collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Ligar Células de Lithium  (Lida 20437 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ligar Células de Lithium
« Responder #15 em: 18 de Outubro de 2016, 12:33 »
Já agora, em Português é lítio :)

Como já aqui foi referido é importante vigiar a tensão individual de cada uma e parar a descarga quando alguma vai abaixo de um mínimo, especialmente em células usadas e/ou de fornadas diferentes. Quando comprares equipamento de carga/monitorização, tem também em mente que há várias "variantes" de células de lítio e os valores mínimos e máximos de tensão podem ser diferentes.

http://batteryuniversity.com/learn/article/types_of_lithium_ion

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Ligar Células de Lithium
« Responder #16 em: 18 de Outubro de 2016, 12:49 »
Lítio  ;D

Então mas achas arriscado controlar as células com uma placa destas? Isto são baterias de portáteis e queria de alguma forma utilizá-las mas sem riscos..

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ligar Células de Lithium
« Responder #17 em: 18 de Outubro de 2016, 13:24 »
Normalmente as células usadas nos portáteis costumam ser de alta densidade energética, variantes com Co(balto). A LiFePO4 (3.2 - 3.3V nominal), que tem um intervalo de tensão muito diferente das Co (3.6 - 3.7V nominais) e outras de maior densidade, é usada mais em veículos eléctricos pela sua superior segurança intrínseca, não deves apanhá-la em portáteis ou gadgets.
De qualquer maneira, com a mudança constante que há no mundo, como é óbvio não assino nada disto por baixo :)

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Ligar Células de Lithium
« Responder #18 em: 18 de Outubro de 2016, 18:55 »
 :)  Vou comprar umas placas daquelas para monitorizar as baterias.


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ligar Células de Lithium
« Responder #19 em: 18 de Outubro de 2016, 19:24 »
Se as células tiverem marca/modelo escrito, é uma questão de procurares a datasheet.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Ligar Células de Lithium
« Responder #20 em: 18 de Outubro de 2016, 20:32 »
OK,

as ICR18650-22F Samsung têm: http://www.tme.eu/en/Document/71b610093f14a53a8417944008628183/ICR18650-22F.pdf


as lgdas31865 não encontrei muita info:
Specifications:
• Nominal Voltage: 3.7 (V)
• Nominal Capacity (min.): (mAh)
• Nominal Capacity (typ.): 2200 (mAh)
• Diameter: 18.35 (mm)
• Height: 65.10 (mm)
• Approx.Weight: (g)
Neste site dizem que a Max Discharge current é de 3225mA, nan sei se acredite  :P

Para as primeiras, uma placa que limite o consumo a 2\3A, de 2.5V-4.2V, algo tipo:

Over charge voltage: 4.25±0.05V
Over charge release voltage:4.23±0.05V
Over discharge voltage:2.54±0.1V
Maximal continuous charging current: 2A
Maximal continuous Discharging current: 2A
Over current protection: 3A


Deve funcionar certo?
« Última modificação: 18 de Outubro de 2016, 20:43 por almamater »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ligar Células de Lithium
« Responder #21 em: 18 de Outubro de 2016, 21:10 »
Se fores mais conservador nas tensões máxima e mínima e correntes de carga e descarga, elas duram mais e acomodas melhor células com minimos/máximos ligeiramente diferentes. Já usei aquela placa carregador que meteste lá atrás (a azul, baratucha), e ela tem uma resistência para controlar a corrente de carga, na datasheet diz qual é a configuração de fábrica. Podia ser interessante, se possível, substituí-la por um pot para controlar a corrente de carga (ou selector com 3 ou 4 correntes fixas).

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: Ligar Células de Lithium
« Responder #22 em: 18 de Outubro de 2016, 22:30 »
nao é necessario POT, aquela placa limita a corrente conforme a voltagem da celula.
é so alterar a resistecia para o maximo que queres, ou simplesmente usar um carregador que nao te mais do que o que queres ;)



Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Ligar Células de Lithium
« Responder #23 em: 19 de Outubro de 2016, 07:43 »
Quanto ao carregamento é na boa, uso aquela placa com um transformador de 500mA :) na carga não deve haver problema.

