collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Cloreto de Ferro para PCBs  (Lida 7375 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Cloreto de Ferro para PCBs
« em: 26 de Outubro de 2012, 16:56 »
Boas,
Como tenho Química na escola, pedi à minha stora para me "emprestar" Percloreto de Ferro.

Tentei fazer uma pcb com o método do papel de fotografia passado a ferro para a placa (não sei o nome do método). O tóner ficou agarrado à placa, mas quando fui colocar na solução de cloreto de ferro não aconteceu nada :( Quer dizer, oxidou um bocadinho o cobre, mas não aconteceu nada... Estive pelo menos uns 20 minutos de volta daquilo.

Alguma ideia do porquê de isto ter acontecido?
Será que o percloreto de ferro usado para corroer o cobre nas pcbs é diferente? Densidade diferente ou algo diferente?

Será que a solução não estava bem concentrada?

Já agora, que quantidades de cloreto de ferro usam por litro de água?
Já li algures que se usava 100/120 gramas por litro...

Cumprimentos

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Cloreto de Ferro para PCBs
« Responder #1 em: 26 de Outubro de 2012, 17:03 »
250gramas por litro de agua, e aqueçe a agua, vais ver que vai ter melhor aspecto.
Dependendo do tamanho da placa não precisas de gastar 1 litro de agua, o minimo possivel e ajustas a quantidade de percloreto.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Cloreto de Ferro para PCBs
« Responder #2 em: 26 de Outubro de 2012, 17:48 »
n ha problemas em fazer logo um litro dele...pode engarrafar e usar mais tarde pk ele n perde força face a outros quimicos de corrosao que tb se usam pra corroer o cobre.

Convem é aquecer um pouco a soluçao para conseguir obter boa corrosao e tb ir mexendo a placa..ha quem faça tanques com sistema de borbulhagem pra favorecer uma maior rapidez e uniformidade de corrosao.

Eu vendo o percloreto de ferro em solido e a diluiçao é de 250gramas por litro de agua.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Cloreto de Ferro para PCBs
« Responder #3 em: 26 de Outubro de 2012, 20:13 »
Tem de se ir agitando a placa, se demorar mais de 10min já não vai sair bem.
A solução de percloreto deve ser aquecida, então a frio não deve resultar nada de jeito, compra um aquecedor de aquário nos chineses de 100W, regula para o máximo 36ºC e quando a luz se apagar está pronto a corroer.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Cloreto de Ferro para PCBs
« Responder #4 em: 26 de Outubro de 2012, 20:35 »
Por acaso tive cuidado com a água, ela estava morna...
Eu não sei se foi pouca quantidade de cloreto de ferro, mas vou tentar outra vez amanhã para ver se desta vez resulta...

Também não sei o grau de pureza deste cloreto de ferro, isto veio da escola, pode ter outros reagentes lá misturados ou outras impurezas...

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Cloreto de Ferro para PCBs
« Responder #5 em: 26 de Outubro de 2012, 20:39 »
Por acaso tive cuidado com a água, ela estava morna...
Eu não sei se foi pouca quantidade de cloreto de ferro, mas vou tentar outra vez amanhã para ver se desta vez resulta...

Também não sei o grau de pureza deste cloreto de ferro, isto veio da escola, pode ter outros reagentes lá misturados ou outras impurezas...
se só usaste 100gramas, tenta misturar mais outras 100g ou mais 150gramas e aquece a soluçao e tenta de novo a corrosao da placa.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Cloreto de Ferro para PCBs
« Responder #6 em: 26 de Outubro de 2012, 21:11 »
Limpaste o cobre da placa mesmo muito bem antes de aplicar o toner? Mas mesmo muito bem? Eu costumo passar uma palha de aço.
Eu sempre fiz com percloreto frio e não tem nenhum problema, só demora mais tempo.
Deves colocar a placa com o cobre virado para baixo e "suspensa" por exemplo com um bocado de fio rigido com capa de plástico. Quando o cobre fica para cima, o "cobre corroído" fica depositado em cima da placa à medida que sai e vai dificultando o acesso do ácido ao cobre por corroer; com ela virada para baixo o cobre "vai caindo" para o fundo do recipiente. Até costumo colcoar com muito cuidado e devagar a placa à superficie do liquido, ela fica a flutuar. Só tens que ter cuidado para não ficar nenhuma bolha de ar.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2012, 21:14 por Njay »

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Cloreto de Ferro para PCBs
« Responder #7 em: 26 de Outubro de 2012, 21:14 »
Limpei, agora bem não sei...
Ela ainda estava envolvida no saco com que veio, estava limpinha, pelo menos parecia.

Amanhã experimento outra vez, mas desta vez meto mais cloreto de ferro e limpo melhor a placa.