collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.  (Lida 41592 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #15 em: 16 de Outubro de 2011, 11:21 »
Pois, mas como explica exactamente o que ele quer resolvi voltar a indicá-lo  ::)

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #16 em: 16 de Outubro de 2011, 12:03 »
Boas. Antes de mais, peço desculpa se me esqueci de responder a alguém.

Dvdt, eu vi o teu link, mas fiquei com outra dúvida que coloquei a seguir: aquilo ocupa logo quatro entradas no arduino, e não sei se assim vai chegar para o resto das funções que pretendo implementar.

Vamos a dimensões do robot: sinceramente, não tenho quaisquer medidas. Quase de certeza que vai ser maior que um laptop de 15.4polegadas, por exemplo. Mas julgo que esse é o menor dos meus problemas agora.

Vá, começando do início:

Zordlyon: vi agora preços das CMU Cams e parecem-me bastante caras. Não será melhor comprar uma câmera que transmita por wireless, independente do resto do sistema, e depois só tenho de a acoplar ao programa de controlo do robot? Assim tinha tudo num só programa. Estou a dizer isto deste modo porque assim camera + router deve ficar mais barato do que a CMUCam. Para ser sincero, não entendi bem a diferença entre a CMUCam e outra câmera normal também. Ah, e quero ver imagem do robot em modo autónomo e em modo comandado.

Senso: Não há problema nenhum ;) A competição é o projecto monIT.  Ok, disseste que tenho que ser eu a fazer os cálculos e que eles até são pesados para um micro de 8 bits. Pois, e eu não quero um robot que demore muito a calcular o caminho e a executa-lo. Preferia que fosse fluído. O que posso fazer neste ponto, para melhor isto?

XicoMBD: efectivamente é uma hipótese, só que se calhar fica mais caro. Em contraste (julgo), o poder de processamento era muito maior, ligar webcam era mais fácil e etc. Julgo eu. Ou estou errado?

Cumprimentos pessoal, e obrigado pelas vossas respostas :)

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #17 em: 16 de Outubro de 2011, 12:07 »
Em relação as CMUcam a diferença para as normais é simples, tens um microprocessador incluido na webcam que podes liga-la por serial e programar a camara, para reconhecimento de imagem e etc...e esta tambem fornece pinos para ligares servos para fazer o Pan&Tilt da camara...

Se queres só transmitir imagem para ver o que se passa, então a melhor maneira e mais facil serial uma camara de segurança por wireless...

Tens relativamente baratas no ebay e são faceis de transmitir imagem, existe para aqui no forum um projecto com uma camara dessas...

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #18 em: 16 de Outubro de 2011, 12:15 »
Em relação as CMUcam a diferença para as normais é simples, tens um microprocessador incluido na webcam que podes liga-la por serial e programar a camara, para reconhecimento de imagem e etc...e esta tambem fornece pinos para ligares servos para fazer o Pan&Tilt da camara...

Se queres só transmitir imagem para ver o que se passa, então a melhor maneira e mais facil serial uma camara de segurança por wireless...

Tens relativamente baratas no ebay e são faceis de transmitir imagem, existe para aqui no forum um projecto com uma camara dessas...

Cumprimentos,
André Carvalho.

Hmm, nesse caso parece que já vale a vantagem. Mas vi agora uma outra coisa que me pareceu interessante, e parecida ao que o XicoMDB sugeriu: um computador eBox

Está aqui um exemplo: http://robosavvy.com/store/product_info.php/products_id/1704

O que pensei foi que: utilizando isto, poderia ligar uma webcam normal. Ligava o arduino a isto por USB (acho que dá), uma pen wireless. O arduino (ou seeeduinoMega, ou algo com poder de processamento razoável) iria apenas recolher a data dos servos e sensores, enviava para este PC e o processamento era feito no PC. Ou algo semelhante.  O que acham?

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #19 em: 16 de Outubro de 2011, 12:34 »
Isso também é uma hipótese válida, mas acho que continuava a preferir um netbook, mesmo que dos piorzitos.
Tem a vantagem de já trazer bateria, webcam, colunas, microfone, teclado, rato e LCD, coisas que dão sempre jeito  ;)


E para além disso ficas com um portátil que podes usar perfeitamente para outros usos sem ser o robot...
« Última modificação: 16 de Outubro de 2011, 12:36 por XicoMBD »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #20 em: 16 de Outubro de 2011, 14:17 »
Como te disse, usa um Seeduino Mega, ou se queres gastar mais compra um Arduino mega, em vez dos 19 pinos que tens de um Arduino normal tens mais de 50, ou 60 no caso dos Seeeduinos, e como tem várias portas serial até lá podes meter 4 gps's.

A fluidez do código depende em grande parte do teu jeito para programar.
Avr fanboy

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #21 em: 18 de Outubro de 2011, 23:08 »
Boas pessoal,

Peço desculpa por não ter vindo aqui, mas tenho alguns updates:

Bem, fiz alguma leitura pela internet, e fiquei a achar que, afinal, robótica não era assim tão complicada (a parte da programação). Estava bem enganado, pelo seguinte:

Entretanto arranjei um Arduino Duemilanove, Dois servos pequenos e um line follower. Julguei que, pelo que tinha lido, que iria ser fácil fazer um robot que seguisse uma linha com este material... Mas estava errado porque, o guia que li era para uma project board Picaxe, e o que tenho é um Arduino. Fiz uma pesquisa e pelo que fiquei a perceber, a Picaxe tem uma linguagem mais simples e mais acessível.

E é isto. Com esta mini-experiência fiquei com mais uma dúvida:

Consigo executar o meu projecto com Picaxe, e com a mesma facilidade em encontrar suporte e peças?

