collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Construcao de CNC - electronica  (Lida 4685 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Construcao de CNC - electronica
« em: 14 de Junho de 2012, 05:28 »
Preciso de construir uma CNC que consiga “fresar” Aluminio e necessito de aluma ajuda para escolher a electronica.

Deixo aqui algumas duvidas:

1 – E preferivel comprar tudo em separado (breakout board + drivers+resto), ou uma solucao tudo em um ?

2 – Neste momento apenas pretend construir uma CNC de 3 eixos, mas mais tarde quem sabe algo melhor, sera melhor comprar algo para 5 eixos, ou deixo-me ficar pelos 4 ?

3 – Qual o torque necessario para se fresar aluminio ?

Obrigado pela ajuda
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Construcao de CNC - electronica
« Responder #1 em: 14 de Junho de 2012, 19:08 »
1- É melhor separado. Podes substituir, fazer um upgrade... etc. A não ser que o preço seja um factor importante e tudo junto realmente compensar.

2- Faz uma de "6 ou 7 eixos" e inova o mundo das cnc's :P
Isso depende dos trabalhos que queres fazer.

3- Não sei. Mas caso tenhas menos torque do que precisas, se diminuires a velocidade dos "carrinhos", deves conseguir bons resultados na mesma. Demora é mais tempo. Precisas é de uma boa "dremel" com um boa rotação para fazer a fresagem. 30000 a 50000 rpm's, digo eu....

Cumps
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Construcao de CNC - electronica
« Responder #2 em: 14 de Junho de 2012, 19:25 »
Aluminio não precisa de alta velocidade, precisas é de algo bem melhor que um dremel, que não é com fresas com eixos de 3mm que fazes o que quer que seja decente em aluminio.
Aposta ou num Kress ou então numa tupia, que é o mais comum, o Kress deve ter para ai 300w e as tupias andam dos 1000w para cima, é claro que para trabalhar aluminio deves ter um chassis mais resistente que aluminio, o minimo devia ser ferro, mas com feed rates baixos, podes usar aluminio, mas a estrutura terá de ser bastante rigida ou vai vibrar por todos os lados.

Podes juntar canais á parte dos 3 básicos, mas não sei se uma porta paralela tem pinos suficientes para comandar 4 ou 5 steppers mais os end-switchs todos.
Se realmente precisas de tanto eixo, procura antes um CNC profissional a sério, ou então estás a pensar em maquinar a peça de forma errada.
Avr fanboy

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Construcao de CNC - electronica
« Responder #3 em: 15 de Junho de 2012, 01:27 »
Obrigado pelas respostas.

Bom neste momento apenas estou a estudar o material a comprar para construir uma CNC que de para aluminio. No entanto creio que a maior parte do que vai fazer e em madeira.

Tendo em conta que vai ser a minha primeira CNC. Que steppers me aconselham a comprar ?

Estes sao suficientemente bons ? chegam para aluminio ?
http://www.zappautomation.co.uk/sy57sth763008b-nema-stepper-motor-p-38.html
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Construcao de CNC - electronica
« Responder #4 em: 14 de Julho de 2012, 12:25 »
A escolha do stepper vai influenciar apenas a velocidade máxima dos eixos, quanto mais potente maior o torque e fiabilidade de não falhar um passo.
Claro que isto tem de ser compatível ao controlador em termos de corrente e tensão.
Como o @Senso tinha referido, a escolha do drill é essencial para evitar vibrações da fresa, em trabalhos minuciosos a robustez da mecânica, precisão e folgas, são fatores a ter em conta ou o investimento cai por terra.