collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Robos de combate / BattleBots  (Lida 25283 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline guilhermexbot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Robos de combate / BattleBots
« em: 21 de Março de 2009, 14:42 »
Bom dia, sou novo aqui no forum.
Sou tecnico mecatronico, e desde 2006 dedico aos robos de combates, já tenho alguns projetos, mas ultimamente estou a a levar isto mesmo a sério, Terminei agora o robot oficial da equipa X-bot.
Gostaria de saber se alguem ca do forum interessa por isso, e o vosso ponto de vista deste "desporto".





Esse é o meu ultimo projecto feito em Al 7075 aluminio aeronautico, pesando 13kg categoria featherweight
« Última modificação: 21 de Março de 2009, 14:44 por guilhermexbot »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Robos de combate / BattleBots
« Responder #1 em: 21 de Março de 2009, 14:58 »
Eu adorava ver na sic radical o programa robôs de combate.
Mas cá em Portugal há alguma espécie de competição?
Está a ficar com bom aspecto, será que podes postar mais informação?

Um bocadinho off-topic: O que faz um técnico mecatronico? despertou-me curiosidade o nome :)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Robos de combate / BattleBots
« Responder #2 em: 21 de Março de 2009, 15:29 »
Realmente não conheço nenhum evento desta área em portugal, mas podemos começar a pensar nisso!

É uma área muito interessante que interessa, e esse robot está com um aspecto muito bom!

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Robos de combate / BattleBots
« Responder #3 em: 21 de Março de 2009, 16:23 »
embora seja uma area conhecida mundialmente.....em portugal ninguem pratica este tipo de "modalidade".....

eu acredito que seja por ficar cara....:P

Offline rjrv

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re:Robos de combate / BattleBots
« Responder #4 em: 21 de Março de 2009, 17:03 »
Muito interessante, é bom termos alguém ligado à mecatronica e ainda com gosto por robótica por aqui.
"Somos humanos, demasiado humanos." - Friedrich Nietzsche

Offline guilhermexbot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Re:Robos de combate / BattleBots
« Responder #5 em: 21 de Março de 2009, 18:37 »
Bom...mecatronica é uma area MUITO vasta e eu ainda sou muito novo para a descreve-la -18 anos- já que mecatronica é a "junção" de mecanica, eletronica, software, controlo e automação.
É dificil encontrar alguem que estaja completamente integrado em todas elas, mas claro que precisamos de um pouco de cada uma para construir qualquer projecto.

Em portugal ainda não há competições, apenas encontros entre as pessoas que os constroem, que tambem não sao muitas, acho que nao é pelo preço, já que umas das principais preocupações da evolução é produção cada vez mais barata, sabemos todos que para construir qualquer projecto basta criatividade, o resto, vem com o tempo, e por experiencia propria, conseguir patrocinio e ajuda nesse ramo não é dificil, já relacionei com algumas empresas que estavam dispostas a ajudar na evolução deste desporto.
Como qualquer projecto e nivel, esta relacionado um preço, pode-se construir um totalmente em madeira e produtos reciclados, que teria um baixo custo, ou faze-lo em titanio, kevlar, e materiais de alto custo, um como o meu, fica por volta dos 500€, mas ai cabe a experiencia de cada um, por exemplo, eles são controlados por radio de modelismo, há pessoas que desenvolvem os proprios comandos e não precisam de comprar um radio de 100€, outros tem um tio que tem uma oficina.
Uma das vantagens dessa modalidade é a vasta opção de escolha de materias, claro que há regras a ser cumpridas, mas pode-se usar de quase tudo para contruir, ai é cada construtor que decide.

Esse que estou a construir agora, como disse antes é feito em Al 7075 15mm, a locomoção é feita por 4 motores de aparafusadeiras tensao de 12v com redução planetaria, o comando dos motores feitos por 2 controladores de velocidade com PWM, a barra que gira é accionada por outro motor electrico a transmissão é feita por correia tipo V.






Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Robos de combate / BattleBots
« Responder #6 em: 21 de Março de 2009, 18:47 »
Só uma duvida, têm que ser totalmente controlados por nós ou podem ter partes autónomas?

Offline guilhermexbot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Re:Robos de combate / BattleBots
« Responder #7 em: 21 de Março de 2009, 18:53 »
Pode ser até totalmente autonomo, mas é complicado, já que um combate é muito rapido, e os impactos podem ultrapassar 1ton, é normal ver robos com 55Kg serem lançados a 2 metros de altura, mas claro que sim, há alguns que são parcialmente autonomos, sempre é bom uma ajuda.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Robos de combate / BattleBots
« Responder #8 em: 21 de Março de 2009, 19:08 »
No fundo não andamos a mandar uns e zeros para os controlar, logo têm partes autónomas para encriptar desencriptar, porque não poder fazer mais alguns módulos autónomos?!

