collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!  (Lida 27463 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

StarRider

  • Visitante
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #30 em: 11 de Março de 2014, 19:17 »
O texto original foi alterado porque depois repensei e achei que estava a exagerar: fruto de maturidade (devo ser muito mais velho que o StarRider, e dizem que a idade traz sabedoria).

Caro Tayeb,

O problema do seu posicionamento é que assume demasiado, nomeadamente ao assumir que os seus interlocutores
são todos "putos" como já lhe disse em tempos, nada mais errado no presente caso.

Congratulo-me que tenha revisto o texto.

Cumprimentos,
PA

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #31 em: 11 de Março de 2014, 22:00 »
O texto original foi alterado porque depois repensei e achei que estava a exagerar: fruto de maturidade (devo ser muito mais velho que o StarRider, e dizem que a idade traz sabedoria).

Caro Tayeb,

O problema do seu posicionamento é que assume demasiado, nomeadamente ao assumir que os seus interlocutores
são todos "putos" como já lhe disse em tempos, nada mais errado no presente caso.

Congratulo-me que tenha revisto o texto.

Cumprimentos,
PA

Lamento que pense de mim assim. Não assumo nada que lido com "putos".

Eu, pelo menos, reflecti e removi o que escrevera, algo que o StarRider não fez quando a discussão se azedou no passado entre nós. Pensei ainda, que talvez trabalhe para uma multinacional, sendo certo que não contratam normalmente pessoas mais velhas. Não quer isso dizer que penso que as pessoas mais velhas tenham mais sabedoria. Assume-se que idade traga sabedoria e ponderação mas nem sempre é assim.

Não é meu estilo escrever o que escrevera.
« Última modificação: 11 de Março de 2014, 22:18 por Tayeb »

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #32 em: 12 de Março de 2014, 02:55 »
Sugiro a ivitro, e outros interessados, a lerem o manual online de K25Z:

https://mbed.org/handbook/mbed-FRDM-KL25Z

É fácil de ler. E veja a iniciação e os exemplos. Contrário aos "atestados" de má solução, porque não é verdade. Rapidamente se faz a transição a partir de Arduino, se já muitas coisas com o Arduino. E os "shields" de Arduino podem ser aproveitados.

Mbed também fornece listas de livros. Um e outro livro tem uma edição online gratuita. Eu prefiro um deles sobre C++. Eu sou do tempo que na minha Faculdade não se ensinava C++. Eu aprendi lendo livros.

Se quer acrescentar ao seu curriculo, ou quer mesmo começar a fazer coisas sérias com verdadeira programação mbed é a via! Não acredite nos que lhe dizem contam histórias como as de velhos de Restelo! A sério há-de agradecer-me por lhe ter mostrado o caminho, se ainda não o conhece. 

Se quer manter-se no Arduino, ou outra plataforma de desenvolvimento a escolha é sua. Não é necessário dar o salto para C ou C++ verdadeiro. O Arduino, os microcontroladores de 8-bit se servem para os seus objetivos, fique por aí!
« Última modificação: 12 de Março de 2014, 03:06 por Tayeb »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #33 em: 12 de Março de 2014, 10:30 »
Eu pessoalmente gosto muito do mbed pela facilidade e simplicidade de prototipagem de uma ideia.

Vamos lá pensar um bocadinho, quando foi a ultima vez que tiveram a trabalhar sem net? e mesmo nesse acto pontual, não passam sem debugger? aproveitam para estruturar e desenvolver e depois testam. Não acredito que isso seja um problema, pelo contrário. A vantagem do IDE no browser faz com que deixem de existir a necessidade de ter um SO em específico e instalar toolchains, principalmente para aquelas pessoas que tem PCs de trabalho com acessos limitados.

Ex: o meu pai estava a começar a brincar com isso, não podia utilizar arduinos mais recentes porque o portátil dele do trabalho não permite actualizar os drivers ftdi e os que tem só suportam o mais antigo.
já com mbed, é plug and play, e ele compila, arrasta o binário (download) para o mbed e já está.

