collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Projecto alarme para Casa  (Lida 59694 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Projecto alarme para Casa
« em: 20 de Fevereiro de 2012, 13:25 »
Alarme para Casa LOW COST

 objectivo:
 
O Objectivo deste projecto  é construir  um alarme para casa, aproveitando coisas velhas que tenho cá por casa e gastar o menor dinheiro.

Funcionamento do Sistema: 

Por detrás da porta de casa irá estar um teclado + lcd , onde servirá para por código de activar ou desactivar o alarme.  activa ou desactiva o sensor PIR e as sirene.  A sirene ficará no entre o exterior/interior da casa.

Estado actual.

O circuito foi todo, e testado no isis proteus, depois montei o circuito todo na berdboard e tambem os testes foram o esperado. Acualmente o circuito funciona sem falhas.
Tenho o pcb final feita em cobre, e em breve vou soldar tudo.

Alarme para Casa detalhado

Imagem do circuito completo do projecto.
http://cl.ly/image/3U00011a290t
nota:falta os valores das resistencias e condensadores, quando encontrar será acualizado. Mas é igual a este projecto.


Sensor Movimento:
Sensor PIR era dos holofotes que trabalha a 220v, o que tive de fazer foi onde entra o fio castanho 220v cortar a pista antes de ir ao relé e também cortei a pista do filtro amarelo.
No final soldei um fio, a uma resistencia que sai de um transistor que quando detecta movimento tem voltagem 4.5v e quando está em low a espera do movimento nao tem voltagem.  No arduino ligado ao pino analogRead tem valores a volta 10-30 e quando detecta movimento passa para os 800-900.
Mais informações: http://captain-slow.dk/2010/09/04/arduino-outdoor-motion-sensor/

 
Teclado:
Este ou qualquer teclado  para quem tem o arduino com o atmega, ocupa demasiadas  portas e quando  juntamos várias coisas ,  nao temos portas livres.
Então encontrei pela net, um tutorial o teclado ocupar apenas uma porta analogica.
Resume-se em ter várias resistencias em serie, e cada tecla tem uma "voltagem diferente" depois com a  porta analogica cada porta fica com um intrevalo de valor entre 0-1023.
exemplo:Entre 220 até 240 corresponde tecla  1
Mais detalhes:http://www.instructables.com/id/Arduino-3-wire-Matrix-Keypad/

siren.
A siren nao sou expert na matéria,  mas user iyahdub é um mestre em som e deu-me um circuito de uma siren.
Alem deste circuito tem de levar um aplificador de som lm386n que dá 68w se nao me engano.
Para activar a siren basta ter um transistor entre para activar o circuito todo.

A placa final:
http://cl.ly/image/2z2W1a3h1g37


Por fazer:

O meu simens tem um problema apanhar rede, logo não vou incluir no alarme. Mas quem quiser saber aqui fica.

O simens  é alimentado pelo o carregador  do proprio telemovel, mas o ground do carregador tambem é ligado ao ground do arduino para partilhar as massas.  O tx liga directamente ao arduino, já o rx é necessário baixar a tensão usando um divisor tensão  ou um diodo de zener 3.3v e depois ligar ao arduino.  No final para comunicar usa-se a biblioteca NewSoftSerial encontra-se aqui ]http://arduiniana.org/libraries/newsoftserial/
xg]


Futuro.
No o primeiro update ao alarme será em vez de por o codigo irá ser usado tag rfid.  e ser auto alimentado para nao ficar sempre um transformador ligado.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2012, 18:48 por dio123 »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Projecto alarme para Casa
« Responder #1 em: 20 de Fevereiro de 2012, 16:59 »
já viste se isso dispara durante a noite pq passaste à frente do sensor e te esqueceste? LOL acordas logo! Ando ha muito tempo a pensar numa coisa dessas.. mas queria implementar um sistema simples, barato e em 3 casas.

Como não sou nenhum expert teria de usar um arduino para controlar os sensores e accionar um relé ou um circuito de luz/sirene, mas depois penso que tb ter um arduino ou 1 ATMega todo o dia ligado se calhar consome mais do que um sistema daqueles do ebay de sensores de movimento, como esse da tua foto, e que dá tb para ligar/desligar uma carga qualquer.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Projecto alarme para Casa
« Responder #2 em: 20 de Fevereiro de 2012, 21:14 »
Eu tambem não sou nenhum expert, percebo pouco de electronica.
A posição do sensor  dá para ir de um quarto para o outro e ir a casa de banho que o sensor não apanha. Ir para outro sitio da casa o sensor já apanha.

Só o sensor  acho que não adiciona uma carga qualquer. Por exemplo o rele percisa +/- 30v para accionar os 220v

Quanto ao consumo ainda nao pensei nisso, porque estava a pensar ir buscar alimentação do arduino com o cabo ligado ao router da meo.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Projecto alarme para Casa
« Responder #3 em: 20 de Fevereiro de 2012, 22:52 »
@dio123: era interessante postares o trabalho k tens feito e ou deixar o link pro pessoal seguir o teu projecto, já que tb contas com o pessoal pra te ajudar..

qto ao teu projecto e pelo k que explicaste, tás a usar um sensor de movimento dakeles k se metem nas lampadas ligavas aos 230VAC... se n me engano esses sensores teem dois botoes pra temporizar o tempo de actuaçao e a sensibilidade à luz ambiente, ou seja, pra funcionar ao anoitecer, à noite para evitar que a luz se acenda durante o dia qdo passa gente pra trás e prá frente...

