collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Projecto robot autonomo básico [esboço]  (Lida 3517 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline caduroxbr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Projecto robot autonomo básico [esboço]
« em: 09 de Agosto de 2009, 05:48 »
Olá , dei uma lida nos tópicos que a mim foram direcionados sobre eletronica e especiais para iniciantes em robótica.

Com base neles , estou desenvolvendo um projeto que não sei se é fisicamente possível , aqui vai uma fotografia do chassi (Base , não sei como chama isto em Portugal) do robot.

X = Mini Servos com as rodas.
Y=Arduino , e componentes eletrônicos.

http://img505.imageshack.us/i/dsc0016knh.jpg/

Como podem ver , estou utilizando duas caixas de DVD (convencionais , de jogos) e coloquei uma pequena embalagem no meio para que fosse possível encaixar os servos e a parte eletrônica sem problemas em relação a altura das rodas e da base.

A questão é , aonde marquei o "X" seria possível por estes servos: http://cgi.ebay.com/2-x-SG50-Mini-Micro-Servo-for-R-C-Futaba-JR-AU_W0QQitemZ390079532804QQcmdZViewItemQQptZAU_Toys_Hobbies_Radio_Controlled_Vehicles?hash=item5ad28d4f04&_trksid=p3286.c0.m14

com as rodas deste site : http://www.parallax.com/Store/Robots/RoboticComponents/tabid/198/txtSearch/servo/List/1/ProductID/412/Default.aspx?SortField=ProductName%2cProductName

?

Sobre o arduino e o suporte para bateria , também seriam os mesmo modelos que estão presentes no tópico do Smalluino V.1.0.

Mas físicamente falando , um "Robot de dois andares" conseguiria se locomover? O Servo motor tem potência suficiente para movimentar aquele tipo de rodinha? E por último , Caberia o Arduino , o suporte para baterias e os sensores neste "chassi"?

Não sei o tamanho do arduino , por isso estou perguntando.

Desculpem se o tópico ficou grande demais e se fiz muitas perguntas , mas gostaria que me dessem uma opinião se o projeto é possível , ou não.



Obrigado pela atenção , aguardo respostas   ;)


Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Projecto robot autonomo básico [esboço]
« Responder #1 em: 09 de Agosto de 2009, 14:48 »
olá.. antes de mais bem vindo ao fórum..

agora por partes:

chassis: acredito que um chassis feito com pacotes de sumo e caixas de cd fique com um bocado de peso a mais, porquê?

servos: tem tudo a ver com estes servos. engrenagens de plástico, servos pequenos, pouca força e vais começar a ouvir estalinhos em vez de veres o robot a andar. talvez n fosse pior (tendo em conta o chassis que nos apresentas) meter uns servos maiores (tamanho normal) ou tentares uns servos mini com engrenagens metálicas.

quanto a espaço, é coisa que tens praí demais.. um smalluino n precisa de mais que um cubo praí de 5*5 ou 6*6 cms pra ter tudo lá dentro a funcionar.. :)