collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Aspirador de carro que não funciona..  (Lida 2583 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Aspirador de carro que não funciona..
« em: 22 de Maio de 2016, 22:23 »
Pessoal, tenho um aspirador de carro novo que simplesmente não funciona, já o desmontei e não entendo o que possa estar avariado para não funcionar.
O aspirador devia funcionar com os 12V da bateria do carro e no motor tem varios componentes ligados da seguinte maneira:

Não há nada de errado com as ligações?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Aspirador de carro que não funciona..
« Responder #1 em: 22 de Maio de 2016, 23:03 »
Esses compenentes são apenas para filtragem de ruido eletrico gerado pelo motor.

Tens é de ligar isso no isqueiro e com um multímetro ver onde é que os 12v estão a chegar. Em princípio só vejo 3 pontos de falha: a tomada de isqueiro que costuma ter um fusível interno (é desapertar a ponta que liga ao positivo), o interruptor que isolou, ou o motor que entregou a alma ao criador. Mas qualquer uma dessas falhas com o multímetro ou uma chave de teste de 12V (parece um busca-polos, mas com um fio para ligar ao neutro) descobres em menos de 1 minuto.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Aspirador de carro que não funciona..
« Responder #2 em: 23 de Maio de 2016, 00:40 »
A tomada de isqueiro, não têm nada dentro da ficha, os fios estão directamente ligados aos conectores da ficha isqueiro.
Testei a ligação do aspirador num desses conversor 230VAC-12V 1A e nada, depois testei numa fonta externa até 14V e maximo 1.5A e idem e aspas.

O interruptor também me parece que está a comutar bem...

O cabo também não me parece traçado...

Acho estranho que o motor, tenha em ambos os polos ligação directa com a carcaça do motor, de cereteza que nao foi má assemblagem? Parece-me que assim fica em curto-circuito o motor, não?

Foi-me assegurado que o aspirador nunca foi ligado e que era novo e que nunca funcionou... por isso tambem me parece impossivel que tenha queimado com o quer que seja, ainda para mais a etiqueta do aspirador fala em 12V e 120Watts (ou seja, devia aguentar + de 3A de corrente..)
« Última modificação: 23 de Maio de 2016, 00:46 por brunus »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Aspirador de carro que não funciona..
« Responder #3 em: 23 de Maio de 2016, 02:20 »
Acho estranho que o motor, tenha em ambos os polos ligação directa com a carcaça do motor, de cereteza que nao foi má assemblagem? Parece-me que assim fica em curto-circuito o motor, não?
Pelas fotos e esquema que colocaste aqui, apenas o positivo está ligado à carcaça, do negativo tem  um condensador 100nF a esta (supressão de EMI)

Citar
Foi-me assegurado que o aspirador nunca foi ligado e que era novo e que nunca funcionou...
Confirmado

Se te foi vendido então dá como avariado, se é para reparar então podes começar a tirar tudo o que está soldado ao motor, colocar 12V a ver se funciona e medir também a resistência dos bornes, se não for baixa é porque algo se queimou no interior.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Aspirador de carro que não funciona..
« Responder #4 em: 30 de Julho de 2016, 22:19 »
Estou a pensar trocar o motor 12VDC por um motor 230VAC, mas para isso também preciso de baixar as rotações aos 230V, como posso reduzir a velocidade dum motor 230V? Ha aparelhos que usam controladores de velocidade a aparelhos electricos, como posso construir uma controladora dessas?

Se adicionar uns diodos e usar apenas meia onda do AC, ja baixo as rotações do motor para metade ou nem por isso?