collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [Semaforo] Primeiro projecto  (Lida 23808 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
[Semaforo] Primeiro projecto
« em: 08 de Outubro de 2009, 00:43 »
Bem, hoje chegou o meu arduino. E logo me dediquei a testar o que podia fazer com ele.
Depois de examinar e testar alguns dos exemplos que o programa arduino ja trás com ele decidi criar o meu próprio projecto.
Não é nada de novo, mas o que conta e que consegui montar e programar tudo sozinho o que já é um bom ponto de partida

Deixo-vos um vídeo do sucedido.



como não tinha mais nenhum led verde aqui por casa tive que utilizar um vermelho para simbolizar a luz verde dos peões.

vou agora fazer um desenho do projecto com o 'fritzing' e guardar o projecto.
Fico a espera de criticas e de ideias para um novo projecto para aos poucos ir evoluindo!
« Última modificação: 08 de Outubro de 2009, 20:36 por nunosilvarocha »

Offline joao rexinho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 183
  • http://sites.google.com/site/roboticaelectronica/
Re: [Semaforo] Primeiro porjecto
« Responder #1 em: 08 de Outubro de 2009, 00:51 »
Qual foi o arduino que utilizas te?è que  estou a fazer um semaforo para representar uma maquete sobre a segurança rodoviária.E podias me enviar qual foi o esquema que utilizas te?
http://sites.google.com/site/roboticaelectronica/home
Estudante de Engenharia Eletrônica e Telecomunicações em Aveiro

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: [Semaforo] Primeiro porjecto
« Responder #2 em: 08 de Outubro de 2009, 01:16 »
Qual foi o arduino que utilizas te?è que  estou a fazer um semaforo para representar uma maquete sobre a segurança rodoviária.E podias me enviar qual foi o esquema que utilizas te?


o arduino que utilizei foi o arduino duemillanove... as ligações posso mandar-te amanha quando fizer o desenho do esquema no 'fritzing'!

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: [Semaforo] Primeiro porjecto
« Responder #3 em: 08 de Outubro de 2009, 09:49 »
Muito bom Nuno,

Próximo passo, adicionar um botão e só sair de verde dos carros para o processo de autorizar os peões quando se carrega no botão, e passado algum tempo de se carregar neste. ;)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: [Semaforo] Primeiro porjecto
« Responder #4 em: 08 de Outubro de 2009, 12:52 »
Parabéns ;)

Concordo com o TigPT em relação ao botão e depois do botão uma buzina para os invisuais.

Offline Rebel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
    • Raspberry Pi
Re: [Semaforo] Primeiro porjecto
« Responder #5 em: 08 de Outubro de 2009, 15:01 »
... E um detector de metais para detectar os carros na estrada e assim mudar o sinal para verde ;)

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re: [Semaforo] Primeiro porjecto
« Responder #6 em: 08 de Outubro de 2009, 15:17 »
olá,
muito bem, já deram todas as dicas para melhorar.

Eu só queria realçar a edição do vídeo, a música foi muito bem escolhida.

jp_

Offline norbanvs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 236
Re: [Semaforo] Primeiro porjecto
« Responder #7 em: 08 de Outubro de 2009, 19:12 »
"A viagem das mil léguas começa com um simples passo..."

Hoje foi um semáforo; um dia poderá vir a ser um lcd com potenciómetros, botões, servos, sensores e altifalantes.

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re: [Semaforo] Primeiro projecto
« Responder #8 em: 08 de Outubro de 2009, 19:23 »
Vocês e os vossos "porjectos"...   Para quem tanto gosta de tecnologia essa é uma falha "ohmica"  ;D

Agora a sério, ninguém gosta de ler com erros, e também não deveriam gostar de escrever assim, pelo menos comigo é assim. Fazer pré-visualizar antes de postar é uma boa maneira de "debugging" e com estes browser's com dicionário só erra quem quer...

Nuno, desculpa não é tanto para ti, é mais um desabafo para um conjunto de acontecimentos, tendo sempre em conta que ainda assim todos nós damos as nossas gaffes, mas alguns exageram :)

Hmm, como é que tens isso feito, fazes piscar isso de acordo com uma lei estática ou tens algum algoritmo como os usados na vida real? Já cheguei a fazer um num teste  :P

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: [Semaforo] Primeiro projecto
« Responder #9 em: 08 de Outubro de 2009, 21:20 »
Qual foi o arduino que utilizas te?è que  estou a fazer um semaforo para representar uma maquete sobre a segurança rodoviária.E podias me enviar qual foi o esquema que utilizas te?
Como tinha dito deixo-te aqui a imagem do circuito que é bastante simples.

