collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Toyota Prius Robotizado  (Lida 4001 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Toyota Prius Robotizado
« em: 05 de Outubro de 2008, 21:50 »
Há muito que se sonha com carros totalmente autónomos.

[centrado:spqoy0is][/centrado:spqoy0is]
Ter um veiculo que nos leva descansados de um sitio para o outro pode deixar de ser um sonho. Com as corridas de Jeeps automatizados no deserto, muito se tem avançado na condução autónoma, e parece que está cada vez mais perto o dia em que podemos ir de casa para o trabalho, ou do trabalho para casa, a dormir, a trabalhar, ou fazer outra coisa qualquer.

O que é certo é que passamos cada vez mais tempo das nossas vidas em transportes, e é tempo que não estamos a produzir nada, nem mesmo a descansar, estamos simplesmente a deslocarmos-nos.

Pois é, à medida que os carros se tornam cada vez mais eléctricos, torna-se cada vez mais fácil de os adaptar a robots, e assim os esforços para tornar este sonho realidade, passam a concentrar-se mais na parte que realmente precisa de ser feita, o controlo e a segurança da condução autónoma.

O mês passado (Setembro de 2008) um Toyota Prius robotizado deu a primeira volta em modo autónomo numa cidade, São Francisco.
[centrado:spqoy0is][/centrado:spqoy0is]
Como é óbvio estes testes tem que ser feitos com tráfego controlado afim de evitar possíveis acidentes, mas para primeiro teste em cenário real, correu bastante bem, e tudo indica que esta tecnologia rapidamente chegará ao mercado.

Eu seu, eu sei, eu também gosto de conduzir e não quero andar a ser guiado por uma máquina... Mas no para arranca de Lisboa ás 7 da manha!? Não me importava de ir a dormir, e quando o carro estivesse a chegar ao meu destino me acorda-se com uma música no rádio... Ou quando saio cansado por volta da uma da manha e me meto à estrada, com sono e em risco de adormecer e provocar um acidente! Não me digam que não era bom para a humanidade que esta tecnologia fouce implementada, porque quem quer, quando quer, poderia continuar a conduzir em modo manual ;)

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Prius Robotizado
« Responder #1 em: 05 de Outubro de 2008, 22:04 »
opa...prefiro controlar eu... :lol:  :lol:

lol....agora a serio...é bom que a tecnologia robotica evolua

Offline Z

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Re: Prius Robotizado
« Responder #2 em: 05 de Outubro de 2008, 22:16 »
É-me complicado imaginar um grupo de carros a interagirem uns com os outros sem incidentes. Ou se torna num sistema perfeito sem falhas, ou nunca será utilizado pois a responsabilidade é sempre do condutor. De qualquer maneira há tarefas em que um piloto automático trará grande utilidade.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Prius Robotizado
« Responder #3 em: 05 de Outubro de 2008, 23:23 »
sempre ouvi dizer que nenhum computador é superior ao cerebro humano....pode em alguns casos haver menos falhas....mas havendo por exemplo, um bug no sistema...xau carros....prefiro manual...

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Prius Robotizado
« Responder #4 em: 05 de Outubro de 2008, 23:30 »
Nunca digas nunca, o problema do cérebro humano é que não evolui tão rápido como os computadores, e mais tarde ou mais cedo essa frase vai ser obsoleta... está para breve o dia em que as maquinas serão superiores a nós, e eu espero dar o meu contributo para que isso aconteça!!!

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Prius Robotizado
« Responder #5 em: 06 de Outubro de 2008, 00:45 »
ninguem utiliza as capacidades maximas do cerebro humano....por mais sofisticada que seja a maquina, nao te esqueças que foi o homem quem a criou.... :P

Offline AngellS

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 86
Re: Prius Robotizado
« Responder #6 em: 06 de Outubro de 2008, 20:03 »
o projecto é deveras interessante mas ver-me a mim a ser conduzido por uma máquina..hmm..não tou a ver não lol

mesmo assim parece-me interessante, tenho apenas que salientar que a Toyota não é pioneira neste teste, visto que a Mercedes já desenvolveu, testou, aprovou e produz o Classe S (mais especificamente o S600) com um sistema de piloto-automático (não é, é 100% automático pelo que sei..) mas eu tenho essa informação ai algures..a ver se a encontro e a coloco aqui no site. Segundo o que já li também, ainda não é comercializado na Europa (só nos EUA) e parece que não irá ser tão brevemente.

Fora isso..mais um grande passo na industria automóvel.. mas sinceramente..em vez de se preocuparem com pilotos automáticos.. podiam dedicar ainda mais tempo a um substituto do petróleo..isso sim era de valor :P

Abraços

Metallica Fan - Big Show At Rock In Rio, Lisbon 2008
---
Angell'S

Offline Z

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Re: Prius Robotizado
« Responder #7 em: 09 de Outubro de 2008, 19:52 »
Citação de: "TigPT"
Nunca digas nunca, o problema do cérebro humano é que não evolui tão rápido como os computadores, e mais tarde ou mais cedo essa frase vai ser obsoleta... está para breve o dia em que as maquinas serão superiores a nós, e eu espero dar o meu contributo para que isso aconteça!!!
Não é nenhum problema é apenas natural que seja assim.
Espero que tal nunca aconteça senão será complicado...

Offline cesarluc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: Toyota Prius Robotizado
« Responder #8 em: 10 de Outubro de 2008, 19:05 »
É de facto um projecto "engraçado", mas nada de extraordinário atendendo ao facto de vir de uma companhia com muitos recursos, não tanto quanto a concorrente Honda (esta marca sim, aposta à largos anos na automação e já deu frutos bem interessantes). De lembrar que na FEUP (se calhar alguns de vocês andam lá) já têm projectos tão ambissiosos ou mais, falo de um aspirador autónomo e de um barco que através de dados (telemetria) escolhe a melhor rota para determinado destino!
Working To The Future....

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Toyota Prius Robotizado
« Responder #9 em: 10 de Outubro de 2008, 22:03 »
a honda de facto anda nisso ha varios anos....um exemplo disso é o asimo.....

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Toyota Prius Robotizado
« Responder #10 em: 10 de Outubro de 2008, 22:09 »
Não há duvidas algumas que nos últimos anos quem tem empurrado a tecnologia para a frente, principalmente nestas áreas tem sido o Japão!

Exemplos como Sony, Honda, e Toyota, são logo dos primeiros nomes que nos vêm à cabeça... Esperemos que eles continuem assim, e que existam mais a fazer o mesmo, Portugal continua a dar cartas, afinal de contas, ganhamos o mundial de robótica este ano, e não é a primeira vez :D

Offline cesarluc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: Toyota Prius Robotizado
« Responder #11 em: 14 de Outubro de 2008, 15:48 »
Exacto, deve ser o robot com mais semelhanças com os humanos....
Working To The Future....