Qto à sirene, essas funcionam com 12V certo? inclui circuito ou é apenas auto-falante?..

Podes é usar tb um sistema sem fios, tipo RF pra activar ou não as sirenes, pro arduino arranjas um shield RF e dps na sirene, metes um receptor a activar um relé..

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Projecto alarme para Casa
« Responder #4 em: 21 de Fevereiro de 2012, 14:54 »
Sim o sensor tem 2 botões um para o dia e noite, e outro para o tempo que que a lampada estava acessa.

A sirene tinha um controlador que imitava muitos sons, só que perdi isso, não sei o coloquei, já fartei-me de procurar, e nao encontro. Tenho de fazer um para imitar um som de um alarme. Penso que seja 12v , pois o controlador é ligado directamente a bateria do carro.

O telemovel deve ter algum problema custa imenso encontrar rede, no domingo nao consegui apanhar rede.
((actualizado 1ºpost))
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2012, 14:56 por dio123 »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Projecto alarme para Casa
« Responder #5 em: 21 de Fevereiro de 2012, 17:48 »
ha um ic k gera uns sons, tipo sirene de ambulancia, de policia e mais 2 ou 3... procura por UM3561 e schematics para poderes ligar à sirene. (tb podes fazer com um ou dois NE555... é às escolha)

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Projecto alarme para Casa
« Responder #6 em: 29 de Fevereiro de 2012, 12:36 »
vou usar ne555, pois tenho aqui 2 ou 3 em casa.

Alguem sabe dizer se é possivel por o arduino a fazer chamdas, pela  linha telefone  Cabo RJ11?
procurei no google arduino rj11 e nao encontrei nada que desse a entender que fosse possivel.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto alarme para Casa
« Responder #7 em: 29 de Fevereiro de 2012, 13:30 »
Procura por DTMF que é o que os telefones usam para marcar os numeros.
Avr fanboy

Offline tops72

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 263
  • Robotica é uma Arte
    • MicroTops
Re: Projecto alarme para Casa
« Responder #8 em: 29 de Fevereiro de 2012, 19:18 »
Isso vai ficar um excelente sistemas de alrme!!
Nao há impossiveis, na Robotica
http://microtops.allalla.com/index.html
ToPs SaNtoS

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Projecto alarme para Casa
« Responder #9 em: 07 de Março de 2012, 22:23 »
Boa noite,

Ando aqui numa guerra, a tentar aproveitar os 555  só que não consigo achar um som decente para por o alarme. Não quero usar os da  policia ,  bombeiros.

Então procurei no google,  testei  uns 5 ou 6  na beardboard e  mais meia duzia no  proteus, só que os sons deixam muito a desejar.

Queria algo parecido com isto http://youtu.be/lu8MCtFWxwU?t=31s   , mas está muito dificil encontrar alguma coisa.

Tentei procurar um esquema para gerar freuqencia pulso  ao mesmo tempo mas nao encontrei.

Alguem me pode dar umas luzes?


obrigado

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto alarme para Casa
« Responder #10 em: 08 de Março de 2012, 07:29 »
Se já tens um Arduino guardas a onda em flash e reproduzes com pwm.
Avr fanboy

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Projecto alarme para Casa
« Responder #11 em: 02 de Abril de 2012, 13:34 »
Aproveitar esta semana para ver se consigo  avançar alguma coisa.

Aqui vai descobri esta pagina no site da nokia interessante
http://www.developer.nokia.com/Community/Wiki/AT_Commands

Exprimentei com nokias 5800, 5130, e n73 e consegui fazer chamadas, mandar sms , através do at commands usando o metodo a cima.

Será que dá para fazer alguma  ligando ao  arduino?

 

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: Projecto alarme para Casa
« Responder #12 em: 02 de Abril de 2012, 16:50 »
Aproveitar esta semana para ver se consigo  avançar alguma coisa.

Aqui vai descobri esta pagina no site da nokia interessante
http://www.developer.nokia.com/Community/Wiki/AT_Commands

Exprimentei com nokias 5800, 5130, e n73 e consegui fazer chamadas, mandar sms , através do at commands usando o metodo a cima.

Será que dá para fazer alguma  ligando ao  arduino?

Sim dá.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Projecto alarme para Casa
« Responder #13 em: 02 de Abril de 2012, 23:32 »
 ligar o cabo usb no  telemovel para o  arduino   directamente vai dar?

Não é necessário por um max232 pelo meio?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Projecto alarme para Casa
« Responder #14 em: 03 de Abril de 2012, 00:29 »
ligar o cabo usb no  telemovel para o  arduino   directamente vai dar?

Não é necessário por um max232 pelo meio?

smp era melhor um destes http://www.g7electronica.net/pt/breakout-boards/455-usb-ttl-versao-g7.html  8)