collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Acrilico (Algumas Técnicas)  (Lida 42578 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Acrilico (Algumas Técnicas)
« Responder #30 em: 25 de Julho de 2012, 14:25 »
Usa brocas para ferro, calma e cuidado e muita água que funciona como lubrificante.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Acrilico (Algumas Técnicas)
« Responder #31 em: 25 de Julho de 2012, 14:27 »
E dá-lhe muita velocidade, ajuda a furar sem chiadeiras e afins.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Acrilico (Algumas Técnicas)
« Responder #32 em: 25 de Julho de 2012, 14:36 »
há brocas especificas para acrilico, mas sinceramente, qualquer uma serve :P é facil de trabalhar, mas tens de ter algum cuidado, pois se a broca prende pode estalar o acrilico :)

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Acrilico (Algumas Técnicas)
« Responder #33 em: 25 de Julho de 2012, 14:37 »
Lol, eu não tenho nada desses cuidados lubrificantes em agua e etc...

Só furo com cuidado quando é em cantos porque pode partir...

Do resto já lidei com acrilicos de 1,5mm, 2mm, 3mm, 4mm, 5mm, 6mm, 8, 10, 16 e  ate 17mm de espessura e é uma aparafusadora ou maquina de furar de coluna e siga... a unica coisa que é preciso ter em atenção é...

Muita rotação e furar não muito devagar para não "derreter o acrilico" e não muito de força para que do outro lado não "lasque" a fazer o furo... e outra coisa é quando são buracos muito largos tipo 10mm para cima, é bom fazer primeiro 1 furo mais pequeno...por exemplo para furar um de 20mm o que costumo fazer é, furo com 5mm depois com 16mm e depois o 20mm....  ;)
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Acrilico (Algumas Técnicas)
« Responder #34 em: 25 de Julho de 2012, 14:39 »
Mas isso é em qualquer material, nunca deves fazer um furo ai com mais de 8mm de uma vez só.
Avr fanboy

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Acrilico (Algumas Técnicas)
« Responder #35 em: 25 de Julho de 2012, 14:40 »
Usa brocas para ferro, calma e cuidado e muita água que funciona como lubrificante.

Pois bem me parecia.. é que o acrilico tem fama de não ser facil de furar/cortar ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Acrilico (Algumas Técnicas)
« Responder #36 em: 25 de Julho de 2012, 14:45 »
Aqui a questão é que vou comprar uma placa para ai de 1mx1m e tenho de lhe fazer 4furos nos 4cantos. Contudo, como cada placa custa um bocado, tou com algum receio em furar.... na empresa onde vi os preços, dizem-me que fazem cada furo por 1€ :/
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Acrilico (Algumas Técnicas)
« Responder #37 em: 25 de Julho de 2012, 14:55 »
Começa com um furo de 2 ou 3mm, e vai subindo em 2 em 2mm até á medida que queres, brocas da Wurth para ferro até 10-12mm custam todas menos de 1€.
E aconselho-te a tentar arranjar um pedaço de acrilico para praticares meia duzia de furos.
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Acrilico (Algumas Técnicas)
« Responder #38 em: 25 de Julho de 2012, 15:34 »
Beirao antes de comprares a placa de acrilico aconcelho te a uma coisa, se souberes onde existe uma vidraria/serralharia de aluminio vai la e pergunta se eles tem pedaços de acrilico que vão para o lixo e se te podem arranjar algum...

Eu aqui na serralharia antigamente tinha bastante, mas agora não lidamos muito com acrilico, mas conheço uma vidraria que quando preciso vou la e arranjam-me sempre pedaços +- de 20x20cm ou maiores até...

Para treinares é o ideal e simples.... e sinceramente 1€ por furo é bastante...