As peças do Arduino são compatíveis com Picaxe? (GPS, sensores)


Cumprimentos pessoal,

Tiago Ferreira.

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #22 em: 18 de Outubro de 2011, 23:17 »
Em principio tudo é compatível, mas se tens o Duemilanove porque não utilizas?

PICAXE pode parecer mais simples mas o arduino também não fica atrás nesse termo. Neste momento a comunidade arduino é muito maior que a PICAXE, portanto é mais fácil encontrares tutorias, documentação, apoio e partes já prontas para ele.


Já agora, qual é o kit que tens?
« Última modificação: 18 de Outubro de 2011, 23:19 por XicoMBD »

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #23 em: 18 de Outubro de 2011, 23:36 »
Em principio tudo é compatível, mas se tens o Duemilanove porque não utilizas?

PICAXE pode parecer mais simples mas o arduino também não fica atrás nesse termo. Neste momento a comunidade arduino é muito maior que a PICAXE, portanto é mais fácil encontrares tutorias, documentação, apoio e partes já prontas para ele.


Já agora, qual é o kit que tens?

Boas,

Poderei utiliza-lo, até porque sempre era menos uma coisa que se tem que comprar, mas sera que tem entradas que chegue para tudo? (Sensores ultrasons, gps, bussola, 4 ou 6 servos, wi-fi e luzes)

Eu sou sincero: no pouco em que mexi até agora ainda não percebi nada do código. Queria
 tentar por dois servos dois segundos para a frente e dois para trás, mas nem coloca-los aos a andarem num sentido consegui. Onde devo começar a aprender então?

Ah, e não tenho kit nenhum, é mesmo só o que referi atrás.

Cumprimentos :)


Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #24 em: 18 de Outubro de 2011, 23:47 »
O duemilanove tem 20 portas, acho que deve chegar.


Experimenta os exemplos. Tens uns dois para a biblioteca servo, vê se consegues por a funcionar.
Já agora, os servos são de rotação continua?


Estava a perguntar pelo kit de seguimento de linha. Qual é?

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #25 em: 18 de Outubro de 2011, 23:58 »
O duemilanove tem 20 portas, acho que deve chegar.


Experimenta os exemplos. Tens uns dois para a biblioteca servo, vê se consegues por a funcionar.
Já agora, os servos são de rotação continua?


Estava a perguntar pelo kit de seguimento de linha. Qual é?

Ah, desculpa, não sou entendido nestas andanças :/
 
Pelo que experimentei  com os servos hoje (coloca-los a rodar a.diferentes velocidades) assumo que sejam de rotaçao continua, uma vez que nunca pararam. .

O kit de line follower é uma placa da picaxe com 3 IRs, ja montada de fábrica
« Última modificação: 19 de Outubro de 2011, 00:00 por tgferreira »

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #26 em: 19 de Outubro de 2011, 00:04 »
A placa é esta https://docs.google.com/viewer?url=http%3A%2F%2Fwww.rev-ed.co.uk%2Fdocs%2FAXE121.pdf ?


Se sim é super simples de utilizar, basta ligares o fio do lado do potenciometro ao GND, o da outra ponta aos 5V e os do meio a quaisquer portas do arduino (por exemplo 2, 3 e 4) e fazer digitalRead nestas ultimas

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #27 em: 19 de Outubro de 2011, 00:12 »
A placa é esta https://docs.google.com/viewer?url=http%3A%2F%2Fwww.rev-ed.co.uk%2Fdocs%2FAXE121.pdf ?


Se sim é super simples de utilizar, basta ligares o fio do lado do potenciometro ao GND, o da outra ponta aos 5V e os do meio a quaisquer portas do arduino (por exemplo 2, 3 e 4) e fazer digitalRead nestas ultimas

É essa mesmo!

Pois, mas depois é preciso "sincronizar" essa funçao com o resto do código, para os servos, por exemplo. E é esse código que eu não sei. Amanha vou explorar isso. Obrigado pela ajuda, XicoMBD :)
« Última modificação: 19 de Outubro de 2011, 14:48 por tgferreira »

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #28 em: 19 de Outubro de 2011, 00:19 »
eheh, eu tenho uma igual, mas consegui rachar um dos receptores ao meio não sei bem como  :o


Isso vai por partes, experimenta primeiro cada uma individualmente e depois é fazer um bocado de "recorte e colagem"  ;)

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Robot Wireless - Câmera, GPS, entre outros.
« Responder #29 em: 19 de Outubro de 2011, 21:46 »
Boas pessoal,

Bem, está tudo montado. Fiz umas mudanças, coloquei um interruptor, etc.

Tenho:

Dois servos contínuos ligados no pino 10 e 11. Acho que cada um anda num sentido diferente do outro para os mesmos valores. (Como resolvo isto?)
E tenho os cabos 2, 3 e 4 da placa Line Follower nos pinos 5, 6 e 7 (respectivamente).

Está tudo ligado ao GND e fonte de alimentação...

Agora: vamos ao código:

Julgo que tenho que definir o que tenho ligado e onde:

#include <Servo.h>

Servo myservo1;
Servo myservo2;

void setup ()

{
servo1.attach(10);
servo2.attach(11);

}

void loop () {}


E agora? Tenho que definir que tenho o Line Follower ligado, mas com que código? Tentei pegar no código do pdf do link acima, mas entendi pouca coisa e não como definir que está ligado. Outra coisa: como resolvo a questão de cada servo girar num lado oposto para valores iguais? E como defino o que os servos têm que fazer ao certo?

Obrigado pessoal :)