collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Esquema simples para programador de PIC's  (Lida 28364 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Esquema simples para programador de PIC's
« em: 04 de Fevereiro de 2009, 00:44 »
Boas.

Para quem vai começar a usar PICs, e não quer gastar muito dinheiro num programador, que leia este post  :)

Como fazer um Programador Simples e Barato?

Uma vez vi este circuito no Instructables e decidi fazê-lo. É uma variante do JDM, utilizando a porta Serial.

Já testei em PIC16f84 e 16f88 e funciona a 100%. Em qualquer outra PIC de 18 pinos tambem deve funcionar bem. Penso que noutras PICs maiores tambem, bastando fazer as ligações certas :)


Material Necessáriol

- 1 x Placa de circuito impresso/Placa Perfurada/Breadboard - Tudo depende de onde querem ter o vosso esquema :)
- 1 x Condensador Electrolitico de 10uF (Nao tenho certeza quanto a voltagem mas penso ser 16V, qualquer um dai pra cima funciona)
- 1 x Resistencia de 22k 1/4W
- 2 x Resistencias de 2.2k 1/4W
- 1 x Resistencia de 10k 1/4W
- 1 x Didodo 1N4148
- 1 x Diodo de Zener de 5.6 Volts
- PIC a programar

Todo o material deverá ficar por menos de 5€ (tirando a placa). A PIC, pode-se pedir samples, o que é ainda melhor.

Esquema



Exemplo de um pronto





Aconselho as Pic18f84A para pequenos projetos ou para quem se queira iniciar nas PICS....sao bastante simples.... se tiverem duvidas postem ;) se tiverem outros esquemas de programadores, tambem podem postar aqui ;)

Para programar utilizem o programa PICProg. existe tambem o WinPICProg, mas penso que qualquer um que deixe enviar informaçao por serie dá.,....tentem ver nos programadores se tem o JDM



Cumps
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2009, 00:53 por Fifas »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Esquema simples para programador de PIC's
« Responder #1 em: 04 de Fevereiro de 2009, 00:47 »
Acho que já o tinha visto no tugatronica, mas nunca liguei muito a PICs :P

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Esquema simples para programador de PIC's
« Responder #2 em: 04 de Fevereiro de 2009, 00:48 »
é provavel....eu vi no Instructables e tenho ideia que vi noutros lados.....mas e provavel que haja em mais sitios :)

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:Esquema simples para programador de PIC's
« Responder #3 em: 04 de Abril de 2009, 20:29 »
vou ver se começo com PIC, para robots mais pequenos este sistema é mais volatil do que o arduino... mas parece dificil de programar :S :-X
vou tentar fazer este programador, mas não haverá maneira de funcionar por USB? eu sei que é um bocado complexo, mas com um hack de uma Pen... leitor de cartões SD(tem um no chines por USB a 3€)

vou ver o que a aliatron tem ;D

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Esquema simples para programador de PIC's
« Responder #4 em: 04 de Abril de 2009, 20:41 »
Arranjas um conversor USB<->porta série, não são caros.

Tava exactamente aqui a pensar numa nova board pequenina "arduino"-style, a "botuino", talvez até com um AVR mais pequeno e uma biblioteca base similar à do Arduino (para que quem já conhece Arduino não precise de aprender novas funções), com um conversor de tensão de 2/4 pilhas AA para 5V integrado, sem USB só com porta série, para ser barato. A poder ser programada por porta série e/ou através de um Arduino. Com drivers integrados para controle de 2 motores DC pequenos, e fichas próprias para ligar 2 servos. Uma coisa barata, abaixo de 15€, para um gajo poder ter "aos montes".

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:Esquema simples para programador de PIC's
« Responder #5 em: 04 de Abril de 2009, 21:11 »
Arranjas um conversor USB<->porta série, não são caros.

Tava exactamente aqui a pensar numa nova board pequenina "arduino"-style, a "botuino", talvez até com um AVR mais pequeno e uma biblioteca base similar à do Arduino (para que quem já conhece Arduino não precise de aprender novas funções), com um conversor de tensão de 2/4 pilhas AA para 5V integrado, sem USB só com porta série, para ser barato. A poder ser programada por porta série e/ou através de um Arduino. Com drivers integrados para controle de 2 motores DC pequenos, e fichas próprias para ligar 2 servos. Uma coisa barata, abaixo de 15€, para um gajo poder ter "aos montes".

era boa ideia sim, vi no electronicapt o conversor de 2v para 5 achei engraçado mas eu uso uma pilha de 9v para o arduino... não tem mt diferença de peso...

assim uma placa mais pequena que o arduino?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Esquema simples para programador de PIC's
« Responder #6 em: 04 de Abril de 2009, 23:06 »
Sim, mais pequeno que um arduino, um tamanho mais tipo boarduino.

