collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Tmsuk T-34 robot  (Lida 9653 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Tmsuk T-34 robot
« Responder #15 em: 28 de Janeiro de 2009, 21:49 »
Boas!

Quanto à discussão das armas no robot.. acho que é importante focar uma coisa que penso que ainda não foi referida no fórum, as três leis da robótica:

Leis da Robótica (Instituídas por Isaac Asimow e universalmente aceites):
1ª Lei: Um Robô jamais deve causar danos a um ser humano nem, por omissão, permitir que isso aconteça.
2ª Lei: Um Robô deve sempre obedecer a ordem do ser humano, a menos que isso entre em conflito com a 1ª Lei.
3ª Lei: Um Robô deve proteger sua própria existência (proteger-se de danos) a menos que isto entre em conflito com a 1ª ou a 2ª Lei.

Portanto segundo as leis o uso de qualquer tipo de arma por parte de robots está fora de questão.. :P (se quisermos cumprir as leis, claro :P )

msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline ngoncalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 145
    • Thinking Olive Tree
Re:Tmsuk T-34 robot
« Responder #16 em: 28 de Janeiro de 2009, 23:11 »
Quanto à discussão das armas no robot.. acho que é importante focar uma coisa que penso que ainda não foi referida no fórum, as três leis da robótica

É picuinhice minha mas, lei é a da gravidade. Quer queiras quer não tens que a respeitar. O que o Asimov propôs são regras. Ou seja algo no género das regras de trânsito em Portugal. Respeitam-se quando dá jeito.

As 3 regras inventadas pelo Asimov são bons pontos de partida. Mas não são, por enquanto, realizáveis. Porque exige que o robot tenha capacidade de percepção e raciocínio ao nosso nível.
-----
Ambient intelligence, mobile robotics, life. 42
http://www.thinkingolivetree.blogspot.com/

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Tmsuk T-34 robot
« Responder #17 em: 29 de Janeiro de 2009, 01:16 »
Sim, é claro que não são leis obrigatórias nem faz sentido ainda numa época em que os robots não têm noções de percepção. Mas por enquanto podem servir de guias éticos na realização de um robot.  Mesmo que para o robot não façam sentido, para o criador do robot pode servir de código ético, se o criador assim quiser.. No entanto, com a onda de criminalidade que anda aí o que não faltava era vontade de fazer um Terminator de gandulos.. mas isso era contra as regras do Asimov :P
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Tmsuk T-34 robot
« Responder #18 em: 29 de Janeiro de 2009, 01:17 »
Exactamente, e até iria mais longe... As regras são feitas para serem quebradas, porque se não fossem para tal, não precisavam de existir... e a questão é... quando as quebrarem, o que fazemos? temos que estar preparados.

Como já disse, já há robots que transportam armas (era uma magnum se não estou em erro)...

Mais do que crime eu falo de fins militares... o que meterias na frente de batalha!? vidas humanas ou robots?

Eles iam só conversar com o inimigo? Pois.. teriam armas!!!

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Tmsuk T-34 robot
« Responder #19 em: 29 de Janeiro de 2009, 01:19 »
foi neste forum k li sobre uav's?? aqueles aviões de reconhecimento dos usa? no iraque foram usados aos montes..

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Tmsuk T-34 robot
« Responder #20 em: 29 de Janeiro de 2009, 01:23 »
foi neste forum k li sobre uav's?? aqueles aviões de reconhecimento dos usa? no iraque foram usados aos montes..

Sim, fiz um post sobre isso... Foi também por isso que começou a conversa :P

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Tmsuk T-34 robot
« Responder #21 em: 29 de Janeiro de 2009, 01:34 »
Citar
Mais do que crime eu falo de fins militares... o que meterias na frente de batalha!? vidas humanas ou robots?

Se possível, evitaria as batalhas... se fosse com robots... largava uns EMPs no meio da bicharada :P lol

De certa forma os robots teriam maior precisão e mais resistencia do que os humanos.. mas por outro lado, pelo menos actualmente os robots não têm a capacidade de pensar da mesma forma que um humano e não se adaptam às situações da mesma forma que um humano. Penso que nesse aspecto o verdadeiro caminho pelo qual se vai enveredar a nível militar será a simbiose entre humano e robot, com os exoesqueletos (n sei se é assim que se escreve.. :P) ... e talvez no futuro uma espécie de Mechwarriors, para quem se lembra do jogo..

