collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Apresentação  (Lida 2366 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rvc86

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Apresentação
« em: 28 de Março de 2014, 14:58 »
Antes de mais, olá a todos!

Chamo-me Rui, não percebo nada de electrónica ou robótica, mas dou uns toques em programação :P

Eu vinha aqui pedir-vos ajuda. Não tenho a certeza se posso pedir aqui no forum das apresentações mas aqui vai, espero que não haja problema :P

Eu queria aprender a programar micro-controladores para controlar leds, mas não queria estar a gastar muito dinheiro, pelo menos no inicio enquanto aprendo.

Inicialmente estive a ver as placas Arduino mas parece ter coisas a mais, e dá-me a ideia que compro aquilo, abro o Arduino IDE, faço os tutoriais, meto os leds a piscar, mas em termos de conhecimento fico quase na mesma.

Depois encontrei o Teensy que parece ser menos completo. O que para aprender seria melhor, pois já teria que comprar uma breadboard, fios, resistencias, etc.. e montá-los.

Mas não tenho bem a certeza se deveria começar por aí, ou se existe alguma coisa mais indicada.

E lá mais para a frente queria aprender a montar sistemas comprando os componentes separados. Processador, memórias, portas I/O, adicionar sensores, etc..

Por isso não sei bem por onde começar.

Se me pudessem dar algumas sugestões era muito fixe :P

Obrigado.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Apresentação
« Responder #1 em: 28 de Março de 2014, 15:09 »
Bem vindo ao fórum, não sei se devemos seguir com a discussão aqui na secção das apresentações, se devias criar um tópico noutro lado.

Mas acho que vou já divagar um bocadinho..

O teensy usa exactamente o mesmo IDE que o do Arduino, até o Teensy 3 que usa um micro da Freescale continua a usar o mesmo IDE sendo a transição de arduinos com atmegas para teensy 3 é completamente transparente para o utilizador.

Num arduino também não montas as coisas na placa, e uma bread board dá sempre jeito para montar os componentes, logo não é por usares isto ou aquilo que não aprendes ou aprendes mais ou menos.

Depois, quando dizes leds, falas em leds de 5mm ou smd, com 10 ou 20mW ou falas em led's multi-watt, é que são coisas muito distintas.

Usando um Arduino tens uma pequena vantagem, que é o facto de tanto software como hardware estarem provados, logo é ligar no pc e tens a certeza que funciona, podes enveredar por mil caminhos diferentes, uns com mais, outros com menos trabalho e com resultados mais ou menos instantâneos, e se não queres usar um arduino, podes comprar um atmega com um bootloader e um cabo usb serial e fazer um breaduino, assim nem sequer compras nenhuma placa por assim dizer e tens tudo pendurado numa breadboard, eu pessoalmente tenho uma relação amor-ódio com breadboards e muito raramente uso tal coisa.
Avr fanboy

Offline rvc86

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Re: Apresentação
« Responder #2 em: 28 de Março de 2014, 15:38 »
Obrigado pelo input :D

Então vou criar o posto no forum Iniciantes ou Questões, porque tenho mais umas perguntas para fazer :P

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Apresentação
« Responder #3 em: 28 de Março de 2014, 22:12 »
Bem-vindo e bos sorte com os teus LEDs :)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Apresentação
« Responder #4 em: 29 de Março de 2014, 02:26 »
Bem-vindo.

Qto à iniciaçao por mim terias de começar a comprar/arranjar o seguinte material:

1x breadboard de 830contactos
leds standard ou de alto brilho de 5mm
um pack de fios jumper macho-macho para as ligaçoes ou entao fios de um cabo de rede
Resistencias
uma pilha de 9V e um cabo conector prá pilha de 9V
um regulador de tensao 5V
um atmega328
uns condensadores
um diodo
um cristal
e tvz uns shift-registers (74HC595) se quiseres controlar muitos leds..


e tentavas montar este circuito e podias começar a programar o atmega (na vez do atmega, podes usar um pic)