As pilhas de 9V têm 2 problemas que resultam em baixa autonomia nesta aplicação:

1) Têm baixa densidade energética. Uma pilha recarregável de NiMH (e são caras) tem cerca de 175mAh, ou seja, a pilha tem 8.4V x 0.175mAh = 1.47Wh de energia. Sim, as recarregáveis são de 8.4V nominais e não de 9V.
Já baterias recarregáveis AA de 1.2V arranjas com facilidade com 2.3Ah (e mais, por exemplo 2.6Ah), o que resulta em que 2 destas pilhas têm (1.2V + 1.2V) x 2.3Ah = 5.52Wh, ou 6.24Wh para as de 2.6Ah. Ou seja, mais de 3.5x a energia de uma de 9V.

2) O Arduino trabalha a 5V, e tem um regulador de tensão do tipo "linear". Estes reguladores têm uma tensão de saída muito estável mas desperdiçam muita energia. Quanto mais alto o consumo da carga, mais energia desperdiçam.

Só o AVR consome cerca de 9mA, mais umas coisitas para os periféricos que se estiverem a usar; vamos assumir 10mA. Não sei quanto consome o conversor USB-UART, o regulador consome cerca de 5.5mA, o ampop LM358 consome alguns uA, o LED "power" consome cerca de 3.2mA, e depois há outros dispositivos na placa que consomem conforme são usados ou não. Vamos assumir um consumo de 10 + 5.5 + 3.2 + 1 = 19.7mA, e isto, é só a placa base a funcionar, sem servos nem motores nem mais nada ligado aos 5V da placa. Portanto a energia retirada à pilha com a placa "em repouso" é de 19.7mAh x 8.4V ~ 166mWh.
O consumo da placa (sem o consumo do próprio regulador) é de 5V x (10 + 3.2 + 1) mAh = 71mWh. Estão aqui em "falta" cerca de 95mWh (mais do que o consumo da placa). Onde é que esta energia está a ser gasta? No regulador linear, a converter 9V para 5V (a desperdiçar). 95mW já aquece o regulador.
Não sei se vocês costumam alimentar servos e motores dos 5V da placa ou directamente das pilhas, mas se o fizerem dos 5V da pilha o desperdício aumenta. Vamos assumir que a corrente nos 5V é de 100mA, por estarem 1 ou 2 motores ligados; aí o desperdicio no regulador é de (8.4V - 5V) x 100mAh = 340mWh, face a um consumo "útil" de 5V x 100mAh = 500mWh. Ou seja, o regulador desperdiça 40% da energia da pilha, ficando nós com uma pilha que só parece ter cerca de 1.47Wh x 60% = 0.882Wh de energia. Uma eficiência de 71/166 = 43% com carga baixa e de 0.5/(0.34+0.5) = 60% em carga alta.

Se alimentam motores a partir de pilhas de 9V, a pilha não deve durar muito a não ser que os motores consumam mesmo pouco, pois estas pilhas não foram desenhadas para dar muita corrente.

Agora pensemos em 2 pilhas AA e um conversor DC-DC boost para 5V com eficiência de 60% em cargas baixas e 70% em altas (e há bem melhores; até o "meu" conversor rasco do electronicapt faz melhor nas altas). Mesmo que a eficiência do conversor fosse de apenas e sempre 50%, teriamos 5.52Wh x 50% = 2.76Wh utilizáveis, ou seja, 3.13x (2.76/0.882) mais autonomia do que com uma pilha de 9V e um regulador linear.

Também podemos pegar numa pilha de 9V e ter um conversor DC-DC buck para trazer os 8.4V para os 5V com mais eficiência, em vez de um regulador linear. Aí, se formos muito optimistas e assumirmos que o buck tem uma eficiência de 90% em todas as situações, ainda assim temos uma energia útil de 1.47Wh x 90% = 1.32Wh, continua a ser menos de metade dos 2.76Wh que obtemos de um par de pilhas AA e um conversor boost.