Quanto à vertente mais comercial do Tayeb, todos sabemos que embora ele possa ter um discurso mais comercial (está-lhe no sangue) não é a vender boards de 15€ (onde se tem 2~3€ de lucro) que se paga as despesas de uma empresa, quanto mais dar lucro, o objectivo é apenas de divulgar e meter mais gente a experimentar e fazer e não de ganhar dinheiro à conta de meia dúzia de pessoas que frequenta este espaço.

Eu sou a favor do mbed, como já disse várias vezes no passado, para mim o facto de ter ethernet nativo e poder interagir com web em 2minutos já bate qualquer outra board de entrada de gama que por ai anda.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #34 em: 12 de Março de 2014, 11:23 »
Vamos lá pensar um bocadinho, quando foi a ultima vez que tiveram a trabalhar sem net? e mesmo nesse acto pontual, não passam sem debugger? aproveitam para estruturar e desenvolver e depois testam. Não acredito que isso seja um problema, pelo contrário. A vantagem do IDE no browser faz com que deixem de existir a necessidade de ter um SO em específico e instalar toolchains, principalmente para aquelas pessoas que tem PCs de trabalho com acessos limitados.

Isso da web, da cloud ou do que lhe quiseres chamar, é giro para uma experiência, para um hobby e afins. E acaba aí. Isso é bom é para a empresa que vende os chips, é uma excelente forma de prender os clientes aos seus produtos, e de saber muito, saber muito sobre os hábitos dos clientes, é ter os clientes literalmente na mão. Profissionalmente então, para mim, é absolutamente impensável ter um compilador na web, e mesmo como hobby acharia uma chatice. Não tenho sempre net nem tenho que ter. O servidor deles pode tar em baixo. A minha net pode tar em baixo. E acima de tudo, não quero ficar dependente nem de ter net nem de um qualquer fabricante. Quero poder compilar e simular e debuggar sempre e quando precisar ou me der na telha. Uma das coisas boas dos micros mais pequenos como a linha da microchip ou da atmel, é que é tudo aberto. Eu fiz o programador (hw e sw) para o 1º AVR que usei, e só com a informação da datasheet. Ainda hoje uso esse programador, até para gravar os bootloaders arduino dos ATmega328 que vendo. Esse passo de ter a toolchain exclusivamente na web é um mau caminho, o caminho do "closed" e do "ficar nas mãos do fabricante" e o do "anti lberdade". Repudiem esse caminho. Se os fabricantes querem mesmo ser "amigos" dos clientes, que forneçam também uma toolchain on-line, mas como ferramenta extra ao compilador fixo.

p.s.: quanto ao teu pai, se o portátil do trabalho não permite isso, é porque não é mesmo para permitir, o portátil é do patrão e não do teu pai, portanto ;) ...
« Última modificação: 12 de Março de 2014, 11:25 por Njay »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #35 em: 12 de Março de 2014, 11:26 »
Vamos lá pensar um bocadinho, quando foi a ultima vez que tiveram a trabalhar sem net? e mesmo nesse acto pontual, não passam sem debugger? aproveitam para estruturar e desenvolver e depois testam. Não acredito que isso seja um problema, pelo contrário. A vantagem do IDE no browser faz com que deixem de existir a necessidade de ter um SO em específico e instalar toolchains, principalmente para aquelas pessoas que tem PCs de trabalho com acessos limitados.

