collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Projectos Arduinos Autonomos  (Lida 5728 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Projectos Arduinos Autonomos
« em: 10 de Junho de 2011, 18:36 »
Boa tarde
Sou mais um iniciante!
Comprei o Arduino Uno à cerca de 3 semanas estou entusiasmado com as suas potencialidades. A minha experiencia em electrónica também se resume a estas 3 semanas…lol

Um dos projectos que realizei foi acender e apagar uma luz (220v) com um comando de um disco multimédia da Iomega.

O que quero perguntar, e desculpem-me a ignorância, é possível que estes projectos realizados com o Arduíno sejam passados para uma placa PCB e funcionem de uma forma autónoma, ou seja sem a necessidade do Arduíno, através de programação de chips ou algo do género? Se sim, quais esses chips e onde posso obter mais informação. Já tentei o google, mas não sei como chegar lá.

Obrigado

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Projectos Arduinos Autonomos
« Responder #1 em: 10 de Junho de 2011, 19:10 »
olá  m2snd,

conheces como sendo um arduino algo do género

No entanto não precisas daquela placa toda. Podes desenvolver uma tua e incluir nela o Microcontrolador(assinalado na figura) que é na realidade o Arduino, o resto é placa, alimentacao, conectores, comunicacoes, etc...

Por isso na verdade um arduino pode-se resumir a isto:

Nao sei se esclareci.... Cumps, Mauro.


Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Projectos Arduinos Autonomos
« Responder #2 em: 10 de Junho de 2011, 20:24 »
Olá Mauro, obrigado pela resposta!

É isso mesmo! Mas como poderei programar o microcontrolador? A placa a desenvolver terá que ter entrada USB ou R232 para programar o micro?

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Projectos Arduinos Autonomos
« Responder #3 em: 10 de Junho de 2011, 20:48 »
viva m2snd

se é apenas para programar e nao precisas de porta serie na tua aplicacao, podes deixar so os pinos da mesma disponiveis e dps podes usar um conversor USB Serie, ou melhor ainda um cabo tipo este



Mas qq conversor Serie-TTL dá...

assim podes descarregar o teu programa para o arduino (tem de previamente ter o bootloader instalado).

Cumps, Mauro.

Offline saraiva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Projectos Arduinos Autonomos
« Responder #4 em: 10 de Junho de 2011, 21:02 »
Boas com este tópico surgiu-me uma duvida

Onde posso arranjar cabos desses tipos em portugal ?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projectos Arduinos Autonomos
« Responder #5 em: 10 de Junho de 2011, 21:36 »
Podes comprar por exemplo os atmega com bootloader na inMotion e podes comprar tambem um FTDI breakout board versão de 5v que faz precisamente o que esse cabo faz que é uma ponte serial por usb, senão esses cabos mesmo de telemovel com sorte numa loja de telemoveis mas provavelmente serão caros ou então eBay.
Avr fanboy

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Projectos Arduinos Autonomos
« Responder #6 em: 10 de Junho de 2011, 21:46 »
se já tens um arduino não precisas de mais nada, vê este tutorial: http://arduino.cc/en/Tutorial/ArduinoToBreadboard

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Projectos Arduinos Autonomos
« Responder #7 em: 10 de Junho de 2011, 21:48 »
Viva
na farnell tb há os cabos da ftdi, nao comparei os preços.

Senso, ja te respondi!

Cumps, Mauro.

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Projectos Arduinos Autonomos
« Responder #8 em: 10 de Junho de 2011, 21:48 »
Boa tarde
Sou mais um iniciante!
Comprei o Arduino Uno à cerca de 3 semanas estou entusiasmado com as suas potencialidades. A minha experiencia em electrónica também se resume a estas 3 semanas…lol

Um dos projectos que realizei foi acender e apagar uma luz (220v) com um comando de um disco multimédia da Iomega.

O que quero perguntar, e desculpem-me a ignorância, é possível que estes projectos realizados com o Arduíno sejam passados para uma placa PCB e funcionem de uma forma autónoma, ou seja sem a necessidade do Arduíno, através de programação de chips ou algo do género? Se sim, quais esses chips e onde posso obter mais informação. Já tentei o google, mas não sei como chegar lá.