Se calhar daqui a uns anos as guerras vão ser tipo jogos shoot'em up mas com gráficos melhores.. Os soldados a controlarem robots e a verem a imagem enviada pela camara do robot só com a pontinha da arma  na parte de baixo do no ecrã :P LOL

No entanto acho triste que certas pessoas pensem em robots para fins bélicos, tendo em conta todo o bem que os robots poderiam trazer à humanidade.. Mas deve ser essa a natureza do ser humano.. aproveitar as coisas sempre pelo lado negativo..
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Tmsuk T-34 robot
« Responder #22 em: 29 de Janeiro de 2009, 01:42 »
Citar
Mais do que crime eu falo de fins militares... o que meterias na frente de batalha!? vidas humanas ou robots?

Se possível, evitaria as batalhas... se fosse com robots... largava uns EMPs no meio da bicharada :P lol

De certa forma os robots teriam maior precisão e mais resistencia do que os humanos.. mas por outro lado, pelo menos actualmente os robots não têm a capacidade de pensar da mesma forma que um humano e não se adaptam às situações da mesma forma que um humano. Penso que nesse aspecto o verdadeiro caminho pelo qual se vai enveredar a nível militar será a simbiose entre humano e robot, com os exoesqueletos (n sei se é assim que se escreve.. :P) ... e talvez no futuro uma espécie de Mechwarriors, para quem se lembra do jogo..

Se calhar daqui a uns anos as guerras vão ser tipo jogos shoot'em up mas com gráficos melhores.. Os soldados a controlarem robots e a verem a imagem enviada pela camara do robot só com a pontinha da arma  na parte de baixo do no ecrã :P LOL

No entanto acho triste que certas pessoas pensem em robots para fins bélicos, tendo em conta todo o bem que os robots poderiam trazer à humanidade.. Mas deve ser essa a natureza do ser humano.. aproveitar as coisas sempre pelo lado negativo..
Tens toda a razão, mas por triste que seja, são as guerras que empurram o desenvolvimento tecnológico, por isso estar associado.

Como dizia um comentador à uns meses, a humanidade enfrenta o maior desafio de sempre nestas próximas 4 a 5 décadas, passar de civilização nível zero para civilização nível um.

Ou a humanidade acaba nesta transição, ou evoluímos de forma energética, sustentável e cultural que faz com que a humanidade nunca mais corra o risco de se extinguir.

De certo modo concordo com os argumentos que ele deu, mas é uma mistura de ficção com física e cultura, fica para outra conversa :P

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Tmsuk T-34 robot
« Responder #23 em: 29 de Janeiro de 2009, 01:46 »
Pois... já estava a divagar.. :P é o que sai depois de passar umas horas a estudar processamento digital de sinal e saber que ainda vou ter k continuar a estudar prai até as 4 da manha :S
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Tmsuk T-34 robot
« Responder #24 em: 29 de Janeiro de 2009, 01:56 »
Sempre me imaginei a contruir uns bixinhos tipo Sentinelas do Matrix ou Spiders como no Minority Report, que andavam pelas ruas e sempre que encontrassem um "xunga" a fazer mal ou outra pessoa qualquer a cometer um crime, pimba! Knock Out até vir a polícia!
Depois faziam-lhe umas ginga-jogas na cabeça para não voltarem a cometer crimes! (Esta última parte é mesmo ficção... Hm... se calhar a primeira também :P. Mas a primeira é sempre mais possível de aconter a curto prazo)
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Tmsuk T-34 robot
« Responder #25 em: 29 de Janeiro de 2009, 01:59 »
Sempre me imaginei a contruir uns bixinhos tipo Sentinelas do Matrix ou Spiders como no Minority Report, que andavam pelas ruas e sempre que encontrassem um "xunga" a fazer mal ou outra pessoa qualquer a cometer um crime, pimba! Knock Out até vir a polícia!
Depois faziam-lhe umas ginga-jogas na cabeça para não voltarem a cometer crimes! (Esta última parte é mesmo ficção... Hm... se calhar a primeira também :P. Mas a primeira é sempre mais possível de aconter a curto prazo)
Olha que era bem pensado :P

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Tmsuk T-34 robot
« Responder #26 em: 29 de Janeiro de 2009, 02:02 »
Isso entraria mais ou menos na área de Swarm Robotics :) Por acaso é uma área da robótica que me agrada muito.. a ideia de "comunidades" de robots cooperativos com capacidades para determinados fins :) Esse podia ser um deles..
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com