collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Kastbot  (Lida 6517 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Kastbot
« em: 12 de Setembro de 2009, 15:59 »
Olá pessoal

Finalmente decidi-me a fazer um robô, bem para começar não é bem um robô, é mais parecido com um rover telecomandado.
Para já preciso de fazer a consola de comando e o controle de todos os sistemas do rover.

Assim que tiver mais tempo organizo este post.

Para já preciso de saber algumas coisas, que apesar de ter procurado não consigo encontrar.

Tendo em conta que a tanto a consola como o controlo vão ser feitos à base de arduino, quantos motores dc é que consigo controlar no rover ?
Já agora, é minha intenção ter 2 steppers para locomoção e direcção, e assim quantos motores dc é que consigo controlar ? Isto porque o rover necessita de levar uma data de acessórios.

Obrigado pela atenção

Kast
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:Kastbot
« Responder #1 em: 12 de Setembro de 2009, 17:10 »

2 steppers, 4 pinos analogicos cada um, que receptor emissor vais usar? podes ter que arranjar um I/O expander

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re:Kastbot
« Responder #2 em: 12 de Setembro de 2009, 17:29 »
umas placas rf de 433 Mhz da Sparkfun.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re:Kastbot
« Responder #3 em: 12 de Setembro de 2009, 20:03 »
Preciso de colocar uns relés para actuar em alguns acessórios que funcionam a 12V.
Alguém me ajuda com as especificações dos relés ? É que o arduino funciona a 5v e os acessórios a 12v e até 5A que tipo de relés é que devo usar ?

Kast
« Última modificação: 12 de Setembro de 2009, 20:43 por kast »
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re:Kastbot
« Responder #4 em: 12 de Setembro de 2009, 20:44 »
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline lp_felix

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Re:Kastbot
« Responder #5 em: 13 de Setembro de 2009, 10:17 »
Olá a todos!! estou inscrito no furum ha varios meses nas nunca falei porque nao percebo muito disto e tenho pouco para ensinar, como a minha robotica tem andado parada tanbem nao peco ajuda, mas axo k este e um excelente sitio para aprender e tocar conhecimentos.

Kastbot quanto a esse modolo ele realmente nao e mau, em alguns aspectos mas e pessimo (a meu ver) noutros 

vantajens:
Operating Frequency: 315 MHz/433MHz   ---> frequencias baixas sao melhores para fazer transmisao dentro de edificios, uma onda de radio a 433Mhz atravessa melhor uma parede que uma de 2.4Ghz, isto esta directamente ralacionado com o comprimento de onda.
Transmitting Distance: 4000m  ---> é uma boa distancia para o preco que se fala...

desvantajens
Modulating: AM  ---> a modelacao AM permite com a mesma potencia fazer comonicacao a uma distancia maior, mas sofre muitas interferencias extriores, tem um nivel de ruido muito alto.

Codigng Type: Fixed Code ---> se um dia mais tarde quiseres comprar outros modolos destes nao vais poder mudar o codigo do encoder e vais ter muitas interferencias entre modolos.

Transfer  Rate: 2.4KHz(Max. 9.6KHz) ---> e uma taxa de transferencia de dados muito baixa..  por agora pequenos projectos da, mas quande quiseres uma grande resposta, e rapida, vais ficar de pe atras.


Operating Voltage: DC9 V--->  9v a min nao me parece bem. andamos a eluluir para os 3.3  porque usar 9?

e a pior de todas, nao e bidirecional, quando quiseres receber um feeback do teu projecto ja nao vai dar. 

eu potava por uma outra solucao, mais cara o zigbee.

e so a minha openiao.

abraco e boms projectos  ;)

Offline antonio_jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 336
Re:Kastbot
« Responder #6 em: 13 de Setembro de 2009, 15:09 »
Olá a todos!! estou inscrito no furum ha varios meses nas nunca falei porque nao percebo muito disto e tenho pouco para ensinar, como a minha robotica tem andado parada tanbem nao peco ajuda, mas axo k este e um excelente sitio para aprender e tocar conhecimentos.