Obrigado
Há uns tempos fiz uma coisa assim parecida:

É basicamente um breaduino montado numa veroboard juntamente com o LDR e o foto acopolador que me permitiu controlar o relé da PCB da tomada: http://lusorobotica.com/index.php?topic=3480.msg38278#msg38278
Programo o atmega com um cabo FTDI.


Entretanto, com vontade de fazer projectos de ainda menores dimensões, desenhei este arduino, de 18.5x20.5mm, que já mandei fazer, mas ainda não recebi:
« Última modificação: 10 de Junho de 2011, 21:52 por XicoMBD »

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Projectos Arduinos Autonomos
« Responder #9 em: 13 de Junho de 2011, 13:50 »
Ok...obrigado pelo vosso feedback. Agora já tenho umas orientações pelas quais me posso guiar!!

Um braço

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Projectos Arduinos Autonomos
« Responder #10 em: 13 de Junho de 2011, 23:27 »
se já tens um arduino não precisas de mais nada, vê este tutorial: http://arduino.cc/en/Tutorial/ArduinoToBreadboard

Viva CBX

Pelo que percebi, este tutorial não serve para o Arduino Uno, correcto? Só para Arduino Duemilanove com  ATmega328/168, não é isso?



Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Projectos Arduinos Autonomos
« Responder #11 em: 13 de Junho de 2011, 23:39 »
Boa tarde
Sou mais um iniciante!
Comprei o Arduino Uno à cerca de 3 semanas estou entusiasmado com as suas potencialidades. A minha experiencia em electrónica também se resume a estas 3 semanas…lol

Um dos projectos que realizei foi acender e apagar uma luz (220v) com um comando de um disco multimédia da Iomega.

O que quero perguntar, e desculpem-me a ignorância, é possível que estes projectos realizados com o Arduíno sejam passados para uma placa PCB e funcionem de uma forma autónoma, ou seja sem a necessidade do Arduíno, através de programação de chips ou algo do género? Se sim, quais esses chips e onde posso obter mais informação. Já tentei o google, mas não sei como chegar lá.

Obrigado
Há uns tempos fiz uma coisa assim parecida:

É basicamente um breaduino montado numa veroboard juntamente com o LDR e o foto acopolador que me permitiu controlar o relé da PCB da tomada: http://lusorobotica.com/index.php?topic=3480.msg38278#msg38278
Programo o atmega com um cabo FTDI.


Entretanto, com vontade de fazer projectos de ainda menores dimensões, desenhei este arduino, de 18.5x20.5mm, que já mandei fazer, mas ainda não recebi:





Viva XicoMBD


Quando tiveres o resultado final, mostra aí para se ver como ficou!

Onde compraste o cabo FTDI? É uma solução mais em conta que FTDI breakout board?

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Projectos Arduinos Autonomos
« Responder #12 em: 13 de Junho de 2011, 23:44 »
Ups  :o , disse cabo FTDI mas na realidade o que uso é um USB A/mini B com isto na ponta: http://www.sparkfun.com/products/9716

EDIT: O que deve ficar mais em conta é isto: http://letsmakerobots.com/node/23728  :D
« Última modificação: 13 de Junho de 2011, 23:47 por XicoMBD »

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Projectos Arduinos Autonomos
« Responder #13 em: 22 de Junho de 2011, 18:25 »
Por  favaor, será que alguém me pode indicar um site onde explique como fazer o bootloading num atmega328, com o arduino UNO? Os sites que pesquisei com tutoriais, indicam como replicar o chip com arduino duemilanove ou com o cabo paralelo, que por acaso já tentei, mas sem sucesso.

Tenho o FTDI Basic Breakout - 5V, mas pelo que entendi, só serve para programar e não para gravar o boot no chip.

Mais uma vez obrigado

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: Projectos Arduinos Autonomos
« Responder #14 em: 23 de Junho de 2011, 00:27 »
Finalmente consegui queimar o meu primeiro bootloader !!!!!!

Para quem estiver com dificuldades para o fazer o Arduino Uno, aqui esta o link http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1267120897/15...funcionou logo à primeira e já "bootolei" dois atmega320p!!!

Aqui deixo o meu pequeno contributo.