collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: AC - Duvida existencial  (Lida 8828 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: AC - Duvida existencial
« Responder #15 em: 15 de Outubro de 2016, 22:46 »
Citar
e' muito melhor que qualquer outra coisa...

Muito melhor que qualquer outra coisa é capaz de ser um bocado forçado. Experimente organizar uma quantidade enorme de ligações em pouco espaço e verá como é bom. Experimente organizar ligações para minimizar fugas de corrente e verá a encrenca que é saber onde está a fase, tanto do lado da tomada quanto da ficha. Experimente deixar de desconfiar permanentemente na qualidade dos grampos laterais de ligação à terra e verá as surpresas que o aguardam.



SC

O utilizador comum nao tem que minimizar "fugas de corrente" :) quanto a' qualidade isto pode acontecer com qualquer tipo.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: AC - Duvida existencial
« Responder #16 em: 15 de Outubro de 2016, 23:28 »
Citar
do ponto de vista do utilizador

Sim, mas no seu comentário ao meu, o caro não falava em utilizador comum, falava em apenas utilizador.

Quanto a qualidade, não pode acontecer em igualdade de circunstâncias relativamente a qualquer tipo. Há fichas/timadas potencialmente não problemáticas e outras potencialmente problemáticas. No caso das chucko, começa pelo facto dos terminais de terra, particularmente os ganchos, estarem expostos.

SC

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: AC - Duvida existencial
« Responder #17 em: 16 de Outubro de 2016, 01:18 »
A Schuko é preciso admitir que podia ser melhor. Os pinos de terra na tomada são problemáticos, tanto por estarem expostos (se houver uma falha de terra e um equipamento começar a fazer passagem, pode expor a linha em todas as tomadas da instalação), como pela pouca fiabilidade (em tomadas com muitas ciclos de inserções fácilmente dobram e partem, deixando de cumprir a sua função).

Para ajudar à festa há um conjunto de tomadas sem terra que aceitam Schuko e que podem expor os terminais da ficha ao ligar, e para mim pior é o facto da muito comum ficha  "europlug" (https://en.wikipedia.org/wiki/Europlug) ter os pinos de diâmetro diferente (4mm vs 4.8m da Schuko), o que origina um sem fim de problemas de mau contacto em tomadas que se troca de ficha frequentemente ou que são sujeitas a cargas mais elevadas (stresses térmicos).
E os sistemas de segurança infantil uma desgraça que dão mais chatices que proteção, encravam muito facilmente e quem nunca teve de meter uma ficha à porrada quando me encontrar pago-lhe um copo.

E na minha experiência estes problemas são transversais a marcas e qualidade.


As britânicas só pecam pelo tamanho, porque de resto 5*. Achei engraçado a história da origem das mesmas que vi há tempos (*citation needed): após a WWII com a falta de cobre e em vez de fazer um quadro e meter um circuito para cada divisão, acharam que ficava mais barato ligar as tomadas todas em cadeia e fazer a proteção na própria ficha, que tem um fusível.
E descobri no outro dia que nos UK a baixada "normal" é de 24KVA monofásica (100A a 240V)! Brutal! (descobri neste canal de youtube, até descobrir julgava que o gajo morava num PT: https://www.youtube.com/channel/UCl9OJE9OpXui-gRsnWjSrlA )

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: AC - Duvida existencial
« Responder #18 em: 16 de Outubro de 2016, 18:13 »
As britânicas só pecam pelo tamanho, porque de resto 5*.


Errr.... olha q nao sao assim tao grandes. Eu pensava o mesmo, mas apohs conviver anos c as mesmas, nao quero outra coisa. As fichas sao iguais p todos os aparelhos. Seja um candeeiro, seja uma maquina de lavar. Teem fusivel interno na propria ficha e sao robustas, faceis de encaixar/desencaixar.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: AC - Duvida existencial
« Responder #19 em: 17 de Outubro de 2016, 00:50 »
Eu também fiquei sempre com essa ideia com respeito ao tamanho das tomadas (se principalmente compararmos as de 2P), mas confio em quem convive com essas tomadas diariamente  ;)

Aproveitando o off-topic das tomadas, será que existe algum conector deste género que de para "montar em casa" e que esteja a um "preço acessível" (que não custe mais do que um cabo já pronto com as fichas)?


fiquei com dúvidas sobre a praticidade/segurança de fazer um conector desmontável com o tamanho do C7 sem ser algo com um "plástico injectado" no cabo durante o processo de fabrico.

É que não queria ter de optar pelo tipo C13 (comum e barato, mas mais volumoso e com um pino desnecessário)...

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: AC - Duvida existencial
« Responder #20 em: 17 de Outubro de 2016, 08:05 »
o mais barato que encontrei foi na Servelec
http://www.servelec.pt/produto/ficha-alimentacao-ac-femea-tipo-8-preta-fal025pd
Castro Electrónica
http://www.castroelectronica.pt/product/ficha-tipo-oito
Mauser
http://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=59890

Procura no ebay por C7 rewirable ou 60320 mas só encontrei mais caras...

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: AC - Duvida existencial
« Responder #21 em: 17 de Outubro de 2016, 09:41 »
As britânicas só pecam pelo tamanho, porque de resto 5*.


Errr.... olha q nao sao assim tao grandes. Eu pensava o mesmo, mas apohs conviver anos c as mesmas, nao quero outra coisa. As fichas sao iguais p todos os aparelhos. Seja um candeeiro, seja uma maquina de lavar. Teem fusivel interno na propria ficha e sao robustas, faceis de encaixar/desencaixar.

Eu acho que nas utilizacoes em geral, sao OK.
Na verdade, elas sao usadas em L ou seja, o cabo costuma sair para baixo em vez de "para a frente/cima" (em comparacao com as EU)
ficam assim mais espalmadas quando se ligam em extensoes.. ficando mais arrumado.

No entanto, para fazer pequenos equipamentos ou ter fichas simples, nao da :S Porque tem de ser todas assim gigantes :S Porque so ha aquela versao!
E nesses alguns casos, a ficha fica maior e a ocupar mais espaco / menos pratica:


Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: AC - Duvida existencial
« Responder #22 em: 17 de Outubro de 2016, 11:53 »
Obrigado pelos links Tech_JA, foram úteis!
 ;)