Bem, isto parece um testamento :)
« Última modificação: 04 de Abril de 2009, 23:10 por Njay »

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:Esquema simples para programador de PIC's
« Responder #7 em: 04 de Abril de 2009, 23:24 »
bem  :o  :o  :o possas isso é só desperdiçar energia... então vou fazer o conversor lol, eu por acaso tenho 4 pilhas AA para os servos, e já susbtitui varias vezes, enquanto a de 9v está lá ainda, e não está má... mas bem duracell, dura, dura, dura... ;D
então vou tentar fazer o conversor, parece que me vai dar muito jeito :)

Offline ewertonluiz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re:Esquema simples para programador de PIC's
« Responder #8 em: 24 de Maio de 2009, 02:52 »
Encontrei uma interface chamada, Eclipse. É relativamente simples, por ser USB. Face única, todos os detalhes podem ser encontrados em http://www.eclip-se.es.tl/



Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re:Esquema simples para programador de PIC's
« Responder #9 em: 24 de Maio de 2009, 15:23 »
Pessoal, AVR ou PIC?

Sei que esta é uma questão frequente. Pelo que tenho lido, concluo que tanto AVR como PIC são excelentes dependendo do que se pretende fazer.
Mas pelo que soube, em Portugal ha muito pouco AVR à venda, mais PIC!

O que gostava de vos perguntar é o seguinte: sabem-me dizer em que tipo de projectos é que os PIC são utilizados (falo a nivel nacional, pelo menos, e comercialmente, não a nivel de "hobby")? Há alguem a projectar e comercializar sistemas com base em PIC?
Isto porque, apesar de ser engraçado a nivel de "hobby", tenho a sensação que isto de usar IC's PDIP a nivel comercial é cada vez mais coisa do passado... Ou cá tambem se projectam sistemas PIC/AVR a escalas mais pequenas?

Confirmam a pouca oferta de AVR's em Portugal?
Se afirmativo, então porque usar AVR? Até porque os PIC, por terem mais procura, são mais baratos e consomem menos...

Que têm a dizer?

Obrigado

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Esquema simples para programador de PIC's
« Responder #10 em: 25 de Maio de 2009, 02:23 »
PICs sao mais baratos. Mas os programadores de PICs metem medo!

Eu nunca conheci AVR, nem outro microcontrolador enquanto estudava. Nas aulas de microcontroladores era só PICs. Conheci AVR pela net, mas nunca me interessei porque só percebia de PIC. Fiquei a conhecer melhor os AVR quando estagiei na Universidade do Minho, embora os rapazes que me acompanharam preferissem PIC. Também lá fiquei a conhecer a Butterfly (não sei se alguem conhece)

Projectos com PIC em portugal é do que há mais. Se será melhor ou não? penso que isso depende da necessidade de cada um. :)

Cumprimentos

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re:Esquema simples para programador de PIC's
« Responder #11 em: 25 de Maio de 2009, 10:16 »
O que gostava de vos perguntar é o seguinte: sabem-me dizer em que tipo de projectos é que os PIC são utilizados (falo a nivel nacional, pelo menos, e comercialmente, não a nivel de "hobby")? Há alguem a projectar e comercializar sistemas com base em PIC?


Sim. Eu projecto sistemas, e tenho usado até agora só PIC.

Quanto aos tipos de projecto, são variados. Vão desde ao controlo de máquinas, sinalética electrónica, comunicações... faço de tudo. Cada cliente é diferente do outro e cada caso é um caso.


Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re:Esquema simples para programador de PIC's
« Responder #12 em: 25 de Maio de 2009, 12:38 »
PICs sao mais baratos. Mas os programadores de PICs metem medo!


Não concordo eu tenho dois programadores de pic's ICSP  que eu mesmo montei e usei material que tinha na sucata.

Vê este:                http://www.olimex.com/dev/pic-pg1.html

funciona com o  ICprog

jp_
« Última modificação: 25 de Maio de 2009, 12:42 por jp_ »

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Esquema simples para programador de PIC's
« Responder #13 em: 25 de Maio de 2009, 13:15 »
sim, ja conhecia por acaso.....mas sera compativel com muitas pics?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Esquema simples para programador de PIC's
« Responder #14 em: 25 de Maio de 2009, 13:19 »
E PCs? normalmente requer os 12V da porta com o que os PCs hoje em dia já não costumam ter... :S