collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Detector de material plástico  (Lida 21282 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Detector de material plástico
« em: 16 de Março de 2016, 16:32 »
Boa tarde,


Quero desde já frisar que o que tenciono fazer poderá ter um fim comercial.

Basicamente para o projecto que estou a desenvolver gostava de arranjar uma solução para um detector de contacto dum plástico. Algo que quando um plástico toque emita um impulso eléctrico.

Como não percebo muito de electrónica deixo em aberto todas as hipóteses mas eu estava a pensar se de alguma forma o plástico podesse carregar consigo electricidade estática e que deste modo quando estivesse em contacto com o detector funcionasse género o dedo de uma mão num touchscreen.


Agradeço toda e qualquer ajuda
UM BEM HAJA ;)

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Detector de material plástico
« Responder #1 em: 16 de Março de 2016, 17:55 »
Plástico de que tamanho? Qual a cadência necessária? Para além de plástico mais alguma coisa vai bater/tocar no detector?
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Detector de material plástico
« Responder #2 em: 16 de Março de 2016, 19:59 »
Nao entendo o problema, podias explicar melhor?

Acho estranho pedido, i.e: geralmente detecta-se mecanicamente (eg um switch), por interrupcao de infra vermelhos, por visao, ..

O plastico e' nao condutor.

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Detector de material plástico
« Responder #3 em: 16 de Março de 2016, 22:14 »
Obrigado desde já pela vossa colaboração.

Respondendo às questões:
Não vai bater mais nada contra o detetor, apenas plástico.
Esqueçamos a cadência por agora mas respondo na mesma. Cerca de 500ms, mas esqueçam isto por agora.

Um switch não é solução. Infra-vermelhos e visão já não sei.

Vou pôr o problema de uma forma mais simples para nos focarmos nas soluções certas.
Como é que posso pôr uma placa de 2mm de espessura feita de qualquer material à escolha a detectar o toque de cubos de plástico com 5mm de aresta?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Detector de material plástico
« Responder #4 em: 16 de Março de 2016, 22:24 »
Sensor capacitivo, mas boa sorte com os 500ms.
Photo gate e siga.
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Detector de material plástico
« Responder #5 em: 16 de Março de 2016, 22:25 »
Continua dificil de perceber :P

Mas estou a entender que so as duas pecas se podem tocar uma na outra.
Porque tem de ser uma peca com a outra?
Nao podem haver desvios no toque? (i.e o tocar nao pode haver movimento na posicao que se quer detectar o toque?)

E tem de ser mesmo essa peca de 2mm espessura?

Se tiveres espaco, existem sensores IV que permitem detectar a mm de distancia, sao usados por exemplo por fotocopiadoras para detectar o papel
http://www.digikey.com/en/articles/techzone/2012/feb/using-infrared-technology-for-sensing

se nao for possivel, podes pensar em visao, mas nao estou a ver o teu cenario e como podes encaixar isso..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Detector de material plástico
« Responder #6 em: 16 de Março de 2016, 22:28 »
Sem paciência para jogar ás 40 perguntas, que é nisso que o tópico vai dar  ::)
Avr fanboy

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Detector de material plástico
« Responder #7 em: 16 de Março de 2016, 23:08 »
Sensor capacitivo, mas boa sorte com os 500ms.
Photo gate e siga.


O problema é que eu quero que a placa inteira sensível ao toque do plástico e não apenas vários pontos.

Continua dificil de perceber :P

Mas estou a entender que so as duas pecas se podem tocar uma na outra.
Porque tem de ser uma peca com a outra?
Nao podem haver desvios no toque? (i.e o tocar nao pode haver movimento na posicao que se quer detectar o toque?)

E tem de ser mesmo essa peca de 2mm espessura?

Se tiveres espaco, existem sensores IV que permitem detectar a mm de distancia, sao usados por exemplo por fotocopiadoras para detectar o papel
http://www.digikey.com/en/articles/techzone/2012/feb/using-infrared-technology-for-sensing

se nao for possivel, podes pensar em visao, mas nao estou a ver o teu cenario e como podes encaixar isso..


O detector em si tem de ser bastante fino, mas pode existir uma caixa pequena de electronica à parte

Sem paciência para jogar ás 40 perguntas, que é nisso que o tópico vai dar  ::)

Tens razão pá, mas isto é só culpa minha que não estou a conseguir expor o problema.





Vou aproveitar para dar a solução que imaginei nos meus sonhos com muito pouco conhecimento de causa numa tentativa de expor melhor o que pretendo.

