collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Convivio Lusorobotica  (Lida 41276 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #135 em: 30 de Janeiro de 2016, 08:05 »
Há alguém q queira participar mas não têm material?
Posso tentar desenrascar algo (não prometo nada)





Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #136 em: 30 de Janeiro de 2016, 11:42 »
@KammutierSpule vais participar neste evento em Coimbra?
Pelo que vi no vosso site do microrato, trabalhavam em equipa.
Podiam levar o Azeiteiro + a Calculadora TI83... nunca vou entender a sua função mas prontos  :P

A calculadora é o micro-controlador do Azeiteiro, sem ela não mexe.
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #137 em: 30 de Janeiro de 2016, 12:08 »
@KammutierSpule vais participar neste evento em Coimbra?
Pelo que vi no vosso site do microrato, trabalhavam em equipa.
Podiam levar o Azeiteiro + a Calculadora TI83... nunca vou entender a sua função mas prontos  :P

:/ Nao vou, gostava de aparecer para conhecer pessoal do forum... em que dia eh mm?

A calculador era (como se diz em linguagem jornalistica) o "cerebro" do robot. Os algoritmos de alto nivel estavam la desenvolvidos. O proposito era apenas ter a experiencia de colocar uma calculadora a controlar o robot. O resultado foi o 4lugar num concurso (2003) e o penultimo? (em 2004). Com a experiencia do falhanco depois deixamos de usar calculador (usava apenas para monitorizacao), em 2005 ficamos em 1 lugar e em 2006 em 3 lugar.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #138 em: 31 de Janeiro de 2016, 04:32 »
Eram loucas essas calculadoras. Na univ ainda comprei uma TI-86, só pa brincar. Fiz e publiquei um compilador para um subset de C, pá TI-86 (Z80), o "tisco", que ainda está por aí no ticalc.org. Era o compilador "free" que optimizava melhor (de longe!), e suportava DLLs, sem perda de performance (fazia "backpatch" aos endereços dos call).

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #139 em: 31 de Janeiro de 2016, 16:08 »
Eram loucas essas calculadoras. Na univ ainda comprei uma TI-86, só pa brincar. Fiz e publiquei um compilador para um subset de C, pá TI-86 (Z80), o "tisco", que ainda está por aí no ticalc.org. Era o compilador "free" que optimizava melhor (de longe!), e suportava DLLs, sem perda de performance (fazia "backpatch" aos endereços dos call).


Voce eh um verdadeiro hackaro. Tem jeito p essas coisas.

Estamos aqui a precisar de um individuo como V.Exc.. Uma aventura internacional interessar-lhe-ia ?

:)


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #140 em: 02 de Fevereiro de 2016, 21:22 »
;D

Ultimamente não tenho andado com muita vontade de viajar, mas agradeço o "desafio" :)

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #141 em: 04 de Fevereiro de 2016, 23:42 »
Sugestões em como fazer a pista? Tava a pensar um tapete (de material a decidir). Podia ser preto ou branco. Como se fazia a linha? Corta-se certinho (se for preciso à maquina) tiras de cartolina para as curvas e cola-se?
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #142 em: 04 de Fevereiro de 2016, 23:47 »
Como disse no início do tópico existem no bricomarche uns tapetes que parecem porreiros para base, são vendidos ao metro linear, também já vi nos chineses.
A linha penso que ou feita com fita isoladora ou se as curvas obedecerem a apenas meia dúzia de formatos diferentes é fazer stencils e pintar

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #143 em: 05 de Fevereiro de 2016, 00:08 »
Temos cá o leroy. Fizemos já isso para outra arena. Mas que material deverão ser? A fita isoladora é demasiado lixada para fazer as curvas
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #144 em: 05 de Fevereiro de 2016, 00:09 »
Os tapete que falo são tipo plástico em rolos de 1,5 mts, o branco numa das faces é tipo feltro

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #145 em: 05 de Fevereiro de 2016, 09:50 »
Sugestões em como fazer a pista? Tava a pensar um tapete (de material a decidir). Podia ser preto ou branco. Como se fazia a linha? Corta-se certinho (se for preciso à maquina) tiras de cartolina para as curvas e cola-se?
Tinha sugerido ao Kristey imprimir em A0 (gramagem maior), spray transparente mate de ambos os lados e fica bom.
Não é a 1ª vez que faço isso (fiz em A1), o papel fica duro e impermeável sem ondas.
Seria colado ao solo com fita para alcatifa, para ser removido há alguns processos conhecidos.
Não há limites de comprimento ou largura, é rápido.
O Kristey ficou de ponderar minha ideia, vai depender dos colaboradores...

Inicialmente também tinha pensado como o artur36 com stencils e pintar a spray.
Em último caso fazemos uma pista 210x297mm  ::)

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #146 em: 15 de Fevereiro de 2016, 18:04 »
Eram loucas essas calculadoras. Na univ ainda comprei uma TI-86, só pa brincar. Fiz e publiquei um compilador para um subset de C, pá TI-86 (Z80), o "tisco", que ainda está por aí no ticalc.org. Era o compilador "free" que optimizava melhor (de longe!), e suportava DLLs, sem perda de performance (fazia "backpatch" aos endereços dos call).
Muito interessante! Por acaso a TI-86 foi o meu primeiro "computador", foi lá que aprendi a programar e ainda hoje utilizo essa calculadora para os meus cálculos simples. Fiquei curioso e procurei no TI-CALC.org e não consegui encontrar esse projeto  :-[

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #147 em: 15 de Fevereiro de 2016, 20:41 »
TISCO (TI Simple C COmpiler): http://www.ticalc.org/archives/files/fileinfo/76/7608.html
Publiquei isto há 17 anos, acho que já nem tenho o código. Toda a informação de alto e baixo nível no TISCO.TXT (que Inglês tão bera [inserir-aqui-a-imagem-do-tipo-com-a-mão-na-cara]).
Ainda há por aí uns posts da mailing list da 86 de tipos a discutir os compiladores de C que havia na altura para as TI baseadas em Z80, e até um que fez um comparativo de código gerado. Uns anos mais tarde ainda fui contactado por um deles, queria usar o meu optimizador (um pephole mais umas "rotinas especiais" para optimizações mais globais) num compilador de C novo que estavam a desenvolver; enviei-lhe o código mas não sei ou já não me lembro se usaram ou não.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2016, 20:47 por Njay »

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #148 em: 17 de Fevereiro de 2016, 13:40 »
Obrigado Njay, não encontrava isso na pesquisa por talvez já estar nos archives.
Estive agora a ver por alto o compilador e fiquei impressionado com o resultado geral. Os meus parabéns!
Ainda vou tirar um bocadinho para fazer uns testes (só tenho de ver se encontro o famoso TI-Graph Link  :P )


EDIT: durante a hora de almoço tentei utilizar o compilador mas não consegui devido à compatibilidade com programas de 16 bits (windows 10 x64)
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2016, 14:05 por samc »

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Convivio Lusorobotica
« Responder #149 em: 01 de Março de 2016, 17:54 »
Tenho. Não muito famosas.
Mas estou a ver tantos projectos aqui é muito bem construídos que acho que não vou conseguir deixar isto de lado.

Basicamente ando bastante ocupado, e não há perspectivas de muita ajuda tanto Logistica como participação efectiva no evento.

Ou seja acho que vou fazer uma pre inscrição e mediante isso o evento segue em frente. O que acham?