collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: BoomBox - plataforma interactiva para airsoft  (Lida 22153 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tuneado

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
BoomBox - plataforma interactiva para airsoft
« em: 22 de Fevereiro de 2015, 22:37 »
Boas pessoal
Acho que está na hora de colocar aqui o meu (primeiro) projecto que tenho andado a desenvolver.

Um dos hobbies que tenho é o airsoft e porque não juntar o gosto que tenho de electronica e programação a isso?
palatal estou a desenvolver uma plataforma interactiva que permita fazer vários jogo com ela.

Utilizei um arduino uno para programar tudo e ligado a ele tenho:
16x2 LCD, RGB Encoder ,2 botoes , piezo sirene , rgb leds e ainda mais umas coisitas.
tudo isto acomodado dentro de uma antiga caixa de munições que aqui tinha para lhe dar o ar militar :p

[THE BOOMBOX]
A utilização é bastante simples, através do lcd pode-se ver o menu e a partir daí utiliza-se o encoder para navegar nos diferentes menus. Temos depois a opção de selecionar dois modos de jogo: Domination e Detonation.
No domination o objectivo é no tempo estipulado as equipas chegaram á caixa e deixar pressionado o botão correspondente durante X segundos para colocar a caixa em sua 'posse'. a partir do momento que a caixa está em posse da equipa esta contabiliza tempo para essa equipa. no final ganha quem tiver mais tempo acumulado.
O detonations é simplesmente no tempo definido a equipa ter de levar a caixa para o local do adversário  armar a bomba e depois a equipa inimiga tem x minutos para a desativar.


[AJUDA]
Neste momento estou a ver se arranjo alguém que me consiga passar para o computador o desenho e o esquema para posteriormente puder mandar fazer algumas placas e assim fazer mais umas quantas unidades e assim chegar a mais equipas de airsoft.


[EM DESENVOLVIMENTO]
A versão 1 já está praticamente concluída mas como é obvio o projecto não vai ficar por aqui.

Neste momento estou a tentar fazer a portabilidade para o ATmega1284 de modo a conseguir aproveitar a programação existente e as bibliotecas que estava utilizar. Está um bocado difícil pois não estou a conseguir fazer o burn do bootloader para o chip mas é uma questão de investigar um pouco o problema e de certeza que se resolve.

assim que conseguir meter o novo chip a bombar é trabalhar no modo de jogo ' cut the wire' onde para se desactivar a bomba se tem de cortar os fios na sequência certa , e também trabalhar num modulo RF que conseguia cominicar á distancia com a caixa.

CONTO COM AS VOSSAS IDEIAS CASO TENHAM E SE POSSÍVEL AJUDA.
(fotos soon)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: BoomBox - plataforma interactiva para airsoft
« Responder #1 em: 22 de Fevereiro de 2015, 22:41 »
A não ser que as bibliotecas do Arduino estejam ainda piores, qual a razão de usares um Atmega1284 dado que um 328p chega e sobra para o que queres fazer?
Avr fanboy

Offline tuneado

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: BoomBox - plataforma interactiva para airsoft
« Responder #2 em: 22 de Fevereiro de 2015, 23:02 »
A não ser que as bibliotecas do Arduino estejam ainda piores, qual a razão de usares um Atmega1284 dado que um 328p chega e sobra para o que queres fazer?
eu já utilizei os 32k do 328 com este projecto, porque alem dos jogo tenho também vários outro menus de configuração o que fez com que o sketch chegasse quase aos 32k e tentei optimizar ao máximo o código.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: BoomBox - plataforma interactiva para airsoft
« Responder #3 em: 22 de Fevereiro de 2015, 23:15 »
Impressionante o quão miserável essas bibliotecas são..
Tenho mais de 60 menus num lcd 20x4, mais o loop de controlo em si, tudo customizavel, a ler vários sensores, múltiplos actuadores, avisos, leds, bla bla bla,e são 16K de código(sensivelmente 6 mil linhas da minha autoria).

Pensa bem no assunto, usar um micro de quase 10€ sem qualquer necessidade.
Avr fanboy

Offline tuneado

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: BoomBox - plataforma interactiva para airsoft
« Responder #4 em: 22 de Fevereiro de 2015, 23:35 »
O meu backgroud de programação é mais ligado ao lado web e por isso pode haver muita coisa de programação para este tipo de coisas que não consigo optimizar mas sim usei algumas bibliotecas (menu , lcd e encoder), de algumas tentei suprimir código de funções que não eram necessárias mas pelos vistos consegues-se fazer melhor eu é que nabo haha.

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: BoomBox - plataforma interactiva para airsoft
« Responder #5 em: 24 de Fevereiro de 2015, 15:18 »
tuneado é uma questão de abrires as bibliotecas que utilizaste e ver o que precisas, o que não precisas e o que podes melhorar para a tua utilização específica.

No fim até podes por isso tudo no AVR Studio e enviares para o microprocessador. Eu investia num programador para não teres de andar com bootloaders, a não ser que precises para alguma coisa específica.