Tenho ideia que alguns touchscreens funcionam com alterações da electricidade quando tocados por um dedo.
A minha ideia passou pelo seguinte:
Primeira coisa seria de alguma forma carregar uma mínima electricidade nos ditos cubos de plástico.
A segunda era desenvolver uma malha tipo tecido electrónico sensível a diferenças de electricidade.

Quando os cubos tocassem nesta malha iriam provocar uma diferença eléctrica na mesma por causa da electricidade que os cubos transportavam. Posto isto seria emitido um sinal para uma treta qualquer, imaginemos um arduino ou um raspberry...

Agora digam-me. Isto é sonhar muito alto? LOL

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Detector de material plástico
« Responder #8 em: 16 de Março de 2016, 23:21 »
Como "aparece" a peça no detector é em andamento num transportador? Existe a possibilidade de mais que uma peça passar num mesmo ponto em simultâneo?
Existem barreiras fotoeléctricas comerciais por laser em que tanto o emissor como o receptor são muito pequenos, não 2 milímetros mas prai 8 a 10

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Detector de material plástico
« Responder #9 em: 16 de Março de 2016, 23:29 »
Como "aparece" a peça no detector é em andamento num transportador? Existe a possibilidade de mais que uma peça passar num mesmo ponto em simultâneo?
Existem barreiras fotoeléctricas comerciais por laser em que tanto o emissor como o receptor são muito pequenos, não 2 milímetros mas prai 8 a 10


Olá artur36,

A ver se me ajudas hehehe.
A peça bate com alguma forçano detector.
Sim existe, mas muito dificilmente aconteceria com 500ms de diferença (mas esqueçam a cadência)

Podias mandar foto ou link do que estás a falar?



Malta com ideias façam o mesmo sff, postem para aqui coisas que eu vou logo ver.

E quanto à minha ideia? É demasiado irreal?

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Detector de material plástico
« Responder #10 em: 16 de Março de 2016, 23:50 »
Um exemplo numa busca rápida na NET:
http://ab.rockwellautomation.com/Sensors-Switches/Miniature-Photoelectric-Sensors/Flat-Pack-Photoelectric-Sensors

Se explicares como é o processo/produto o pessoal consegue ajudar melhor, podes estar descansado que pelo menos da minha parte não te vou roubar o trabalho...

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Detector de material plástico
« Responder #11 em: 17 de Março de 2016, 00:04 »
É isso que eu quero artur36, mas o sensor teria de abranger uma área grande e não apenas um ponto como é o caso desses.

O problema é simples.
Tens uma parede LOL e queres que ela te emita um impulso electrifico cada vez que lhe atiras com um cubo de plástico.
Como é que fazes?

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Detector de material plástico
« Responder #12 em: 17 de Março de 2016, 00:12 »
Estes sensores não abrangem apenas um ponto específico mas sim uma linha bem focada, basicamente é um feixe laser entre um emissor e um receptor, sempre que o feixe é interrompido é activada uma saída...
Com os dados que dás era esta a minha abordagem, não existem elementos que podem encravar e a escolha correcta do sensor permite a cadência que precisas sem problemas

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Detector de material plástico
« Responder #13 em: 17 de Março de 2016, 00:26 »
É para vender?
É que se for, a minha ideia poderá ou não ter comissão  :)

Um touch resistivo funciona via linhas e colunas que quando carregas fazes contacto entre elas, tens uma relação linear de voltagem X/Y conforme o sitio que carregas, fora de moda.

Touch capacitivo funciona medindo a capacidade como o nome indica, tens uma matriz que é carregada/descarregada, metes o dedo alteras o valor de capacidade tens posição, como é uma matriz que permite multiplexagem permite multi-touch e bla bla bla.
Podes fazer touch sensing com um micro-controlador com um pedaço de pcb e resistências de 1Mohm.
Sendo plástico, e pequeno, um resistivo o mais certo é não registar nada,e um capacitivo para ter sensibilidade para isso vai-te funcionar melhor como um sensor de humidade do ar de como sensor de cubos de plástico.

Continuando as 40 perguntas, queres explicar o problema, em vez de nos explicares a tua solução para o problema?
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Detector de material plástico
« Responder #14 em: 17 de Março de 2016, 00:26 »
quantos cm2 ou metros2 :P teria o sensor/parede detectora?

uma daquelas telas dos jogo iteractivo para golf, n serve? tudo depende da precisao que queres ou numero de pontos distintos a detectar.. ha sensores de carga electro-estática..era uma questao de fazer uma matriz com eles... mas se vais atirar cubos de plastico contra uma parede, entao porque nao sensores de pressao?