collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Qual DREMEL me aconselham?  (Lida 3542 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Qual DREMEL me aconselham?
« em: 15 de Agosto de 2014, 23:26 »
Boas, quero comprar uma DREMEL para o Clube de Robotica do meu departamento.
A questão é que "há tantas" que não faço ideia do que comprar.

A finalidade é obvia, usar nas plataformas de robots e outros projectos que se desenvolvem por la.
O investimento é para ser feito a longo praso, ou seja, que seja uma maquina que dure, não é como a dos chineses que havia por la que deitei ao lixo no outro dia, porque foi um desperdício de dinheiro.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Qual DREMEL me aconselham?
« Responder #1 em: 15 de Agosto de 2014, 23:42 »
Já tenho uma a algum tempo, funciona bem a baixa velocidade mas quando aumentada tem tendência a vibrar imenso.
Os acessórios são razoáveis pelo preço, para furar PCBs é à tentativa de aperto para ver quando oscila menos, agora nunca compraria tal aparelho, a coluna é de plástico e tem folgas.

Mais pormenores aqui: http://lusorobotica.com/index.php?topic=5361.msg59671#msg59671

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Qual DREMEL me aconselham?
« Responder #2 em: 16 de Agosto de 2014, 00:23 »
Bem, tinha todas as minhas boas graças pela DREMEL, e pelos vistos nem a maquina nem os acessorios são algo de jeito.
Sendo assim o que vocês aconselham, para as mesmas utilidades da DREMEL (furos em pcb, furos maiores em robots, desbaste, etc)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Qual DREMEL me aconselham?
« Responder #3 em: 16 de Agosto de 2014, 00:35 »
Proxxon mini-drill?
Dremel nunca será ferramente de precisão, são rolamentos em plástico, queres o quê?
Se não se dá o rolamento dá a caixa de plástico..
Quanto aos dos chineses, já tive dois, um durou 5-6 anos, da einhell, ainda amarelo, digital, queimou o motor, pagou-se vezes sem conta no trabalho que fez, depois comprei outro einhell dos azuis por 30€, continua a funcionar, simplesmente os colares que apertam as fresas partiram todos, tirando isso funciona, tirando a parte do flexivel ser um dois em um, segura a fresa e faz de vibrador, portanto a precisão daquilo é +/-5mm, num dia bom, e mais já o colei meia duzia de vezes com cola de parafusos, mas acaba por se soltar sempre.

Agora o unico que lá tenho é um pneumático pequeno, faz rotação até á lua, e num compressor de 200l e 5cv em 2 minutos baixa a pressão para 2bars e enquanto não o parar nunca sobe dos 5 bars, de notar que um compressor é sempre uma coisa ruidosa, logo diria que não é grande ideia ter um numa sala com muita gente.
Avr fanboy

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Qual DREMEL me aconselham?
« Responder #4 em: 26 de Abril de 2015, 23:15 »
Olá.

Eu tenho uma pequena Proxxon e gosto dela.

Usei-a neste vídeo.



Pode ser alimentada por um transformador com saída de 12V e aplicando apenas uma ponte rectificadora à saída (SEM CONDENSADOR).

Se houver dúvidas apitem.

SC

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Qual DREMEL me aconselham?
« Responder #5 em: 26 de Abril de 2015, 23:53 »
Diria que se é para utilizar nas coisas normais e básicas de corte, limar e assim que algo barato chega perfeitamente. A marca Dremel  mesmo é muito cara e penso que existem alternativas mais baratas e igualmente boas.

A minha comprei-a há uns valentes anos no continente da marca Bosch, na altura por 50€ e com caixa mais acessórios, até hoje nunca falhou. Depois comprei tb uma por 25€ no Aldi (sem marca) e tb é porreira, pouco utilizada mas o que fiz com ela funcionou bem.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Qual DREMEL me aconselham?
« Responder #6 em: 27 de Abril de 2015, 00:15 »
Proxxon
Minha dremel já lhe começam a cair peças... é boa para... cravar rebites em placas de dupla face, também mistura bem a cola epoxy de 2 componentes... epá, não me lembro de mais nada que possa fazer com ela, já sei:



Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Qual DREMEL me aconselham?
« Responder #7 em: 27 de Abril de 2015, 00:27 »
A minha Proxxon é esta e comprada aqui por cerda de 35euros:
http://www.chronos.ltd.uk/cgi-bin/sh000001.pl?WD=28512&PN=copy_of_copy_of_12v_Hand_Held_Proxxon_Tools%2ehtml#a28512

Evidentemente que tem pouca força mas com ela já fiz vários trabalhos em geral com as cabeças de carboneto de tugsténio que parecem limas rotativas (carbide burrs em inglês).

Disponham,
Serra

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Qual DREMEL me aconselham?
« Responder #8 em: 27 de Abril de 2015, 00:54 »
Para trabalhos de electrónica, a força não é tudo, que interessa ter uma dremel de 125W e 5 velocidades quando a 1ª já é rápida demais e qualquer broca que se coloque lá acaba por se partir devido à vibração do drill e coluna.
Para furar uma PCB de fibra de vidro tenho de usar um balastro de forma a baixar a potência do bicho, só assim consigo manter a velocidade mais baixa e usando a 1ª posição.

Já a usei para cortar metal e placas de acrílico, mas a velocidade não passa da 1ª com receio daquilo se desmanchar...