Acho que a ideia principal é teres bom controlo remoto da máquina porque dentro da arena tudo pode acontecer... Quanto menos tiveres que fazer manualmente, melhor nos podemos concentrar no que temos que fazer ;)

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Robos de combate / BattleBots
« Responder #9 em: 21 de Março de 2009, 19:14 »
já agora, deixo aqui dois videos de uma serie que tenho acompanhado :) falam deste tipo de robôs ;)



Offline guilhermexbot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Re:Robos de combate / BattleBots
« Responder #10 em: 21 de Março de 2009, 19:50 »
Concordo plenamente com o TigPT.
Mas o que quiz dizer foi que, construir partes autonomas que suportem impactos de 1ton e forças G's na casa dos 3000G.
Há um bom principio a seguir, quanto mais simples um circuito menos probabilidade tera de falhar, posso accionar um motor com 2 simples relés, ou usar 4 transistors, ou também fazer um circuito todo xpto, mas que com um impacto de 10kg avariasse.
Cada construtor sabe o que seu projeto ira fazer, e sabe se vale a pena ou nao "arriscar".
Um robo pode ser tão simples quanto 2 motores 2 rodas 1 bateria e funcionar tipo os carrinhos de choque, ou podem ter "armas" "super avançadas" que sabe o posicionamento do robo adversario e que atacam no momento certo.

É como o velho jogo, pedra, papel, tesoura...
« Última modificação: 21 de Março de 2009, 19:52 por guilhermexbot »

Offline norbanvs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 236
Re:Robos de combate / BattleBots
« Responder #11 em: 21 de Março de 2009, 20:22 »
Eu também já ouvi falar muito sobre esta modalidade, inclusive consegui uma vez o jogo PC Robot Wars baseado nesse "derby de demolição"  ;)

Infelizmente, aqui, na cauda da Europa, qualquer jogo que não tenha 22 marmanjos a correr atrás de uma bola não tem muita saída, não interessa e formos campeões mundiais com medalhas de ouro,platina ou urânio!

Quanto aos modelos miniatura, tudo bem que sejam autónomos quanto baste, mas quanto aos modelos maiores, alguns com poder ofensivo de toneladas de força, não lhes vejo alguma autonomia com bons olhos... mas isso sou eu a falar.

Offline guilhermexbot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Re:Robos de combate / BattleBots
« Responder #12 em: 21 de Março de 2009, 22:36 »
Bom, vi que esse assunto não é muito estranho por aqui.
Alguem desposto a começar esta jornada!?
Tenho algum material que pode ajudar.

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re:Robos de combate / BattleBots
« Responder #13 em: 21 de Março de 2009, 22:46 »
sempre quis experimentar robot wars! e tendo alguem com experiência para dar umas dicas é sempre bom!  :)

Offline guilhermexbot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Re:Robos de combate / BattleBots
« Responder #14 em: 22 de Março de 2009, 14:02 »
Queres saber mais sobre combate de robos?  ;)

O combate de robots é uma actividade consagrada em várias partes do mundo, sendo considerada por muitos um desporto, que envolve conhecimentos nas áreas da tecnologia, engenharias (mecânica, electrónica e computação) e máquinas. Neste sentido, é uma actividade onde a tecnologia está aliada à diversão.

A primeira competição envolvendo confronto entre robots foi a Design 2.007, que ocorre anualmente desde 1970 no Massachusetts Institute of Technology (MIT). O sucesso desta competição inspirou a criação da primeira competição de robots, organizada pela fundação For Inspiration and Rcognition of Science and Technology (FIRST), no ano de 1992.

Actualmente, é uma actividade consagrada nos Estados Unidos da América e no mundo, já com duas competições principais exibidas ao vivo em programas de TV norte-americana e britânica: a BattleBotz e a Robot Wars, ambas com seis anos de existência.

Foram veiculadas, ainda, diversas matérias na imprensa sobre o assunto, em revistas e jornais, tais como: World Magazine´s, Wired, Digital World, NYTimes e National Geographic.

As tecnologias envolvidas na construção de robôs de combate são aplicáveis em diversos sectores, tais como: indústria de energia e petróleo, medicina, robôs de busca e salvamento, sistemas para deficientes físicos e robôs anti-bombas.

De uma forma geral, competições como estas estimulam a criatividade e permitem que membros participantes apliquem na prática conhecimentos de matemática, física, mecânica, electrónica e computação.

Em Portugal, este desporto só à relativamente pouco tempo começou a ser divulgado e a ganhar adeptos. Contudo, existe a necessidade de transmitir mais informação para que se adquira ou aprimore as técnicas inerentes à construção de robots bem como estimular a criação de um maior número de equipas de competição. Para além disso, a tecnologia é fundamental para o desenvolvimento de qualquer país e, como já foi referido anteriormente, esta actividade conjuga o lazer com o saber técnico.

Neste contexto, surge a equipa – X-BOT, voltada directamente para os combates de robots, que tem como ambição contribuir para a divulgação e implementação desta actividade aplicando as novas tecnologias, à semelhança do que se faz já noutros países há vários anos.

Acreditamos que tal iniciativa promova o conhecimento e desenvolvimento das tecnologias, em Portugal e que envolva os estudantes e técnicos do ramo das engenharias (sobretudo nas áreas da electrónica, mecânica e computação) numa actividade que facilite o desenvolvimento das suas competências e que sirva para divulgar e dignificar a - Era dos Robots, junto das instituições e empresas que abracem este projecto.

Neste sentido Desafio-tea formar a tua equipa para um combate de robos e para isso estou desponivel para te apoiar na execução do teu projecto robotico.
Fico, entao, a aguardar pelo teu contacto.

combatederobos@yahoo.com