Isso da web, da cloud ou do que lhe quiseres chamar, é giro para uma experiência, para um hobby e afins. E acaba aí. Isso é bom é para a empresa que vende os chips, é uma excelente forma de prender os clientes aos seus produtos, e de saber muito, saber muito sobre os hábitos dos clientes, é ter os clientes literalmente na mão. Profissionalmente então, para mim, é absolutamente impensável ter um compilador na web, e mesmo como hobby acharia uma chatice. Não tenho sempre net nem tenho que ter. O servidor deles pode tar em baixo. A minha net pode tar em baixo. E acima de tudo, não quero ficar dependente nem de ter net nem de um qualquer fabricante. Quero poder compilar e simular e debuggar sempre e quando precisar ou me der na telha. Uma das coisas boas dos micros mais pequenos como a linha da microchip ou da atmel, é que é tudo aberto. Eu fiz o programador (hw e sw) para o 1º AVR que usei, e só com a informação da datasheet. Ainda hoje uso esse programador, até para gravar os bootloaders arduino dos ATmega328 que vendo. Esse passo de ter a toolchain exclusivamente na web é um mau caminho, o caminho do "closed" e do "ficar nas mãos do fabricante" e o do "anti lberdade". Repudiem esse caminho.

p.s.: quanto ao teu pai, se o portátil do trabalho não permite isso, é porque não é mesmo para permitir, o portátil é do patrão e não do teu pai, portanto ;) ...

Pois, mas é a mesma EDP que está a convidar os seus colaboradores ao altlab a workshops de arduino e depois dá-lhes portáteis sem direitos de administrador para poderem instalar o software do workshop.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #36 em: 12 de Março de 2014, 11:29 »
Pois, mas é a mesma EDP que está a convidar os seus colaboradores ao altlab a workshops de arduino e depois dá-lhes portáteis sem direitos de administrador para poderem instalar o software do workshop.

Sendo um uso autorizado tenho a certeza de que uma palavrinha ao chefe/suporte informático da empresa resolve a questão ;)

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #37 em: 12 de Março de 2014, 11:33 »
NJay falar com o pessoal do suporte informático em empresas como a EDP é complicado. :p

Precisas de instalar um trial qualquer para testar um software e é preciso a assinatura do CEO.

Anyways eu também não sou muito adepto das ferramentas na cloud. Mas, para mim, é uma questão de gostos. Os chineses já têm a minha informação toda o PC do trabalho é um LeNovo e o telemóvel um Huawei. :D


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #38 em: 12 de Março de 2014, 11:34 »
Não vamos dispersar.

Relativamente a mbed, acho que ele cumpre um papel importante para experimentação tal como o arduino, facilitando iniciantes ou quem pretende fazer protótipo para ontem.

Claro que em ambiente profissional se procura outras características como compatibilidade e garantia de que a toolchain não desaparece só porque a empresa deixou de achar o projecto interessante, mas para prototipagem.

Nunca com outro micro eu em minutos interagia com o twitter e recolhia dados de um sensor para um webservice com simples chamadas json que em mbed se faz na hora.

Ainda me lembro de andar meses de volta de datasheets de contoladores ethernet da microchip e camadas uip só para conseguir fazer um ping quanto mais interagir com APIs...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #39 em: 12 de Março de 2014, 11:42 »
Njay, é mais assim, tu(nem eu) somos o publico alvo dessas coisas, para mim tudo cloud based(wank word do momento...) é que é fixe, para mim passa-me ao lado.
Não totalmente porque o que agora está na moda é ter TUDO e mais alguma coisa pendurada na rede a falar com remote servers..
Como uns frigorificos, ou as tv's da Philips ou da LG e as da Samsung, nahh, para mim essas coisas não colam, já chega o estado deploravel da internet não preciso que alguem saiba que abri o frigorifico ás 3 da manhã  ::)
Avr fanboy

Offline KaliKeira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 87
    • DJ Puto_P
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #40 em: 12 de Março de 2014, 11:55 »
Mas o mbed (KL25Z) não é totalmente dependente da internet. Há IDE/compiladores offline.
Claro que não os conheço todos e há pessoal mais entendido que eu, mas eu uso o CodeWarrior, da própria Freescale, e nunca tive problemas.

