collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Construção de Button Box para SimRacing  (Lida 38566 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Rebellion

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Construção de Button Box para SimRacing
« em: 17 de Setembro de 2014, 17:53 »
Boas,

Como informei na minha apresentação, não percebo muito desta área, pelo que pretendo uma ajuda para realizar um pequeno projecto que consiste em inserir botões no meu volante G25 (que só tem dois) e criar uma "Button Box" dentro deste tipo, com a finalidade de suprir a necessidade de ir ao teclado enquanto corro:





A ajuda que pretendo é no sentido de saber quais os componentes necessários e onde os posso comprar, nomeadamente, a placa interior onde ligam os botões, que deverá ter uma saída USB.

1 - Projecto Button Box:

Desculpem-me a ausência de vocabulário técnico, mas aqui vai o que preciso e o tipo de botões que pretendo ter:

- Botões Normais (Sei que encontro no ebay)
- Botões de Rotação (Pretendo uns que tenham uns 12 posições, para definir o controlo de tracção, ou RPM do motor, fuel, etc)
-Botões de rotação que permitam meter um setting mais alto ou baixo ou que comande a sala de comunicação (teamspeack) mudando de sala ou que possa diminuir\aumentar o volume, etc)
- Botões que ligam e desligam, daqueles tipo metálicos (Tipo para as luzes - http://www.ptrobotics.com/177-toggle-switch)
- Botão que dê para andar nos menus do jogo e seleccionar (por exemplo quando vou à box e pretende seleccionar a troca de pneus, Fuel, etc)



Quanto à placa controladora, pretendia uma que não necessitasse de soldaduras.

As que encontrei foram estas, não sei onde encontrar outras mais baratas e se possivel em lojas portuguesas:

DSD 32 Botões
http://www.derekspearedesigns.com/32-button-no-matrix-controller.html

Leobodnar 32 Botões
http://www.leobodnar.com/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=86&products_id=205

Para a caixa externa, onde irá albergar tudo isto, só encontrei no ebay, mas são pequenas, para ai uns 10cm. Acho que preciso de uma com 15 por 20cm.



2 - Projecto do Volante

Pretendo criar um destes, mas não sei como executar:




PS: Só agora vi que existe um local no forum destinado à electrónica. Se calhar, este projecto insere-se mais nesse local. Os moderadores poderão mudar se assim entender.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2014, 19:42 por Rebellion »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #1 em: 18 de Setembro de 2014, 00:51 »
Uma resposta curta e grossa para o que pedes é manda fazer à medida e paga.
O que pedes obriga sempre a alguma solda, mais que não seja os fios dos botões.

As placas que apresentas-tes são específicas para isso, tiram-te muito trabalho na programação mas a parte de hardware tens de ser tu a fazer, e para tal acho que precisas de treinar numa coisa mais simples e barata.
Tens conhecimentos básicos de eletricidade? Numa leitura na diagonal pela página da primeira placa o seu funcionamento é bastante simples, basta garantires que quando carregas num botão fazes chegar 5 volt ao pino correspondente da placa, e depois é só configurar com o programa deles. Não é difícil mas obriga a que tenhas vontade de aprender experimentando.

As placas não são propriamente baratas, mas se não quiseres aprender a desenhar e programar as tuas próprias placas é provavelmente a solução mais barata, botões e afins no eBay arranjas tudo e é onde fica mais barato.

P.S.: Desculpa a forma como comecei o post, mas se queres ajuda terás que querer aprender e trabalhar, caso contrário o ideal é comprares um controlador já feito. Se reparares na página da primeira placa eles dizem claramente que a placa é para DIY e que não dão assistência para a parte dos botões, quem a quiser usar precisa de um mínimo de conhecimentos.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2014, 00:53 por artur36 »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #2 em: 18 de Setembro de 2014, 01:16 »
Num mundo DIY, um teensy 2.qualquerCoisa, dá para meter a aparecer como um teclado HID, é programar, ai coisa de 30 ou 40 linhas de código.
Esses botões rotativos, sai mais barato usar potenciometros, se não tambem tens esses multi-gang rotary switch(yeah, não faço ideia do nome em português..), mas com tanto botão, potenciometro e botões multi-posição 32 entradas não chega, nem de perto, nem de longe, tambem não faço ideia como é que esses botões depois funcionam no jogo, isso corresponde X key-press, o jogo já está á espera de um valor mágico metido em memória partilhada com outra aplicação, combinações de teclas tipo Alt-Ctrl-Shift-qualquerCoisa?