Muito bom Nuno,
Próximo passo, adicionar um botão e só sair de verde dos carros para o processo de autorizar os peões quando se carrega no botão, e passado algum tempo de se carregar neste. ;)
Vou começar a trabalhar nisso, não parece muito difícil, pois o botão apenas vais fazer com que o ciclo saia do verde e continue como o normal até voltar novamente ao verde. É isso certo?
Isso não parece muito difícil, pois tenho que fazer um som constante no tempo que a luz dos peões e mantiver acesa e fazer o são apitar quando o led pisca.
olá,
muito bem, já deram todas as dicas para melhorar.
Eu só queria realçar a edição do vídeo, a música foi muito bem escolhida.
jp_
Parabéns ;)
Concordo com o TigPT em relação ao botão e depois do botão uma buzina para os invisuais.
obrigado jp!!
"A viagem das mil léguas começa com um simples passo..."
Hoje foi um semáforo; um dia poderá vir a ser um lcd com potenciómetros, botões, servos, sensores e altifalantes.
É mesmo esse o objectivo começar aos poucos para chegar a um grande projecto.
Obrigado pela força!!
Vocês e os vossos "porjectos"...   Para quem tanto gosta de tecnologia essa é uma falha "ohmica"  ;D
Agora a sério, ninguém gosta de ler com erros, e também não deveriam gostar de escrever assim, pelo menos comigo é assim. Fazer pré-visualizar antes de postar é uma boa maneira de "debugging" e com estes browser's com dicionário só erra quem quer...
Nuno, desculpa não é tanto para ti, é mais um desabafo para um conjunto de acontecimentos, tendo sempre em conta que ainda assim todos nós damos as nossas gaffes, mas alguns exageram :)
Hmm, como é que tens isso feito, fazes piscar isso de acordo com uma lei estática ou tens algum algoritmo como os usados na vida real? Já cheguei a fazer um num teste  :P
Ja que te mostras tão sabedor sobre os correctores ortográficos nos browser de hoje em dia, devias saber que nem todos têm essa função de origem.
O que por acaso não é o meu caso pois uso firefox. Mas o meu erro vem de outro ponto, pois quando crias um novo tópico e escreves um titulo como no meu caso o corrector ortográfico não incide neste ponto, e pronto a palavra ficou mal escrita sem dar por isso.



Bem e a resposta já vai longa. Vou dedicar-me então ao trabalho e logo que obtenha resultado venho cá postar!

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re: [Semaforo] Primeiro projecto
« Responder #10 em: 08 de Outubro de 2009, 23:31 »
Eu disse que não era para ti, nem tanto me disse conhecedor do que quer que seja, mas pronto queres levar a mal leva  ;)

Acabaste por não me responder à pergunta!

Continuação de bom trabalho  :)

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: [Semaforo] Primeiro projecto
« Responder #11 em: 09 de Outubro de 2009, 00:34 »
Eu disse que não era para ti, nem tanto me disse conhecedor do que quer que seja, mas pronto queres levar a mal leva  ;)

Acabaste por não me responder à pergunta!

Continuação de bom trabalho  :)

não levei a mal, apenas acho desnecessário o tipo de comentário que fizeste. O que não quer dizer que não o devas fazer, mas talvez de uma forma mais discreta.

Quanto a tua pergunta não percebi ao certo o que querias dizer. Será que te podes explicar melhor?

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re: [Semaforo] Primeiro projecto
« Responder #12 em: 09 de Outubro de 2009, 00:45 »
na boa ;)

Tipo, meteste os leds a piscar com que lógica? Por ordem de cores? Poderia ser interessante simular um cruzamento

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: [Semaforo] Primeiro projecto
« Responder #13 em: 09 de Outubro de 2009, 00:58 »
na boa ;)

Tipo, meteste os leds a piscar com que lógica? Por ordem de cores? Poderia ser interessante simular um cruzamento

sim os ledes estão a piscar por ordem de cores.
primeiro o verde, depois amarelo e no fim vermelho, da-se um pequeno espaço de tempo a a luz verde dos peões acende, pouco tempo de pois a luz dos peões pisca e acaba por apagar, da-se um pequeno espaço de tempo e fica verde para o transito.
É assim que esta a funcionar.

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: [Semaforo] Primeiro projecto
« Responder #14 em: 09 de Outubro de 2009, 01:06 »
bem, como me foi sugerido acrescentei um botão e um buzzer para os sinais sonoros.
o resultado final foi este.


os tempos não estão tão bem afinados como no primeiro, mas considerei isso pormenores técnicos pouco relevantes para o tipo de projecto e por isso não me dediquei a 'afina-los'.
outra coisa que este projecto tem de irritante e o beeeeep que ao fim de algum tempo já nos enche a cabeça e torna-se bastante chato.

fico a espera de mais desafios.
estou a pensar adquirir pelo ebay uns servos, rodas, sensores ultra-som, para tentar dedicar-me a outro tipo de projectos mas de momento o orçamento é escasso e portanto tenho que ir aprendendo com o material que tenho.
Fico a espera de mais sugestões.
Obrigado a todos pelas dicas!