O compilador online é bom porque se tem acesso "na hora" a bibliotecas partilhadas e tudo isso, mas tem a desvantagem da dependência da própria internet para funcionar.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #41 em: 12 de Março de 2014, 12:31 »
Vamos lá pensar um bocadinho, quando foi a ultima vez que tiveram a trabalhar sem net? e mesmo nesse acto pontual, não passam sem debugger? aproveitam para estruturar e desenvolver e depois testam. Não acredito que isso seja um problema, pelo contrário. A vantagem do IDE no browser faz com que deixem de existir a necessidade de ter um SO em específico e instalar toolchains, principalmente para aquelas pessoas que tem PCs de trabalho com acessos limitados.

Isso da web, da cloud ou do que lhe quiseres chamar, é giro para uma experiência, para um hobby e afins. E acaba aí. Isso é bom é para a empresa que vende os chips, é uma excelente forma de prender os clientes aos seus produtos, e de saber muito, saber muito sobre os hábitos dos clientes, é ter os clientes literalmente na mão. Profissionalmente então, para mim, é absolutamente impensável ter um compilador na web, e mesmo como hobby acharia uma chatice. Não tenho sempre net nem tenho que ter. O servidor deles pode tar em baixo. A minha net pode tar em baixo. E acima de tudo, não quero ficar dependente nem de ter net nem de um qualquer fabricante. Quero poder compilar e simular e debuggar sempre e quando precisar ou me der na telha. Uma das coisas boas dos micros mais pequenos como a linha da microchip ou da atmel, é que é tudo aberto. Eu fiz o programador (hw e sw) para o 1º AVR que usei, e só com a informação da datasheet. Ainda hoje uso esse programador, até para gravar os bootloaders arduino dos ATmega328 que vendo. Esse passo de ter a toolchain exclusivamente na web é um mau caminho, o caminho do "closed" e do "ficar nas mãos do fabricante" e o do "anti lberdade". Repudiem esse caminho. Se os fabricantes querem mesmo ser "amigos" dos clientes, que forneçam também uma toolchain on-line, mas como ferramenta extra ao compilador fixo.

p.s.: quanto ao teu pai, se o portátil do trabalho não permite isso, é porque não é mesmo para permitir, o portátil é do patrão e não do teu pai, portanto ;) ...

Olhe que não é assim. O mundo está a mudar e não tarda que até os SO sejam no Cloud. É como telecomunicações, eletricidade e tudo resto. No passado quando vivíamos num mundo de subsistência, como ainda se vive em muitas partes do mundo, tínhamos em casa todas as necessidades básicas. Imaginem só faltar a eletricidade e caos que só pode originar.

Sobre IoT (Internet of Things), se vermos o projeto Exosite, o controle de ativos e muita coisa com grande responsabilidade que podem acontecer, com mercadorias a serem enviadas, as plataformas de exploração no mar, custa-me acreditar como é que o mundo será sem Internet, satélites etc.

Não é o por acaso que o novo CEO da Microsoft vem da Divisão Cloud do gigante americano. Imagine os iPhone sem Internet!

Sobre mbed, o objetivo é comercial. Aliás como um amigo me contou houve quem lhe dissesse "no meu dicionário não existe empresa sem fins lucrativos", quando discutiam empresas sem fins lucrativos. Se mbed oferece tudo sem objetivos comerciais, cedo fechará as suas portas.

No link que dei do produto que vamos ter em stock em 2 dias, a placa Freedom KL25Z, referem-se lá compiladores comerciais, que também existem em versões limitadas. Podemos debater o custo de tais ferramentas. Eu tinha relação próxima com a ex-Electronics Workebench que foi adquirida pela NI. E sabia de quantos programadores lá empregavam, fora os administrativos. Não é fácil manter uma estrutura de desenvolvimento sem haver lucros. Eu direi mais: é impossível fazer funcionar qualquer coisa sem sustentabilidade!

Certo que quem viajar por tais caminhos de mbed, pode o utilizador mais avançado acabar por usar ferramentas gratuitas como GCC como o engº Mário Saleiro explicou neste tópico. É preciso dar o passo. Mbed facilita o passo, creio eu com toda a sinceridade. Eu não tenho relações comerciais nem com mbed nem com Freescale, fabricante de Freedom KL25Z, portanto sou totalmente isento nisso, nem puxo aqui nenhuma agenda escondida!

 

 
« Última modificação: 12 de Março de 2014, 12:51 por Tayeb »

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #42 em: 12 de Março de 2014, 12:35 »
Mas o mbed (KL25Z) não é totalmente dependente da internet. Há IDE/compiladores offline.
Claro que não os conheço todos e há pessoal mais entendido que eu, mas eu uso o CodeWarrior, da própria Freescale, e nunca tive problemas.

O compilador online é bom porque se tem acesso "na hora" a bibliotecas partilhadas e tudo isso, mas tem a desvantagem da dependência da própria internet para funcionar.

Obrigado KaliKeira pela sua intervenção. Acabo de explicar isso, porém o KaliKeira fez o post antes de mim.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #43 em: 12 de Março de 2014, 12:44 »
Njay, é mais assim, tu(nem eu) somos o publico alvo dessas coisas, para mim tudo cloud based(wank word do momento...) é que é fixe, para mim passa-me ao lado.
Não totalmente porque o que agora está na moda é ter TUDO e mais alguma coisa pendurada na rede a falar com remote servers..
Como uns frigorificos, ou as tv's da Philips ou da LG e as da Samsung, nahh, para mim essas coisas não colam, já chega o estado deploravel da internet não preciso que alguem saiba que abri o frigorifico ás 3 da manhã  ::)

Njay é o que vai acontecer! Falta um chip dentro de nós, como brinquei com uns formandos numa escola de formação há muito tempo. Mas é assim o mundo!

Se utiliza telemóvel (mesmo que um "dumb" - não smartphone) já está a ser controlado, e talvez o Sr Obama já não sabe o que faz com quem fala, e manda mensagens, etc.

Como dizem "Resistance is Futile", so se quer desaparecer para o meio do Pacífico numa ilha remota! Mas aí também cuidado com o satélite de um país que está interessado na ilha  8)

Não resisto partilhar uma imagem que encontrei no google:

« Última modificação: 12 de Março de 2014, 12:50 por Tayeb »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Iniciar-se com mbed e placa Freedom KL25Z com muito pouco investimento!
« Responder #44 em: 12 de Março de 2014, 13:15 »
Quando falei em web/cloud logo no inicio do meu post referia-me a esta "trend" de ter compiladores remotos, não à web/cloud em geral. É verdade que não podemos (sem um enorme esforço) escapar ao big brother, mas nas coisas "simples" como um fabricante de microcontroladores, podemos. Não serei utilizador de um SO remoto, essa então ainda é mais impensável no meu dicionário e não é por razões práticas ou técnicas. Essa "brincadeira" do chip dentro de nós, acredita que não é por falta de vontade de "alguns", e se nós deixarmos, é exactamente o que vai acontecer, não tenho a menor dúvida. Já começaram a meter chips nas matriculas, aos poucos chegam lá.

Os fabricantes de semi que vivam da venda dos bens fisicos e do suporte. Sabes o que é que tem vindo a acontecer na nossa sociedade? É que a sede de lucro dos accionistas levam as empresas a "esmagar" os seus funcionários e os seus clientes para maximizar o lucro. Perceberam que basta pagar muito bem aos gestores de topo, que cada vez mais são como os capatazes que vão fazer o "trabalho sujo". E depois vem o "Estado" e esmaga outra vez os seus funcionários e os seus clientes. A sede de lucro é quase como a estupidez humana, que não conhece limites; estamos a voltar ao tempo do Morgan - Rockefeller - Carnegie - na verdade um pau de 2 bicos. Mas isto já é outra conversa, adiante.

Vou investigar isso dos compiladores para estas arquitecturas ARM. Mas por principio desagrada-me logo à partida que/se toda a informação para lidar com o chip (incluindo a de como o programar, ao nível do bit) não seja pública.