collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.  (Lida 41615 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #105 em: 09 de Maio de 2012, 18:27 »
Esse código está funcional...

Isso pode ter a ver com a versão do python que tens, eu tou com o python 2.6...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #106 em: 12 de Maio de 2012, 23:39 »
Boas! Entretanto já consegui resolver o problema. Estou já na parte final da montagem, esta semana ainda posto fotos. No entanto, lembrei-me de uma coisa que quero implementar no robot que em termos de electrónica é muito simples, mas na parte da programação tenho uma dúvida.
Neste momento tenho um código que quando carrego no W no pc, o comando "!AAAA?" é enviado para o arduino e ele executa 4 comandos para controlar cada motor. No entanto, se carregar no S, o processo é o mesmo, mas os comandos que o Arduino faz são para por os motores a andarem na direcção oposta. Até aqui tudo bem. No entanto, lembrei-me que seria giro controlar também um LED, enviado-lhe o comando on ou off. No entanto, e supondo que tenho o LED on, quando mando o robot andar em frente ele desliga-se. O ideal é que o LED se mantenha ligado, independentemente dos comandos que entretanto receba, e só se desligue quando receber um comando para se desligar. Como faço isto em termos de programação? (sei a parte do On e off normal, mas para o manter ligado/desligado é que não faço ideia nenhuma de como hei-de fazer...).

Note-se ainda que isto do LED é apenas um exemplo para simplificar a explicação, e que depois vou expandir tudo isso!

Desde já os meus sinceros agradecimentos,
Tiago Ferreira.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #107 em: 13 de Maio de 2012, 01:21 »
Então da mesma maneira que tens para por a andar o carro para a frente se receber o comando "X", e o comando "Y" para tras, colocas o comando "ON" para o led ligar, e o comando "OFF" para desligar...é acrescentar mais do mesmo ao codigo...

Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #108 em: 22 de Maio de 2012, 10:53 »
Boas pessoal!

Peço desculpa pela demora, mas entre testes e entrega do projecto final no concurso ao qual estamos a concorrer, foi-se o meu tempo todo. Já para não falar de todo o processo de fazer o robot, melhorias e apresentação no trabalho.

Tenho ainda a adicionar que já só lhe irei mexer no robot novamente para fazer grandes alterações durante as férias do verão, a partir de dia 1 de julho provavelmente.

No entanto, e para poderem ver o estado actual do robot, deixo-vos aqui o link para a página do robot, onde tem fotos e o vídeo que fizemos para a apresentação. (sim, a voz no vídeo é a minha, apesar de diferente :p)

Sem mais, aqui está: http://quarkz.net/trabalho-desenvolvido/robot-quarkz/

Aguardo feedback!

Tiago Ferreira

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #109 em: 22 de Maio de 2012, 11:01 »
Muito bom Tiago, agora penso que devem por a direcção a funcionar para não terem aqueles saltinhos quando viram...

Teem que compensar um dos motores com codigo, pois parece me que tens uma roda a andar mais que outra...

Por a camara a funcionar...

Mas do resto parece me estar 5*... ;)

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #110 em: 22 de Maio de 2012, 18:51 »
Aonde é que compras-te esses motores?
Ficaram te a mais ao menos quanto é que eu quero fazer um carro assim deste género autónomo e ando a explorar para ver se compensa mais comprar um dagu wild thumder 6wd ou o material para fazer uma replica
T
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #111 em: 22 de Maio de 2012, 19:01 »
Ta bem cool, Tiago !
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #112 em: 23 de Maio de 2012, 19:19 »
Boas pessoal!

Zordlyon, a camera já funciona. No entanto, no vídeo não mostrei. Peca apenas num ponto: a velocidade da transmissão de vídeo é fraca. Mas, de acordo com o tópico do Raspberry Pi e a camera que tem ligada, se calhar num projecto próximo ainda uso isso. Ou neste, talvez!
A direcção não está perfeita, confesso. Teóricamente o código está bem para todas as rodas, mas é uma questão a ver. Já agora: por a direcção a funcionar? Como ao certo? Neste momento todas as rodas andam para a frente, mas com velocidades diferentes, conforme o lado. Acho que os saltinhos se devem em parte à falta de estabilidade nos suportes dos motores, tenho que testar!

dvdt: os motores ficaram-me em cerca de 130€ (+/- 5€), e comprei na Robotbits UK. Na altura que comprei ainda nenhuma loja vendia os mesmos por cá, portanto para a altura pareceu-me o melhor preço, com muita atenção ao tempo de envio (tinha urgência para que chegassem). Mas tenho a dizer que o Thumper já tem o aspecto estético quase todo feito. No entanto para nós não tinha tanta piada :)

Zordlyon, dvdt e iyahdub: obrigado pelo vosso feedback! É imensamente apreciado!

Eu ainda não sei se o grupo vai poder ficar com o robot ou se vai ficar para a escola. E também não sei qual vai ser a política em relação ao dinheiro que ainda não gastámos, mas se pudermos ficar com ambos, gostava de fazer algumas alterações:
-Ver a possibilidade de colocar um raspberry pi com respectiva câmera
-Melhorar drasticamente a arrumação dos cabos e materiais
-Colocar sensores de pressão em cada roda ou alterar o programa para que quando a roda não está no chão, desligar e para poder escolher 4x4 ou 2x4(?)
-Colocar LED's e mais utilidades
-Pôr o GPS a dar e comprar sensores para avançar com navegação autónoma
-Colocar alimentação dos motores independente de tudo o resto e possivelmente acrescentar mais pilhas


Caso não seja possível, hei-de construir um só meu, mas num projecto muito mais ambicioso: um robot com mais ou menos as mesmas características, mas com força (e espaço) para descolar um ser humano na sua carroçaria. Isto se tiver dinheiro! Ahaha!

Cumprimentos pessoal!