collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€  (Lida 103196 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Rebel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
    • Raspberry Pi
Re: Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #105 em: 24 de Março de 2010, 09:42 »
O que pode acontecer é que passe alguma luz IR do emissor para o receptor directamente. A mim aconteceu-me isso e tive que fazer um "U" à volta do receptor para evitar isso. Se quiseres ver o sensor todo maluco experimenta por ao pé de um televisor LCD (pelos vistos alguns emitem luz IR). Para evitar falsas detecções podes fazer a leitura 3 ou 4 vezes e só avisar "ICEBERG!" se forem todas HIGH.

Offline andalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 19
Re: Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #106 em: 27 de Abril de 2010, 16:45 »
Boas pessoal.. Comecei agora a descobrir os poderes do Arduino e com ele toda a electrónica.. estou fascinado diga-se..

Terei de fazer um projecto para a faculdade e pensei numa instalação, onde vou utlilzar sensores que, posteriormente, irão fazer com que toque uma coluna ou apareça uma imagem..

Contudo, andei a ver e estava a pensar em investir nuns sensores de IR mas este "post" quase revolucionou a minha vida! queria apenas saber é qual será a distância máxima que poderei alcançar com este sensor caseiro..

Julgo que ao longo deste meu projecto irei ter muitas dúvidas, pois sou memso iniciante tanto em programação como neste mundo da electrónica. Estou a pensar em expo-las aqui, tal como o resultado final..

Cumprimentos

cumps

Offline Jay_OR

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 28
  • UA-TM & UBI-TSI
Re: Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #107 em: 17 de Julho de 2010, 13:12 »
Hoje fui comprar os componentes para montar o meu sensor, acontece que o meu receptor apenas tem 2 patas. =S
Vou tentar na mesma assim, e ver se funciona, ou então terei de ir novamente a loja. =|

Entretanto encontrei um plagio do teu trabalho, e comentei negativamente, esta disponível em:
http://arduinobrasil.blogspot.com/2010/01/construir-um-sensor-de-proximidade-por.html

O tipo nem se deu ao trabalho de retirar a piada no meio do código. --'

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #108 em: 17 de Julho de 2010, 13:20 »
Se só tem duas patas talvez seja daqueles que muda a resistencia comforme a luz IR que recebe, assim tens um sensor analógico, poderás medir distancias, em vez de só sbaer se há ou não algo na frente.

Offline Jay_OR

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 28
  • UA-TM & UBI-TSI
Re: Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #109 em: 17 de Julho de 2010, 13:33 »
Reparei em fotos anteriores, e o meu parece ser igual ao "Foto Díodo IR SM/M BPW40".

Ainda não consegui testar porque estou a ter um erro ao compilar:
22: error: MsTimer2.h: No such file or directory In function 'void setup()':
Bad error line: -4


Retirei a biblioteca directamente do site do Arduino.cc visto o anexo que esta aqui no forum esta corrompido.
http://www.arduino.cc/playground/uploads/Main/MsTimer2.zip

Será que não estou a colocar na pasta correcta, os ficheiros da biblioteca?
..\arduino-0018\hardware\libraries\MsTimer2\MsTimer2.cpp
..\arduino-0018\hardware\libraries\MsTimer2\MsTimer2.h

EDIT: Confirmo a referencia do Foto Díodo, vi agora na factura e tem exactamente a mesma.
« Última modificação: 17 de Julho de 2010, 13:38 por Jay_OR »

Offline Jay_OR

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 28
  • UA-TM & UBI-TSI
Re: Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #110 em: 22 de Agosto de 2010, 23:22 »
Acabei por comprar um Receptor IR novo, para substituir o Foto Díodo, com a referencia V69-648-TSOP1736.

Mas ainda não consegui resolver o problema do MsTimer2.h, será que me podiam dar a localização exacta que eu deverei colocar os ficheiros, ou a estrutura de directórios?
Estou a usar o compilador 0018.

EDIT: Já descobri em que pasta colocar, usando linux, em windows deve ser parecido:
../arduino-0018/hardware/arduino/cores/arduino

Problema, deve passar alguma luz IR e esta sempre a aparecer ICEBERG, desliguei o LED IR e deixa de aparecer, por isso deve ser esse o problema.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2010, 23:42 por Jay_OR »

Offline anunakin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
  • The Linux has you!
Re: Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #111 em: 02 de Setembro de 2010, 15:56 »
Desculpa ai galera, fiz o sensor atuar como sensor de distâncias e nem postei as imagens nem nada... bom tudo ficou muito legal com LCD, comunicação por porta serial, calculo de distancias e até um artigo padrão IEEE.org... vou postar estes dias... e claro com as devidas referências ao LusoRobótica!  ;)
Marcus Fazzi

Offline Cynary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 182
Re: Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #112 em: 16 de Setembro de 2010, 00:18 »
Depois de algum tempo a enfrentar um problema já relatado de sobreaquecimento (novamente, a solução foi montar tudo de novo sem saber o que se fez diferente o.O), consegui pôr isto a funcionar ...
No entanto, estou com algumas dúvidas acerca do seu funcionamento:
Porque é que precisamos mesmo do transistor?
O que eu fiz foi um pouco diferente ... basicamente, pus o LED a piscar a 33kHz (que é um pouco diferente de desligar e ligar de 5 em 5 ms xD), e o que acontece é o seguinte: ao apontar o LED para o sensor, ele sente alguma coisa durante algum tempo (tempo suficiente para ser visível -- o meu código apaga o LED 13 quando ele vê alguma coisa, e acende-o caso contrário), mas depois estabiliza. Afinal como funcionam os LEDs dos comandos? (eles estão constantemente a piscar a 33kHz ou ligam e desligam essa frequência?). Se mexer com o LED, ele volta a detectar por algum tempo (será que isto pode ser usado como sensor de movimento dessa forma?). Quando uso um comando, noto um rápido piscar do LED, constante.
No meu caso, o resultado foi igual tanto com transístor como sem, mas pode ter a ver com o que realmente fiz.

