collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Duvida de Curso  (Lida 15461 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Zav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Duvida de Curso
« em: 30 de Abril de 2011, 13:26 »
Boas

Tenho uma enorme paixão pela robótica, também pela informática, electrónica, no fundo juntado a criatividade obtemos a robótica.
Já algum tempo que sabia que engenharia electrotécnica, era aquilo que queria seguir, também esteve inclinado para a electrónica,  mas  engenharia electrotécnica é bem mais completa. Ontem, tive um palestra com um professor do IST Tagus park, onde apresentou o curso de engenharia de Rede, bem curso o qual é composto por engenharia  electrotécnica e informática, ou seja, agora ainda fiquei mais indeciso, gostava depois de fazer mestrado em Automação, Robótica, não sei se é assim que se designa. Visto que a empregabilidade deste curso ser 100%, e ser diferente, os tempos que ai vêm não serão fáceis, e temos que olhar o futuro com bons olhos.

Gostava de ouvir a vossa opinião, sei que alguns de vós, já passaram por esta face.

Obrigado :)
"O Futuro pertencem a aqueles que acreditam na Beleza dos  seus sonhos" Eleanor roosevelt

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Duvida de Curso
« Responder #1 em: 30 de Abril de 2011, 13:32 »
Boas..

Tanto por informatica como por electrotecnica, ficas bem!

A nivel de emprego, mais de 90% esta empregado ao fim da 6meses, portanto "não te preocupes" com isso.

Vem para o IST, passa ca uns quantos anos, e depois o emprego aparece  ;D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvida de Curso
« Responder #2 em: 30 de Abril de 2011, 13:34 »
Eletrotecnia é mais virado para a rede eléctrica dos 220v e motores industriais e companhia, enquanto electrónica é mais a coisa de baixa potência e baixa voltagem que são micro-controladores, tratamento de sinal, coisas assim, que é o que usas mais pelo menos na robótica caseira, mas na industrial não tens lá um Arduino e meia duzia de servos..
Avr fanboy

Offline Zav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Re: Duvida de Curso
« Responder #3 em: 30 de Abril de 2011, 13:41 »
Eletrotecnia é mais virado para a rede eléctrica dos 220v e motores industriais e companhia, enquanto electrónica é mais a coisa de baixa potência e baixa voltagem que são micro-controladores, tratamento de sinal, coisas assim, que é o que usas mais pelo menos na robótica caseira, mas na industrial não tens lá um Arduino e meia duzia de servos..

Pois, estou a ver, mas Electrotecnia é igual Electrotécnica ?
"O Futuro pertencem a aqueles que acreditam na Beleza dos  seus sonhos" Eleanor roosevelt

Offline Zav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Re: Duvida de Curso
« Responder #4 em: 30 de Abril de 2011, 13:43 »
Boas..

Tanto por informatica como por electrotecnica, ficas bem!

A nivel de emprego, mais de 90% esta empregado ao fim da 6meses, portanto "não te preocupes" com isso.

Vem para o IST, passa ca uns quantos anos, e depois o emprego aparece  ;D

Estou a ver, pois eu prefiro a electrotécnica, mas agora com aquele curso de Redes, mas como o nome diz é para trabalhar em Redes, com aplicação da informática e electrotécnica, não é ?
"O Futuro pertencem a aqueles que acreditam na Beleza dos  seus sonhos" Eleanor roosevelt

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Duvida de Curso
« Responder #5 em: 30 de Abril de 2011, 14:22 »
Eletrotecnia é mais virado para a rede eléctrica dos 220v e motores industriais e companhia, enquanto electrónica é mais a coisa de baixa potência e baixa voltagem que são micro-controladores, tratamento de sinal, coisas assim, que é o que usas mais pelo menos na robótica caseira, mas na industrial não tens lá um Arduino e meia duzia de servos..

Isso não é verdade, eu estou em Engenharia Electrotécnica na FEUP e abrange tudo na fase inicial, depois tens 3 escolhas:
-Automação : de 0v a 220v
-Energia : de 220v a muitos kv
-Telecomunicações : de 0v a 1v
LOL é ovbio que está divisão não é assim tão linear mas acho que se percebe a ideia!

Dentro de automação depois tens robotica ou electronica de potencia(entre outros), e em electrónica de potencia é que se aprende bastante sobre motores industriais, conversores, reguladores, etc(a fundo)!

Em telecomunicações é onde tens micro-electrónica e é o que fala mais sobre micro-controladores(mas em automações isto também é introduzido, com atmegas e 8051).