Em relação aos furos já cheguei a dar aqui formação a malta do 12o ano e colocamos essa malta com um dremel pela primeira vez na mão a fazer furos nos chassis de acrilico e eles safam-se bem, não precisas de ter medo...

furas com 2 ou 3mm como disse o senso e vai aumentando...  ;)
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Acrilico (Algumas Técnicas)
« Responder #39 em: 25 de Julho de 2012, 16:50 »
Yep, eu começo quase sempre com broca de 1mm, depois uso esse buraquinho como guia para a de 3 ou 5mm, assim não raspo a superficie toda à volta, quanto mais rápido melhor, se ficares lá muito tempo derrete.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Acrilico (Algumas Técnicas)
« Responder #40 em: 25 de Julho de 2012, 18:09 »
Yep, eu começo quase sempre com broca de 1mm, depois uso esse buraquinho como guia para a de 3 ou 5mm, assim não raspo a superficie toda à volta, quanto mais rápido melhor, se ficares lá muito tempo derrete.

Nem sempre, quanto maior a broca, ao fazer o furo na fase final, se exercer muita força o que vai acontecer é que o buraco na "saida" da broca não vai ter um buraco perfeitinho e poderá ter um buraco "lascado" ou seja, em vez de ter aquele redondinho certo, vai lhe faltar lasquinhas a toda a volta, isto se for feito nos cantos o + certo é partir...mas muitas das vezes também são sortes com o tipo de acrilico...

Ainda a pouco tempo peguei em acrilico e risquei 4 placas de 19x19cm um circulo de 18cm de diametro (robot bombeiro)...

Arredondei +- a placa e torno com ela, para ter um circulo certinho.... o que acontece é que as placas eram provenientes de 2 placas diferentes de acrilico mas iguais da mesma marca e tudo (Supostamente), quando as meti ao torno, 2 delas 5*....mas as outras duas tinham partes que simplesmente desfiavam como se fossem "cabelo" em algumas partes....
Visto as placas serem da mesma marca de produtor supostamente seriam iguais, mas não, o que acontece é que uma delas tinha imperfeição no fabrico, mas quem olhar para elas de frente não nota nada são iguais, mas se a sujeitar a tornos ou furos/cortes pode ter surpresas... ;)

Portanto mesmo isso de partir, ou lascar por vezes são sortes de material para material...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Acrilico (Algumas Técnicas)
« Responder #41 em: 25 de Julho de 2012, 18:42 »
Eu tenho aqui uma empresa que corta acrilico numa makina laser, e ja me teem cortado furos desde 3mm até 2cm de espessura de acrilico e ficam cortes limpos e brilhante (sem faces baças co se fosse furada com broca).

Ja falei com o homenzinho e eles usam uma cola nao a normal pra acrilicos, dizem k teem outra k seca mais rapido k a cola de acrilico, mas sao tubinhos caros e pra compensar eles compram em grandes quantidades... por isso até posso comprar la a cola a eles...posso é procurar saber preços e qtidade de cola e dpx digo-vos..

O cianoacrilato ou  vulgo super cola 3, n serve porque demora a secar em acrilico, e dpx qdo seca fica uma uniao mto fragil e k descola logo e se n descola, com o tempo a cola deita akeles vapores e deixa o acrilico um nojo...

Pra polir acrilico, convem passar um raspador na zona de corte se for usado serra pra cortar o acrilico e deixar o mais liso possivel, e dpx com uma escova de feltro ou de pano k ha pra berbequins pra polir os carros, e com uma sabao/abrasivo pra acrilicos k ha à venda nas lojas ika ou izibuild basta polir o acrilico a seco com esse tal sabao...

Ha empresas de acrilicos, k se forem la, arranjam esse "sabao" e podem tb ver co eles trabalham o acrilico. Eles tb fazem furos com broca e roscados e nunca vi usarem lubrificante ou agua durante o processo... é smp tudo a seco... ele n usam é brocas normais...usam é fresas ou mandris, pk estas n prentem nos lados e n fazem racharr o acrilico.

Eu tenho publicitado o serviço de corte em acrilico a laser nesta tal empresa cá em bragança, eles n teem mtos acrilicos, e comprando um especifico, teria-se de comprar em placas de 1.60x2metros (k é tipo 120€)
Mas eles usam e teem mto o acrilico transp de 3mm, 5mm,... e espessuras maiores tipo blocos (..2cm..)
dpx teem de 5mm, verde, preto e vermelho opacos...

(tenho hipoteses a ir a outras vidrarias procurar acrilicos de outras cores e transparencias, mas nos tempos de agora, eles teem menos trabalhos logo tb menos materias primas... e pra mandarem vir do fornecedor teriam de ser placas grandes...)