É tudo C++, é só uma questão de pensares se vale a pena ou não. Parece-me um bom projeto. Ficamos à espera das fotos. :D

Offline Tiobel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 27
Re: BoomBox - plataforma interactiva para airsoft
« Responder #6 em: 25 de Fevereiro de 2015, 11:04 »
Tuneado parabéns pelo projecto.

Também jogo Airsoft e já fiz umas quantas "bombas" para mim e para mais pessoal. Por isso se precisares de alguma coisa podes perguntar.
Deixo aqui as fotos para veres como fico.

Considera rever os código, pois também tenho vários menus (menus de jogo e de configuração + variáveis todas de tempo) e consigo ter tudo num 328. Mesmo assim não consigo bater o Senso :)
Mas acho que isso é o que dá em fazer programas sem um planeamento prévio e ir construindo a medida que te vais lembrando de coisas.

Fico a espera das tuas fotos.

Offline tuneado

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: BoomBox - plataforma interactiva para airsoft
« Responder #7 em: 25 de Fevereiro de 2015, 22:48 »
haha olha ja arranjei alguém para colaborar comigo no projecto haha.
eu também consegui meter tudo dentro do 328, mas gostava de ter mais uns modos de jogo e fazer mais umas brincadeiras mas o espaço já não muito e os inputs estão quase todos usados daí a opção de migrar para o 1284.

gosto muito do look da tua bomba e da tua custom made pcb ;) a minha'bomba' tem uma aparência um pouco diferente da tua e como vais ver no video   ainda an está finalizada, falta embutir umas coisas e tornar tudo mais bonito.
anyway fica aqui um video rápido de demonstração



Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: BoomBox - plataforma interactiva para airsoft
« Responder #8 em: 26 de Fevereiro de 2015, 00:26 »
Parabéns, está muito engraçado o projeto.
Dito isso, não tens funcionalidade que justifiquem mudar de controlador. 32K do 328 é uma espaço enorme para um projeto relativamente tão simples, se já esgotaste a memória tens certamente amplas possibilidades de otimização do código. Não é uma critica, mas um desafio ;)

Offline Tiobel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 27
Re: BoomBox - plataforma interactiva para airsoft
« Responder #9 em: 26 de Fevereiro de 2015, 09:38 »
Eu fiz assim pois queria uma cena simples para montar, mas há que também tenha posto numa caixa como tu.



Quando fiz isto, a ideia foi sempre que o utilizador final "decora-se" à maneira dele.

Eu tenho mais um modo de jogo que tu, que é desactivares a bomba pelo corte de um fio, mas o meu modo domination é mais básico que o teu, basta carregares num dos botões para ganhares o controlo da bomba.
De qualquer maneira tens ai um grande trabalho e com certeza que com o tempo ainda irás melhor mais.

Qualquer coisa é só dizer. 

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: BoomBox - plataforma interactiva para airsoft
« Responder #10 em: 26 de Fevereiro de 2015, 09:54 »
Estão fixes o projectos.
Tuneado no teu projecto, acho que esse botão rotativo não é lá muito pratico, e ficava melhor com botões.

Se fizeres no avr studio cabe tudo no 328p e sobra espaço.  A biblioteca do lcd no arduino, ocupa imenso espaço.  Eu fiz o alarme no arduino e 328p ficou cheio, mais tarde refiz o projecto no avr studio e coube tudo num atmega8.



Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: BoomBox - plataforma interactiva para airsoft
« Responder #11 em: 26 de Fevereiro de 2015, 10:53 »
Viva,
nunca tinha ouvido falar de airsoft.

Uma ideia: existem ja outros projectos / produtos no mercado? Se nao, podiam pensar em fazer um projecto para isso  ??? ;)


Offline Tiobel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 27
Re: BoomBox - plataforma interactiva para airsoft
« Responder #12 em: 26 de Fevereiro de 2015, 11:02 »
Epa projectos comerciais, que eu conheça não. Mas de certeza que alguém já se lembro disso.
Não deixa de ser uma coisa interessante de se pensar :)

Tens depois é varias pessoas (muitas mesmo) que fazem como nos fizemos, agarram num arduino, ligam o que querem, decoram e voilá "bomba de airsoft/paintball/laser tag".


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: BoomBox - plataforma interactiva para airsoft
« Responder #13 em: 26 de Fevereiro de 2015, 11:18 »
Sim, podia ser um kit para fazer isso DIY.
So a board + LCD + pinos para ligacoes.. e depois montagem como queria..

StarRider

  • Visitante
Re: BoomBox - plataforma interactiva para airsoft
« Responder #14 em: 26 de Fevereiro de 2015, 12:03 »

Já existe um projecto comercial, mas era uma coisa mais simples ... penso que tenho por aqui uma fotos.

Mas essa é daquelas coisas que o mercado não justifica, pois hoje em dia é raro a equipa que já não tem
algo no género.

Abraços,
PA