Kastbot quanto a esse modolo ele realmente nao e mau, em alguns aspectos mas e pessimo (a meu ver) noutros 

vantajens:
Operating Frequency: 315 MHz/433MHz   ---> frequencias baixas sao melhores para fazer transmisao dentro de edificios, uma onda de radio a 433Mhz atravessa melhor uma parede que uma de 2.4Ghz, isto esta directamente ralacionado com o comprimento de onda.
Transmitting Distance: 4000m  ---> é uma boa distancia para o preco que se fala...

desvantajens
Modulating: AM  ---> a modelacao AM permite com a mesma potencia fazer comonicacao a uma distancia maior, mas sofre muitas interferencias extriores, tem um nivel de ruido muito alto.

Codigng Type: Fixed Code ---> se um dia mais tarde quiseres comprar outros modolos destes nao vais poder mudar o codigo do encoder e vais ter muitas interferencias entre modolos.

Transfer  Rate: 2.4KHz(Max. 9.6KHz) ---> e uma taxa de transferencia de dados muito baixa..  por agora pequenos projectos da, mas quande quiseres uma grande resposta, e rapida, vais ficar de pe atras.


Operating Voltage: DC9 V--->  9v a min nao me parece bem. andamos a eluluir para os 3.3  porque usar 9?

e a pior de todas, nao e bidirecional, quando quiseres receber um feeback do teu projecto ja nao vai dar. 

eu potava por uma outra solucao, mais cara o zigbee.

e so a minha openiao.

abraco e boms projectos  ;)


Boas lp_felix

Só uma pergunta a frequencia 315 MHz/433MHz, é FM ou AM ?

Cumps

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Kastbot
« Responder #7 em: 13 de Setembro de 2009, 16:11 »

Offline lp_felix

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Re:Kastbot
« Responder #8 em: 13 de Setembro de 2009, 21:45 »
Boas
Em resposta ao antonio_jose...

Isso e uma ideia errada, (a que eu tb ja tive) a frequência não tem nada  ver com modelação,
o que esta ai na imagem (VLF, LF, MF,HF,.........) são conhecidas por bandas de radio. A modelacao e o conhecido AM, FM, SSB entre outras...
Podes fazer qualquer tipo de modelação em qualquer tipo de frequência, mas há um se não, conforme a modelação que usas e a frequência que usas tens mais ou menos ganhos ou mais ou menos interferências.
Não vou escrever mais que já estou a desviar o post do Kast e peco desculpa pelo espaço ocupado.

Bons projectos.

Offline antonio_jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 336
Re:Kastbot
« Responder #9 em: 13 de Setembro de 2009, 22:36 »
Boas
Em resposta ao antonio_jose...

Isso e uma ideia errada, (a que eu tb ja tive) a frequência não tem nada  ver com modelação,
o que esta ai na imagem (VLF, LF, MF,HF,.........) são conhecidas por bandas de radio. A modelacao e o conhecido AM, FM, SSB entre outras...
Podes fazer qualquer tipo de modelação em qualquer tipo de frequência, mas há um se não, conforme a modelação que usas e a frequência que usas tens mais ou menos ganhos ou mais ou menos interferências.
Não vou escrever mais que já estou a desviar o post do Kast e peco desculpa pelo espaço ocupado.

Bons projectos.

Obrigado pela resposta

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Kastbot
« Responder #10 em: 14 de Setembro de 2009, 15:01 »
btw, não é modElação, é modUlação
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Kastbot
« Responder #11 em: 19 de Setembro de 2009, 12:56 »
Pessoal

Preciso de ajuda para escolher o controlador ou ESC dos motores do robô.

Vou utilizar uns motores de arranque que necessitam de 24v e 6A.

Encontrei isto:
http://www.x-simulator.de/forum/tronic-s-diy-dual-mosfet-h-bridge-dsmhb-t820.html
Parece que funciona a 55V 25A

Alguém conhece este ou algo do género ?

kast
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Kastbot
« Responder #12 em: 19 de Setembro de 2009, 19:58 »
Pessoal

Preciso de ajuda para escolher o controlador ou ESC dos motores do robô.

Vou utilizar uns motores de arranque que necessitam de 24v e 6A.

Encontrei isto:
http://www.x-simulator.de/forum/tronic-s-diy-dual-mosfet-h-bridge-dsmhb-t820.html
Parece que funciona a 55V 25A

Alguém conhece este ou algo do género ?

kast

podes fazer um ESC com o circuito de um servo avariado, e um MOSFET eu vou procurar o artigo que vi, fiz i funcionou...