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvida de Curso
« Responder #6 em: 30 de Abril de 2011, 14:23 »
Mas automação no mundo real são PLC's e coisas do género.
Tambem tenho electrónica de potência no meu curso, o que eu disse é tipo uma generalização.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Duvida de Curso
« Responder #7 em: 30 de Abril de 2011, 14:38 »
Estou a ver, pois eu prefiro a electrotécnica, mas agora com aquele curso de Redes, mas como o nome diz é para trabalhar em Redes, com aplicação da informática e electrotécnica, não é ?

??? Então não foste tu quem foi à palestra sobre o curso :)?

Olha, se é emprego que queres, o que tem mais saída é eng. informática. Conheço muitos eng. eletrotécnicos saídos do IST e não só que entraram no mercado de trabalho a fazer trabalho de informático - e que ainda hoje o fazem (e muitas vezes não muito bem - afinal também não foi eng. de sw que estudaram). A ideia que tenho do mercado de trabalho para engenheiros electrotécnicos é que é pequeno aqui em Pt, pelo menos os de correntes fracas e telecomunicações.

"No meu tempo" o curso de eng. informática no IST tinha um ramo de redes e um ramo industrial (e mais outros 2). O ramo de redes tinham várias cadeiras de electrónica, e o ramo de industrial era mais virado para robótica.

Independentemente do que disse acima, qualquer bom profissional tem sempre lugar.

Offline Zav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Re: Duvida de Curso
« Responder #8 em: 30 de Abril de 2011, 15:32 »
Estou a ver, pois eu prefiro a electrotécnica, mas agora com aquele curso de Redes, mas como o nome diz é para trabalhar em Redes, com aplicação da informática e electrotécnica, não é ?

??? Então não foste tu quem foi à palestra sobre o curso :)?

Olha, se é emprego que queres, o que tem mais saída é eng. informática. Conheço muitos eng. eletrotécnicos saídos do IST e não só que entraram no mercado de trabalho a fazer trabalho de informático - e que ainda hoje o fazem (e muitas vezes não muito bem - afinal também não foi eng. de sw que estudaram). A ideia que tenho do mercado de trabalho para engenheiros electrotécnicos é que é pequeno aqui em Pt, pelo menos os de correntes fracas e telecomunicações.

"No meu tempo" o curso de eng. informática no IST tinha um ramo de redes e um ramo industrial (e mais outros 2). O ramo de redes tinham várias cadeiras de electrónica, e o ramo de industrial era mais virado para robótica.

Independentemente do que disse acima, qualquer bom profissional tem sempre lugar.


Ya, fui a palestra, apenas estava a fazer uma pergunta retórica... o emprego, sim é importante, mas eu o quer que seja que eu escolher será por gosto não por razões monetárias,  mas é claro que se deve ter em conta a empregabilidade, se é que percebes.  Eu estou mais virado para engenharia electrotécnica, mas se for para o IST tagus, vou para electrónica... no entanto electrotécnica é sempre um curso mais completo que electrónica certo ?
Coloquei esta duvida, porque o curso de Redes possui informatica e eletrotecnica, mas é como ja disse. Posso afirmar, que já algum tempo sei que é engenharia Electrotecnica ou Electronica (Depende da média, lugar ect) aquilo que quero seguir, mas agora surgem novos cursos, duvidas do futuro etc... e como gosto de Robótica, e ja tenho alguma experiência com tal coisa, desde novo, que tive queda, para andar a desmontar os briquedos electronicos e faze-los a minha maneira ;D
"O Futuro pertencem a aqueles que acreditam na Beleza dos  seus sonhos" Eleanor roosevelt

Offline Zav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Re: Duvida de Curso
« Responder #9 em: 30 de Abril de 2011, 15:36 »
Eletrotecnia é mais virado para a rede eléctrica dos 220v e motores industriais e companhia, enquanto electrónica é mais a coisa de baixa potência e baixa voltagem que são micro-controladores, tratamento de sinal, coisas assim, que é o que usas mais pelo menos na robótica caseira, mas na industrial não tens lá um Arduino e meia duzia de servos..

Isso não é verdade, eu estou em Engenharia Electrotécnica na FEUP e abrange tudo na fase inicial, depois tens 3 escolhas:
-Automação : de 0v a 220v
-Energia : de 220v a muitos kv
-Telecomunicações : de 0v a 1v
LOL é ovbio que está divisão não é assim tão linear mas acho que se percebe a ideia!

Dentro de automação depois tens robotica ou electronica de potencia(entre outros), e em electrónica de potencia é que se aprende bastante sobre motores industriais, conversores, reguladores, etc(a fundo)!

Em telecomunicações é onde tens micro-electrónica e é o que fala mais sobre micro-controladores(mas em automações isto também é introduzido, com atmegas e 8051).

