collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)  (Lida 11664 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rtk

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« em: 10 de Janeiro de 2010, 17:03 »
Ola a todos sou um membro da LusoRobotica à bastante tempo mas a vida nem sempre dá para o que se quer, infelizmente :'(, e então andava completamente a leste daqui do nosso querido site... Até  que hoje voltei cá ao fim de tres meses de jejum  ;D  e vi um tópico "fale com o seu arduino" que falava da robotech srl que é precisamente a criadora do i-droid 01 e reparei que por cá não havia nenhum tópico sobre este bichano :D .

Este projecto para mim foi o primeiro, um projecto pessoal para ganhar aptencia e conhecimentos, pois esta colecção possui os fasciculos passo-a-passo, resumindo foi uma maneira um pouco extravagante de me lançar no mundo da robotica   

O I-DROID 01 demorou uns meros dois anos e meio a montar devido a atrazos do fabricante e de distribuição. Foi tambem uma dor de cabeça logo no inicio pois uma das placas que controlaria os movimentos dos motores da cabeça,  do sensore de tacto, os sensores de sons, a interface com a camera e os leds, decidiu medir forças comigo e queimou......  ou seja toca de embrulhar a placa muito bem e dizer que tinha defeito de fabrico...  ;D a coisa la pegou e passados dois meses, ja eu tinha uma parga de fasciculos em espera para montar, aparece a plaquinha....  examinei tudinho antes de a montar para nao correr novos riscos e quem diria... havia um codificador optico dos movimentos da cabeça que estava descarnado e entrava em curto circuito queimando os drivers de saida da placa do modulo da cabeça.... 


Tirando isto, tudo na normailidade e como0 ja disse foram quase tres anos ( dois anos e meio lol)  e a modica quantia de 1500 euros.
Por enquanto estou no desenvolvimento da programação atraves do c-like que o robot trazia incluido, mas tenho a dizer que estou muito verdinho nisto

se tiverem algumas preguntas ou duvidas sobre as caracteristicas, nao hesitem em preguntar

ajuda e sugestoes sao muito bem vindas

aqui ficam umas fotos dele     XD

(desculpem a ma qualidade das fotos mas o meu tele so tem 1.3 megapixeis ;))


edit : brevemente postarei um video do funcionamento do i-droid , por enquanto tou sem pilhas
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2010, 17:24 por rtk »

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« Responder #1 em: 10 de Janeiro de 2010, 17:36 »
acho k esse é igual ao do icar.. faz uma pesquisa aqui no fórum por planeta agostini que és capaz de dar com ele..

Offline rtk

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« Responder #2 em: 10 de Janeiro de 2010, 17:48 »
é possivel ricardo-reis mas a pesquisa através de ''planeta diagostini'' foi infrutifera ;D não encontro nada a nao ser o meu topico

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338

Offline rtk

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« Responder #4 em: 10 de Janeiro de 2010, 18:07 »
desculpa la entao ricardo_reis tens razao mas   pela keyword   planeta diagostini nao achei nada

bem assim sendo........
 este topico nao ta aqui a fazer nada

Offline norbanvs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 236
Re: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« Responder #5 em: 10 de Janeiro de 2010, 18:29 »
Citar
este topico nao ta aqui a fazer nada

O Blasfémia!!!

Como que não está aqui a fazer nada?!?  >:( >:( >:( >:(

É certo que este bacano custou os olhos da cara e mais o outro (  ;) ), mas se reparares nas fotos (e para aqueles que conhecem BEM o I-Droid) ele já vêm equipado com o comando IR (braço esquerdo) e na tampa das pilhas já está colocado o circuito com os sensores de IR (pelo menos é o que me parece ser).
O problema é mesmo as pilhas. Este bacano "bebe" que se farta...

