collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Dúvida ou Problema - Alimentação Arduino  (Lida 7333 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline wear

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Dúvida ou Problema - Alimentação Arduino
« em: 26 de Julho de 2009, 22:07 »
Boas pessoal, estou aqui intrigado com uma coisa, liguei dois servos ao Arduino (apenas por enquanto) e ao início estava tudo bem ou seja o Servos tinham uma rotação "forte" tanto quando estava ligado o Arduino por USB e tanto quando estava ligado a 4 pilhas AA (1.2V) o problema é que agora o que se passa é quando o Arduino está ligado por cabo USB os servos têm força e quando o Arduino está ligado às pilhas quase não se mexem  :-\ já verifiquei as ligações e já carreguei as pilhas e nada continua igual...estranho não? uma coisa que noto também é quando a alimentação é Pilhas o led do arduino TX e RX e L piscam e quando a alimentação é USB isso já não acontece. Não sei se é normal isso acontecer por acaso ainda não tinha reparado nisso...o código é igual em ambos os casos.  :-[

Alguém me pode ajudar

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Dúvida ou Problema - Alimentação Arduino
« Responder #1 em: 26 de Julho de 2009, 22:50 »
Em que pinos do arduino ligaste as pilhas?

Offline wear

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re:Dúvida ou Problema - Alimentação Arduino
« Responder #2 em: 26 de Julho de 2009, 22:54 »
as pilhas estão ligadas como está no smalluino...

Edit: como está aqui

http://www.arduino.cc/playground/uploads/Learning/DCplug1.jpg

mas com pilhas
« Última modificação: 26 de Julho de 2009, 22:57 por wear »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Dúvida ou Problema - Alimentação Arduino
« Responder #3 em: 26 de Julho de 2009, 23:10 »
Essa entrada precisa de pelo menos cerca de 8V para funcionar bem. Com 4 pilhas não vais lá, pois só dá 4,8V.

Offline wear

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re:Dúvida ou Problema - Alimentação Arduino
« Responder #4 em: 26 de Julho de 2009, 23:14 »
pois eu como não percebo muito do assunto estava-me a guiar pelo Smalluino

hummmm, então faço as ligações em que pinos sabes me dizer?

Estranho é que já funcionou com pilhas pelo menos durante um bocadinho que eu testei e os servos tinham força :-[ 

Offline nokPT

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 22
Re:Dúvida ou Problema - Alimentação Arduino
« Responder #5 em: 26 de Julho de 2009, 23:22 »
AS pilhas de 1,2V normalmente são Acumuladores Recarregaveis, e dizes que funcionaram bem durante um bocadinho, não será estão descarregadas?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Dúvida ou Problema - Alimentação Arduino
« Responder #6 em: 26 de Julho de 2009, 23:22 »
Pois, mas isso tá muito fora das especificações. Ele funciona com tensões mais baixas, mas a verdade é que podes ter problemas "esquisitos" em alturas "esquisitas", e portanto é um modo de operação não-fiável.

Ainda dentro do modo "não-fiável", podes tentar ligando o - das pilhas ao GND e o + ao VIN (mas não te enganes ou sai fumo...). De resto... só mais tensão ou conversores apropriados.

Offline wear

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re:Dúvida ou Problema - Alimentação Arduino
« Responder #7 em: 26 de Julho de 2009, 23:57 »
AS pilhas de 1,2V normalmente são Acumuladores Recarregaveis, e dizes que funcionaram bem durante um bocadinho, não será estão descarregadas?

pois quando testei tinham saído mesmo a pouco do carregador xD e funcionou durante um bocadinho a menos que tenham descarregado logo... ainda vou testar colocar a carregar novamente e testar a ver se é disso, mas se for disso não é solução pois não posso estar a colocar as pilhas e os Servos puxarem 10 segundos e voltar a carregar LOL

Njay obrigado, sendo uma solução "não fiável" como tu disses-te se calhar o melhor é não arriscar e visto não ser a melhor solução..... :-\

já agora o pessoal que já construiu o smalluino com pilhas 4 x 1.2V teve o mesmo "problema"? ou os servos mexem-se bem? é que aqui quase não mexe nada mesmo

Mais uma vez obrigado pela paciência  ;)

Offline nokPT

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 22
Re:Dúvida ou Problema - Alimentação Arduino
« Responder #8 em: 27 de Julho de 2009, 00:23 »
Por norma, os acumuladores descarregam muito mais depressa que as pilhas comuns, quer estejam a ser usados que não estejam a ser usados.

Um acumulador pode perder a sua carga sem ser usada (ou seja guardado na prateleira ou gaveta) em 1 semana, esta é a grande desvantagem dos acumuladores, carregas e pensas que está tudo bem, carregas vários e quando vais usar o mais provável é que não esteja.

Outra questão relacionada com os acumuladores (por isso é que uns são muito mais caros que outros) tem a ver com a sua capacidade de carga, o máximo que já vi para acumuladores tamanho AA foi 2,5A, mas também já vi 0,5A. Naturalmente que quanto maior a sua capacidade mais tempo duram.
« Última modificação: 27 de Julho de 2009, 00:27 por tr3s »

Offline wear

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re:Dúvida ou Problema - Alimentação Arduino
« Responder #9 em: 27 de Julho de 2009, 11:39 »
estas que tenho aqui são de 2000mAh



se eu optar por uma pilha de 9V para alimentação, os servos aguentam apenas até 6V terei de ligar os servos ao pino dos 5V no Arduino certo? pois no VIN o mais certo é haver fumo xD

e Njay se ligar como disses-te as pilhas ao GND e ao VIN haverá corrente na placa toda? é que eu ligo um LED no pino 13 e GND respectivamente e ele não acende, presumo que não haja corrente......

Offline wear

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re:Dúvida ou Problema - Alimentação Arduino
« Responder #10 em: 27 de Julho de 2009, 18:47 »
Obrigado a todos!

Já resolvi o problema era um dos fios que eu tinha soldado no Power Jacket, que estava meio solto  ::) voltei a soldar de novo e agora já está tudo normal  ;)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Dúvida ou Problema - Alimentação Arduino
« Responder #11 em: 27 de Julho de 2009, 20:55 »
e Njay se ligar como disses-te as pilhas ao GND e ao VIN haverá corrente na placa toda?

Pela olhada que dei no esquema, sim. O Vin é o mesmo que meter tensão pela ficha preta que estavas a usar, só que há um díodo que fica fora do caminho, levando a que se aproveite pelo menos mais 0.4..0.7V.

é que eu ligo um LED no pino 13 e GND respectivamente e ele não acende, presumo que não haja corrente......

Ou então já o fundiste, porque os LEDs precisam de levar uma resistência de limitação de corrente. Mas o Arduino, pelo menos os últimos, já têm um LED ligado ao 13.

Offline wear

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re:Dúvida ou Problema - Alimentação Arduino
« Responder #12 em: 27 de Julho de 2009, 21:22 »
Ou então já o fundiste, porque os LEDs precisam de levar uma resistência de limitação de corrente. Mas o Arduino, pelo menos os últimos, já têm um LED ligado ao 13.

sim mas logo no início quando comecei a mexer no Arduino e segui um tutorial e ligava o LED no Pin 13 precisamente e pelo que percebi neste pin não é necessário resistência

O Tutorial que estou a falar é precisamente este http://www.arduino.cc/en/Tutorial/BlinkingLED

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:Dúvida ou Problema - Alimentação Arduino
« Responder #13 em: 27 de Julho de 2009, 21:31 »
mas ele não tem resisntencia, só tem resistencia para o LED que está lá embutido.
http://www.arduino.cc/en/uploads/Main/Arduino-Diecimila-schematic.pdf

repara, o pino 19 do atmega, que é o 13 do arduino não tem resistencia, só para o LED que está na placa.

Foi Njay que me chamou a atenção para isto há uns tempos  ;)

Offline wear

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re:Dúvida ou Problema - Alimentação Arduino
« Responder #14 em: 27 de Julho de 2009, 21:51 »
talvez se tenha queimado o LED então  :-X

andamos sempre a aprender  :D