril de 2017, 19:49 »
Viva,

reabrindo o tópico com uma nova pergunta: costumam exportar as PCBs em 3D? Como fazem para exportar em .step?

Estou a usar a ferramenta que foi sugerida anteriormente, StepUp, mas essa não exporta as layers da PCB (cobre, silkscreen, etc) apenas a PCB e os modelos 3D dos componentes. Por outro lado, esta https://sourceforge.net/projects/eaglepcb2freecad/ exporta as layers e a PCB mas os modelos 3D têm de estar dentro do software de desenho (o Freecad por exemplo).

Como fazem? Obrigado!
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Kicad - Modelos 3D
« Responder #11 em: 09 de Abril de 2017, 18:12 »
Eu nunca usei o StepUp para exportar nem o proprio KiCad. Supeito que nenhum de para exportar os layers em algum formato 3D.
So exportam os edge cuts do PCB (o substrato)

A unica soluçao que estou a pensar, muito manual, era exportares os layers de alguma maneira e de outra maneira criares (extrudir) para 3D. A que estou a pensar e ja fiz, é exportar para SVG, importar o SVG com o FreeCAD (ou outro) para um Sketch e extrudir.

Mas isto nao é uma soluçao CAD.

Outra possivel solucao mas depende do software que estas a usar, era exportar os layers para imagem (textura) e aplicar aos planos que criares depois em 3D.
Esta soluçao é mais indicada se estiveres interessado em renderizar com softwares tipo Blender.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Kicad - Modelos 3D
« Responder #12 em: 10 de Abril de 2017, 21:00 »
Obrigado pela resposta.

O que tenho feito é exportar com o StepUp para o FreeCAD (exporta a PCB e os componentes 3D). Se quiser meter a coisa mais realista, abro a PCB (ficheiro xxxxx.kicad_pcb) no FreeCAD com a eaglepcb2freecad e depois junto à PCB que saiu do StepUp com os modelos...

É que ter a PCB com os componentes dá jeito para a questão mecânica/física dos equipamentos
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Kicad - Modelos 3D
« Responder #13 em: 27 de Abril de 2017, 09:31 »
Olá,

Quando falam em fazer as próprias bibliotecas significa desenhar os componentes todos à mão? Para além do desenho individual é adicionar a essas bibliotecas componentes já feitos que vão encontrando nas bibliotecas dos outros?

Obrigado

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Kicad - Modelos 3D
« Responder #14 em: 27 de Abril de 2017, 11:31 »
Olá,

Quando falam em fazer as próprias bibliotecas significa desenhar os componentes todos à mão? Para além do desenho individual é adicionar a essas bibliotecas componentes já feitos que vão encontrando nas bibliotecas dos outros?

Obrigado

Acho que respondi mais o menos aqui:

A minha recomendacao é que cries e uses as tuas proprias bibliotecas, mais tarde ou mais cedo é o que vais fazer.
Se nao quiseres, podes sempre criar a tua pasta de bibliotecas e copiar de outras (online) para a tua pasta em vez de usar bibliotecas inteiras de outros.

Seja qual for o processo, fazer tudo de novo ah mao ou copiar de bibliotecas ja existentens esquematicos/footprints/modelos3D/etc
o importante é que ao adicionares esse novo "componente" o valides como correcto.

O contrario seria usares componentes que nao foram validados por ti e nao estao conforme os teus requisitos ou o pior é o footprint do componente nao bater certo depois com o componente real (como ja me aconteceu)

Nao podes usar cegamente componentes que nao validaste ou poderas ficar com PCBs inutilizados depois de os mandar fazer :/

Mesmo para o 3D, podem haver modelos 3D componentes que fazem "match" no footprint.. mas nao sao exactamente o componente que la vais meter. É necessario sempre confirmar com a datasheet que é mesmo esse footprint / modelo 3D.