O volante, podes partir de uma base comercial, e mandar cortar o centro em aluminio, e depois gastar uns milhares em caixinhas em fibra de carbono.
Avr fanboy

Offline Rebellion

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #3 em: 19 de Setembro de 2014, 19:10 »
@ Artur36,

Se quisesse mandar fazer e pagar, escusava de vir criar este tópico para ver se alguém me ajudava nas peças que necessito comprar para fazer o que pretendo. Aliás, no primeiro site da placa DSD vendem o que quero.  ;)

Os conhecimentos que tenho da electricidade são na óptica do utilizador.  ;D ;D  Sei montar PCs e seguir diagramas, mas apenas isso. Compreendo perfeitamente como tenho de fazer a ligação nas placas que mencionei, já que têm um diagrama para isso.

Pretendo saber é se existem outras placas mais em conta, que no fundo são placas controladoras de comandos de jogo que quando se ligam por USB detectam-na como tal, bastando apenas, depois de estarem configuradas, ir ao jogo e definir estes novos botões para cada função. Os exemplos que mencionei são "lojas" que vendem componentes para Simracing. A primeira tem uma página técnica.

Mas também tenho duvidas nos botões a usar e quais os que posso escolher para a placa.

Quando mencionei que não pretendia soldadura referia-me ao facto de pensar que existissem terminais ou jumpers (tipo isto: http://www.ebay.com/itm/20pcs-2pin-20cm-2-54mm-Female-to-Female-jumper-wire-Dupont-cable-for-Arduino-/390556202308?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5aeef6b544) que efectuassem essas ligações aos botões sem recorrer à soldadura, já que para a placa não se torna necessário recorrer à soldadura.

Para o volante o que vou fazer penso fazer é,comprar um comando (tipo o da playstation no ebay por 2,5 euros) e adaptar. Neste caso terei sempre de recorrer à soldadura e aos videos do youtube :P .

Em suma, o que pretendo saber é:

1 - Placa controladora de jogos:
Consegue-se arranjar mais barato que isto: http://www.derekspearedesigns.com/32-button-no-matrix-controller.html

2 - Os cabos de ligação a utilizar pode ser tipo isto: http://www.ebay.com/itm/40x-Cable-1-Pin-Dupont-20cm-Hembra-Hembra-FEMALE-TO-FEMALE-WIRE-ARDUINO-PROTO-/131273660983?pt=LH_DefaultDomain_186&hash=item1e90851a37 Se não, quais?

3 - Existe diferença entre tipo de botões, além do aspecto, todos são momentary push buttons ON/Off :

http://www.ebay.com/itm/5Pcs-Red-Locking-Latching-OFF-ON-Push-Button-Car-Boat-Switch-12mm-/191114676623?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2c7f52898f

http://www.ebay.com/itm/251487551582?_trksid=p2055119.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT


http://www.ebay.com/itm/Car-Auto-Momentary-OFF-ON-Push-Round-Button-Horn-Switch-Red-Color-Vehicle-/400689086137?pt=LH_DefaultDomain_2&hash=item5d4aee3eb9

4 - Como é que este Toggle Switch funciona - Posição ON-Off-ON, o que quer dizer, e diferença para o ON-ON?

http://www.ebay.com/itm/1-x-New-Blue-3-Pin-ON-OFF-ON-3-Position-SPDT-Toggle-Switch-AC-125V-6A-Low-High-V-/281272978545?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item417d2d0c71

5 - Queria saber se este botão, já com a tampa de segurança,dá para adicionar à placa e se funciona da mesmo modo do botão do ponto anterior
http://www.ebay.com/itm/New-Red-12V-20A-Cover-LED-SPST-Toggle-Switch-Control-On-Off-For-Car-Boat-Motor-/181531984342?pt=AU_Car_Parts_Accessories&hash=item2a442641d6&vxp=mtr

6 - Os Rotary Enconders (Potenciómetros, acho) que encontro, todos têm 5 terminais. No entanto, neste diagrama só são utilizados 3 terminais. A mesma coisa para os Rotary de 12 posições que têm  12 terminais e no diagrama só saem 5


7 - Os Rotary Enconders _(ou Potenciometros) darão mesmo para mudar de setings? Por exemplo, eu tenho 1 botão definido para o "Brake bias" para por a travagem para a frente e outro botão para colocar para a traseira do carro. Com este tipo de botão conseguirei passar p o jogo que rodando para a esquerda, meto a travagem para a frente e rodando para a direita passo para a traseira?
Por aqui parece que sim


8 - Para esta placa dá para adicionar um botão (tipo joystick) que dê para andar andar num menu e fazer para cima, para baixo e pressionando no meio, fazia o enter? isto dava muito jeito quando vou à box e tenho de escolher a muda de pneus, fuel, reparações, etc.


Eu sei que é um post longo, mas mesmo que não saibam todas as respostas, se cada um contribuir, por certo que chegamos a todas.  ;)

Obrigado  :D

PS: Acho que o melhor é começar a pensar na placa de 64 inputs..LOL
« Última modificação: 20 de Setembro de 2014, 00:10 por Rebellion »

Offline Rebellion

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #4 em: 19 de Setembro de 2014, 19:18 »
Num mundo DIY, um teensy 2.qualquerCoisa, dá para meter a aparecer como um teclado HID, é programar, ai coisa de 30 ou 40 linhas de código.
Esses botões rotativos, sai mais barato usar potenciometros, se não tambem tens esses multi-gang rotary switch(yeah, não faço ideia do nome em português..), mas com tanto botão, potenciometro e botões multi-posição 32 entradas não chega, nem de perto, nem de longe, tambem não faço ideia como é que esses botões depois funcionam no jogo, isso corresponde X key-press, o jogo já está á espera de um valor mágico metido em memória partilhada com outra aplicação, combinações de teclas tipo Alt-Ctrl-Shift-qualquerCoisa?

O volante, podes partir de uma base comercial, e mandar cortar o centro em aluminio, e depois gastar uns milhares em caixinhas em fibra de carbono.

A placa controladora que falei, quando se liga por USB, automaticamente detecta-se como um controlador de jogos e trás um programa que configuramos cada botão.

No jogo as funções já estão pré definidas. Basta associar cada botão, como num jogo normal.

Quanto aos milhares em fibra de carbono, basta um autocolante com esse padrão :D

StarRider

  • Visitante
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #5 em: 19 de Setembro de 2014, 19:27 »
Boas Rebellion,

Pelo que pode perceber já tens a coisa bem estudada, basicamente o que te falta é comprar o material e começar
a montar.

As ligações são muito simples, o maior trabalho será idealizar e furar a/as placas e aplicar no volante, passar os fios e ligar aos botões é mais uma questão de paciência do que ciência.

Para ser sincero ainda não percebi bem em que podemos ajudar, o melhor e mesmo posts muito mais curtos com
uma questão de cada vez ... vais ver que tens um maior feedback.

Abraços,
PA
« Última modificação: 19 de Setembro de 2014, 20:57 por StarRider »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #6 em: 19 de Setembro de 2014, 20:32 »
Resumindo isso tudo, não, solução chave na mão pronto a usar com todo o software já feito, por 30€, isso não é barato, é dado!
Cada bloco de terminais na Mouser fica-te a uns 50 centimos, 32 blocos terminais e tens metade do preço da placa, sem contar com TUDO o resto.

Um botão ON-OFF-ON tem três posições, e um ON-ON tem duas.

Quando ler o resto da wall of text vejo se há mais perguntas, e as imagens eram evitadas, digo eu, ou então meter isso tudo em spoiler(o forum tem spoiler??? )
Avr fanboy

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #7 em: 19 de Setembro de 2014, 20:51 »
Como o Senso já disse uma placa idêntica já com software não arranjas mais barato, idêntico tens no ebay um arduino leonardo por 6 euros, mas terias de fazer tu toda a programação, quer do micro quer do PC.
Os jumpers que pensas-te usar têm dois problemas, não encaixam directamente nos botões e depois é uma ligação "fraca", o mais provável é que com o tempo se soltem, até porque à partida vais mudar o conjunto de sitio várias vezes.

Os botões que pretendes penso que sejam na sua maioria push-buttons, quando carregas dá sinal à placa quando largas deixa de dar sinal, dos que apresentas-te só muda o formato acho eu.

Os toggle switche não percebo bem para que te interessam, o seu funcionamento é um botão que fica "encravado" numa posição, os tipos de contacto é simples no ON-ON serve para alternar entre dois sinais diferentes, ou tens um sinal ou tens outro, o tipo ON-OFF-ON é igual mas entre as duas posições tens uma em que os dois sinais estão desligados. Os toogle com tampa são idênticos aos outros, apenas têm a tampa por cima, normalmente ao fechar a tampa desliga sempre o botão.

StarRider

  • Visitante
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #8 em: 19 de Setembro de 2014, 21:02 »
Não estou a perceber nada ... pensei que a ideia do Rebellion era comprar essa controladora, os botões e
montar tudo ... a ideia é CONSTRUIR uma controladora para poupar os 30 euros ??

Abraços,
PA

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #9 em: 19 de Setembro de 2014, 21:12 »
Para os encoders não percebi a pergunta, mas por norma estes serviram para subir ou descer um valor. Usar o mesmo encoder para várias funções só verificando bem as opções do programa de configuração, mas acho pouco provável que dê, a não ser que seja uma opção muito procurada, no caso de seres tua programar a placa e software do pc em teoria dá para tudo o que possas imaginar e mais alguma coisa até.

Quanto à última questão o que tu queres é isto:
https://www.sparkfun.com/products/8184

Mas para a tua utilização teria de ser maior e mais resistente, não sei se existe.
à partida tem 3 contactos só tens de definir a função de cada um, cima, baixo e enter.

Não estou a perceber nada ... pensei que a ideia do Rebellion era comprar essa controladora, os botões e
montar tudo ... a ideia é CONSTRUIR uma controladora para poupar os 30 euros ??

Abraços,
PA
Ele perguntou se havia opções mais baratas, existir existem, mas teria muito mais trabalho e teria de aprender muito mais coisas.

StarRider

  • Visitante
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #10 em: 19 de Setembro de 2014, 21:22 »
Ok, já percebi ... pois, ok, boa sorte com esse empreendimento ...

No que toca à "controladora" até podes conseguir juntar um arduino e uns shields ...
mas penso que muito dificilmente vais encontrar algum que se "ofereça" a programação
quer do uC side quer do PC side ... ainda tendo em conta que é necessário implementar
um HID mapper driver para o SO ... hum, era gajo para criar esse driver ... mas por 30 euros
que custa uma controladora comercial, já com drivers, manual, soft, exemplos, testada, re-testata
bonita, etc, etc ... acho que VALE MUITO bem o investimento.

Just my 2 cents.

Abraços,
PA

Offline Rebellion

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #11 em: 20 de Setembro de 2014, 01:53 »
Desculpem-me a falta de vocabulário e o facto de não me expressar correctamente. No fundo quero construir uma caixa de botões que controlam certas funções que o jogo já permite fazer, quer com teclas ou controladores de jogo. Estando eu a simular corridas de automóveis, pretendo criar uma caixa que tenha o mesmo tipo de botões\aspecto.  8)

Com a vossa ajuda, já entendi mais as minhas pesquisas e percebo melhor os vídeos sobre o assunto.  ;)

Vou deixar 2 vídeos que espelham o que pretendo fazer e o que quero que os botões façam, julgo ser mais esclarecedor se virem:






Assim, em relação às minhas dúvidas, eis o ponto de situação:

1 - "Placa Controladora" - Em principio não se encontra mais barato e deve ficar esta: http://www.derekspearedesigns.com/32-button-no-matrix-controller.html ou então arranjo um comando de jogos para PC e adapto (tipo este http://www.ebay.com/itm/Funny-Exciting-Wired-USB-Controller-Joystick-Joypad-For-PC-Computer-Game-Black-/111147672666?pt=AU_Video_Game_Accessories&hash=item19e0eae45a) Esta última hipótese será mais para o volante.

2 - Fios e ligações -  Já que este tipo não aconselham (http://www.ebay.com/itm/40x-Cable-1-Pin-Dupont-20cm-Hembra-Hembra-FEMALE-TO-FEMALE-WIRE-ARDUINO-PROTO-/131273660983?pt=LH_DefaultDomain_186&hash=item1e90851a37), quais devo escolher? Se no lado dos botões for soldar, este tipo de pinos\junper não dá para ligar na placa? O que aconselham

3 - Tipo de botões - Estou esclarecido

4 - Como funcionam os Toggle Switch  Posição ON-Off-ON e ON-ON - O ON-Off-ON funciona como 2 inputs, em que na placa posso configurar como sendo 2 botões e que faz duas funções (Dá jeito para meter o banco para a frente ou para trás, por mais valor numa função e vice versa). O ON-Off é como se fosse um botão (Ex: Liga e desliga as luzes) - Esclarecido

5 - Botão com tampa de segurança se funciona da mesmo modo do botão do ponto anterior Sim. Esclarecido

6 - Botão tipo Rotary Enconder e Rotay Swicth - Ainda não encontrei nenhuns que sejam iguais ao diagrama de configuração da placa. Têm sempre mais terminais. Será porque também são push buttons? EXemplo: http://www.ebay.com/itm/New-10pcs-12mm-Rotary-Encoder-Push-Button-Switch-Keyswitch-Electronic-Components-/331262931119?pt=LH_DefaultDomain_2&hash=item4d20cf30af



7 - Botão tipo Rotary Enconder - Este tipo faz aumentar os parâmetros de cada função, rodando simplesmente. Por exemplo, nos carros que conduzo, posso configurar em pista se quero andar com Turbo a 1,2,3,4,5, etc. Quanto mais elevar este seting, mais o carro anda, mais fuel consome, e maior o risco do motor se partir. Então numa corrida de 1 ou 3horas, durante esse tempo tenho de gerir tudo isto. No jogo já existe uma função "Aumentar turbo" à qual tenho uma tecla associada. E se quero ir de Turbo a 1 até 5, tenho de carregar 4 vezes e se baixar para 2, tenho de carregar 3 vezes na outra tecla de diminuir. Ora, andando com os carros no limite e no meu de ultrapassagens é complicado. Com este tipo de botão torna-se mais fácil. Este tipo de botão insere 2 inputs na placa, como se fossem 2 botões. ESCLARECIDO

8 - Botão tipo joystick para andar pelo menu ( O mesmo botão anda para cima, baixo, direita, esquerda e qd  pressionado faz de "Enter") - Obrigado pela dica Artur. No ebay, não há nada disso? Também me lembrei de colocar 5 botões dedicados só para isso (mais pequenos e diferentes dos outros) em forma de losango. Tipo isto (botões 1 a 5)

9 - Caixa exterior - Ainda não consegui encontrar uma caixa de jeito para isto. o que aconselham?

Aos poucos as minhas dúvidas vão diminuindo. Se me poderem ajudar nos pontos 2,6,8 e 9, continuo muito agradecido :D


« Última modificação: 20 de Setembro de 2014, 02:45 por Rebellion »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #12 em: 20 de Setembro de 2014, 08:08 »
Os fios aconselhava a soldar também na placa, não será obrigatório mas faz uma ligação mais segura.
Os encoders precisas de três ligações, entrada de corrente e duas saídas. Se tiver notado incorporado tem mais duas ligações, mas acho que não interessa para a aplicação.
Os rotary switch têm ligações em função do número de contactos que podem variar, basicamente são toogles mas que funcionam girando.
O joystick de certeza que existe no ebay mas não sabia que nome procurar. No entanto normalmente são daqueles tipo mp3 antigo com uma alavanca para trocar de música, são pequenos e frágeis, a opção dos botões acho que é melhor

Offline Rebellion

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #13 em: 21 de Setembro de 2014, 01:58 »
E os Rotary encoders com 5 pins (têm push button) também dará para aplicar? Terá de sair 5 fios para funcionar?

Outra coisa, encontrei este rotay switch de 12 posições que segundo o fabricante, se utilizar a placa deles, só é necessário 2 fios, ou seja 2 inputs? Pode ser?

http://www.leobodnar.com/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=86&products_id=207

Acho que vou mandar um email aos da placa da marca DSD que pretendo adquirir para ver como funciona o deles.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Construção de Button Box para SimRacing
« Responder #14 em: 21 de Setembro de 2014, 09:58 »
Os encoders com botão podes usar só 3 fios e trabalha só o encoder, ou então usas os outros 2 fios também e ligas como se fosse um botão à parte e atribuis-lhe a função que quiseres.
O botão rotativo funciona como vários botões individuais, daí serem preciso muitas entradas, esse que encontras-te provavelmente o que faz é juntar todos os sinais num único analógico, não sei se dará para usar na outra placa