Pois, bem parecia, eu ja fui Feup (é o mundo), a Nova de Lisboa (que têm muita envestigação), e o IPL ( Bom e simples, alguma emvestigação, e fica pertissimo de mim, comparado a Lisboa), e vi que lá eles trabalhavam com muitos tipos de tensões etc... não propriamente com postes, e coisas tipo Ren, fabricas etc, não nos 1º anos... No entanto o nome da Instuição têm peso, apesar de pessoal dizer que não, mas é outra discusão.
« Última modificação: 30 de Abril de 2011, 15:38 por Zav »
"O Futuro pertencem a aqueles que acreditam na Beleza dos  seus sonhos" Eleanor roosevelt

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvida de Curso
« Responder #10 em: 30 de Abril de 2011, 17:05 »
Tambem tens ET e CT em Aveiro lol.
Avr fanboy

Offline FarraJ

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 30
Re: Duvida de Curso
« Responder #11 em: 30 de Abril de 2011, 20:45 »
No IST, entre Electrotécnica e Electrónica, a primeira é quase sempre melhor opção: É um curso maior, com a sua importancia e mais abrangente. A licenciatura nao muda muito, e no Mestrado de Electrotécnica podes escolher Electrónica.

Redes e Comunicaçoes é outro curso, tem coisas de electro mas é diferente.

btw, para robótica podes tambem escolher Mecanica, que é o mais abrangente dos 3 (mais conhecimentos de electro e programaçao do que os outros cursos tem de mecanica).


Nao ha nada melhor que ires ver as disciplinas no site www.ist.utl.pt (Ensino e carregas em "programa").

Já agora, sugiro um forum muito bom para questoes academicas: www.exames.org .

Boa sorte, e se fores para electro diz qualquer coisa, ainda calhamos na mesma turma :)

Offline Stigma

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 40
Re: Duvida de Curso
« Responder #12 em: 01 de Maio de 2011, 02:08 »
Eu vou responder por aquilo que sei. Eu estudo na FEUP e posso te dizer que em termos de robotica é bastante bom. Para além de teres o Ramo de Automação no 3º ano, ainda tens a especialização em Robotica e Sistemas no 4º/5º ano. Para além de haver grupos de trabalho extracurriculares que certamente sao do teu interesse (futebol robotico...).
Qt aos cursos nas outras faculdades nao te sei dizer como é. O que eu acho, por aquilo que sei, é que os 1ºs anos na FEUP sao bastante teóricos, qd comparados com outros sitios (ISEP por exemplo), o que pode desmoralizar um bcd uma pessoa lol

Offline Zav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Re: Duvida de Curso
« Responder #13 em: 01 de Maio de 2011, 17:36 »
No IST, entre Electrotécnica e Electrónica, a primeira é quase sempre melhor opção: É um curso maior, com a sua importancia e mais abrangente. A licenciatura nao muda muito, e no Mestrado de Electrotécnica podes escolher Electrónica.

Redes e Comunicaçoes é outro curso, tem coisas de electro mas é diferente.

btw, para robótica podes tambem escolher Mecanica, que é o mais abrangente dos 3 (mais conhecimentos de electro e programaçao do que os outros cursos tem de mecanica).


Nao ha nada melhor que ires ver as disciplinas no site www.ist.utl.pt (Ensino e carregas em "programa").

Já agora, sugiro um forum muito bom para questoes academicas: www.exames.org .

Boa sorte, e se fores para electro diz qualquer coisa, ainda calhamos na mesma turma :)

Obrigado pela ajuda, estou mais virado para electrónica, mas electrótecnica é mais completa. Ainda vou pensar melhor. E ver as cadeiras de ambas, mas ja me disseram que têm muitas em comum.
"O Futuro pertencem a aqueles que acreditam na Beleza dos  seus sonhos" Eleanor roosevelt

Offline Zav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Re: Duvida de Curso
« Responder #14 em: 01 de Maio de 2011, 17:39 »
Eu vou responder por aquilo que sei. Eu estudo na FEUP e posso te dizer que em termos de robotica é bastante bom. Para além de teres o Ramo de Automação no 3º ano, ainda tens a especialização em Robotica e Sistemas no 4º/5º ano. Para além de haver grupos de trabalho extracurriculares que certamente sao do teu interesse (futebol robotico...).
Qt aos cursos nas outras faculdades nao te sei dizer como é. O que eu acho, por aquilo que sei, é que os 1ºs anos na FEUP sao bastante teóricos, qd comparados com outros sitios (ISEP por exemplo), o que pode desmoralizar um bcd uma pessoa lol

Confirmo, quando lá fui, vi que trabalham no duro, e têm muita coisa dedicada a robótica, principalmente uma vasta investigação. É longe o Porto da minha casa :D
"O Futuro pertencem a aqueles que acreditam na Beleza dos  seus sonhos" Eleanor roosevelt