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #113 em: 08 de Janeiro de 2011, 18:41 »
Uma dúvida isto pode servir como Detector:
Isto pode servir como Emissor.
As imagens estão anexadas em baixo
Tiago Fernandes

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #114 em: 14 de Setembro de 2011, 16:15 »
           Boas, eu tentei fazer o sensor que é explicado neste tópico, mas a coisa não esta a correr la muito bem, já refiz o circuito algumas vezes e o resultado é o mesmo, o receptor aquece bastante assim que senti o cheiro tradicional de algo a querer torrar desliguei logo o arduino, já segui as dicas aqui expostas mas sem resultado, ate que resolvi ligar também uma resistência ( resistor ) de 220 e assim já deixou de aquecer, ate já me interrogo se o pin's do receptor é aquele como exemplificado no post ( o mais pequeno é o que tenho, retirados do I-Droid  ;) afinal serve para alguma coisa  ;D ;D ;D ). Para alem disto no monitor do IDE do arduino a mensagem esta sempre a aparecer, como se tivesse a detectar algo, mesmo que não tenha nada ligado no arduino isto é normal?
           Ideias do que pode estar a acontecer?
           Também tenho aqui Led's IR (emissor/receptor) mas estes tem só 2 terminais e ainda não encontrei como os ligar, se soberem de algum link fico agradecido.

Obrigado e  boa continuação  ;)   
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #115 em: 14 de Setembro de 2011, 23:19 »
Boas noites, continuo a ter problemas em fazer o sensor e precisava da vossa ajuda, se poder ser claro, então as duvidas são:

1- tenho o led receptor de 3 terminais 1º pin- sinal, 2º pin- Gnd e o 3º pin- Vin igual aos da foto do post que esta na 1ª pagina se ligar os 5v vindos do arduino o led começa a aquecer muito e o arduido entra em "colapso", tentei encontra o datasheet do led e não encontro nada  :(
Alguma ideia de como o ligar correctamente?

2- corri este código, que esta em outro post, para ver que valores recebia mesmo sem led emissor....
Citar
#define sensorIR 0

void setup(){

  Serial.begin(9600); //Para podermos ver o valor na consola

}

void loop(){

  Serial.println(analogRead(sensorIR));

  delay(50);

}
 
 e os valores que me da são zeros, uns, dois e três dependendo da resistencia aplicada, neste caso 2k?, se meter 30? tenho valores 14, 15, 16 mesmo que tape o receptor com um tubo de plástico preto, se tirar o receptor da valores a volta dos 230 e os 300.
Alguma sugestão? 

Não estou a conseguir compreender os valores recebido  :( alguém pode acender uma luz desse lado?  ;D para ver se vejo o caminho.

Abraços
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #116 em: 15 de Setembro de 2011, 02:57 »
Boas, problema resolvido, os receptores que tenho tem as ligações diferentes 1- sinal, 2- 3V~5V e a 3- GND.

Obrigado e abraços
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #117 em: 16 de Setembro de 2011, 21:37 »
Boas desculpem estar a incomodar mas estou com dificuldades em ler um datasheet ou melhor estou a achar um pouco demais o input do led se poderem dar uma vista de olhos e me confirmar se realmente é verdade que este led para ligar precisa de 30v? Se poderem me confirmar isso fico agradecido e desde já o meu obrigado e se não for pedir muito verem também o do receptor que pelos vistos precisa de 5v se assim for posso ligar directamente aos 5v do arduino sem resistencia?

Link dos datasheets

Receptor - http://www.sonigate.com/uploads/product_pdfs/13821-pt-1f3f57489ecea9df5050b67edfcaeca3.pdf
Emissor - http://www.sonigate.com/uploads/product_pdfs/13822-pt-0e68918e113b76bdc3dea9c31d6e950d.pdf

A minha duvida esta porque depois de muito tentar por esses led a funcionar lembre-me se o led mais escuro podia ser o emissor, apesar de ser negro, e não é que era mas tem um brilho fraco dai a minha pergunta sobre este e quanto ao led receptor e neste caso de cor transparente, suposto emissor não estava a consegir que ele emitisse luz IR e se o ligar como receptor também não estou a conseguir que ele receba nada, isto é só por teimosia de por a funcionar já que tinha posto os outros de 3 patas a funcionar, se poderem ajudar...

Obrigado e abraços.
PS- Sei que pode ser umas perguntas estúpidas, mas quando se esta a aprender penso que seja normal, deve de ter acontecido com todos os iniciantes.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2011, 21:39 por kilobyte »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline anarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Re: Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #118 em: 10 de Julho de 2012, 16:46 »
Será que podias informar acerca da referência do receptor? obrigada

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #119 em: 10 de Julho de 2012, 17:08 »
Boas, antes de mais bem-vinda Ana ;) se fala do receptor que esta um pouco acima é este BPW40 como esta indicado no datasheet
« Última modificação: 10 de Julho de 2012, 17:52 por LoneWolf »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte