collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Duvida - Arduino + Motor Shield + Ultrasonic Sensor  (Lida 5010 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Oleh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Duvida - Arduino + Motor Shield + Ultrasonic Sensor
« em: 15 de Outubro de 2013, 23:13 »
Olá a todos, sou novo neste forum, tenho andado por aqui desde que começou a escola xD
É assim, tou no 12º ano num curso profissional de técnico de gestão e programação de sistemas informáticos, e quero fazer um robô para a PAP, já comprei um kit com arduino, mas ainda falta comprar muita coisa... bom, mas é assim eu quero usar dois motores de passo a passo para por o robô a mexer, e pelo que andei a ver preciso de um shield, estou a pensar em comprar Motor Drive Shield L293D pelo que andei a pesquisar esse e bom, no entanto surge-me outra duvida que já não consigo encontrar nada e é por isso que estou aqui a criar este tópico, então é assim: se eu colocar esse shield no arduino, todas as suas portas digitais e analógicas ficarão ocupadas, ou seja não poderei ligar nada aí... certo?
a minha dúvida é existe alguma maneira de ligar um sensor ultrasónico e o shield ao mesmo tempo?

obrigado pela atenção XD
e ja agora se coloquei o tópico no sitio errado desculpem
« Última modificação: 16 de Outubro de 2013, 00:26 por Oleh »
?????¡c?!
- "c?g??sc???i s???i?? ???i?i ???i? ???s ?i?s ??rq????i gr??i?"

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvida - Arduino + Motor Shield + Ultrasonic Sensor
« Responder #1 em: 16 de Outubro de 2013, 00:47 »
Não ocupa os pinos todos não, ocupa alguns, é ver a documentação do shield, mas esse shield dá no máximo para controlar UM motor de passo.
Motores de passo não são grande opção para robots, são pesados, são lentos, e consomem MUITA energia, usa motores DC com caixa.
Avr fanboy

Offline Oleh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: Duvida - Arduino + Motor Shield + Ultrasonic Sensor
« Responder #2 em: 16 de Outubro de 2013, 13:58 »
Não ocupa os pinos todos não, ocupa alguns, é ver a documentação do shield, mas esse shield dá no máximo para controlar UM motor de passo.
Motores de passo não são grande opção para robots, são pesados, são lentos, e consomem MUITA energia, usa motores DC com caixa.

oh... tou a ver k tenho muito a aprender neh?
só que um motor DC pelo que sei, tem um problema que é continuar a rodar durante algum tempo depois de eu o mandar parar, e isso para um robô daqueles com sensor de proximidade não tem problema? e se ele não parar a tempo e for contra uma parede? o.O

já agora esses motores dc com caixa são estes aqui certo? (tão um bocado caros para mim :s)
http://www.inmotion.pt/store/gearmotors
?????¡c?!
- "c?g??sc???i s???i?? ???i?i ???i? ???s ?i?s ??rq????i gr??i?"

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Duvida - Arduino + Motor Shield + Ultrasonic Sensor
« Responder #3 em: 16 de Outubro de 2013, 15:38 »
boas oleh,

com os shields podes ligar varios modulos ou shields que vais ter as entradas do arduino replicadas pelas shields.

mas se tiveres falta de entradas, ha shields expansoras de entradas, ou entao compra um arduino mega.

Ha tb umas boards mais especificas para robots onde podes usar varios motores e sensores, tipo motorduino ou a romeo board entre outras..
« Última modificação: 16 de Outubro de 2013, 15:42 por Hugu »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Duvida - Arduino + Motor Shield + Ultrasonic Sensor
« Responder #4 em: 16 de Outubro de 2013, 16:19 »
já agora esses motores dc com caixa são estes aqui certo? (tão um bocado caros para mim :s)
http://www.inmotion.pt/store/gearmotors
esses sao com engrenagens metalicas, ha estes motores com engrenagens de plastico que sao mais em conta e até mais usados em pequenos robots:
http://www.g7electronica.net/pt/67-dc

Offline Oleh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: Duvida - Arduino + Motor Shield + Ultrasonic Sensor
« Responder #5 em: 17 de Outubro de 2013, 19:17 »
estou a pensar em comprar este kit, parece-me ser bom e traz tudo o que preciso(incluindo motores com caixa redutora) e um shield onde posso ligar outras coisas(sensor de proximidade).
alguém pode dizer-me se isto é uma boa escolha?
será que os motores são bons? se não forem também posso comprar aqueles que o Hugu aconcelhou
mas para todo o caso também estou a pensar em comprar também um arduino mega, para ter a certeza que poderei adicioar mais coisas ao meu robo, preciso mesmo fazer algo de jeito nessa pap

edit: esqueci-me de colocar o kit lol, é este aqui http://www.ebay.co.uk/itm/Complete-Avoidance-Robot-Car-Kit-2-Wheel-Drive-For-Arduino-uno-arduino-Not-inc-/221243847853?pt=UK_Computing_Other_Computing_Networking&hash=item33832934ad
« Última modificação: 20 de Outubro de 2013, 11:32 por Oleh »
?????¡c?!
- "c?g??sc???i s???i?? ???i?i ???i? ???s ?i?s ??rq????i gr??i?"