A preocupação era se podia ligar os GND de ambos os 'packs', que já sei que sim e relativamente à monitorização individual ou ligadas em série com aquelas placas que referi. Penso que não haverá problema se a placa tiver as mesmas características que a bateria, nomeadamente os pontos:

Over discharge voltage
Maximal continuous Discharging current
Over current protection

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Ligar Células de Lithium
« Responder #24 em: 19 de Outubro de 2016, 11:11 »
Se bem que não é assim tão simples.. as placas BMS que encontro nos ebay´s é tudo com "Over discharge voltage:2.54±0.1V" e eu queria que aos 3.0V corta-se logo.

Aqui ninguém usa baterias deste tipo? Como fazem para controlar as mesmas quando estão a ser utilizadas em projectos?
« Última modificação: 19 de Outubro de 2016, 11:23 por almamater »

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: Ligar Células de Lithium
« Responder #25 em: 19 de Outubro de 2016, 13:39 »
eu uso algumas, só é pena nao arranjar stock a bom preço.
aqui tenho umas 20 em paralelo!
quando ligo a um carregador de 700mah fica 48H a carga na boa ;D

para o caso de uma célula individual (ou varias em paralelo) costumo usar essa placa ou entao a evolução que faz um corte, em ultimo caso (2.5V também  :-\ ). mas tento ser eu a cortar (no video o ESP8266 corta aos 3v)

varias células em serie, faço como se fosse lipo, fixa de carga e balanceamento. imax para carregar e balancear e um alarme das lipo na utilização.

no caso de celulas usadas em serie é preciso ter cuidado a fazer o pack, podes ter um par de celulas que uma esta com 500 e outra com 1500 e no fim da asneira.

nao facilitar com estas brincadeiras, ha dias uma celula que estava completamente morta derreteu-me em cima da mesa de trabalho, cuspiu aquilo tudo, nao sei como nao rebentou.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Ligar Células de Lithium
« Responder #26 em: 19 de Outubro de 2016, 14:24 »
Depois de as carregares, como as vais controlando (qdo estão em utilização)?

P.S.: Derreteu sem mais nem menos? Eu guardo as minhas com carga numa caixa (cartão), o melhor é arranjar uma caixa de metal.

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: Ligar Células de Lithium
« Responder #27 em: 19 de Outubro de 2016, 15:17 »
células em serie tens de meter um alarme lipo, já uma altura meti aqui um video do youtube a explicar uma maneira simples e segura. (tenho um caso de 3S que o conversor falhar aos 9.5V, e como as celulas estao a descarregar certinhas ainda nao fiz nada, so cargas sempre com o balancer ligado. mas é um risco)

single cell, tenho o esp8266 a desligar e hibernar ou entao a placa em ultimo recurso corta aos 2.5
pequenas brincadeiras que sei que nunca a iram descarregar nem ligo a isso  ;D

sim, assim do nada cheguei la de manha e estava tudo uma miséria cheio de nhanha a volta e pelo polo positivo cuspiu para tudo a frente... a célula estava morta e tinha-lhe feito uns ciclos dias antes. muito cuidado com as brincadeiras. eu faço umas quantas cargas descargas antes de usar alguma.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Ligar Células de Lithium
« Responder #28 em: 20 de Outubro de 2016, 12:34 »
Acho que a Samsung não viu bem como tratar as baterias de lítio :P


Vou comprar uma caixa de metal para fechar as células que tenho em vez de estarem numa caixa de cartão, quanto ao carregamento eu carrego-as individualmente e a 500mA, por aí não há problema (conto que a placa baratuxa do ebay faça o seu trabalho!).

Quanto à sua utilização num circuito, estava a pensar fazer uma brincadeira de controlar um carro RC e usar 1 Bateria\Lítio para o Motor e outra para o Micro (com os respetivos GND ligados) mas a nível de controlar a tensão\corrente de cada uma em tempo real ainda tenho de procurar algo eficaz.. aquelas placas os valores não são os adequados.

O esquema com 1 relé funcionaria mas é algo "grande" para implementar nisto..
« Última modificação: 20 de Outubro de 2016, 12:59 por almamater »

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: Ligar Células de Lithium
« Responder #29 em: 20 de Outubro de 2016, 21:29 »
epah, se tiverem em bom estado ate sao seguras, nunca tive problema nenhum ate agora  ;D