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« Responder #6 em: 10 de Janeiro de 2010, 18:56 »
n acho k o tópico seja despropositado, mt pelo contrário.. se tens planos pró teu robot, mostra-nos e faz uso do teu topico nesse sentido.. se precisares d'ajuda há sp por cá alguém que te possa ajudar.. :)

Offline rtk

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« Responder #7 em: 10 de Janeiro de 2010, 19:04 »
pois é pessoal estou como o icar, do que preciso mesmo é de lhe controlar o consumo, porque isto é insopurtavel, um gajo com pilhas alcalinas duracel gasta uma pipa de massa semanalmente para o por a tblhar umas horitas, E com pilhas recarregaveis tambem nao compensa, o bicho passa masi tempo a carregar que a trabalhar

Offline rtk

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« Responder #8 em: 10 de Janeiro de 2010, 19:08 »
Citar
este topico nao ta aqui a fazer nada


 mas se reparares nas fotos (e para aqueles que conhecem BEM o I-Droid) ele já vêm equipado com o comando IR (braço esquerdo) e na tampa das pilhas já está colocado o circuito com os sensores de IR (pelo menos é o que me parece ser).


desculpa norbanvs não precebi em que contexto disses te isto ???, onde queres chegar_?? não entendi podes explicar? ;)

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« Responder #9 em: 11 de Janeiro de 2010, 21:43 »
Para a bateria, o melhor mesmo é uma lipo... já sao bastante baratas e tem capacidades muito boas... Os carregadores tambem já sao baratos actualmente...

Offline LONEWOLF_old

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« Responder #10 em: 24 de Maio de 2010, 03:42 »
Boas, eu tb tenho um robo desse e ando desesperado  com o bichano ja lhe perdia conta das vezes que o desmontei, para tentar resolver o problema e ja nao sei se realmente é problema, e assim sendo visto que ja tem o seu montado queria fazer-lhe umas perguntas, quanto tempo duram as suas pilhas? as minhas sao 2600mAh e duram ai uns 10-20 minutos se o mantiver em movimento(andar ou os braços), outra pergunta, qual a velocidade dele? na ficha tecnica diz 30cm\s mas no meu caso esta muito longe disso pois o bichano pede licença a uma roda para mexer a a outra lol. eu tb tenhop umas ideias para ele mas assim ja perdi as esperanças dos projectos que tinha que um deles era uma estaçao para recarregar as pilhas mas visto que a autonomia dele é curta nao saia de la lol neste momento ate o tenho todo desmontado(mais uma vez) para ver se resolvia os problemas dele mas esta dificil ter tempo para ele. visto que esta aqui alguem que tb tem o mesmo robo aqui deixo as minhas questoes.


Offline rodrigo.oliveira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« Responder #11 em: 02 de Outubro de 2011, 00:58 »
Olá! Queria saber a respeito da função de programação de um controle remoto(com infravermelho) para controlar o meu i-droid por este método. Eu instalei o receptor de infravermelho exatamente como a revista fala mas ao tentar executar essa função, não consegui.
Agradeço desde já!

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« Responder #12 em: 02 de Outubro de 2011, 01:21 »
Boas noites, queres controlar o I-Droid por IR? Hummmm penso que estas com azar o IR que ele tem é para controlar a TV ou outro aparelho depois tens 2 IR na breadbord e esses são para as distancias laterais, já agora uma pergunta como estas de autonomia e projectos para ele?

E visto que este é o teu 1º post que seja bem vindo  ;)

Abraços.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline rodrigo.oliveira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« Responder #13 em: 02 de Outubro de 2011, 01:37 »
Obrigado pela resposta e pela atenção! Com relação a meus projetos, ainda não pensei em nenhum interessante pois acabei de montá-lo a pouco tempo e estou tentando aprimorar meu conhecimento sobre a programação c-like e java. E voce, ja elaborou alguns projetos e programas legais para ele?
Abraços!

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: I-DROID 01 (PLANETA DIAGOSTINI)
« Responder #14 em: 02 de Outubro de 2011, 20:52 »
Fiz pouco ou nada com ele, projectos para ele tenho muitos mas como o I-Droid é uma esponja de energia antes de continuar a fazer coisas com ele tenho de arranjar maneira de o alimentar com mais duração, já vi na net algumas baterias mas são um pouco caras. Depois vem outro "problema" ou eu não sei como programar o I-Droid ou então não da para programar ou alterar o código base, só da para fazer 10 programas e executa-los um de cada vez e devido a isto tudo fiquei um pouco "cansado" dele, talvez depois de aprender a trabalhar com o arduino o I-Droid ganhe uma nova "vida"  ;D ;D

Eu não tenho a certeza porque ainda tenho de fazer mais uns teste a ele mas penso que o grande problema dele foi a maneira como programaram os "motores" ( como ele se movimenta) que drena as baterias muito depressa, bastam 15min ou ate menos para gastar 8 pilhas.

Abraços. 
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte